O Subway Tiles, ou azulejos de metrô, estão ganhando cada vez mais popularidade. Eles são revestimentos para parede inspirados nos metrôs de Londres, Nova York e Paris. Ficam perfeitos em banheiros e cozinhas, dando um visual mais moderno e cheio de personalidade aos ambientes.

Sua aplicação é simples e seu efeito minimalista é fácil de combinar e decorar. É possível encontrá-lo em diversas cores, desde os mais tradicionais como brancos e pretos, até os mais coloridos. Sendo versátil e podendo agradar os mais diversos gostos.

Os subways se diferem das pastilhas por serem assentados um a um, enquanto as pastilhas são aplicadas em placas. Dessa forma, é possível criar uma paginação mais livre ao design.

Os ambientes ganharão um toque mais urbano com esse revestimento e você poderá brincar com as paginações, podendo ser tijolinho, Chevron, enfileirados, na vertical, horizontal e até mesmo uma mistura de placas nas duas direções. Fizemos uma seleção de dicas e inspirações, confira e adote essa tendência na sua casa.

História dos Subway Tiles

Os subway tiles existem há mais de 100 anos. Começaram a ser usados em 1904 no metrô de Londres. Foram escolhidos por serem belos, resistentes e fáceis de limpar. Seu sucesso foi tão grande que, hoje em dia, usamos esse revestimento em áreas comerciais ou residenciais.

Essa tendência veio para inovar os revestimentos e conseguem deixar os ambientes com um ar industrial, que está super em alta hoje em dia.

Vantagens do subway tiles

Esse revestimento é extremamente durável. Com relação a pintura ou papel de parede, ele é muito mais resistente e vai durar mais tempo. A pintura é suscetível a arranhões e manchas, enquanto o papel de parede pode começar a descolar com o tempo.

Seu estilo é atemporal e dificilmente você vai se cansar dele. Seu material cerâmico apresenta grande durabilidade e sua manutenção é muito simples. Sua substituição não é necessária, a não ser que você deseja mudar o visual da sua cozinha em uma reforma.

Como usar o subway tiles na decoração da sua casa

Essa tendência possui várias formas de utilização dentro do seu lar. Para começar, você precisa pensar no seu estilo e gosto pessoal. Caso seja mais tradicional, invista em tons mais neutros e não arrisque muito.

Outro ponto importante é decidir o tamanho dos azulejos. Podemos encontrar modelos “mini” que são ótimos para quem tem medo de errar e busca por algo mais assertivo.

No entanto, se você não tem medo de ousar, arrisque-se nas cores. Faça uma paginação usando mais de uma cor, mas tome cuidado com o restante dos elementos decorativos. Eles devem seguir uma linha clean, para que toda a atenção seja voltada para o subway tiles.

Em ambientes molhados, como banheiros e cozinhas, os azulejos ficam incríveis, graças ao seu revestimento frio. Porém, dependendo da proposta, vale a pena colocá-los em salas e dormitórios acompanhados de elementos quentes para que fique mais aconchegante.

Já com relação a argamassa usada para aplicar os subway tiles, o recomendado é usar argamassa ACII ou ACII branca, em caso de tons claros, se forem tons escuros, pode ser a ACII cinza.

Qual cor de rejunte usar?

Com relação ao rejunte, tudo vai depender do que você deseja transmitir ao ambiente. Se a ideia for deixá-lo mais sutil, escolha uma cor mais clara, ou que seja da mesma cor do revestimento, como por exemplo um revestimento branco com rejunte branco.

Para contrastar e dar mais destaque, escolha um rejunte diferente do revestimento, como revestimento de metrô preto om rejunte branco.

E se você escolheu um revestimento colorido, é mais difícil de encontrar um rejunte que seja do mesmo tom. Então, o recomendado e usar uma cor neutra e que combine com a cor escolhida. Para cores frias, como verde, roxo e azul, escolha um rejunte puxado para o bege.

Veja também: Como Limpar Rejunte; Aprenda De Uma Vez Por Todas!

Principais cores dos subway tiles

Podemos encontrar os subway tiles nas mais diversas tonalidades. Isso amplia as opções de ambientação e permite que você crie combinações variadas. As mais comuns são as brancas e as pretas, no entanto, é possível encontramos muitas outras tonalidades. Confira algumas características das principais cores.

Preto

O preto é uma das cores mais procuradas porque cria um contraste no ambiente. Deixa os cômodos mais elegantes e modernos. Mas é uma cor que precisa de cuidado, porque o exagero ou a falta de contraste com tons mais claros, pode sobrecarregar o local e provocar desconforto.

Branco

O branco é uma cor clássica encontrada no mundo todo. Muitos arquitetos e decoradores optam por ela na hora de escolher o acabamento dos projetos. Os subway tiles nessa coloração se destacam pela sua neutralidade, e permitem que você insira outros elementos no cômodo sem medo de sobrecarregá-lo. Também é possível fazer diferentes formas para que o local fique mais leve.

Ouse nas cores

Por ter um acabamento esmaltado, esse revestimento ganha um brilho interessante e uma sensação de amplitude ao ambiente, por isso, pode ser escolhido em diversas cores e acabamentos.

Existem possibilidades de combinações com azul, roxo, vermelho, rosa, verde, amarelo e muito mais. A escolha vai depender do seu estilo, personalidade e como deseja montar o ambiente. O importante é saber criar um equilíbrio com o restante da decoração para não sobrecarregar o cômodo e deixá-lo ser harmonia.

Diferentes disposições

Diferentes disposições do subway tiles

O mais legal desse azulejo é que ele pode ser disposto de várias formas permitindo que sua imaginação tome conta do projeto.

Existe o padrão clássico, que funciona muito bem e faz com que o ambiente fique aconchegante. Também é possível combinar cores e texturas, tornando o ambiente rico e com personalidade, mas sem perder a harmonia. Confira os outros tipos de aplicações!

1 – Aplicação tradicional

Essa é a forma mais comum de encontramos o subway tiles no mercado. Ele fica na horizontal, de modo que a fileira de baixo fique um pouco mais à direita em relação a fileira de cima. Assim, o espaçamento entre as peças ganha mais destaque.

2 – Aplicação em ziguezague

Em ziguezague, as peças ficam intercaladas na diagonal, formando ângulos entre si. Essa disposição é mais despojada e moderna. Combina com decorações industriais, minimalistas ou com um toque a mais de modernidade.

3 – Aplicação em espinha de peixe

Essa disposição consiste em colocar os azulejos na diagonal fazendo com que formem dois losangos que remetam a uma forma de “peixe”. Normalmente, os ladrilhos utilizados são maiores e mais detalhados. O efeito final é muito interessante e deixa qualquer lugar mais bonito e moderno.

4 – Aplicação com contraste

O acabamento com aplicação em contraste é ideal para quem busca por algo mais marcante. O contraste é criado entre os azulejos e as juntas. Vale apostar em peças claras e pintar os rejuntes com uma cor escura e que combine com o azulejo. Essa também é uma ideia que garante um visual moderno e industrial ao ambiente.

Onde comprar os subway tiles?

Hoje em dia, não é tão difícil encontrar subway tiles em lojas de construção, pois ele se difundiu e é muito popular. Fora essas lojas, existem estabelecimentos especializados em acabamentos e possuem diversos tipos de azulejos de metrô com várias cores para atender os mais variados gostos. E ainda é possível encontrar em lojas online.

Qual o preço do subway tiles?

O preço desses revestimentos é acessível, existem modelos que custam a partir de R$ 60, ou ainda mais baratos caso consiga pegar alguma promoção.

Lembre-se das regras de ouro

Antes de comprar o seu subway tiles, lembre-se que apesar de serem comuns em cozinhas e banheiros, eles podem ser usados em qualquer cômodo da sua casa. Mas, observe seus móveis e tenha certeza de que eles irão harmonizar com a proposta dos azulejos.

Com relação a cartela de cores, não se esqueça que ele conta com uma variedade maravilhosa. Dá pra fugir do óbvio e escolher opções coloridas, ou investir no tradicional branco que é a réplica fiel aos utilizados nos metrôs, além de ser uma escolha mais segura.

Uma coisa importante é que o revestimento pode ser usado fora das paredes. Sua textura pode funcionar muito bem em bancadas da sala e cozinha que são integradas.

Aproveite a versatilidade e praticidade desse azulejo, escolha as cores que mais combinam com você e não tenha medo de arriscar em padronagens e tamanhos.

Como limpar o seu subway tiles

A limpeza desse revestimento é extremamente fácil, basta usar um pano úmido. Caso seja necessário, passe um detergente neutro e uma escova macia com cerdas macias.

Para sujeiras mais persistentes, evite produtos abrasivos, pois eles podem danificar o azulejo. Consulte o fabricante para saber qual o melhor produto para ser utilizado.

50 fotos de subway tiles na cozinha que vão te fazer ficar ainda mais apaixonada por esse revestimento

Os subway tiles são incríveis e atemporais. O visual dentro dos ambientes fica incrível. Para te inspirar, fizemos uma seleção de fotos com vários modelos de padronagens, cores e tamanhos. Confira as 50 fotos da nossa lista e escolha a sua preferida para reproduzir em casa.

1 – Para combinar com sua cozinha preta, o subway tiles na cor preta é a opção ideal!

subway tiles preto

2 – Parede de tijolinhos? Você consegue este efeito facilmente com o subway tiles!

Parede de tijolinhos

3 – E se quiser trazer um efeito mais 3D para sua parede, também é possível aqui!

Parede com efeito 3D

4 – Já aqui três tonalidades de azul são combinadas para fazer este painel incrível em sua cozinha!

Cozinha com três tonalidades de azul

5 – Já o subway tiles dessa cozinha parece até mesmo desenhado a mão de tão perfeito que é!

Subway tiles na cozinha

6 – E você não precisa seguir um padrão, o legal é montar seu próprio design com os subway tiles

Cozinha com subway tiles

7 – Branco + Verde + Preto! Aposto que você nem imaginava o quão incrível esta combinação poderia ser!

Combinando cores na cozinha

8 – Para você que gosta de inovar na cozinha, o subway tiles vai te ajudar a ir ainda mais longe!

Inovando na decoração da cozinha

9 – Mesmo se sua cozinha for pequena, ainda assim os subway tiles são indicados

Subway tiles para cozinha pequena

10 – Uma cozinha num tom mais retrô/vintage, e mesmo neste estilo o subway tiles ainda pode combinar muito bem

Subway tiles em cozinha retrô

11 – Mas, se você prefere de uma cor mais forte como o vermelho, ainda assim o subway tiles pode te ajudar bastante!

Cozinha toda vermelha com subway tiles

12 – Saindo da cozinha vermelha (e um pouquinho perturbadora), vamos voltar a um modelo mais clean

Cozinha clean

13 – Prefere sua cozinha num tom mais rústico? Sem problemas, confere só este modelo abaixo!

Cozinha rústica

14 – Outro modelo de cozinha clean, com tons mais claros

Cozinha com tons claros

15 – Para aquela cozinha que reluz aos olhos, o subway tiles na cor branca é o mais aconselhável

Subway tiles branco na cozinha

16 – E se você busca dar aquela impressão da parede de tijolinhos, então confere só este modelo abaixo

Suybway tiles de parede de tijolinhos

17 – Armários azuis e paredes brancas, uma combinação que pode dar muito certo

Parede branca e armários azuis

18 – E se você quer uma parede branca mas não exatamente branca, talvez este modelo abaixo seja justamente isso!

Subway tiles na cozinha

19 – Outro modelo de subway tiles que mais parece desenhado na parede

Subway tiles desenhado na parede

20 – Em contrapartida ao modelo acima, aqui vemos uma parede preta com risquinhos brancos!

Subway tiles preto com linhas brancas

21 – E já que mostramos o subway tiles nos modelos horizontais, confere só como ele ficaria na vertical

Subway tiles na vertical

22 – Aqui realmente parece que você foi encaixando tijolinho por tijolinho em sua parede

Parede de tijolinhos brancos na cozinha

23 – Já este modelo de subway tiles abaixo parece até mesmo que você está andando por uma rua

Subway tiles na diagonal

24 – use os subway tiles para destacar somente uma parte do todo, o resultado também é incrível!

Subway tiles só em uma parte da cozinha

25 – Mais um modelo de “tijolinhos”

Tijolinhos na parede da cozinha

26 – E se quiser ir além, que tal usar os subway tiles dentro dos armários da cozinha?

Subway tiles dentro do armário da cozinha

27 – Olha só o conceito clean desta cozinha, bem incrível, não é mesmo?

Cozinha clean

28 – E se você quer uma cozinha mais escura, mas sem perder a elegância, confere só este modelo abaixo

Cozinha com subway tiles pretos

29 – Até mesmo em uma cozinha mais aberta os subway tiles acrescentam bem ao ambiente

Modelo de cozinha aberta

30 – Uma parede de mini tijolinhos, para deixar tudo ainda mais incrível!

 Cozinha com parede de mini tijolinhos

31 – Mais um modelo de subway tiles na cozinha para você ver o quanto eles caem bem

Azulejos de metrô na cozinha

32 – E se você prefere o subway tiles disposto na diagonal, confere só como ele ficaria!

Azulejos de metrô na diagonal

33 – Essa cozinha parede saída de um filme da Disney, tanto pelos armários quanto pelos subway tiles ao fundo

Cozinha Disney

34 – Mais um modelo simples, para você ver que não precisa ir longe para deixar sua cozinha incrível

Cozinha pequena e bonita

35 – Os subway tiles também combinam com as cozinhas modernas

Cozinha moderna

36 – Assim como com as cozinhas de modelos mais antigos

Cozinha antiga

37 – Até mesmo para modelos mais provincianos o subway tiles combina muito bem

Cozinha provinciana

38 – Quer usar o subway tiles em uma cozinha toda branca? Então confere só este modelo abaixo!

Cozinha branca

39 – Já aqui há uma linha interrompendo a continuidade do subway tiles, dando um efeito incrível

Cozinha

40 – Use os subway tiles nas paredes e até mesmo no balcão

Subway tiles no balcão da cozinha

41 – Mais um modelo para te inspirar

Cozinha bonita

42 – Balcão, paredes e armários, tudo branco para combinar bem com uma cozinha clean

Cozinha clean

43 – Uma cozinha moderna, onde todos os móveis foram escolhidos a dedo, e é claro que os subway tiles também!

Cozinha moderna

44 – Para quem gosta das cozinhas clean, aqui vai mais um modelo!

Cozinha clean

45 – Aqui os armários brancos parecem até mesmo uma extensão dos subway tiles

Armários brancos na cozinha

46 – O lustre desta cozinha combina muito bem com todo o modelo clean

Lustre magnifico na cozinha

47 – Outro lustre bonito, não tanto quanto o de cima, mas mesmo assim combinando bem com a cozinha e os subway tiles

Lustre na cozinha

48 – Aqui temos mais um modelo de cozinha em que os subway tiles são a parte do fundo dos armários, o que deixa tudo mais bonito ainda!

Subway tiles dentro dos armários

49 – E por último, mais uma cozinha clean para te inspirar na hora de ter a sua!

Cozinha clean

O subway tiles, ou simplesmente azulejos de metrô, são uma tendência que veio das ruas e que caiu no gosto de decoradores e arquitetos. É um revestimento fácil de combinar e que garante um visual incrível a sua casa. Normalmente é usado em banheiros ou cozinhas, mas também podem ser aplicados em outros cômodos.

Com as nossas dicas e inspirações, fica muito mais fácil escolher qual modelo você irá instalar em casa. Não tenha medo de ousar e investir em outros tipos de aplicações, misturas de cores e rejuntes.

E então, qual dos modelos acima você mais gostou? Qual deles você definitivamente vai fazer igual? Conta pra gente nos comentários abaixo, vamos adorar te ouvir!

Escreva um Comentário