Quem mora em casa, sabe a importância de ter um jardim decorado e bem cuidado. As árvores para jardim contam com muitas vantagens para quem as planta, elas trazem sombra, refrescam a casa, melhoram a qualidade do ar e ainda atraem passarinhos e outros pequenos animais.

Se você ainda não sabe por onde começar ou qual espécie escolher, o artigo de hoje é para você. Selecionamos dicas, recomendações, cuidados e as melhores espécies de árvore para escolher. Vem com a gente!

Tamanho e raízes

A primeira coisa que você deve analisar é o tamanho da árvore. As de tamanho médio e pequeno são as mais recomendadas, porque podem atingir no máximo 10 metros de altura. E se você deseja um resultado mais imediato, as árvores com crescimento rápido são as melhores, já que atingem o máximo do valor ornamental da espécie em pouco tempo.

Fique atento com relação as raízes da árvore escolhida, já que algumas espécies possuem raízes profundas e podem comprometer redes de água, esgoto e tubulações de gás. Fora que algumas espécies se sobrepõem e rasgam a calçada.

Cuidados e manutenção

O principal cuidado na hora da escolha da árvore é buscar por espécies que não possuam folhas, flores ou frutos venenosos e também evite espécies que tenham espinhos, madeira frágil, raízes superficiais e invasoras.

Também vale salientar que árvores muito grandes plantadas em um passeio estreito e com rede elétrica perto, podem acarretar problemas futuros como a destruição do canteiro. Em relação as árvores frutíferas, opte por aquelas que o fruto não é muito grande, já que ele pode machucar alguém quando cair.

Essas precauções irão evitar acidentes e você poderá curtir a beleza e todas as outras vantagens das árvores para jardim.

Cuidados gerais com o plantio de árvores para jardim

Após o plantio, você não pode se esquecer de regar a muda dia sim e dia não nas primeiras semanas. E nos primeiros dois anos, regue sua árvore nos meses que não chove.

Para ajudar na drenagem da água da chuva, invista em um revestimento de piso semi-permeável com placas de cimento drenante. Ele colabora para que as raízes cresçam saudáveis e irrigadas.

A poda é extremamente importante! Lembre-se de remover periodicamente os brotos laterais e na base da muda, proporcionando que ela fique mais forte.

Falando em decoração

As árvores para jardim também contam com a função decorativa. Em casas mais rústicas, invista em jabuticabeiras, paineiras e flamboyant, já em casas modernas as mirindibas são escolhas elegantes e adequadas. Um jardim minimalista pede por um pé de tatarés, com um formado de tronco escultural.

26 espécies de árvores para jardim

Selecionamos x espécies de árvores que são mais indicadas para jardim e suas características. Confira!

1- Noivinha: Euphorbia leucocephala

Ela também pode ser encontrada como mês de maio, neve da montanha, cabeça branca, leiteiro-branco, cabeleira-de-velho, flor-de-criança e chuva-de-prata. É uma espécie que conta com duas colorações. Na maior parte do ano, suas folhas são verdes, mas no mês de maio, ganham uma coloração branca encantadora. Seu porte é pequeno e pode chegar a 3 metros. Sua principal vantagem é não agredir a calçada e nem prejudicar a fiação elétrica.

2- Ipê: Tabebuia sp

Os ipês são os queridinhos já que floresce anualmente trazendo um charme maravilhoso para o seu jardim. São árvores de porte grande, podendo atingir de 10 a 35 metros, dependendo da espécie, mas suas raízes profundas não danificam as calçadas, mas exigem cuidados. Sua madeira é resistente e as flores podem ser amarelas, brancas, roxas e rosa.

3- Jacarandá Mimoso: Jacarandá mimosaefolia

Essa é mais uma opção clássica! Sua floração é maravilhosa e vai deixar seu jardim mais charmoso. Sua altura pode chegar até 15 metros, mas suas raízes não danificam calçadas e nem redes subterrâneas.

4- Extremosa ou Resedá: Lagerstroemia indica

Essa árvore tem um tamanho médio, chegando até 8 metros de altura. Seu florescimento é esplendoroso e é uma espécie resistente a podas drásticas.

5- Manacá da Serra: Tibouchina mutabilis

O Manacá é uma belíssima árvore que nos proporciona admirar suas flores em três cores diferentes simultaneamente: brancas, rosas e roxas, de acordo com a idade da flor. Atinge até 6 metros de altura.

6- Alfeneiro: Ligustrum lucidum

Se você quer desfrutar de uma boa sombra no seu jardim, essa é a espécie certa! Ela pode atingir até 3 metros de altura, sendo de porte pequeno. A desvantagem dessa espécie é que quando plantada com muitos exemplares, pode intensificar casos de alergia a pólen na época da floração!

7- Magnólia: Magnólia spp

A magnólia é uma árvore linda, perfumada e que lembra os ipês rosas. Seu porte é pequeno e se adequa a climas subtropicais e temperados.

8- Pata-de-vaca: Bauhinia foficata

As raízes dessa árvore brasileira, não vão danificar a sua calçada. É uma espécie com flores e folhagens maravilhosas e fica incrível na decoração do seu jardim.

9- Quaresmeira: Tibouchina granulosa

A floração dessa árvore é roxa e ocorre duas vezes no ano, alegrando o seu jardim. Suas raízes são profundas e seu porte é pequeno. Uma ótima alternativa para jardins em todas as regiões.

10- Dama-da-noite: Murraya paniculata

Também conhecida como Murta-de-cheiro; Jasmim-laranja; Murta; Murta-da-Índia e Murta-dos-Jardins, a Dama-da-noite. Sua forma é de um arbusto grande e pode chegar até 7 metros de altura. Durante todo o ano, ela produz flores de coloração branca.

11- Ipê-Mirim: Stenolobium stans

O nome popular dessa árvore é Ipê-de-jardim e é uma arvoreta muito ramificada. Ela pode atingir 7 metros de altura e suas flores amarelas surgem nos meses de janeiro a maio. É perfeita para quem gosta de um jardim florido e colorido.

12- Candelabro: Erythrina speciosa

Seu nome popular é devido a sua inflorescência que tem forma de candelabro. Suas flores são vermelho-vivo e está sempre cercada por beija-flores. Sua beleza singular, garante um jardim maravilhoso. No verão, produz sombra e permite a passagem de luz no inverno. Pode atingir até 6 metros de altura e suas flores surgem entre junho e setembro.

13- Flamboyant-mirim: Caesalpinia pulcherrima

Também considera arbusto lenhoso, conta com pequeno porte e seu crescimento é rápido. Pode atingir 4 metros de altura e possui flores vermelhas, alaranjadas, amarelas, rosas ou brancas, dependendo do cultivo, e estão dispostas sem cachos paniculares. Sua floração acontece entre setembro e maio.

14- Cambuci: Campomanesia phaea

O Cambuci é uma árvore frutífera nativa da Mata Atlântica. Seu nome foi dado porque seus frutos se parecem com potes de cerâmica indígenas de mesmo nome. Sua altura varia entre 3 e 5 metros. Suas flores são grandes e brancas e saem para dar lugar aos frutos durante os meses de fevereiro e março.

15- Pitangueira: Eugenia uniflora

Essa árvore é nativa da Mata Atlântica e seu porte varia entre 2 e 4 metros. Sua folhagem é perene e seu fruto se parece com bolinhas globosas e carnosas. Normalmente, aparecem na cor vermelha, mas ainda é possível encontra-los em laranja, amarelo ou preto. Um mesmo pé de pitangueira pode dar os quatro tipos de frutos, tudo depende do grau de maturação.

16- Jabuticabeira: Eugenia cauliflora

A jabuticabeira é uma das árvores frutíferas preferidas dos brasileiros para plantar nos jardins. Ela exige sol moderado e pode atingir até 10 metros de altura. Seu tronco é claro, manchado, liso e com até quarenta centímetros de diâmetro. Na primavera, ela floresce e no verão seus frutos aparecem. Eles são pequenos, com casa negra e polpa branca. São deliciosos e ótimos para fazer suco, geleias, licores, pingas, vinagres e vinho.

17- Escova-de-garrafa: Callistemon ssp

Essa espécie de árvore é indicada para locais que chove pouco, pois são muito resistentes à seca. Podem chegar a 7 metros de altura e suas folhas são pequenas, verdes e muito cheirosas. Quando florescem, encantam a todos, pois suas flores contam com o formato cilíndrico com numerosos estames, parecem com as escovas utilizadas para lavar garrafas.

18- Amoreira-preta: Morus nigra

Essa árvore é uma das espécies de amoreira. Pode atingir até 10 metros de altura e atrai pássaros por causa dos seus frutos saborosos e na cor preta.

19- Jasmim-manga: Plumeria rubra

A Jasmim-manga conta com uma altura que varia entre 4 e oito metros. Seu caule e grosso, liso, de cor cinza ou bronzeada. É uma árvore escultural e perfeita para um jardim maravilhoso. Suas flores são rosas ou vermelhas, mas existem variantes brancas e amareladas. Elas aparecem durante o verão e o outono. São perfumadas e vão deixar seu jardim cheiroso e charmoso.

20- Cerejeira-do-japão: Prunus serrulata

Essa árvore conta com um florescimento espetacular. Seu clima é o subtropical e temperado e pode atingir até 6 metros de altura. Seu cultivo deve ser feito sob sol pleno e solo fértil, neutro, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica. Seu crescimento é moderado e a floração é precoce. Sua floração precisa de estações bem demarcadas.

21- Pau-fava: Senna macranthera

Essa espécie é muito utilizada em jardins e seu porte varia entre o pequeno e o médio, podendo atingir 8 metros de altura. Suas flores são amarelas e seu visual é maravilhoso. Os frutos vagem são cilíndricos de 30 centímetros de diâmetro e as sementes possuem 0,5 centímetros. É preciso tomar cuidado porque o fruto contém um líquido com um odor desagradável e quando cai no chão pode deixar seu jardim com mau cheiro. Ela floresce em janeiro a maio e a coleta das sementes acontece em julho.

22- Árvore-samambaia: Filicium decipiens

As folhagens da árvore-samambaia lembram as folhas de uma samambaia, por isso ela recebe esse nome popular. Ela pode atingir 7 metros de altura. Se encaixa bem em espaços pequenos e pode ser o local para fixar orquídeas. Seu crescimento é rápido.

23- Cornus florida: Cornus florida

O cornos é uma árvore de pequeno porte e sua beleza é singular. Suas flores são abundantes e as folhas mudam de cor conforme a estação. Na maior parte do ano, as folhas são verdes, mas no outono, ganham belos tons bronzeados. Suas folhas surgem na primavera. É indicada para jardins pequenos, já que não ocupa muito espaço.

24- Eritrina-verde-amarela: Erythrina variegata

Essa árvore conta com folhas coloridas e chama muita atenção. Quando florescem, a cor das flores é vermelha e são ricas em néctar. Pela sua beleza, pode ser o centro das atenções de um jardim e exige baixa manutenção.

25- Grevílea: Grevillea banksii

Essa espécie de árvore é um arbusto de aspecto exótico e florescimento muito ornamental. Floresce o ano inteiro, suas flores são vermelhas e sem pétalas. Mas existe uma variedade de flores brancas. Sua manutenção é baixa e seu porte pede por um espaço amplo para plantio.

26- Kaizuka ou Caizuca: Juniperus chinensis torulosa

O kaizuka é uma árvore pequena de origem japonesa. Conta com um aspecto escultural decorativo. Suas formas espiraladas e retorcidas lembram um suspiro de confeitaria. É apropriada para jardins com estilo europeu e oriental.

São muitas as árvores que podem ser plantadas na sua casa. Tudo vai depender da sua disponibilidade para cuidar e do espaço disponível para o plantio. Escolha a que mais combina com o seu estilo de vida e com a decoração do seu jardim e crie um cantinho charmoso e aconchegante para passar o tempo e entrar em contato com a natureza!

Escreva um Comentário