Você já ouviu falar em kokedama? É uma técnica japonesa de plantio que forma arranjos pequenos com mudas que podem ser colocadas dentro de casa e não precisam ir ao solo ou ficar em vasos. É muito parecido com bonsais mais não precisa de cuidados tão complexos. Ideal para quem quer um pouco de verde no lar, mas não tem muita habilidade para cultivar.

O artigo de hoje vai explicar o que é essa técnica, como fazê-la, quais plantas são indicadas e como cuidar em casa. Confira tudo o que você precisar saber com todas as dicas e instruções que separamos e ainda, muitas fotos para te inspirar!

O que é kokedama?

A kokedama é uma técnica japonesa de arranjos. Seu significado basicamente é bola de musgo. Ela é uma variação do bonsai, mas é muito mais simples, já que o cultivo do bonsai é muito mais complexo e é associado a rega.

O kodekama é visualmente bonito, interessante e tem a mesma magia do bonsai mas é muito mais fácil de cuidar. O seu visual é uma bola de terra com musgo em volta e uma muda plantada em cima.

Lembra muito um globo terrestre com uma arvorezinha apoiada. O arranjo mais comum é o pendente, preso em náilon ou sisal. Já no Japão, eles usam o kokedama apoiado em pedras ou em pedaços de madeira bruta. Também é possível colocá-los em pratinhos.

A palavra kokedama é a junção de duas outras palavras koke que significa musgo e dama que significa bola. A técnica está super na moda e encanta várias pessoas.

Uma ótima opção para levar um pouco da natureza para dentro da sua casa, mesmo que o espaço disponível seja pequeno.

As plantas de porte pequeno e colocadas à meia-sombra são mais indicadas para fazer o seu arranjo. É válido escolher a que não cresçam muito e que não tenham raízes profundas.

O que precisa para fazer o kokedamas?

Não são muitos os ingredientes necessários para fazer o seu kokedama, você vai precisar de areia, argila, substrato para bonsai, musgo, barbante, fio de nylon ou arame e escolher a muda da planta que será plantada.

É importante salientar que o kokedama é muito similar a uma planta que está em um vaso já que o musgo faz o papel do vaso, no entanto, precisa de uma rega muito maior porque o musgo deve estar sempre úmido. O adubo também precisa ser líquido e borrifado mensalmente.

Plantas para kokedama

As plantas mais indicadas são as que não precisam ficar muito expostas ao sol, como samambaias, suculentas e orquídeas. São espécies que precisam de uma exposição de no máximo 3 horas por dia.

Algumas outras espécies indicadas são as jades, planta aranha, Imbé, jiboia e begônias.

Se você quiser árvores frutíferas, saiba que elas continuarão dando frutos normalmente, pois os cuidados são os mesmos. Só é preciso se atentar ao crescimento das plantas. Quando ela crescer muito, será preciso preparar um kokedama maior e replantar sua árvore.

Cuidados com o kokedama

Esse arranjo simples precisa de alguns cuidados especiais para que continue belo e saudável. Selecionamos os principais deles, como rega, adubação e luminosidade. Confira!

Luminosidade

O arranjo de kokedama não requer muita luz solar direta, então, posicione sua planta em locais com meia-sombra.

Rega

A rega do arranjo de kokedama pode ser feita em três formas diferentes. É possível submergir mergulhando a parte do musgo de turfa em um recipiente com água por alguns segundos. Com borrifador, uso o equipamento para borrifar água diretamente na parte do musgo de turfa. E com regador, basta posicionar um prato embaixo do arranjo para que a água não escorra no chão, então, use o regador para molhar seu kokedama.

Conforme o desenvolvimento da planta, a frequência da rega deve ser aumentada, fique sempre atenta para acompanhar se há essa necessidade ou não.

O tempo de rega também varia de acordo com a planta, para suculentas, ela deve ser a cada 10 dias, para folhagens o intervalo deve ser de 5 dias.

Adubação

A adubação do kokedama deve ser feita a cada três meses com o adubo orgânico NPK 10-10-10. Esse adubo é ideal para espécies de plantas já formadas, como folhas e folhagens. Fora isso, a poda das folhas secas é essencial, porque fortalece ainda mais a planta para que continue crescendo saudável e bonita.

Como fazer um kokedama genérico – passo a passo

Confira o primeiro tutorial de como fazer o seu arranjo de kokedama em casa! Quem escolhe a muda da planta é você, podendo até ser uma árvore frutífera.

Materiais para fazer a kokedama

  1. Solo de boa qualidade com argila
  2. Musgos de jardinagem
  3. Linha de nylon clara ou fio preto
  4. Fio de algodão
  5. Pequena planta adequada para ambientes fechados
  6. Água
  7. Tesoura

Como fazer Kokedama em casa

Primeiramente, misture o solo com um pouco de água até que se forme uma massa mole e consistente que dê para ser moldada a mão. Use um solo menos arenoso e com um pouco mais de argila, assim, será muito mais fácil confeccionar o seu kokedama graças ao ponto de umidade do começo da confecção.

Faça uma esfera com a mão e em seguida faça um buraco no centro para inserir a muda escolhida por você.

Agora, faça um tapete de musgo em uma superfície lisa e envolva a bola de solo e argila.

Realize a primeira volta e aplique um nó cego, em seguida, enrole o fio cuidadosamente em diversas direções até que sua kokedama esteja redonda e com os musgos bem firmes. Assim, você vai deixar seu arranjo mais seguro para que nenhum material escape. No início, faça delicadamente e vá apertando um pouco mais a cada volta.

Para finalizar, faça um nó simples e sua kokedama está pronta para ser apoiada ou pendurada no local de sua preferência.

Como fazer kokedama de orquídeas?

As orquídeas transformam a decoração de qualquer ambiente, trazendo mais beleza, delicadeza e elegância. São flores que parecem frágeis, mas não são. Podem incorporar produções de kokedama e crescem muito bem no solo desse arranjo. Confira como fazer um kokedama com orquídeas.

Materiais necessários

  1. Muda de orquídea
  2. Musgo de turfa
  3. Substrato de planta
  4. Casca de pinus
  5. Carvão vegetal
  6. Água
  7. Linha de sisal
  8. Tesoura

Passo a passo

  1. Escolha uma muda de orquídea e limpe suas raízes.
  2. Misture o substrato de planta incluindo água aos poucos. O resultado final deve ser uma pasta que dê para moldar.
  3. Faça um molde com essa pasta em formato de espera.
  4. No centro da bola forme um buraco com o auxílio do polegar ou alguma superfície redonda.
  5. No fundo do buraco, coloque cascas de pinus e carvão vegetal.
  6. Pegue sua muda de orquídea e encaixe nesse buraco. Ela deve ficar acima do pinus e do carvão ativado.
  7. Toda a lateral da esfera deve ser coberta com o musgo de tufa, posicionando levemente o material para fixar.
  8. Passe a linha de sisal por todos os lados da bola e cubra a esfera toda com musgo. Corte a linha com uma tesoura.
  9. Pendure um pedaço de nylon ou arame, caso queira pendurar o seu arranjo no teto.
  10. Para finalizar, borrife água sobre a esfera e cuide do seu arranjo todos os dias.

Como fazer kokedama de suculenta?

As suculentas são plantas que combinam com ambientes internos e externos, pois são fáceis de se reproduzir e não precisam de muito cuidado. Por se adaptarem facilmente, são excelentes para o kokedama. Confira como fazer um arranjo pequeno e cheio de estilo para a sua casa!

Materiais necessários

  1. Escolha uma muda de suculenta
  2. Musgo de turfa
  3. Substrato de terra vegetal
  4. Areia
  5. Linha de sisal
  6. Tesoura
  7. Água

Passo a passo

  1. Regue o seu musgo de turfa e deixe-o descansando.
  2. Pegue um recipiente e faça uma mistura de areia com o substrato de terra vegetal.
  3. Aos poucos, coloque água na mistura até que se forme uma pasta de terra moldável.
  4. Pegue essa mistura e faça uma esfera com a mão.
  5. Novamente com as mãos, reparta a terra ao meio.
  6. Pegue uma das metades da esfera com as mãos e posicione a muda de suculenta no centro.
  7. Junte a outra parte repartida da esfera dando novamente o formato de esfera.
  8. Pegue o musgo de turfa umedecido e cubra toda a lateral da esfera fazendo uma leve pressão.
  9. Com a linha de sisal em mãos, passe por toda a lateral da esfera para que o musgo fique firme e bem fixado.
  10. Faça um nó com um arame ou barbante caso queira pendurar o seu kokedama no teto.

50 fotos de kokedama que vão te inspirar a criar um jardim interno na sua casa

O kokedama é uma técnica japonesa muito bacana. Pode ser colocada dentro de casa para trazer um pouco mais de vida ao ambiente. O arranjo pode ser posicionado em um pratinho, colocado nas pedras ou pendurado no teto. As mudas escolhidas podem ser de orquídea, samambaias, jiboias, suculentas e até árvores frutíferas. Para te ajudar a escolher o arranjo que mais combina com você, fizemos uma seleção com 50 fotos que vão te inspirar.

Agora que você já conhece o kokedama, sabe como fazer um arranjo para chamar de seu e conferiu diversas fotos para se inspirar, chegou a sua hora de fazer um em casa. Escolha a sua muda preferida e plante na sua casa. É possível fazer vários arranjos para criar um jardim suspenso e maravilhoso.

Lembre-se dos cuidados necessários de rega, adubação, iluminação e poda. Assim, seu kokedama vai crescer saudável, bonito e vai trazer mais vida para dentro da sua casa.

Write A Comment