“Confira as principais técnicas de pintura em pano de prato e inspirações deste artesanato presente na maioria dos lares”

A pintura em pano de prato é um dos artesanatos mais acessíveis, seja em custo de produção ou venda, como também pelo manuseio da técnica.

Para iniciar esta arte não é necessário ter habilidades específicas com desenho, pois há variados meios e instrumentos, que facilitam todo o processo de elaboração da peça.

Indicada para todas as idades, desde crianças a idosos, este artesanato, também é considerado um hobby, pois garante momentos de distração, lazer e relaxamento, entretanto, uma das suas principais vantagens é a renda que a comercialização dos produtos finais proporciona.

Visto que na maioria dos lares a utilização do pano de prato é essencial, agregar mais cores e formas neste item, combinando com o restante da decoração, por exemplo, traz mais alegria e estilo a sua cozinha.

Se sua intenção é ter uma atividade prazerosa nos tempos livres ou conquistar uma grana fazendo algo agradável e divertido, a pintura de pano de prato pode ser a solução ideal.

Gastando pouco e podendo lucrar muito, conheça mais sobre esta arte ancestral e promissora.

pano de prato de flores

 

Materiais necessários para a pintura em pano de prato

Primeiramente, a fim de produzir um artesanato de qualidade é necessário adquirir materiais específicos para que a pintura no pano de prato seja perfeita e durável.

Aos iniciantes, alguns artigos extras são recomendados, pois estes auxiliarão para que todo o procedimento seja mais seguro e fácil. Já para aqueles que possuem habilidades de desenho livre, basta comprar os primeiros itens e colocar a criatividade em ação.

  1. Panos de pratos – Priorize tecidos de algodão ou linho, pois eles viabilizam mais aderência à tinta e a superfície mais lisa facilita o deslizamento do pincel.
  2. Tintas – As tintas devem ser específicas para tecidos e existem as versões tradicionais, aquarelas que podem ser misturadas com água, em recipientes com bicos ou canetas, que facilitam contornos e até mesmo em spray, utilizadas para pinturas mais abstratas ou tie dye.
  3. Pinceis – Os pinceis também devem ser indicados para uso em tecidos. Se você não puder adquirir um kit, opte pelo menos por três versões, um fino para fazer os riscos da imagem, um arredondado para os contornos e um quadrado com as cerdas mais largas para preenchimento.
  4. Papel Carbono (iniciantes) – O papel carbono facilita muito a confecção da arte, pois com ele é possível transferir o contorno de qualquer desenho para o pano, de forma rápida e eficaz.
  5. Moldes Vazados (iniciantes) – Os moldes conferem ainda mais agilidade e segurança na composição da pintura. Um jeito eficiente de garantir imagens perfeitas sem precisar da aptidão das mãos livres.

 

Passo a passo da pintura em pano de prato

Independente da técnica a utilizar, se precisará de moldes, ou outros recursos que facilitem a pintura em pano de prato; vale ressaltar, que há vários cursos on-line gratuitos, vídeos tutoriais no Youtube, inclusive, revistas ensinando as práticas deste artesanato.

Seja para aprender o passo a passo ou inovar as habilidades, as dicas destas aulas sempre garantem resultados surpreendentes, por isso é muito importante dedicar um tempinho para se instruir antes de iniciar a confecção.

Agora se você já passou por esta etapa e está com todos os materiais citados acima à mão; é hora de fazer arte!

Garanta uma superfície lisa

Coloque o pano de prato limpo sobre uma superfície lisa, se quiser utilize um papelão abaixo para evitar manchas no local.

 

Pintura em pano de prato à Mão Livre

Para desenhos à mão livre, basta abusar da criatividade e já iniciar com a aplicação da tinta sobre o pano conforme a imagem idealizada.

 

pintura em pano de prato à mão livre

Pintura em pano de prato com Papel Carbono

Já para quem prefere uma arte mais específica ou detalhada, o uso do papel carbono garante este efeito com muita precisão. Coloque-o sob o pano e logo após, em cima do carbono coloque o papel com o desenho que você quer transferir.

Estes desenhos (traços) podem ser encontrados na internet ou revistas. Você pode prender o carbono e o papel do desenho com um alfinete no pano para estabilizar o local a riscar.

Com uma caneta ou lápis siga as linhas do desenho pressionando o carbono ao pano. Finalizando o traçado, contorne o desenho com o pincel mais fino e preencha as cores de um jeito mais seguro.

pintura com papel carbono

 

Pintura em pano de prato com Moldes vazados

O uso de moldes vazados torna a pintura ainda mais fácil. É só colocá-los sob o pano e preencher as lacunas com tinta.

As pinceladas podem ser mais livres chegando até a superfície dos moldes. Nesta técnica o preenchimento é feito antes do contorno, inclusive, sua necessidade fica a critério de estilo, pois muitos preferem sem o delineado.

pintura com moldes

Pintura em pano de prato com carimbos

Outro recurso que torna a formação das imagens mais fácil é o uso de carimbos.

Improvisar com objetos da casa, como por exemplo, forminhas de cupcake de coração, estrelas ou mesmo desenhando formas em vegetais como babatas traz um efeito divertido na pintura do pano de prato.

Para a pintura com os carimbos, basta imergi-los na tinta e sem excessos, transferir ao pano com uma leve pressão.

pintura com carimbos

Pintura em pano de prato com giz de cera

pintura com giz de cera

O giz de cera além de ser mais fácil e prático de usar, também agiliza a pintura. O procedimento deve ser realizado normalmente, igual fazemos no papel. Logo após é necessário passar ferro quente, mas antes cubra a superfície da pintura com um papel toalha.

Para finalizar esta técnica basta pincelar um pouco de Termolina Leitosa e aguardar a secagem.

Inspirações de pintura em pano de prato

Assim como a decoração de uma casa, a pintura do pano de prato pode seguir um estilo, inclusive, trazer mais modernidade a sua cozinha.

Engana-se quem associa esta arte apenas a aqueles desenhos tradicionais, comuns nas casas das avós, com delineados perfeitos e imagens de flores, animais entre outros.

Apesar deste estilo mais tradicional ainda ser o preferido, há outras versões que inovam a referência deste artesanato, se encaixando nas mais variadas preferências.

Para todos os gostos, estilos e decorações, há uma pintura de pano de prato ideal para sua cozinha. Vamos conferir?!

Pintura em pano de prato de flores e frutas

Para este estilo de pintura, a técnica de sombreamento é muito utilizada. Com contornos em cores mais vibrantes e degrade ao longo do preenchimento, o sombreamento pode ser feito com tintas aquarelas, que com a mistura à água permitem essa variação de nuances naturalmente.

Pressionando o pincel levemente, com pequenas batidas no tecido, este efeito também é garantido.

O carbono também é muito útil neste estilo, visto que as imagens devem seguir formas definidas.

prato flores e frutas

 pano de prato flores e frutas

Pintura em pano de prato Tie Dye

Mais contemporânea, a pintura em pano de prato na técnica Tie Dye confere exclusividade e muito estilo a sua cozinha.

Além disso, é muito fácil de fazer, ideal para quem não tem habilidade nenhuma com pinceis.

O resultado desta pintura é bem mais rápido e você ainda pode fazer vários panos de uma só vez. Praticidade, modernidade e muita beleza são as principais características deste estilo de pintura, então, não deixe de experimentar esta técnica!

  1. Umedeça os panos de prato com uma mistura de 50% de água e 50% de álcool;
  2. Enrole-os ou dobre-os formando tiras compridas;
  3. Você pode sanfonar as tiras do pano, dobrando de um lado para o outro, inclusive, utilizar moldes de papelão com formatos de triângulos, quadrados e círculos;
  4. Após dobrar e transformar o pano em um “sanduíche” amarre-o com barbante bem firme;
  5. Passe tinta apenas nas laterais e deixe secar;
  6. Após seco, desamarre o barbante e desdobre o tecido levemente.

técnica tie dye

pintura em pano de prato tie dye

 

Pintura em pano de prato Étnica ou geométrica

Outro estilo indicado para iniciante e que está muito em alta nas decorações é a pintura étnica ou geométrica.

Nesta técnica, moldes e carimbos cumprem perfeitamente o efeito proposto.

No barrado do tecido ou mesmo em todo o pano de prato, estas formas podem ser iguais ou em tamanhos e formatos diferentes, dependendo apenas da sua preferência.

As étnicas costumam reunir várias cores e formas em uma mesma composição, já para as geométricas, o mesmo símbolo pode compor uma belíssima arte de maneira mais simples e rápida.

pintura em pano de prato étnica

pintura em pano de prato gemométrica

 

Pintura em pano de prato com escrita

Com auxílio do carbono ou para quem tem a caligrafia perfeita, que tal junto a alguns desenhos inserir também palavras e mensagens na pintura do pano de prato?!

Quando usadas de forma mais aleatória e combinadas a outros elementos, este recurso pode ser bem interessante e expressivo.

Para escrever de forma nítida, utilize pinceis mais finos como os de contorno ou mesmo, tintas que vêm em recipientes com bicos ou tipo caneta. Isso facilitará muito o procedimento.

pintura em pano de prato com escritas

pintura em pano de prato com escritas

 

Pintura em pano de prato para atividades infantis

Um jeito irreverente de ensinar arte e ainda garantir uma lembrancinha de uma data especial como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal entre outros, é através da pintura em pano de prato com a participação de crianças.

Com as técnicas de moldes, carimbo ou mesmo com as próprias marcas de tinta das mãos das crianças, os panos de prato podem se tornar ainda mais bonitos e especiais.

Uma ótima opção para escolas ou atividades recreativas entre pais e filhos.

pintura em pano de prato por crianças

 

Dica extra: Cuidados com o pano de prato

Também é importante destacar a quantidade de tinta utilizada no pincel. Não exagere! Pois o excesso pode acabar manchando seu pano de prato ou tornando a superfície com relevo. Isso pode prejudicar a sua utilização na secagem de louças, por exemplo.

Mesmo que o pano de prato seja novo, antes de iniciar a pintura, lave-o e passe com ferro, deste modo a qualidade do seu artesanato será bem maior.

Agora que você já sabe tudo sobre a pintura em pano de prato, aproveite para colocar em prática e garanta uma forma de passar o tempo de forma prazerosa, presentear amigos ou mesmo conquistar um dinheirinho extra com sua produção caseira.

Caso queira expandir as habilidades e pintar outros tipos de tecido, confira também nosso post “Pintura em Tecido” com mais ideais de produtos e técnicas para iniciantes!

Escreva um Comentário