Piso Epóxi Industrial: Onde Comprar? Preço m2

Brilho, beleza e funcionalidade. Essas são as principais características do piso epóxi. Até pouco tempo utilizada apenas em ambientes industriais, a alternativa dá a qualquer espaço inúmeras vantagens. Inclusive ao residencial. Como sua facilidade de limpeza, e diferentes efeitos para a decoração. Acompanhe neste texto todas as informações sobre o material!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Piso epóxi

Também chamado de porcelanato líquido, o piso epóxi é um material cada vez mais utilizado para a pavimentação. Ele é formado por uma tintura à base de um plástico termofixo. Misturado à resina epóxi e outros agentes químicos, esse material endurece. Assim, ele é aplicado ainda líquido no chão, e quando seca oferece as diversas vantagens da opção.

O resultado do pavimento é uma superfície lisa e brilhante. Sem qualquer tipo de emenda e fissura, o material é bastante resistente. Sua beleza é semelhante a de peças de granito ou mármore, que também podem ter incrível efeito visual em qualquer ambiente.

Piso epóxi: vantagens desvantagens

São diversos os pontos a se analisar antes de optar pela instalação do piso epóxi. Afinal, mesmo possuindo várias vantagens, o material também apresenta alguns pequenos pontos pouco atraentes. Suas vantagens são:

  • Fácil limpeza, uma vez que ela pode ser realizada com pano molhado, balde d´água ou até aspirador de pó;
  • Não permite o acúmulo de bactérias ou fungos, exatamente pela fácil limpeza e pelo fato de não possuir juntas para essa acumulação;
  • Cria a sensação de leveza e amplitude do ambiente, uma vez que reflete ao redor;
  • Possui diversas cores disponíveis, e pode ser personalizado com estampas, desenhos e padrões;
  • Pode ser utilizado nos mais diferentes ambientes: banheiro, lavanderia, cozinha, sala, espaços industriais, escritórios etc.;
  • Pode ser aplicado por cima de diferentes pisos, como o granito, azulejo, mármore e metal. Ou seja, elimina a necessidade de retirada do pavimento atual para aplicação do epóxi;
  • Tem aplicação bastante facilitada e rápida, inclusive em grandes áreas;
  • Não permite a absorção de água, bebidas, óleos ou produtos que possam gerar manchas no piso;
  • Torna o chão liso e uniforme;
  • Elimina falhas e desníveis do pavimento anterior;
  • Tem ótima durabilidade e resistência a impactos;
  • Caso, após certo tempo, seja danificado, pode ser facilmente reparado com nova camada do material líquido;
  • O brilho “natural” do produto elimina a necessidade de uso de materiais como ceras, utilizados para dar mais brilho ao chão.

Já as desvantagens do piso epóxi incluem:

  • Requer bastante cuidado na aplicação, especialmente em relação à superfície que vai cobrir. O piso anterior deve ter boa resistência;
  • Demanda a aplicação por um profissional habilitado, ou a superfície lisa não será obtida;
  • Pode ser danificado com o uso de produtos abrasivos ou produtos químicos fortes, inclusive os utilizados para limpeza.

Piso epóxi industrial

Historicamente, o piso epóxi é o preferido em ambientes industriais. Principalmente por sua facilidade de limpeza e sua resistência. As características são ideais para o ambiente em que o acúmulo de sujidades e impactos físicos, inclusive de máquinas, é recorrente. Por essas mesmas vantagens, aliás, ele é bastante aplicado em locais como  garagens, aeroportos e hospitais.

Imagine, por exemplo, uma fábrica de alimentos. Além das máquinas de produção, o ambiente vai contar com o trânsito de empilhadeiras, por exemplo. Esse trânsito, somado ao pessoas, poderia facilmente desgastar superfícies mais básicas, como as de concreto. Com o epóxi, no entanto, o pavimento mantêm-se sem qualquer dano ou fissura. O máximo que aparece eventualmente são riscos, marcas causadas pelo tráfego.

O material ainda oferece segurança contra escorregões. Assim, consegue prevenir acidentes de trabalho, como as quedas, comuns em locais como fábricas. Só é necessário cuidado no caso do acúmulo de água, pois o pavimento não conta com escoamento natural.

Para facilitar o trânsito no ambiente industrial, o produto tem mais uma funcionalidade. É a possibilidade de inserir diferentes marcações e sinalizações sobre ele. Como para direcionar o indivíduo, ou delimitar espaços. Estampar o logo da empresa no chão é igualmente fácil. A medida pode, inclusive, facilitar o reconhecimento do funcionário com a marca. Veja também: Piso Industrial: Preço, Epóxi, Concreto e Granilite!

Piso epóxi residencial

Há até pouco tempo, o piso epóxi era utilizado apenas em ambientes industriais. Contudo, percebeu-se que todas as vantagens do pavimento também poderiam ser aproveitadas dentro de casa. Afinal, quem não deseja beleza e facilidade de limpeza em sua residência?

O uso do piso epóxi residencial é indicado especialmente para a cozinha, o banheiro e sala de estar. O que não significa, no entanto, que ele não pode aparecer em outros espaços. Como o pátio, garagem ou área externa.Como tem proteção contra os raios solares, e característica impermeável, o produto tem ótimo aproveitamento em qualquer ambiente.

Além da higiene mantida pelo pavimento, uma vantagem destacável para os imóveis é seu visual. Mais do que o brilho, o exposi oferece diferentes cores para aplicação. Assim, é possível desfrutar de uma decoração clean com tons em branco ou nude. Ou investir em algo mais moderno e ousado com cores intensas, como o amarelo e o vermelho. Aplicadas no chão da cozinha, aliás, essas cores criam um ambiente jovem e convidativo.

Para a sala ou cômodos semelhantes, é indicado “brincar” com o epóxi. Isso significa misturar cores, criar desenhos e formas. Criar pequenas faixas de cor, ou delicados desenhos numa parte do pavimento tornam a decoração única. Além, é claro, de mais bonita e com a personalidade dos moradores.

Tinta epóxi para piso

Além do piso epóxi, o mercado oferece aos consumidores a chamada tinta epóxi. Com denominação tão semelhante, os materiais acabam por causar confusão. Seu resultado de uso, no entanto, é diferente. Por isso, é fundamental cuidado no momento da escolha.

A tinta epóxi tem as mesmas propriedades do revestimento epóxi. Possui aspecto brilhante, resistência a impactos e a variações de temperatura. Seu acabamento também é liso, e com limpeza facilitada.

As diferenças entre os produtos começam por sua aplicação. Enquanto o piso pode ser aplicado apenas no pavimento, a tinta também pode cobrir paredes e outras superfícies.

Seu tempo de cura, ou seja, de secagem, é bem mais rápido que o do seu produto semelhante. Enquanto isso, o piso de porcelanato pode levar dias para aplicação:

  • No primeiro dia, a superfície é preparada. Isso é realizado, especialmente, por meio do lixamento do pavimento. A superfície deve ser limpa, seca, e receber resina de nivelamento. A resina deve secar por 12 horas;
  • Após esse tempo, é recomendado aplicar uma tinta como base. Ela deve possuir cor clara, pois vai intensificar o tom da tinta escolhida. A secagem do leva 24 horas;
  • A finalização é feita com o porcelanato líquido, que deve secar por mais um dia. A vantagem da alternativa está principalmente na sua limpeza de aplicação, pois o pavimento não gera nenhum tipo de entulho.

Espessura e composição de cada material também são diferenças fundamentais. A espessura da pintura epóxi é bastante fina, de até 0,32 milímetros. Enquanto isso, o piso pode atingir até 5 milímetros. Essa característica, aliás, permite que o piso nivele o pavimento, enquanto a tinta não consegue fazê-lo. Isso quer dizer que, antes de aplicar a tinta, o consumidor deve lixar a superfície ou nivelá-la de outro modo.

Piso epóxi autonivelante

Existem vários tipos de piso epóxi. O primeiro é o piso epóxi autonivelante, opção mais utilizada no mercado. Sua aplicação é das mais rápidas, pois o material líquido possui a capacidade de auto-acomodação. Ou seja, o aplicador não precisa nivelar manualmente o material: ele se espalha sozinho. O material de aplicação é produzido apenas pelo plástico e resina, sem qualquer tipo de adição de quartzo. Ademais, sua espessura gira em torno de 1 e 5 milímetros. Seu único “problema” está na suscetibilidade a arranhões.

Já o piso de camadas múltiplas é utilizado quando a superfície precisa ser bastante nivelada. Nesse caso, como a própria intitulação diz, são aplicados vários níveis do material. Um sobre o outro. Sua espessura é variada, e ele possui resistência ainda maior à abrasão e à compressão. Ele ainda requer maior tempo de aplicação. São aplicadas parcelas de quartzo à mistura do pavimento.

Para pisos ainda mais deteriorados, a solução é o piso epóxi argamassado. A argamassa, aqui, é feita com resina epóxi e quartzo. O material é interessante para áreas de que sofrem com extrema abrasão e impactos mecânicos. Sua desvantagem está na piora do índice de planicidade.

Piso epóxi 3D

Imagine ter em casa um piso que transmite a sensação de movimento. Com diversas cores mescladas, o pavimento ganharia faixas de tons diferentes, que pareceriam se mexer. Ou, quem sabe, criar no chão da sala um aquário, ou uma bela estampa de rosas vermelhas. Tudo isso é possível graças ao piso epóxi 3D!

Todo piso epóxi acaba por ter característica 3D. Afinal, o brilho do porcelanato líquido cria o visual de mais que uma superfície plana. Quando o objetivo é aumentar esse aspecto, contudo, o epóxi pode ser trabalhado de formas específicas.

Para o 3D com diferentes tons, você precisa escolher uma cor base. Como o laranja. O responsável pela aplicação, então, realizará a ministrar os diferentes porcelanatos de forma a criar linhas e curvas espontâneas. O resultado é semelhante ao mármore, só que mais brilhante, o que aumenta a percepção de movimento.

A segunda alternativa, de aquários, rosas ou outras é feita de modo ainda mais interessante. Para expor paisagens tão específicas no chão, o consumidor precisa obter um adesivo. Cobrindo toda a superfície, esse adesivo será coberto por um porcelanato transparente. O material vai criar reflexos que vão intensificar a ilusão de proximidade e movimentação das figuras de decoração.

Piso epóxi: preço m²

O preço da aplicação do piso epóxi é resultado de uma soma de valores. Como citado anteriormente, por exemplo, o uso do material requer a aplicação inicial de uma tinta clara como base. No mercado, é possível encontrar um galão de tinta, com 18 litros, por R$200. A quantidade rende em torno de 150 m².

A venda do material é feita por quilo ou litro. Para cada 1 m², é necessário 1,4 kg de porcelanato, que pode ser encontrado por aproximadamente R$51. Já o porcelanato em 3D tem custo comum de R$250 a R$400 por m².

Ademais, há o custo com o profissional que vai aplicar o material. Contar com esse especialista é fundamental, pois o porcelanato não permite emendas. Caso seja aplicado de modo incorreto, deverá cobrir o pavimento todo novamente para o “conserto”. O custo com o profissional varia por cidade, mas tem média de R$120 por m².

Assim, caso seu novo pavimento tenha 30 m², você irá pagar os valores da tinta base, porcelanato e mão de obra. Os valores serão o seguinte: a tinta base terá custo de R$40; o porcelanato líquido comum, R$1.530; e a mão-de-obra, R$3.600. No total, a aplicação do pavimento brilhante e resistente vai requerer o gasto de R$5.170.

Resina epóxi para piso: onde comprar

Não são todas as lojas de material de construção de possuem o piso epóxi disponível. No entanto, os estabelecimento são os mais adequados para a procura do material.

Cuidados importantes

Após a aplicação da resina, é importante ter alguns cuidados com a superfície. Eles serão os responsáveis por conservar o pavimento e evitar o desgaste mais rápido que o comum.

O primeiro cuidado diz respeito à limpeza. A retirada de sujidades da superfície deve ser preferencialmente, feita todas os dias. Devem ser utilizados água e detergente neutro, que não agride o solo.

Caso haja contaminação da superfície, é preciso atenção. Especialmente no caso de contaminação por derivados de petróleo. Aqui, é importante limpar a área manchada com querosene, e em seguida fazer a limpeza normal, com detergente.

Mesmo que tenha ótima resistência, o piso deve sofrer o menor número de impactos possível. Assim, é interessante evitar arrastar objetos pesados sobre ele.

Viu como o piso epóxi é ótima opção para ambientes industriais e residenciais? Realize já seu orçamento com a empresa especialista mais próxima!

A Melhor Empresa de Piso Epóxi do Brasil

Existem diversas empresas que realizam pintura epóxi industriais, ma nós indicamos a Master Plate Pisos.

Uma empresa do interior de SP (Americana), porém dependendo da metragem realiza pisos no Brasil todo.

Mais de 25 anos de experiência.

Veja a página de Pintura Epóxi para conhecer mais sobre o produto e solicitar um orçamento.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.