A mesa de jantar de vidro é coringa na decoração. Ela contribuiu para que o ambiente fique mais elegante, iluminado e cheio de charme. É possível fazer diversas combinações com essa peça que vão desde o rústico ao moderno.

O importante de escolher uma mesa de jantar que crie um ambiente agradável é que você vai ter um lugar especial para fazer suas refeições e receber convidados. Para te ajudar a encontrar o modelo ideal para você, fizemos uma lista de dicas e vantagens desse material. Confira e se inspire!

História do Vidro

O vidro, quando surgiu, há mais ou menos 5000 a.C., era um elemento fluído com alto grau de viscosidade à temperatura ambiente, feito a partir da mistura entre areia e ingredientes químicos elevados à uma temperatura de 1500º C. Foi descoberto quando mercadores fenício acidentalmente fizeram uma fogueira na beira da praia e colocaram panelas feitas de nitrato de sódio. A combinação entre fogo, areia e o nitrato de sódio resultou em um líquido translúcido conhecido como vidro.

Com o passar do tempo, a produção foi ficando mais moderna e sofisticada, atingindo seu ápice na ilha de Murando, próximo a Veneza, em 1300, como uma técnica moldada à rolo.

E foi no século XVIII com Luís XIV na França que os mestres vidreiros abriram uma indústria de vidros.

Hoje em dia, encontramos várias maneiras e técnicas para atingir o resultado do vidro, tudo depende da temperatura, pressão de cozimento e matérias-primas envolvidas. São essas ações que vão determinar o resultado final, como espessura, claridade, entre outros fatores.

Com certeza, o que temos é um material nobre e cheio de prestígio. É usado na decoração de interiores e conta com as mais diversas funcionalidades.

Formato da mesa de vidro

Assim como todas as mesas de jantar, podemos encontrar a mesa de vidro em três formatos principais, as redondas, as retangulares, as ovais e as quadradas. Selecionamos as principais características de cada uma delas.

Redonda

As mesas redondas conseguem fazer com que a interação entre os convidados seja melhor e mais íntima, já que eles sentam um de frente para o outro. É importante se atentar para a quantidade de cadeiras, que devem ser proporcionais ao tamanho da mesa. O certo é que elas tenham uma distância de 60 centímetros entre si e para trás. Assim, todo mundo fica mais a vontade.

Retangular

A mesa retangular é mais tradicional e segue o mesmo princípio da redonda quanto a distância. A maior vantagem desse formato é que você consegue colocar cadeiras nas pontas, aumentando a quantidade de lugares disponíveis para sentar. A sua base pode ser feita com vários materiais, como madeira, metal, cimento queimado e MDF.

Para escolher o material da base, o que vai determinar é o estilo decorativo pretendido e a quantidade de investimento que poderá ser feita. Essa mesa fica perfeita perto da janela. E quando o tampo e a base seguem linhas retangulares, o vidro ganha uma melhor sustentação e firmeza.

Quadrada

A mesa quadrada agrega estilo a decoração. Com ela, seus amigos ou familiares ficarão mais à vontade para interagir e aproveitar a refeição, sendo almoço ou jantar. Elas podem ser encostadas na parede e as pessoas ficam mais próximas. No entanto, esse formato ocupa muito espaço e é menos flexível na hora de acomodar os convidados, por isso, é mais indicada para ambientes maiores.

Ovais

Esse formato de mesa amplia o cômodo e consegue acomodar melhor a família ao seu redor. É um modelo pouco comum e por isso, dá um toque de sofisticação e exclusividade ao ambiente.

É ideal para espaços médios a grande, onde há uma maior circulação de pessoas. Não possuem quinas, sendo mais seguras para casas com crianças pequenas. Ela ocupa menos espaço que a mesa retangular, mas acomoda a mesma quantidade de cadeiras.

Mesa com tampo de vidro craquelado

O vidro craquelado é a escolha certa para quem não tem medo de ousar. Ele produz um efeito visual diferenciado ao tampo de vidro. É um material composto por três lâminas e interna, feita de vidro temperado, é a que confere o craquelê.

Já as outras duas, são feitas da versão monolítica do vidro. Elas são unidas por duas películas de Polivinil Butiral (PVB) e em seguida a interna é quebrada. Os fragmentos se juntam a película e ficam presos entre as lâminas externas.

Esse tampo de vidro é muito seguro quando feito de forma correta. Por isso, encontre um fornecedor de confiança e que garanta a qualidade do seu trabalho. Dessa forma, você terá uma mesa única, cheia de estilo e aconchegante.

A Importância das Mesas para a Sala de Jantar

A mesa de vidro recebe muita importância dentro do cômodo, porque ela é a estrela da decoração, o principal apoio e o móvel que vai ditar todo o estilo decorativo do ambiente. É a maior peça a ser usada e com o visual mais impactante. Por isso, a escolha de um modelo adequado e que uma requinte, elegância, versatilidade e resistência é fundamental. Leve essa ação a sério e o resultado será maravilhoso.

O Estilo da Mesa de jantar de vidro

O vidro é um material que garante luminosidade, frescor e um toque de contemporaneidade ao espaço. A peça é resistente, fácil de limpar e funciona tanto para decorações mais modernas quanto para um contraste entre o moderno e clássico. Veja como decorar com a mesa de jantar de vidro nos diferentes estilos:

Aposte no Estilo Moderno

A mesa de jantar de vidro combina perfeitamente com o estilo moderno. Para esse efeito, aposte em um modelo com pés palito de madeira. Elas são tendência e podem aparecer em vários formatos, redondas, quadradas, retangulares e ovais.

Escolha a forma e tamanho de sua mesa conforme a sua necessidade e o espaço disponível. O complemento do toque moderno fica por conta das cadeiras, que podem ser as Charles Eames.

Contraste entre as Peças

Uma identidade decorativa com um toque a mais de personalidade, chama por um mix entre peças modernas e clássicas. Combine a mesa de jantar de vidro com cadeiras de madeira e crie um espaço harmônico e exclusivo.

Também vale a pena investir em cadeiras mais requintadas, caso sua mesa seja retangular, para colocar nas pontas. Faça uma composição de cadeiras de madeira maciça com linhas retas.

Mesa de Vidro com Madeira

O vidro combina muito bem com itens em madeira. E nem sempre ela precisa estar presente nas cadeiras ou na base. Em ambientes integrados, faça um acabamento com madeira escura nas paredes e centralize a mesa no ambiente usando a iluminação para destacar o móvel.

Iluminação para mesa de jantar

A iluminação na sala de jantar tem um papel muito importante. Ela ajuda a centralizar a mesa e faz com que o seu material seja refletido na composição do ambiente. Então, posicione um lustre em cima da sua mesa, para que ela receba uma grande quantidade de luz, se tornando o atrativo principal do ambiente. Para manter o clima clean e funcional, adiciona armários de vidro.

Com Base rústica

Boa parte das mesas com base de vidro apresentam uma base diferenciada, feita com um layout arrojado, um material diferente e recebem textura e coloração. Como aparecem através do vidro, precisam se destacar de alguma forma.

Uma ideia bacana é usa o estilo rústico na sua base. Que tal uma estrutura que imita o tronco de uma árvore maciça? A união do vidro com essa base compõe um visual contemporâneo e aconchegante.

Base de Metal

A base de metal é uma característica do estilo moderno e quando combinado com couro garante um visual muito interessante. O metal também fica muito legal com cimento queimado e madeira, podendo compor uma decoração industrial muito elegante.

Colorida

E que tal uma mesa com base de suporte colorida? Quando esmaltada, deixa a composição ainda mais interessante e sofisticada. Vale a pena usar cadeiras com base branca, para equilibrar com as cores da mesa. O tampo de vidro permite que a base colorida seja vista por todo mundo.

Cuidados com mesa de jantar de vidro

A sua mesa precisa de alguns cuidados para que a sua durabilidade seja maior. Invista em descansos de panela e nunca coloque objetos quentes diretamente na mesa, porque pode manchá-la.

Não arraste objetos sobre o vidro da mesa para quem não risque o material. Apoio toalhas ou suportes de pratos sempre que for usar sua mesa.

Faça limpezas periódicas usando álcool ou produtos desenvolvidos especialmente para limpar móveis de vidros. Evite produtos abrasivos e não use o lado grosso da esponja. Saiba que uma pequena quantidade de álcool ou produto de limpeza, em quantidades excessivas, pode danificar o vidro ao deixar resíduos.

Em sujeiras mais profundas, passe mais camadas finas sobre o móvel, conforme houver necessidade.

Por fim, invista em um polimento da mesa toda vez que limpá-la. Os produtos para polir são encontrados em supermercados. Esse processo dá mais brilho e protege o móvel contra derramamento de líquidos e alimentos ao criar uma película protetora.

40 fotos de mesa de jantar de vidro para te inspirar

A mesa de jantar de vidro pode aparecer nos mais variados formatos, modelos, tamanhos e composições. Para te inspirar a criar a decoração do seu ambiente, fizemos uma seleção de 40 fotos. Confira e escolha a sua preferida!

A mesa de jantar de vidro é a peça principal do cômodo. Por isso, a escolha desse móvel deve ser cuidadosa, levando em conta o formato, o espaço disponível, sua necessidade e o estilo decorativo a ser adotado. Não esqueça de inserir uma boa iluminação no espaço para que ela tenha ainda mais destaque!

Write A Comment