O que é uma laje volterrana?

Você deve estar se perguntando.

Mas é tão importante assim essa saber o que é essa laje?

Primeiramente, uma das coisas mais valiosas da vida não são as respostas, mas sim as perguntas. Sem as dúvidas e perguntas, nunca chegaríamos a lugar nenhum. Resposta certa e perfeita é o mesmo que nada, sem nenhum espaço de progressão e desenvolvimento. O ato de questionar é a chave para o desenvolvimento individual e coletivo para qualquer sociedade ou pessoa.

Por isso, por mais que a laje volterrana não pareça um assunto que mereça ser discutido, só pelo o ato de querer conhecer mais sobre o mundo em que vive já é um ato de bravura e de reconhecimento.

Bem, sem mais delongas! Vamos ao que interessa!

Função da laje e o que é laje volterrana

Antes de tudo, vamos aprender (ou relembrar) o que é uma laje e qual é a sua função. De maneira bem simples, a laje é um elemento estrutural tanto plano como horizontal, feita de pedra ou concreto armado, apoiada em vigas e pilares que dividem os pavimentos presentes em uma construção. Existem vários tipos de lajes, mas vamos focar apenas na laje volterrana aqui nesse artigo.

A laje volterrana é uma laje compostas por vigotas pré-moldadas de formato “T” invertido intercalados por elementos de enchimento de poliestireno expandido (o famoso isopor), esse fato torna o produto mais barato para o bolso do consumidor. No entanto, certas limitações fazem a laje volterrana não ser recomendada para algumas obras.

Embora seja um produto comercializado em todo o território brasileiro, ela possui diversas limitações. Essas limitações se derivam principalmente do fato do concreto de capa não conseguir se aderir nas vigotas com eficiência, devido aos resíduos de desmoldantes, que resultam em restrições quanto ao uso de paredes sobre a laje e a unilateralidade de esforços.

A laje volterrana só é recomendada para atender vãos pequenos de edificações de até 3 pavimentos, sem alvenaria sobre a laje, sua aplicação ideal é na laje de forro.

Hoje em dia no mercado da engenharia civil a laje volterrana está sendo substituída pela laje treliçada por razões de segurança.

Encerrando

Muitas coisas passam despercebidas na nossa vida, porque não tínhamos o conhecimento necessário para reconhecê-la. A laje volterrana vem perdendo espaço no mercado, sim, mas isso não quer dizer que você não deva conhecê-la. Afinal, um conhecimento a mais nunca é demais. E se quiser aprender mais sobre outros tipos de laje, é só dar uma olhada em todas as lajes que nós já falamos aqui no Total Construção.

E aí? Gostou do texto? Compartilhe nas redes sociais ou deixe um comentário sobre o que achou!

Escreva um Comentário