O granito branco é uma aposta que tem ganhado cada vez mais espaço nas decorações das casas. Pode ser usado em bancadas, escadas, paredes e pisos. Graças a sua cor branca, o ambiente fica mais iluminado e elegante.

Existem diferentes tipos de granitos disponíveis no mercado, o que iremos abordar no artigo de hoje é o granito itaunas. Sua escolha é muito popular porque ele se parece com o mármore e seu custo é menor do que de outras pedras. Para saber mais sobre ele, suas principais características, custo e vantagens, fizemos uma seleção de dicas e inspirações. Confira!

O que é granito itaunas?

O granito Itaunas é uma rocha que foi formada por mudanças mineralógicas, químicas e estruturais, no estado sólido ao decorrer dos processos geológicos. Sua associação mineralógica mais comum conta com quartzo, feldspatos e micas em sua composição. Sua tonalidade é clara, com pequenos pigmentos em formato de bolinhas nas cores verde, cinza e rosa. Apresenta um excelente custo-benefício e é muito durável.

Principais características

O granito itaunas tem como custo acessível a sua principal característica. No entanto, ele acaba sendo um material com menor qualidade e durabilidade. Porém sua resistência é equivalente aos outros granitos, possuindo uma dureza elevada e alta resistência á riscos.

Ele conta com grãos pequenos que fazem com que a sua tonalidade seja mais uniforme e conte com pouquíssimos veios.

É um material fácil de limpar e a limpeza deve ser feita com água e um detergente neutro. Não use cloro para completar a limpeza.

Esse granito é um material natural, decorrente de uma formação geológica de milhares de anos, por isso, cada chapa é diferente da outra. Ou seja, o desenho, o sentido do veio, os pigmentos e as pintas podem sofrer alterações.

Por esse motivo, é importante conhecer a pedra antes de comprá-la, já que haverá alteração entre a amostra apresentada e a chapa inteira.

Resistência a manchas

Todo mundo já ouviu dizer que o granito itaunas mancha, mas será que isso é verdade? Essa dúvida sempre surge antes de comprar a sua peça e é importante saber que ele é um material que exige cuidados especiais na hora da limpeza, assim, ele irá durar muito mais tempo e não manchará.

A pedra precisa de um tratamento correto para ficar mais resistente e impermeável. Caso contrário, as marcas ficarão mais destacadas do que nas pedras escuras.

É importante ressaltar que se o itaunas tiver contato direto com umidade ou ficar molhado por muito tempo, ele ficará com uma coloração mais escura, como se tivesse manchado. Mas não precisa se desesperar, assim que secar, a pedra voltará ao normal.

Vale a pena frisar que a sujeira precisa ser limpa imediatamente, pois quanto maior o tempo de exposição, mais difícil ficará de removê-la.

Preço médio do granito branco itaunas por m²

O preço do granito pode variar conforme a marmoraria e com a região de compra. Seu preço é muito mais em conta do que o Silestone. O valor do m² de itaunas custa em média R$220.

Cuidados necessários

O granito pode manchar caso você não tome as devidas precauções. Assim como as outras pedras, ele conta com um certo grau de porosidade, podendo absorver determinadas substâncias, como café, refrigerantes, sucos, vinagre, vinho e gorduras. Quando a pedra entrar em contato com uma delas, recomenda-se a limpeza imediata.

Para que o seu granito dure mais, a medida mais importante é aplicar um produto especial de impermeabilização. Ele não vai durar para sempre e precisará ser reaplicado para continuar efetivo, no entanto, vai proteger a pedra contra qualquer absorção de líquidos, evitando as manchinhas indesejadas.

Para mantê-lo limpo é ideal que a limpeza seja diária. Para realizá-la, use apenas água e sabão neutro, pode ser detergente neutro, e um pano limpo. Para finalizar, aplique um pano úmido com água para remover o sabão. Não utilize outros produtos químicos porque eles podem danificar a pedra.

O ambiente ideal

O granito itaunas conta com uma dureza e resistência impressionante, por isso, ele pode ser instalado em diversos ambientes, mas tenha em mente que ele sempre deverá ser impermeabilizado.

Cozinhas

Seu uso em cozinhas é o mais comum. Ele é utilizado para fazer bancadas de cozinha e pias. Mas novamente frisamos que ele é um material que exige cuidados especiais para não manchar, como limpar com rapidez quando cair algum produto que pode manchar.

Banheiros

O granito itaunas também é muito usado em banheiros. Nesse local, ele consegue deixar o cômodo mais bonito, estiloso e elegante. Tome bastante cuidado com resíduos de sabonetes e produtos de limpeza, para não manchar sua pedra.

Escadas

Em escadas, o granito itaunas é uma excelente opção. Com ele, sua casa ficará mais bonita e elegante. Esqueça as escadas feitas somente com madeira ou em blocos. Invista em granito branco e tenha uma escada refinada e muito mais simples de limpar e manter.

Áreas externas

Nas áreas externas, ele pode ser usado como piso, deixando o quintal da sua casa mais iluminado e elegante. No entanto, vale a pena lembrar que ele precisa ter um acabamento flameado ou escovado, assim não fica escorregadio quando estiver molhado.

Impermeabilização

Já falamos anteriormente da importância de impermeabilizar o seu granito, independente da área onde ele será colocado.

Contrate uma empresa especializada, às vezes, a própria marmoraria oferece esse serviço. Eles irão passar um líquido com uma estopa. Dessa forma, os poros da pedra serão selados permitindo que você tenha um tempo maior para limpar caso caia alguma coisa.

Também contribui para amenizar o aspecto de encardido nas partes que ficam em contato direto com água.

A durabilidade da impermeabilização vai depender da utilização de produtos de limpeza abrasivos, por isso, evite-os ao máximo. Quando perceber que a eficácia do produto diminuiu, é só aplicá-lo novamente.

Após a aplicação do produto, quando algo cair na pedra, não irá penetrá-la, ficando uma poça que é super fácil de limpar e você terá tempo suficiente para tal.

No entanto, você precisa se atentar que a impermeabilização não irá evitar que o granito nunca manche, ele somente irá dificultar a absorção. Então, caso deixe cair alguma coisa, como café, limpe a pedra com rapidez, caso contrário, ela irá manchar.

Pedra com ferro na composição

Outra coisa importante, é que o granito itaunas conta com muito ferro na composição. Com o passar do tempo, a umidade faz com que alguns pontinhos de ferrugem apareçam. Então, escolha a sua placa a dedo, exija o tipo exportação, que normalmente possui uma qualidade superior e vai evitar que o aspecto enferrujado apareça.

O que instalar primeiro, os móveis ou o granito?

Não existe uma regra do que precisa ser instalado primeiro. Tudo vai depender do que a marmoraria e a loja de móveis onde você comprou seus móveis irão te dizer. O que vale a pena é supervisionar os serviços para que eles sejam feitos com qualidade e não prejudique o serviço de quem virá depois.

5 fotos de ambientes decorados com granito itaunas

1- A combinação do granito itaunas com uma bancada em madeira é sensacional

O móvel ganhou uma a dose de destaque ao contrastar com a cor do granito. Essa combinação ainda é capaz de fazer parecer que o ambiente é maior e mais amplo.

2- Um banheiro com duas cubas e pastilhas coloridas

A vantagem do granito itaunas é que ele é branco e permite que você brinque com o acabamento do cômodo, por isso, dá para colocar pastilhas coloridos sem fazer com que o ambiente fique sobrecarregado.

3- Até em lareiras ele pode ser usado sem problemas

Para quem tem espaço e mora em locais frios, uma lareira é sempre bom. O granito fica maravilhoso como acabamento dessa lareira. É um material muito resistente e pode ser usado em projetos como esse sem problemas.

4- Uma bancada na lavanderia feita com granito itaunas

A lavanderia também pode ganhar uma bancada de granito. A única coisa que você precisará se preocupar é que sua máquina de lavar roupas deverá ter uma abertura na parte da frente. A vantagem da bancada, é que você terá mais um espaço para colocar suas roupas quando limpas.

5- Contraste de granito branco com uma cuba escura

Mais uma ideia de como criar um contraste legal e deixar seu banheiro moderno. Escolha uma cuba em tons escuros e faça composições diferentes para ter um ambiente bem decorado e cheio de estilo. O legal da cuba ser mais alta, é que o granito itaunas não entra em contato direto com a água, preservando sua durabilidade.

+ 25 fotos de granito itaunas aplicados em diferentes ambientes para te inspirar

O granito itaunas possui um visual muito bonito, além de seu custo benefício ser o maior atrativo. Ele pode ser instalado em diversas áreas da sua casa e até na churrasqueira. Se você tem dúvidas de como ele fica dentro dos ambientes, nós fizemos uma seleção de fotos que vai te ajudar.

São 25 fotos com as mais diferentes aplicações. Confira e decida se vale a pena escolher o granito itaunas para a sua casa.

 

A maior vantagem desse granito é que seu custo é mais acessível do que os outros. O granito branco consegue deixar qualquer ambiente melhor decorado, iluminado e elegante. Seguindo as indicações de impermeabilização e cuidados diários, o seu granito vai durar muito mais tempo e não irá manchar.

Instale na sua cozinha, no banheiro, nas escadas e até nas áreas externas. Siga a tendência da decoração de investir em granitos brancos e deixe sua casa ainda mais bonita!

Write A Comment