O forro de gesso é bastante procurado atualmente na maioria das obras, isso pois se trata de um material bastante maleável, o qual lhe permite esconder imperfeições, disfarçar vigas, embutir iluminações, além de também permitir a passagem de tubulação elétrica, de água e ar condicionado.

Estas são apenas algumas das várias vantagens que instalar um forro de gesso pode trazer para seu ambiente. Abaixo nós iremos focar em todas as suas vantagens, e também nas desvantagens, para você sair daqui decidido se o forro de gesso é ou não a melhor opção para você! Ah, e também vamos lhe apresentar diversos modelos dele instalado em vários cômodos para que você possa ver como ele fica na prática.

Preparado? Pois então vamos lá!

O forro de gesso

Antes de mais nada, é importante que você saiba que há dois tipos de forro de gesso que são os mais usados em obras residenciais:

  • Forro em placas;
  • Forro em drywall.

“Então qual deles eu devo utilizar?”

É justamente esta pergunta que nós te ajudaremos a responder aqui!

Vamos analisar abaixo, separadamente, cada um destes tipos.

O forro em placas

Forro em placa

Apesar deste ser o tipo de forro de gesso mais conhecido, ele também demanda um maior tempo de instalação quando comparado ao drywall, sem contar que ele também faz mais sujeira durante sua instalação. Entretanto, seu preço final quando comparado ao drywall pode chegar a ser até 50% mais barato.

O forro em placas, como o próprio nome já induz, é formado pelo encaixe de uma placa na outra, ou seja, para que o alinhamento seja perfeito é necessário a contratação de mão de obra especializada.

Quando o comparamos ao drywall (comparações são inevitáveis), ele apresenta um acabamento mais lisinho e bonito, porém ele não é o forro de gesso indicado para residências que sofram com mudanças constantes de temperatura ou então com oscilações na estrutura. Isso pois, este forro tende a rachar e a trincar devido a dilatação inerente do material.

Ele também é mais pesado do que o drywall, porém não suporta muito peso. Uma desvantagem deste tipo de forro se dá ao fato dele poder apresentar marcas amareladas ou manchas de mofo com o passar do tempo.

O forro de drywall

forro de drywall

Nós já citamos acima que o forro em placas é mais barato que o drywall, ok, porém é necessário que você observa a figura como um todo, ou seja, o custo-benefício que o forro de drywall pode lhe trazer.

O forro de drywall é composto por placas grandes de gesso, as quais são revestidas por um papel acartonado. Devido a sua espessura ser bastante fina, é possível que você ganha bastante área útil nos ambientes que for instalar o forro de drywall.

Uma das principais vantagens deste tipo de forro de gesso se dá por sua instalação rápida. Este forro é mais simples de ser colocado, além de não gerar tanta sujeira quanto o forro em placas. Ele também não sofre efeitos de dilatação, o que significa que ele pode ser instalada em qualquer tipo de ambiente.

Uma outra vantagem deste tipo de forro, que não podemos deixar de citar, se dá pelo seu isolamento térmico e acústico, isso sem contar que instalações hidráulicas e elétricas conseguem se adaptar melhor neste tipo de forro.

“Tá mas… Qual dos dois devo utilizar?”

Isso depende mais de sua escolha, porém uma boa dica é:

Quer gastar pouco e tem um espaço pequeno? Então o forro em placas é a melhor opção aqui!

A área que você quer cobrir é bastante extensa e você quer funcionalidade e agilidade? Então o drywall com certeza é a melhor opção, mesmo que custe um pouquinho a mais.

Uma vez que você já tenha em mente as principais diferenças entre o forro em placas e o forro de drywall, que tal analisarmos as vantagens e desvantagens do forro em gesso?

As vantagens do forro em gesso

Vamos analisar brevemente as principais vantagens que o forro de gesso pode trazer para sua obra.

  1. A começar pela montagem, o forro de gesso apresenta uma montagem fácil e rápida de ser executada;
  2. Ele também apresenta características de linearidade e simetria aos ambientes em que é instalada, o que ajuda a valorizar bastante o projeto arquitetônico;
  3. Com a utilização do forro de gesso você pode criar sancas que irão valorizar toda a estética do forro;
  4. O projeto de iluminação é um dos maiores ganhadores aqui, pois com a utilização do forro é possível criar diversos efeitos de luzes que valorizam bastante o ambiente;
  5. Sua manutenção é também bastante simples, na pior das hipóteses é possível até mesmo recortar apenas uma parte do forro e depois emendá-lo novamente, sem prejuízos ao acabamento;
  6. Você também poderá colocar o forro sob telhas ou lajes;
  7. Talvez a melhor das vantagens seja por conta do ganho de área que você pode ganhar devido a fina espessura apresentada pelo forro. É estimado que, a cada 100 m² você ganhe um total de 5 m².

As desvantagens do forro de gesso

E claro, assim como tudo nesta vida possui um lado ruim, o forro de gesso não está de fora desta regra. Confira abaixo suas principais desvantagens:

  1. Com o passar do tempo é possível que o forro de gesso amarela ou comece a mofar, especialmente se você optar por utilizar o forro em placas;
  2. Se compararmos o forro de gesso com outros materiais, como por exemplo a madeira, ele é bem mais frágil, aliás, há um limite máximo de peso por metro quadrado que ele é capaz de suportar. Exatamente por isso ventiladores de teto para este tipo de forro não costuma ser uma boa ideia;
  3. Mas talvez uma das principais desvantagens deste tipo de forro seja sua resistência baixa à água, sendo que o mínimo contato é capaz até mesmo de danificar toda a placa. Exatamente por isso não se deve utilizá-lo em áreas externas ou em ambientes úmidos, a menos que você vá utilizar placas de drywall que sejam especificamente resistentes à umidade.

Agora que já passamos pelas principais vantagens e desvantagens, vamos ao prometido, te mostrarmos vários modelos que utilizem forro de gesso para te inspirar!

Projetos para se inspirar

Confira abaixo grandes projetos para te inspirar na instalação e utilização do forro de gesso:

1 – O forro de gesso no teto não precisa ser usado da maneira convencional, você pode deixar a imaginação fluir e fazer os mais diversos desenhos e formas!

forro de gesso

2 – Já no corredor você pode abusar bastante da iluminação, como é o caso deste corredor abaixo:

forro de gesso

3 – E por falar em iluminação diferenciada, no quarto do bebê é um bom lugar para brincar e deixar a imaginação fluir!

forro de gesso

4 – Abaixo há mais uma ideia de iluminação diferenciada sendo utilizada no forro de gesso

forro de gesso

5 – O forro de gesso aqui está perfeitamente sendo utilizado para separar ambientes, delimitando bem o corredor de outros cômodos

forro de gesso

6 – E que tal utilizar um contorno diferente ao redor do forro de gesso? Assim você consegue destacar bem cada ambiente

forro de gesso

7 – A iluminação que o forro de gesso proporciona também se adapta muito bem a cozinha, te ajudando a destacar bastante os pratos

forro de gesso

8 – E você também pode utilizá-lo perfeitamente bem em ambientes mais modernos

forro de gesso

9 – Bem como mesclá-lo com os mais diversos ambientes e materiais, como é o caso desta sala abaixo com um mural de TV que relembra rochas

forro de gesso

10 – Aqui é quase como se o painel de madeira estivesse dentro do forro de gesso, dando um lindo efeito de linearidade

forro de gesso

11 – E por falar em madeira, a combinação do forro de gesso com o forro de madeira é uma combinação que realmente dá belíssimos resultados!

forro de gesso

12 – Repare bem nesta imagem abaixo, repare em como o forro de gesso é utilizado aqui com o intuito de esconder o ar-condicionado, bem incrível, não é mesmo?

forro de gesso

13 – E que tal utilizar um forro de gesso em 3D?

forro de gesso

14 – Você também pode brincar com os níveis, veja só como utilizar o forro em diferentes níveis pode dar um efeito incrível ao ambiente

forro de gesso

15 – Aqui o forro ajuda a destacar bem a cabeceira da cama

forro de gesso

16 – E por falar em “brincar” com os níveis do forro, abaixo há um exemplo um pouco mais discreto quando comparado ao de cima

forro de gesso

17 – Aqui o painel de madeira do quarto é encaixado logo atrás do forro de gesso, dando um incrível efeito a todo o ambiente

 forro de gesso

18 – E que tal uma sala de jantar como a debaixo? Ao mesmo tempo em que ela é mais escura, repare bem em toda a iluminação presente no forro

forro de gesso

19 – E como já dito acima, as possibilidades com iluminação é um dos grandes diferenciais do forro de gesso!

forro de gesso

20 – Nesta sala abaixo é como se o painel da TV se encaixasse perfeitamente ao forro de gesso

forro de gesso

21 – E você não precisa ter um teto “liso”, as ranhuras do forro dão um toque rústico ao ambiente que pode cair muito bem com toda a decoração!

forro de gesso

22 – E que tal estas linhas que seguem o forro de gesso no teto até o painel da TV na parede? Com certeza dão um toque especial ao ambiente, não é mesmo?

forro de gesso

23 – E por falar nos efeitos que você é capaz de criar com o forro, olha só este exemplo abaixo, simplesmente sensacional!

forro de gesso

24 – Nós falamos acima que o forro de gesso não deve ser utilizado em ambientes úmidos, certo? Bom, depende, há o forro de drywall específico para esta utilização, e utilizá-lo em um local com piscina interna pode ficar maravilhoso, como o exemplo abaixo!

forro de gesso

Conseguiu retirar todas as suas dúvidas sobre forro de gesso? Pois se tiver sobrado alguma basta perguntar nos comentários abaixo que nós estaremos prontos para lhe responder!

E quanto as utilizações do forro acima, viu aquela que você definitivamente deve ter em casa? Conta pra gente nos comentários abaixo, vamos adorar te ouvir!

Escreva um Comentário