Quer saber de uma vez por todas como limpar rejunte? Afinal de conta, é o rejunte que dá o toque final ao acabamento no revestimento de sua casa, então definitivamente não é “apenas um detalhe”. Mas não apenas uma questão estética, limpar rejuntes também é bom para a saúde de todos da casa, pois evita o acúmulo de germes e fungos.

Se você também concorda com isso, então definitivamente está no lugar certo. Aqui nós iremos te ensinar como limpar rejunte e alguns segredinhos sobre o rejunte que você não irá encontrar em nenhum outro lugar.

Preparado? Pois então é só continuar a leitura!

Antes, alguns segredinhos!

Certo, nós prometemos alguns segredinhos antes de definitivamente lhe ensinarmos a como limpar rejunte, e promessa é dívida! Então vamos a estes segredinhos:

1 – Há uma técnica diferente para cada tipo de sujeira

Não, nem toda sujeira será limpa da mesma maneira. Na verdade, podemos definir dois tipos diferentes de sujeira na hora de limpar o rejunte, sendo que cada uma possui uma técnica diferente para sua limpeza.

Sabe aquela camada escura que já fica naturalmente incrustada no rejunte? Pois esta é o primeiro tipo. Para este tipo de sujeira o melhor a se fazer é usar receitas caseiras que possuem limão ou vinagre como base.

Agora, se a sujeira se tratar daquela gordura normal do dia a dia de quando se prepara alimentos, tipo na cozinha, aí o método de limpeza já é outro. O ideal aqui é utilizar detergentes neutros, limpadores específicos e desengordurantes.

2 – Nada de “deixar de molho”

Nada de aplicar os produtos de limpeza no rejunte e simplesmente deixá-los lá de molho. Caso você faça isso, assim que a sujeira for removida o rejunte começará a ser corroído e esfarelar, isso pode acabar deixando o rejunte mais vulnerável a infiltrações e mofo.

Com relação ao tempo, enquanto uns recomendam 20 minutos outros já sugerem não passar de 5. Mas o ideal mesmo é ler as instruções de uso do produto escolhido e seguir as recomendações.

3 – Fuja dos materiais abrasivos

Fuja de materiais abrasivos, eles podem danificar o rejuntamento e o revestimento, provocando arranhões e manchas irreversíveis.

4 – Soluções caseiras são as melhores

Você não precisa gastar rios de dinheiro nos produtos milagrosos, sendo que pode fazer você mesmo a limpeza de modo eficiente. Abaixo você aprenderá como limpar rejunte com receitas caseiras que iremos ensinar.

5 – Trate o problema antes dele ocorrer

O ideal mesmo é evitar o acúmulo de sujeira antes que ela ocorra, assim você não precisará nem esquentar a cabeça sobre como limpar rejunte, pois estará atacando diretamente na prevenção do problema.

6 – Respingou? Então limpe na hora!

Para evitar o surgimento de manchas permanentes no piso, sempre que verificar algum respingo caindo sobre eles, o melhor a se fazer é correr e limpar na hora, antes que o problema acabe crescendo.

7 – Box aberto

Sabe aquele banho quente maravilhoso que até sobre aquele vapor por todo o box? O ideal aqui é que após um banho desses você deixe o box e a porta do banheiro abertos, para que assim o vapor não acabe formando bolor nos rejuntes.

8 – De quanto em quanto tempo?

Nossa última dica é com relação ao tempo de limpeza dos rejuntes. Se tratando de sua casa, o ideal é que ao menos uma vez ao mês você separe um tempinho para limpar o rejunte, de preferência utilizando vinagre (já vamos te ensinar sobre essa técnica). Agora, se for na cozinha, um local onde normalmente necessita de uma limpeza maior, o ideal é que você lave o piso com água, vinagre e detergente uma vez por semana.

Como limpar rejunte

Certo, agora abaixo nós iremos te apresentar inúmeras técnicas e situações de como limpar rejunte, temos certeza de que você encontrará abaixo justamente aquilo que está buscando.

Vamos lá!

Como limpar rejunte de azulejo

Com alvejante e água quente

Aquela mistura que geralmente é utilizada contra as manchas das roupas também funciona muito bem aqui, contanto que o alvejante seja o para roupas brancas.

A ideia aqui é que você combine uma porção normal de alvejante, como se você estivesse lavando as roupas, junto a um copo de água fervente. Misture bem e você verá que a própria água fervente já irá ativar o alvejante.

Com uma escova de dente você irá aplicar a mistura e deixá-la agir por cerca de 10 minutos. Após passado este tempo, esfregue bem e retire o produto com uma toalha limpa ou um pano.

Com vinagre

Sim, estamos falando do mesmo vinagre que utilizamos na comida e para dar um gostinho extra as saladas.

A ideia aqui é aplicar o vinagre diretamente no rejunte e deixá-lo agir por cerca de 20 minutos. Passado este tempo retire-o com um pano limpo ou uma toalha. Caso o rejunte esteja muito sujo, esfregue-o, juntamente ao vinagre, com o auxílio de uma escova de dentes por 20 minutos.

Com bicarbonato e água oxigenada

Bicarbonato e água oxigenada, praticamente algo que todo mundo tem em casa. Na mistura pegue uma parte de bicarbonato para duas partes de água oxigenada, misture bem em um recipiente e aplique sobre o rejunte com o auxílio, novamente, de uma escova de dentes.

Deixe que a mistura aja por cerca de 2 minutos, e depois torne a escovar novamente o rejunte, apenas escovar, sem acrescentar mais nada. Após isto feito, retire o produto com uma toalha limpa ou um pano.

Como limpar rejunte do banheiro

Procurando como limpar rejunte do banheiro? Pois abaixo nós apresentamos algumas ótimas dicas para isto, basta acompanhar.

Como limpar rejunte do banheiro utilizando bicarbonato

O bicarbonato além de ser fácil de encontrar e todo mundo praticamente já ter ele em casa, é excelente contra gorduras que fazem o rejunte ficar encardido.

E aqui você pode aplicá-lo sozinho ou junto com água oxigenada, basta aplicar sua opção e esfregar o rejunte que tenha ficado encardido. Deixe a mistura agir durante alguns minutos e então a retire. E, se você quiser aplicá-lo em outros lugares no banheiro como box, banheiras e pias, aplique-o com uma esponja (uma para cada lugar diferente, para que as bactérias não proliferem) e com movimentos leves.

Como limpar rejunte do banheiro utilizando vinagre branco

Sim, novamente estamos aqui falando sobre o vinagre, o nosso salvador, que além de ajudar a limpar o rejunte do banheiro também é um excelente removedor de mofo.

Então aplique-o aqui com uma escova ou um pano e deixe-o agir por cerca de 15 minutos. Após passado tempo basta retirá-lo, mas lembre-se que o odor do vinagre não costuma ser dos mais agradáveis, então o ideal é após retirá-lo utilizar um desinfetante, ou até mesmo aplicar um aromatizante no banheiro.

Como limpar rejunte da cerâmica

Tem um piso de cerâmica e quer saber como limpar rejunte dele? Sem problemas, é só seguir o passo a passo abaixo:

  1. Borrife a solução caseira de sua escolha (é só escolher uma acima) no local que será limpado;
  2. Deixe a solução agir de acordo com o tempo aconselhável para ela;
  3. Nada de esponjas e vassouras, o melhor aqui é utilizar uma escova de dentes para esfregar bem a mistura;
  4. Daí é só jogar uma água limpa por cima de tudo e enxugar bem o local com uma toalha limpa ou um pano.

Simples, né?

Como limpar rejunte de porcelanato

O porcelanato carece de um cuidado extra, devido ao fato dele ser poroso, e dependendo do produto utilizado pode acabar o manchando. E, devido ao fato do porcelanato não possuir a mesma película de proteção que a cerâmica possui, o ideal aqui é que sempre que algum resíduo caia sobre, ele deverá ser limpo na hora. Dá uma conferida no passo a passo:

  1. Aplique o produto que seja específico para o porcelanato (lembrando que não pode possuir uma cor muito forte) sobre a superfície;
  2. Deixe que o produto aja de acordo com o tempo previsto por seu fabricante;
  3. Ainda com uma escova de dentes, espalhe bem o produto pela superfície;
  4. Por fim, jogue uma água limpa por cima de tudo e enxugue bem o local com a ajuda de uma toalha limpa ou um pano.

Conclusão

Agora você já sabe inúmeras técnicas de como limpar rejunte, tá esperando o que pra botar tudo isso em prática?

Afinal de contas, ter uma casa limpa e bem cuidada não custa nada (praticamente nada, tendo em vista que a maioria das receitas acima é caseira), e isso sem falar sobre o bem que fará à sua saúde se livrar de mofos e bactérias.

Então não espere mais, limpe todo o rejunte que puder!

Write A Comment