Materiais Betuminosos

Materiais Betuminosos, o Que São? Características e Usos!

Você sabia que a humanidade usa materiais betuminosos deste a idade antiga? Até os egípcios o utilizavam para auxiliar no processo de mumificação, ajudando a preservar melhor o corpo do defunto.

Existem até referências bíblicas na história da Arca de Noé do uso de betume para a construção da arca. Não acredita? Pois nós podemos provar!

Gênesis 6
‘’13Então declarou Deus a Noé: “Eis que darei fim a todos os seres humanos, porquanto a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei juntamente com a terra. 14Faze uma arca de madeira resinosa; tu a farás de caniços e a calafetarás com betume por dentro e por fora. 15Exatamente deste modo a farás: para o comprimento da arca, trezentos côvados; para sua largura, cinquenta côvados; para sua altura, trinta côvados.…’’

Só foi em 1806 que as primeiras pavimentações com asfaltos naturais foram usados na França, logo em seguida, também foram utilizadas nos Estados Unidos (1838) e Inglaterra (1869).

Depósitos de betumes podem ser encontrados em todos os lugares do mundo, mas as maiores jazidas são localizadas no Canadá e na Venezuela. O uso de materiais betuminosos atualmente é variado, mas é frequentemente mais utilizado em pavimentações rodoviárias.

O que são materiais betuminosos

Os materiais betuminosos são materiais feitos de…

…Betume.

Betume é uma mistura de hidrocarbonatos de aspecto líquido, sólida ou gasosa. Suas origens podem ser tanto naturais quanto pirogênica. É totalmente solúvel em dissulfeto de carbono, sendo acompanhado por outros tipos de derivados não metálicos.

Anúncios

Os materiais betuminosos são mais conhecidos por suas tipologias, se você é um ser humano que não viveu sozinho no mato a vida toda, já deve ter ouvido falar dela em alguma hora da sua vida. As duas mais comuns dessa categoria são o famoso asfalto e o alcatrão.

Mas como o alcatrão foi comprovadamente cancerígeno, atualmente, os materiais asfálticos e materiais betuminosos são sinônimos. Betume é uma mistura líquida de alta viscosidade, escura e inflamável.

Alcatrões

É produzida a partir da destilação destrutiva de materiais orgânicos, como carvão, ossos e madeiras resinosas.

O alcatrão é uma substancia betuminosa, espessa, escura e com um forte odor. Essa substancia é uma mistura de 4000 substâncias, sendo a principal os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos.

Muitas das substâncias presentes no alcatrão são carcinogênicos, que causam alterações nas células provocando câncer. Uma dessas substâncias cancerígenas é o  benzopireno. Para você ter uma ideia, o benzopireno é tão tóxico que provocou câncer em ratos através do simples contato com a região do corpo do animal.

O alcatrão era muito usado em pavimentações, porém, pelo seu fator cancerígeno e por possuir baixa qualidade em comparação a outros ligantes, seu uso não é mais usado.

Piche

Piche é uma substancia negra, pegajosa, viscosa, obtida através da destilação do alcatrão ou do petróleo.

Sua composição possui cerca de 11 a 17% de betume, possuindo muita argila, pedrisco e outras substancias. Ele se torna sólido em temperatura ambiente e se funde de forma heterogênea, com muitos nódulos e grãos de massa fundida, tendo qualidades inferiores ao alcatrões.

Como o piche é muito adesivo e repelente a água, seu uso é para impermeabilizar pisos e coberturas, pavimentar estradas e aplicações a prova de água.

Breu

É o resíduo do refino do piche, sem quase nada de betume.

Asfalto

Ele tem maior dureza em comparação aos outros betuminosos da lista, mas com alta resistência contra condições climáticas.

São constituídos por derivados de petróleo e podem ser encontrados de forma natural ou artificial. Ocorre naturalmente em lagos de asfalto (Lago de Guanoco na Venezuela)  ou asfalto rochoso. Sua consistência é dura ou semissólida, de cor escura.

O asfalto é muito usado na construção civil como em pavimentos e impermeabilizante. Sua composição é encontrado asfaltenos, resinas e hidrocarbonetos pesados, com betumes com fórmula C100.

Anúncios

O asfalto industrial é produzido em refinarias de petróleo através da destilação fracionada. Nessa destilação, o óleo bruto é aquecido e suas frações separadas de acordo com o ponto de ebulição.

As frações mais leves são produzidas primeiro e o material que permanece no fundo da área da destilação são os produtos asfálticos.

Aplicações na Construção Civil

O betume apresenta várias utilizações, sendo elas:

  • Pavimento asfáltico – São pavimentos criados a partir de materiais betuminosos puros ou sem misturas;
  • Imprimações ou pintura de ligação – Uma fina camada feita de asfaltos diluída aplicada diretamente sobre o solo, para servir como impermeabilização e aderência ou em pavimentos antigos para apenas servir como aderente;
  • Impermeabilização – Oferece proteção das construções contra a infiltração de água.
  • Mantas asfálticas – Moldadas a calor na forma de tecido;
  • Solo-Asfalto – Mistura de asfalto e solo natural para ganhar estabilização, não é apropriado para tráfego;
  • Concreto asfáltico – São pavimentos únicos do tipo hotmixed, tem graduação compacta, preparados com dosagem racional e aplicados com técnicas avançadas;
  • Asfalto modificado com polímeros – Para aumentar a homogeneidade durabilidade e elasticidade, é adicionado polímeros;
  • Asfalto modificado com fibras – Aumenta a resistência mecânica do pavimento.

Propriedades dos materiais betuminosos

Anúncios

Abaixo listamos algumas das principais propriedades presentes nos materiais betuminosos.

  • Hidrofugante – Não deixa a água atravessar o material, tornando-o impermeável;
  • Material inerte – Quimicamente não reage com a maioria dos materiais de construção, como cimento, cal, etc;
  • Alta plasticidade – Capacidade de moldagem, se sofrer força suficiente;
  • Mau conduto – Péssimo condutor de calor, eletricidade e som;
  • Peso especifico – 1 a 2 kgf/dm³;
  • Barato – O preço de compra é barato;
  • Adesivos e aglomerantes – Conseguem grudar em quase todo o lugar e não há necessidade do uso de água;
  • Termoplásticos – São facilmente fundidos e solidificados, além disso, não possuem ponto de fusão;
  • Recicláveis – Pelas suas propriedades termoplásticas e quimicamente inertes, possibilitam reciclagem do material;
  • Durabilidade variável – Influenciado muitas vezes pela energia solar.

Conclusão

O ser humano utiliza betume desde a antiguidade, até mesmo na preservação de defuntos (pasme!). Pelo seu preço barato, características flexíveis, impermeabilidade e por ser quimicamente inerte, isso possibilita seu uso em diversos trabalhos e projetos.

Esse fato é a grande prova do quanto esses materiais são de grande utilidade para as civilizações humanas e seu desenvolvimento na construção de pavimentações, assim ajudando o comércio, e o transportes de materiais e pessoas ao redor do planeta.