Nada melhor do que reunir os amigos para um churrasco, não é mesmo? É nessas horas que ter em mãos o projeto de uma churrasqueira é muito bem vindo!

Então pode ficar sossegado, ir temperando a carne e colocando a cerveja pra gelar, pois aqui neste artigo nós iremos te mostrar bem mais de um projeto de churrasqueira, assim você poderá escolher o melhor para você, e por melhor é claro que nós queremos dizer mais bonito, fácil e barato de se fazer!

Então bora lá? Te garantimos que os seus domingões serão muito melhores depois de agora!

Projeto de churrasqueira – O que saber antes de botar a mão na massa, ou melhor, na carne!

Antes de seguirmos para o projeto de churrasqueira, é importante ter em mente alguns pequenos detalhes que devem ser explicados/resolvidos, tal como o espaço. É necessário separar um lugarzinho em sua casa para a construção da churrasqueira, tendo em mente que será necessário um duto e uma chaminé para a exaustão da fumaça, afinal de contas, ninguém quer toda aquela fumaça tomando conta do ambiente.

É bom ter em mente também que o projeto de uma churrasqueira é algo que cabe ao arquiteto fazer, quer dizer, não a churrasqueira em si, mas mais o espaço em que ela será colocada. Assim você terá um maior conforto sobre exaustão da fumaça e a correta instalação dos equipamentos e claro, é sempre bom projetor o local ao redor para o churrasco, tal como um local adequado para o preparo da carne e o espaço certo para o transporte dos espetos.

E, se você mora em um apartamento, nem tudo está perdido. Se seu apartamento contar com um duto de fumaça e as condições ideais para uma churrasqueira, então será possível contar com uma. E claro, a opção de uma churrasqueira portátil será permitida desde que ela não libere fumaça para todo o condomínio.

Os materiais utilizados em um projeto de churrasqueira devem ser materiais refratários, como os tijolos. Para a chaminé, no caso de uma exaustão normal, o ideal é no mínimo 2 metros, já para exaustões forçadas, como é o caso de aparelhos elétricos, uma chaminé de 30 centímetros é o suficiente. E, claro, não se esqueça do piso ao redor de sua churrasqueira, tenha em mente que o revestimento deve ser fácil de limpar, levando em conta toda a gordura que eventualmente irá se impregnar sobre ele.

Então certo, com estes detalhes inicias em mente você já pode começar a preparar o pão de alho e conferir o projeto de churrasqueira abaixo que você irá construir!

Projeto de churrasqueira

Abaixo nós iremos te apresentar alguns projetos de churrasqueira, caberá a você escolher o melhor para sua residência e começar a construir o quanto antes! Ah, e em cada projeto de churrasqueira apresentado abaixo iremos trazer vários modelos diferentes para te ajudar a ter uma inspiração, então é só continuar acompanhando.

1 – Como fazer uma churrasqueira de tijolos

Sabe aquela churrasqueira de tijolinhos que você viu na casa daquele seu amigo e gostou tanto? E se eu te disser que você pode fazer uma igual ou até mais legal que aquela? Duvida? Pois é só acompanhar este projeto de churrasqueira de tijolos que nós trazemos só para você!

Para começar, você vai precisar de:

  • Tijolos (meio óbvio né?);
  • Argamassa refratária;
  • Lajotas;
  • Concrefácil quartzolit (não, sem propagandas aqui, é só porque ela é boa mesmo).

Tudo isso em mãos? Então agora é só seguir o passo a passo abaixo enquanto a cerveja vai gelando!

  1. Antes de mais nada, siga as dicas acima para escolher o melhor lugar para realizar o seu projeto de churrasqueira, lembrando sempre da fumaça que eventualmente irá acumular;
  2. Uma vez definido onde será feita sua churrasqueira, erga duas paredes retas e então bata uma laje com cimento, este passo é importante pois será necessário para a construção da base, a qual você irá escolher o tamanho;
  3. Na laje que você preparou anteriormente, faça o assentamento dos tijolos;
  4. Agora alinhe estes tijolos adequadamente, de modo que o acabamento final tenha mais beleza e qualidade, o segredo aqui é após cada camada de tijolos passar uma camada de argamassa;
  5. Na parte de trás da churrasqueira você poderá utilizar lajotas, ficando a seu critério;
  6. Não se esqueça de deixar um espaço para a chaminé na parte de cima, é este o ponto crucial para que a fumaça de seu churrasco não estrague a festa;
  7. Para terminar, você ainda tem a opção de pintar, só para complementar a beleza de sua churrasqueira, mas lembrando sempre de não pintar a parte de dentro.

Viu só como ter uma churrasqueira de tijolos é bastante simples? Trata-se de um projeto de churrasqueira que você mesmo pode realizar sem maiores dificuldades, mas claro, caso queira, você sempre terá a opção de simplesmente comprar uma churrasqueira de tijolos já pronta.

O preço de uma churrasqueira assim costuma variar entre R$ 600,00 até R$ 1.000,00 para modelos mais completos, aqueles que já incluem até mesmo uma bancada e um forno. É um valor considerável, mas que irá te evitar de sujar as mãos na construção de sua churrasqueira e irá garantir aquele churrasquinho de domingo.

Desconsidere a qualidade da foto, e foque no quão fácil pode ser construir sua churrasqueira!
Projeto de churrasqueira de tijolos
Claro que a parte de dentro não precisa ser tão grande assim, na verdade é você quem define o seu tamanho
E você pode inclusive encaixar sua churrasqueira no cantinho do cômodo

2 – Como fazer uma churrasqueira de alvenaria simples

Certo, e que tal fazer um projeto de churrasqueira de alvenaria simples? É bem mais fácil do que fazer uma churrasqueira de tijolos. Dá só uma conferida nesse passo a passo simples:

  1. O primeiro passo é escolher onde sua churrasqueira será construída, lembrando sempre que, uma vez pronta, você não mais poderá movê-la;
  2. Local escolhido, faça agora uma base de tijolos para sua churrasqueira, podendo ter a área que você desejar;
  3. Base feita, começa a “subir as paredes” de tijolos, sobrepondo um sobre o outro, até o tamanho que você desejar, mas lembrando-se que não há argamassas nesse projeto, então não abuse muito da altura para não correr o risco de desmoronamentos;
  4. Quando atingir a terceira camadas de tijolos, lembre-se de virá-los ao contrário sobre a camada anterior, esta camada será o seu suporte para a brasa, sendo que o tamanho deve estar de acordo com a chapa que você irá encaixar ali;
  5. Após isto feito, continue subindo as camadas de tijolos até o tamanho desejado;
  6. Ao atingir sua altura ideal, é só colocar a chapa, a grelha e tirar a cerveja do congelador pra dar inicio ao seu churras!

Extremamente simples, não é mesmo? Mas é importante ter em mente que este modelo de churrasqueira não conta com uma chaminé para dispersar a fumaça, ou seja, pense bem em onde você a irá construir, de modo que seu churrasco não seja atrapalhado pela fumaça.

Projeto de churrasqueira de alvenaria
Você pode alternar tijolos coloridos entre as camadas, dando um aspecto mais bonito para sua churrasqueira
Ou até mesmo emendar uma bancadinha ao lado de sua churrasqueira para deixar o carvão e as carnes

3 – Como fazer uma churrasqueira pré-moldada

O modelo mais fácil (e mais caro) de se ter uma churrasqueira em casa.

Na realidade mesmo não há nenhum tipo de segredo ou um complexo projeto de churrasqueira aqui, é basicamente você ir até a loja, escolher o modelo que mais lhe atrai e comprá-lo. Ao chegar em casa todo o trabalho que você terá será o de encaixar as peças de sua nova churrasqueira, quase como brincar de lego.

Bastante simples, e talvez a melhor vantagem aqui é a possibilidade de desmontar e transportar essa churrasqueira com você para onde quer que você vá.

Churrasqueira pré moldada
É só escolher o modelo preferido e pronto

4 – Como fazer uma churrasqueira de tambor

Não quer mexer com tijolos, alvenaria e muito menos pré-moldados? Então uma boa solução é investir num projeto de churrasqueira de tambor! Aqui ainda há a vantagem de você deixar sua churrasqueira aberta ou com a tampa, caso você queira grelhar sua carne no bafo. E claro, poder transportar facilmente sua churrasqueira de um lugar para o outro também é uma grande vantagem!

Se liga só em como é simples fazer uma churrasqueira de tambor:

  1. Antes de mais nada você vai precisar de um tambor de cerca de 200 litros, e ele não poderá ter sido usado para transporte de materiais tóxicos;
  2. Corte o tambor pela metade, seguindo o padrão de uma das duas imagens abaixo, dependendo exclusivamente de qual modelo você quer que sua churrasqueira de tambor tenha;
  3. Coloque dobradiças para poder unir ambas as partes do tambor;
  4. Fixe duas correntes nas laterais das metades de seu tambor;
  5. Uma das metades cortadas será a tampa do tambor, e a corrente será justamente para evitar que a tampa se abra demais;
  6. Na metade inferior de seu tambor solde 4 pernas, isso irá fazer com que a sua churrasqueira fique mais alta e não acabe tocando no chão;
  7. Coloque uma grelha na metade inferior do tambor e pronto, sua churrasqueira está pronta para o uso!
O corte no tambor pode ser central, inclusive você pode encaixar um cano na parte superior do tambor para servir como uma mini chaminé para quando for grelhar no bafo
Projeto de churrasqueira de tambor
E claro, você pode optar por outros cortes para sua churrasqueira, inovando em seu design
E até modificar ela no formato que achar melhor, como o corte na parte debaixo para deixar mais fácil poder colocar e retirar carvão

Conclusão

Tudo certo pra realizar o projeto de sua churrasqueira e mandar a ver no churras de domingo com a galera? Cerveja gelada, carne temperada, o pão de alho tá assando e o truco rolando solto na mesa, então tá esperando o que pra tornar isso tudo em realidade?

Melhor ainda, que tal mandar este artigo para aquele seu amigo que tem uma área sobrando em casa, assim como quem não quer nada? Afinal de contas, todo esforço para tornar o churras de domingo possível é válido!

Escreva um Comentário