Procurando pela net qual a espessura da parede de Drywall? Pois então você encontrou a sorte grande, pois aqui nós iremos te passar qual é a espessura da parede de Drywall e mais, muito mais!

Então, se você quer logo começar a aprender mais sobre o Drywall, mais do que apenas a espessura da parede, é só continuar a leitura até o final deste artigo!

Preparado? Pois então vamos lá!

Utilizando o Drywall

Certo, antes de passarmos exclusivamente para a espessura da parede de Drywall, é necessário que você tenha em mente como o Drywall será utilizado em sua obra, sim, há mais de uma maneira para tal.

Paredes

Parede de drywall

Aqui é onde nós iremos focar neste artigo, mostrando qual a espessura da parede de Drywall utilizada. A instalação de uma parede de Drywal é semelhante a uma parede de alvenaria convencional, sem segredos aqui.

Revestimento

O revestimento é aplicado sobre uma parede convencional de alvenaria, de maneira a atender às normas de desempenho, ou então para fechar colunas ou dutos de tubulações. A vantagem aqui do revestimento de Drywall se dá pelo seu isolamento acústico.

Teto

Sim, também é bastante comum utilizar o Drywall para fechamento de tetos, ou como acabamento mesmo.

Forros

É bastante utilizado para o acesso ao entreforro, que é aquela área livre que se encontra entre a laje e a chapa/forro, muito utilizado por profissionais de manutenção.

A espessura da parede de Drywall

Uma vez que agora você já tem uma noção melhor das utilizações do Drywall em uma obra, vamos focar no ponto chave deste artigo, a espessura da parede de Drywall.

Cada vez mais as paredes de Drywall vem sendo utilizadas em novas obras, sendo elas compostas por aço galvanizado e chapas de gesso acartonado que são aparafusadas nos dois lados da parede.

O bom deste sistema é que as paredes são construídas de modo inteligente, ou seja, não geram muitos resíduos de obra, além da espessura da parede de Drywall ser bem menor quando comparada a convencional.

O tamanho mais comum das paredes que são feitas atualmente possuem as seguintes dimensões:

  • Parede com 73 mm após acabada – 1 placa de drywall de 12,5 mm de cada lado + o perfil de 48 mm;
  • Parede com 95 mm após acabada – 1 placa de dryall de 12,5 mm de cada lado + o perfil de 70 mm;
  • Parede com 115 mm após acabada – 1 placa de drywall de 12,5 mm de cada lado + o perfil de 90 mm.

Estas medidas citadas acima são as mais comumente utilizadas para a espessura de parede de drywall, mas não são as únicas existentes. Há paredes de drywall que possuem um chapeamento duplo, o qual é utilizado como revestimento (que nem o citado acima) de modo que se possa alcançar um isolamento acústico, ou até mesmo para projetos que necessitem de paredes mais altas e com uma maior firmeza em sua base.

Já as paredes curvas, as quais também podem se utilizar de placas de drywall, as quais os arquitetos adoram pois os garante uma maior possibilidade em projetos apresenta uma espessura que pode variar entre 6,5 mm até 9,5 mm. Esta espessura existe devido ao fato de que, ao se utilizar de uma chapa mais fina, a instalação de curvas neste sistema se torna mais fácil.

Como você pode bem ter percebido, a espessura da parede de drywall pode variar conforme especificações de projeto, dependendo exclusivamente do que se deseja alcançar com o drywall e do projeto arquitetônico da obra.

A espessura da parede de drywall usada ao seu favor

Nós citamos acima o fato de que a espessura da parede de drywall é bem menor quando comparada a uma parede convencional, e é claro que você pode muito bem utilizar esta espessura reduzida ao seu favor, tal como o ganho de área útil.

Se pegarmos o drywall e o compararmos com blocos de tijolos, por exemplo, nós veremos que ele é muito mais estreito, podendo fazer com que você ganhe até 5% a mais de espaço. Pode até não parecer muita coisa a primeira vista, mas se pegarmos este ganho de área e aplicarmos a um imóvel de 200 m² por exemplo, você estará ganhando aqui mais 10 m² de espaço, suficiente para você fazer aquele pequeno escritório ou então uma área de serviço.

Viu só como ganhar um espacinho a mais pode ser bastante vantajoso?

E claro, esta não é a única vantagem que você ganha ao escolher o drywall. Além de se tratar de uma montagem rápida e limpa (já citamos acima que ele gera uma menor quantidade de resíduos de obra), o peso do drywall também deve ser levado em consideração. Ele apresenta um menor peso por m² quando comparado a parede convencional, o que o torna uma ótima escolha para ser usado em patamares mais elevados por exemplo.

Sistemas hidráulicos e elétricos também são bastante simples de serem utilizados em paredes de drywall. Se tiver realmente interessado na utilização do Drywall, sugerimos que dê uma olhada nas Normas que regem sua utilização:

Dúvidas sobre drywall

Que tal aproveitarmos este artigo sobre drywall para retirarmos algumas dúvidas que podem acabar surgindo sobre sua utilização? Então vamos lá!

Para que servem as cores do drywall?

Há três placas de drywall que são diferenciadas por suas cores: branco, rosa e verde. Vamos ver o que cada uma delas indica:

  • Branco (ST) – Mais básica e comum das cores, bastante usada em paredes de ambientes secos e em forros;
  • Rosa (RF) – Ela é mais resistente ao fogo que as demais cores, devido a presença de fibra de vibro em sua fórmula. Devido a isto, ela é mais utilizada ao redor de lareiras e também na bancada de fogões;
  • Verde (RU) – Devido a aditivos fungicidas e ao silicone em sua composição isto faz com que ela seja mais indicada para locais úmidos, tais como lavanderia, cozinha e banheiro.

Uma parede de drywall é resistente?

Caso sua instalação tenha sido feita corretamente, então sim, independente da espessura da parede de drywall ser menor que a convencional, ela ainda é bastante resistente. Entretanto, além da mão de obra especializada para a instalação, é importante também ficar de olho com o cálculo estrutural por trás desta parede. Por exemplo para uma parede com um pé-direito de 2,70 m, uma placa de drywall de 12,5 mm de cada lado é o suficiente, mas conforme este pé-direito aumente, é necessário um reforço maior.

Posso colocar uma bancada de granito ou mármore na minha parede de drywall?

Como já dito acima, não é só por pela espessura da parede de drywall ser menor que isto significa que ela é mais fraca. Você pode sim embutir uma bancada em sua parede de drywall, porém se esta bancada apresenta um peso superior a 60 Kg, então o aconselhável é que você coloque um reforço no interior do drywall.

E que tal uma rede de balanço?

Quer colocar uma rede de balanço na sua parede de drywall? Até é possível, mas o cálculo estrutural para isto deve ser feito a parte (visando um reforço com chapas de aço que sejam mais grossas), e por um Engenheiro Calculista que saiba o que está fazendo!

E um varal de roupas?

Sem problemas. Com certas buchas você poderá prender objetos que cheguem até 3 Kg diretamente no gesso. Agora, até 10 Kg você já deverá prender as buchas no perfil de aço que sustenta este forro. Qualquer valor acima disso deverá ser prendido na laje ou então em um reforço que esteja preso na laje, uma vez que é nela onde o peso deverá incindir.

Então a mão de obra especializada para a instalação de uma parede de drywall é realmente importante né?

SIM! Apesar de se tratar de uma instalação relativamente simples, contar com uma mão de obra especializada faz toda a diferença aqui. Através dos próprios revendedores de drywall você pode encontrar indicação de mão de obra especializada para a instalação. Não aceite qualquer um, a mão de obra faz toda a diferença aqui.

Conclusão

Agora você já tem uma boa noção de qual é a espessura da parede de drywall, não é mesmo? E mais ainda, pois como nós somos tão legais ainda te respondemos diversas outras dúvidas relacionadas ao drywall que você poderia ter! Mas claro, caso ainda sobre qualquer dúvida, então basta perguntar nos comentários abaixo e estaremos prontos para lhe responder!

Caso tenha gostado deste artigo e conseguido retirar suas dúvidas, então não deixe de compartilhar com seus amigos e conhecidos. Afinal de contas, nunca se sabe quem você poderá acabar ajudando no caminho!

Escreva um Comentário