Sabe quando você está realizando um trabalho de faculdade, mais comum para quando é o TCC, e seu professor continua falando pra você ajeitar suas referências bibliográficas? Pois bem, a NBR 6023 atua justamente aí.

Ou seja, a NBR 6023 é a aliada de todos os estudantes, aliada se você assim a fizer, é claro. Neste artigo te ajudaremos a entender como a Norma funciona, e te ajudaremos até mesmo a conseguir realizar corretamente suas referências bibliográficas para nunca mais seu professor pedir que você as refaça.

Entendendo a NBR 6023

Certo, já falamos acima que a NBR 6023 é aquela Norma que irá ajudar os estudantes, pois ela serve justamente para normatizar aquela parte que costuma ser mais chatinha de se fazer em um trabalho, as referências bibliográficas.

Muitas vezes as informações passadas de professor para professor, e até mesmo de instituição para instituição, podem diferir em alguns pontos, fazendo com que o aluno tenha dificuldades de saber qual realmente a maneira correta de colocar as referências bibliográficas.

É exatamente aí que a NBR 6023 entra, para ajudar o aluno a ter uma real noção do que ele deve ou não fazer nas referências bibliográficas, e até mais do que isso, a Norma também engloba partes como resenhas, resumos, recensões e alguns outros. Neste artigo em específico focaremos na parte da norma que dita o referencial bibliográfico, vamos te explicar os principais pontos para que você saia daqui sabendo utilizar a Norma e sabendo montar um referencial bibliográfico corretamente.

Os principais pontos destacados pela NBR 6023

Certo, nós prometemos abordar com você os principais pontos da Norma, e é claro que seguiremos a risca esta promessa. Abaixo destacaremos as principais dúvidas que você possa ter com relação a Norma, passaremos rapidamente por cada uma delas lhe explicando tudo o que você precisa saber, para quando chegar a hora de você mesmo realizá-los.

1 – Quantos autores posso usar?

Uma dúvida bastante comum, afinal de contas, até quantos autores é permitido referenciar para uma determinada citação? Bom, sempre que você for citar algo que tenha tido até três autores, saiba que você deverá citar todos os três, e sempre em ordem alfabética, o sobrenome do autor citado em letras maiúsculas seguido da inicial de seu primeiro nome, um ponto final, ponto e vírgula e em seguida o próximo autor.

Exemplo: AVILA, M.; KEIDI, T. Terraplanismo nos dias atuais: 1. ed. Minas Gerais: Editora Nova Ordem, 2019.

Agora, se o trabalho que você deseja referenciar possui mais de três autores, aí você tem duas opções, você pode ou citar todos os autores, ou então citar apenas um único autor, seguindo sempre a ordem alfabética, e em seguida utilizar-se da expressão et al.

Exemplo: AVILA, M. et al. Terraplanismo nos dias atuais: 1. ed. Minas Gerais: Editora Nova Ordem, 2019.

OBS: Os exemplos acima são ficcionais.

2 – Quando usar o Itálico?

Algumas palavras/expressões que você utilizar durante as referências bibliográficas necessitam ser em Itálico, como por exemplo as expressões et alIn.

3 – Devo utilizar sinais como < e > ?

Na NBR 6023 atualizada não há mais a necessidade de utilizar sinais de maior (>) e menor (<) para referenciar sites de internet como era feito anteriormente.

Exemplo: AVILA, Matheus. Luminotécnica – O que é. Total Construções. Publicado em: 04 nov.2019. Disponível em: https://www.totalconstrucao.com.br/luminotecnica. Acesso em: 05 nov. 2019

4 – De acordo com a NBR 6023, o que eu posso citar no meu referencial?

Antigamente havia uma restrição no que a NBR 6023 englobava para citações, porém, com a nova atualização da Norma, agora passam a ser aceitas citações de publicações feitas em redes sociais (sim, é possível), podcasts, documentos civis, e até mesmo de cartório e atos administrativos normativos.

5 – O fim do traço!

Antes havia a necessidade do traço sublinear (___) de modo a indicar obras variadas de um mesmo autor, porém com a nova atualização da NBR 6023 não há mais isso.

6 – Posso citar meu orientador?

Sim, agora você pode. Com a nova atualização da NBR 6023 você já pode citar seu orientador logo após o título.

7 – Caso seu título seja muito extenso

Caso o título de um trabalho que você esteja usando como referência seja muito extenso, saiba que é possível que você suprima algumas das palavras do título, desde que isso faça sentido para o resto da referência, sendo necessário indicar a supressão com reticências e entre colchetes – […]

8 – Onde devo colocar minhas referências?

De acordo com a NBR 6023, as referências que você utilizar podem aparecer em:

  • No rodapé;
  • No final de um texto ou de um capítulo;
  • Em uma lista própria de referências;
  • Tecendo resumos, recensões e resenhas.

A atualização da NBR 6023

Você sabe dizer o que mudou com a nova atualização da Norma? Para começar a versão antiga da Norma tinha apenas 25 páginas, e essa atual há 68, então só aí dá para termos uma noção de que pelo menos alguma coisa mudou.

Abaixo listamos as principais alterações que a NBR 6023 sofreu, para que você possa ter uma boa noção do que de novo ocorreu:

  • A primeira mudança que citaremos é com relação a quantidade de autores a serem referenciados. Nós já até explicamos isso acima, mas, sempre que forem mais de três autores, você tem a possibilidade tanto de indicar todos ou apenas o primeiro e complementar com a expressão et al.
  • O traço foi extinto nessa nova versão, ou seja, sem mais aquele traço sublinear para indicar obras variadas de um mesmo autor.
  • O uso do itálico passa a ser obrigatório para as expressões et al (para obras com quatro ou mais autores) e In (Quando você quer indicar apenas parte de uma obra).
  • Os sinais de maior (<) e menor (>) foram banido que eram comumente utilizados antes e depois de quaisquer links que você estivesse citando agora não mais existem.
  • Mas talvez a mudança mais significativa tenha ficado por parte da agora permissão de citar outras fontes, tais como publicações nas redes sociais, podcasts, documentos civis e também de cartório como a certidão de nascimento dentre outros. Um sinal claro da NBR 6023 se adaptando a modernização atual e a era da tecnologia.

Conclusão

Esperamos que esta análise que fizemos da NBR 6023 tenha te ajudado a tirar quaisquer dúvidas que você tenha sobre o referencial bibliográfico de seu trabalho, nós sabemos o quanto esta parte pode ser complicada de se fazer. Se quiser ficar por dentro do funcionamento de outras NBR’s (a maioria voltada para a construção civil), é só dar uma olhada aqui no site mesmo, temos bastantes Normas destrinchadas para que você possa entender seu correto funcionamento.

E claro, se tiver achado este conteúdo relevante e tenha realmente aprendido algo, não deixe de compartilhar com seus colegas de classe, esta é uma dúvida que pode assombrar a todos eles, e é sempre bom poder ajudar!

Write A Comment