Neste artigo iremos te apresentar os principais programas para fazer planta baixa. “E porque eu precisaria disso?”, talvez você esteja se perguntando.

A questão é, a maioria de nós sonha com a casa dos sonhos, com aquela casa ideal, aquela que nós construímos no The Sims com tanto afinco e, uma opção é reunirmos com um arquiteto para projetarmos a casa dos sonhos. Outra opção é buscarmos por programas para fazer planta baixa, e posteriormente procurarmos um arquiteto para nos auxiliar. Percebam aqui que um arquiteto envolvido é de extrema importância, não sendo algo que você possa simplesmente ignorar quando for construir seu imóvel.

Então, se você for um leigo no assunto, iremos te apresentar os melhores programas para fazer planta baixa, para que, posteriormente, você busque auxilio de profissionais. E, se você é um engenheiro ou arquiteto, então fique atento a nossa lista, talvez acabe por conhecer algum programa novo que poderá lhe auxiliar em sua profissão.

Antes de mais nada, você sabe o que é uma planta baixa?

A planta baixa é o nome dado ao desenho técnico de uma construção futura, ela se dá a partir de um corte na horizontal que é imaginário, a uma altura de 1,50 m do piso. Ela é o primeiro desenho a ser desenvolvido, aquele que dará formato a uma ideia para que então as demais plantas sejam acrescentadas ao projeto.

É como se fosse um diagrama, um mapa, onde contém os espaços específicos para salas, quartos, cozinha, banheiro, etc, e seus respectivos acessos de circulações como corredores, janelas e portas. É como se você estivesse olhando para sua casa de cima (claro que sem o telhado) para ter uma noção de onde cada elemento irá ficar.

Tendo esta definição em mente, vamos então a lista com os principais programas para fazer planta baixa:

AutoCAD

O AutoCAD é, talvez, o mais conhecido dentre todos os programas para fazer planta baixa. E claro, sua utilização vai muito além do que apenas isso, sendo possível utilizá-lo para construir modelos em 3D e para as mais diversas utilizações.

Seu domínio tem se tornado obrigatório (e indispensável) para os profissionais da área, sendo que quem não o conhece acaba por ficar ultrapassado. Atualmente há diversos institutos (onlines e presenciais) que oferecem cursos pagos e gratuitos para o AutoCAD, ele foi até mesmo incorporado como uma disciplina na grade curricular de algumas universidades.

Devido a sua grande importância e utilidade, o preço do AutoCAD pode ser um tanto quanto salgado. Clicando aqui você poderá adquiri-lo no site da AutoDesk. Mas, se você for um estudante (não necessariamente apenas os da área), há a opção de obtê-lo gratuitamente durante um certo período.

APRENDA FAZER PLANTA BAIXA NO AUTOCAD

✔ 90% desconto ✔ De R$579 por R$59 ✔ Conteúdo didático e online!

Acesse agora! Clique aqui.

Autodesk Homestyler

A Autodesk já possui o AutoCAD em seu portfólio, e agora conta também com o Homestyler.

No Homestyler você pode começar a constuir sua casa do zero e, além de plantas, você também tem a opção de decorá-la com diversos objetos que a plataforma proporciona, ou então carregar elementos próprios de seu computador.

Há também diversos designs e cores para você utilizar. E, após ter finalizado seu projeto, um domínio será criado pelo programa para que você possa divulgar e exibir sua criação.

Você poderá realizar seu projeto inteiramente em 3D, e o arquivo final pode ser acessado por qualquer computador que possuir uma conexão ativa com a internet, ou seja, para utilizar este programa você precisará estar conectado a internet.

Você pode acessar o programa através de seu site: homestyler

E, caso queira um tutorial de como utilizá-lo, basta ficar atento a vídeo aula abaixo:

Sketch Up

O Sketch Up é um software que costuma ser bastante utilizado pelos arquitetos devido a ser de fácil uso, mais fácil inclusive do que o AutoCAD.

Com ele você poderá criar modelos tanto em 2D quanto em 3D também, indo muito mais além do que apenas em planta baixa. Acessando ao site: Sketchup você terá a opção de testá-lo gratuitamente por 30 dias, é bastante tempo para você usufruir do programa, sendo que seus valores são de acordo com para qual utilização você irá destinar para o programa, por exemplo, o uso para estudantes é mais barato do que o uso profissional. Se você é um arquiteto ou pretende se tornar um, então definitivamente você terá de dominar este programa!

E novamente, caso queira também poderá ter acesso a vídeo aulas gratuitas que irão te auxiliar no uso do programa:

Revit

O Revit é mais um software da incansável Autodesk, e é tido por muitos profissionais como o futuro dos softwares de construção civil. Isso porque ele trabalha com a tecnologia BIM (do inglês: Modelagem de Informações de Construção), ele apresenta recursos relacionados a todas as áreas da construção, o que faz dele um dos programas mais completos que você poderia encontrar.

Ou seja, o Revit vai muito, mas muito, além do que a maioria dos programas para fazer planta baixa nesta lista. Se você é um profissional da área e ainda não o conhece, considere fortemente passar a dominar e consequentemente utilizar este software.

O Revit pode ser encontrado através do site da Autodesk, e seu curso online é extremamente longo (com um total de 62 aulas) mas, caso realmente esteja empenhado em dominá-lo, vale totalmente a pena:

Planner 5D

O Planer 5D é um programa gratuito que lhe dá a opção de criar ambientes que sejam interativos, é quase como se você jogasse The Sims novamente.

E é bastante simples de se utilizar, basta que você planeje a planta de sua residência com os respectivos cômodos, você ainda pode ir adicionando portas, janelas, escadas, ou até mesmo pisos e revestimentos nas paredes.

Para utilizar o programa basta acessar o site do Planner 5D. E, por possuir um uso simples, você pode dar uma olhada em uma vídeo aula também bastante simples que irá lhe auxiliar com esta tarefa:

Roomle

Dentre os programas para fazer planta baixa este é o mais fácil de usar, e também o mais básico. Com ele você não precisar ter muito conhecimento em informática ou softwares, basta utilizá-lo, entretanto, sua biblioteca de objetos não é vasta como a de outros programas nesta lista.

Você pode utilizá-lo gratuitamente em seu site: Roomle, e seu tutorial é também bastante simples:

IKEA Home Planner

O IKEA é bastante utilizado por arquitetos, nele você consegue, inclusive, comprar plantas já prontas e personalizá-las posteriormente. O único problema aqui é com relação ao preço destas plantas, que costuma ser um tanto quanto salgado.

Você pode realizar o download gratuitamente do IKEA clicando aqui.

Qual programa utilizar?

Acima nós destacamos alguns dos principais programas para fazer planta baixa, alguns ainda vão além do que só a planta baixa, porém, é normal que surja a pergunta de qual o melhor? Qual utilizar?

A resposta é que depende. Os programas gratuitos e online podem ser fáceis e bons de se utilizar, porém eles não apresentam o nível de detalhamento dos programas profissionais (que em sua maioria são pagos). Dificilmente você encontrará um profissional com anos de carreira que utilize o Roomle em seus projetos, por exemplo. O mais comum é que estes profissionais se utilizem do AutoCAD, Revit, Sketch Up e outros que sejam sejam similares, programas que são feitos para usos mais profissionais.

Leia também! Como fazer uma planta baixa: no papel, no Paint, no Word?

Portanto, se o que você busca é um programa mais profissional, estes são os que aconselhamos firmemente que você procure dominar!

E, caso você não seja da área, não há nenhum problema em utilizar um dos programas gratuitos da lista acima para criar sua planta baixa. Mas novamente nós lhe aconselhamos fortemente a procurar um arquiteto para quem você possa apresentar sua planta baixa antes de começar a construção, para que ele possa consertar eventuais erros antes que você tenha de lidar com eles durante a construção. Afinal de contas, a contratação de um profissional capacitado não deve de maneira nenhuma ser relevada!

Write A Comment