Você já parou para pensar que a fachada da sua casa é considerada o cartão de visitas do seu lar? Então, ela quem irá passar a primeira impressão para quem for te visitar. O portão é o astro principal desse espaço, por isso, ele deve ser bem pensado para que fique harmônico com o restante da área externa da sua casa.

Conseguimos encontrar inúmeros modelos de portões disponíveis no mercado, seja em forma de abertura, o material e o estilo do portão. Para te ajudar a escolher o ideal para você, fizemos uma seleção de dicas, instruções e fotos. Confira!

Materiais de portões

Com relação ao material utilizado na confecção dos portões, você precisa levar em conta o restante do visual do restante da área externa. Selecionamos as principais características de cada um deles. Confira!

Modelos de portões de alumínio

O alumínio é um dos materiais mais utilizados para fabricar portões. Ele conta com uma boa resistência a intempéries e durabilidade. É muito popular no mercado e o mais pedido pelos arquitetos e engenheiros. Seu custo benefício é excelente, já que seu preço é mais acessível do que os outros materiais.

Apresenta uma ótima versatilidade e leveza, sendo bastante usado para fazer portões basculante. Ainda segue uma tendência na decoração que é de misturar o material com vidro ou madeira.

Modelos de portões de ferro

Os portões de ferro são muito populares. É um dos materiais mais resistentes e fortes. Seu custo é baixo e possui uma grande variedade de modelos. Você pode encontrar diversos designs, desde os mais modernos aos mais trabalhados. No entanto, esse material oxida com facilidade sendo pouco durável.

Modelos de portões de madeira

A madeira nunca sai de moda e está cada vez mais popular. É um material que se adapta a diversos estilos decorativos, desde o rústico ao moderno. Capaz de transformar qualquer ambiente e garantir mais beleza a sua área externa. É muito durável e resistente. Com ele, você vai ter mais privacidade em casa. Também é possível combiná-lo com outros materiais para ter um portão que se encaixe em outros estilos.

Modelos de portões de vidro

Os portões de vidro são mais modernos e podem ser muito seguros. Garantem uma fachada mais clean e permitem uma visibilidade maior do interior da residência. O uso desse material tem ganhado cada vez mais forças. Costumam ser produzidos em vidros temperados ou temperados laminado.

Tipos de portões

Podemos encontrar portões residenciais, de garagem, com grade para proteção e segurança, fechados ou modernos.

Modelos de portões residenciais

Os portões residenciais costumam apresentar um design com pequenas grades e na maioria das vezes não é um modelo inteiriço. E mesmo que seja assim, eles contam com privacidade e segurança para o morador da residência. É mais comum encontramos modelos feitos em alumínio ou ferro.

Modelos de portões de garagem

Os portões de garagem dependem do vão que a peça será colocada. Em vãos maiores, o modelo precisa ter duas folhas. Se o espaço lateral ao lado do vão for maior que a abertura da garagem, é possível instalar um portão de correr.

Em garagens pequenas, os modelos de alumínio e vidro são boas alternativas, pois garantem beleza e entrada de luz natural dentro da residência.

Modelos de portões modernos

Os portões modernos garantem uma fachada deslumbrante e elegante. Podem ser feitos de ferro, alumínio, vidro, madeira ou uma mistura interessante de vários elementos. Os portões inteiros são mais comuns nesse estilo.

Sistemas de abertura

Os sistemas de abertura podem variar. Temos opções manuais, de correr, basculantes e automáticos. Para saber mais sobre cada um deles, fizemos uma seleção com as principais características. Confira!

Portão automático

O portão automático possui uma abertura mais prática. Verifique o tempo de funcionamento do sistema para garantir segurança e privacidade para a sua família. O material é extremamente importante na escolha do portão automático, quanto mais leve ele for, mais fácil e rápido ele irá abrir e você irá gastar menos com a energia do motor.

Portão manual

O portão manual é mais econômico.  Basta instalar um trilho para que o portão percorra com mais facilidade. Futuramente, é possível transformar um portão manual em automático. Somente será necessário adaptar os trilhos sem ter a necessidade de alterar o modelo do portão.

Portão de abrir

A abertura do portão pode ser feita em três tipos: abrir, correr e o basculante. O de abrir é o mais tradicional e precisa apenas de um espaço interno para a abertura das folhas. É uma ótima opção para entradas pequenas.

Portão de correr

Os portões de correr são muito populares, pois economizam espaço e são muito práticos. Ele desliza na horizontal, necessitando de um espaço na fachada para correr livremente. Sua abertura pode ser automática ou manual. Ele não necessita de um amplo espaço para o seu movimento e fica embutido na parede.

Portão basculante

O portão basculante é uma boa solução para garagens pequenas. Ele abre para cima e não precisa ter espaço livre como os outros. É um modelo subdividido em peças diferentes que se encaixam. É ideal para a construção que quer aproveitar o máximo de espaço disponível.

Sobre os estilos dos portões

Na hora de escolher o estilo do seu portão, é indicado optar por aquele que combine com o restante da construção, podendo ter um estilo industrial, contemporâneo, rústico, entre outros. Confira os principais estilos com relação a ter ou não grades ou listras.

Estilos Lisos

O modelo liso é ideal para quem busca por um modelo mais simples e minimalista. É um portão com poucos detalhes. Por ser todo fechado garante uma maior privacidade aos moradores, no entanto, não permite uma visão externa o que pode dificultar a visualização da rua e o acompanhamento de movimentações estranhas dentro de casa por parte dos vizinhos.

Por isso, para melhorar a segurança, vale a pena instalar câmeras de segurança e incluir um sistema de monitoramento. Esse modelo costuma ser instalado na frente da casa ou diretamente na garagem, o que é perfeito para condomínios e prédios.

Com grades horizontais ou verticais/ vazado

As grades garantem um portão com estilo mais tradicional. Quando usada no sentido vertical, ela dificulta a invasão ao lar, sendo uma opção segura. Os portões com grades horizontais mais finas são muito bacanas, no entanto, é pouco utilizada.

Com listras/ frisado

Alguns portões, para fugir do estilo liso, ganharam frisados. Esses frisados garantem um visual mais delicado a chapa metálica. Seguindo o padrão vertical dão a visão de que algumas áreas são vazadas.

Trançado

Os modelos trançados são delicados e não tampam toda a visão externa. Porém, não ficam bacana com fachadas em que a casa fica visível, porque pode carregar o projeto.

Cores de Portão

Os portões podem apresentar diversas cores, entre as mais comuns, temos branco, preto, marrom, madeira e cinza. Veja as características de cada uma delas.

Branco

O branco é uma cor neutra e combina com fachadas modernas. Fica bem com qualquer tipo de portão e é uma aposta certeira. Se você gosta da decoração moderna, uma fachada toda branca irá transmitir muito charme e elegância a entrada da sua casa.

Marrom

O marrom é mais uma cor sóbria. No entanto, ela é muito flexível e pode ser combinada com diferentes estilos e cores. Esse tom faz muito sucesso e pode ser feito em madeira, metal, aço galvanizado, entre outros. Opte por materiais resistentes e de fácil manutenção para não ter problemas futuros.

Preto

O preto é muito popular na escolha de cores de portão. É uma cor neutra e que transmite bastante modernidade e sofisticação. Boa parte dos portões de ferro são nessa cor e o resultado fica maravilhoso.

Madeira

A madeira é um material atemporal e apresenta uma cor muito característica. Combina perfeitamente com decorações rústicas e valorizam muito a beleza da sua residência.

Cinza

Caso as outras cores não te agradem muito, o cinza é a escolha certa para você. É uma cor neutra e que combina com qualquer estilo de decoração.

Bambu

O bambu conta com cores muito características de amarelo claro e caramelo. Resultam em um portão lindo para garagem com uma pegada rústica e natural.

Laranja

O laranja é uma cor vibrante e que compõe uma fachada com estilo moderno. Ele pode contrastar lindamente com uma fachada que tenha o restante das cores em branco.

Ocre

Essa cor é tendência no momento. Ela é uma variação de marrom, misturado com o amarelo e o bege. Possui diferentes tonalidades e pode se encaixar muito bem em fachadas que contem com uma pegada de modernidade.

100 fotos de modelos de portões para te inspirar e escolher o certo para a sua fachada

Os portões podem ser feitos nos mais diversos materiais, cores, modelos e com diferentes tipos de abertura. Fizemos uma série de dicas, mas não poderíamos deixar de selecionar fotos para te inspirar. Juntamos 100 fotos de diferentes tipos de portões. Confira!

Os modelos de portões que encontramos no mercado apresentam inúmeras configurações. Com as nossas dicas e inspirações vai ficar muito mais fácil escolher o modelo que melhor combinará com a sua fachada. Pense primeiro no espaço que tem disponível e depois escolha a forma de abertura, para aí pensar no material.

Lembre-se que uma escolha depende da outra e todas devem ser pensadas com muita atenção. Vale a pena imprimir sua personalidade no modelo escolhido e criar uma fachada harmônica e com um visual incrível para impressionar a todos que passarem pela sua casa.

Escreva um Comentário