Você já ouviu falar em quilling? É uma técnica de artesanato com papel que tem se tornado muito popular na decoração e vem conquistando muita gente.
A técnica é uma espécie de filigrana em papel, que consiste em enrolar tirinhas de papel para serem modeladas e criar diversos designs e composições diferentes em um efeito 3D. É uma técnica muito versátil para confeccionar convites, quadros, painéis, enfeites de porta maternidade, lembrancinhas, decorar caixas, e o que mais a imaginação e criatividade da pessoa mandar.
Além de exigir pouquíssimos materiais, o quilling não exige conhecimento avançado e nem grande investimento, apenas uma certa habilidade manual, criatividade e paciência. Portanto, é o artesanato perfeito para quem curte trabalhar com arte e deseja fazer uma grana extra para engordar o orçamento no final do mês.
O resultado é mesmo incrível!!! Quer aprender como utilizar a técnica de quilling? Preparamos um guia completo abaixo com passo a passo para iniciantes, tutoriais em vídeo e várias imagens para você se inspirar.
Confira!
O que é Quilling?
A origem do Quilling é incerta, mas a maioria dos relatos afirma que a técnica foi criada na Europa durante a Idade Média, em países como Itália, França e Inglaterra, à princípio para ornamentar gravuras sagradas.
Algum tempo depois, nos séculos XVIII e XIX, o Quilling acabou se transformando em uma técnica artesanal muito popular entre os jovens inglesas da aristocracia, para decorar caixas de chá e até mesmo peças do mobiliário da época.
A técnica consiste em enrolar tiras de papel, de vários tamanhos e larguras diferentes, em espiral, para formar diferentes formatos e espessuras. Como se fossem pequenos rolinhos ou caracóis, de espaçamentos variados.
No exterior, existem ferramentas específicas que ajudam no acabamento e na criação de desenhos, bem como tiras pré-cortadas para vender. Aqui no Brasil o quilling ainda é uma técnica pouco conhecida, mas aos poucos vem se tornando bastante popular, conquistando cada vez mais novos adeptos.
A grande vantagem do quilling é o seu custo acessível, por não exigir uma grande quantidade de materiais ou muita habilidade. Você só precisa de tempo de dedicação, paciência e muita criatividade.
O resultado dos trabalho é realmente surpreendente e incrivelmente rico em detalhes, sendo até incrível acreditar que os designs são feitos apenas com papel.
Materiais necessários para quilling
As tiras de papel são capazes de criar qualquer tipo de design, dos mais simples aos mais complexos. No entanto, os iniciantes nessa arte devem optar por projetos mais básicos e fáceis de executar, sem muito detalhamento até que a técnica esteja dominada. Você pode começar, por exemplo, com monogramas (letras únicas) e pequenos enfeites em arabesco em volta para adornar.
Os materiais básicos podem ser encontrados em qualquer papelaria, sendo o ideal adquirir papéis em gramaturas entre 80g e 120g, de qualquer cor e tamanho. Formas e medidores de papel também podem ser utilizados, mas não são obrigatórios.
Veja o material necessário abaixo:
- Folha de cartolina branca ou papéis nas cores desejadas;
- Tesoura;
- Estilete ou cortador de papel;
- Molde da letra;
- Régua para cortar tiras;
- Cola branca;
- Pincel para cola;
- Pinça;
- Palitos de madeira para ajudar a enrolar o papel;
- Prancha especial para corte (se quiser);
Além do papel na gramatura correta, você também pode usar fitas de cetim ou tafetá para o quilling, basta usar a sua criatividade. Algumas lojas especializadas em artesanato já vendem o papel em rolinhos, feitos em formatos distintos.
O bom é que a técnica não exige tanta experiência, basta usar a sua criatividade e ter paciência para ir confeccionando os rolinhos e criando o seu design. É possível criar lindos trabalhos com letras, cartões, convites, lembrancinhas, molduras, quadros, porta-retratos, e o que mais você imaginar.
Quilling: Passo a passo para iniciantes
Embora possa parecer um pouco complexo ficar enrolando e moldando inúmeras tiras de papel, a técnica é surpreendente e fornece resultados incríveis. Veja como o passo a passo é bem simples:
- Passo 1: a primeira coisa a fazer é criar o seu design e riscar com lápis o desenho em uma outra superfície lisa – seja ela uma folha branca de sulfite ou qualquer outro papel que você deseja que seja o fundo para a sua arte. Você pode pegar modelos e moldes na internet e imprimir se não souber desenhar.
- Passo 2: o segundo passo é começar a cortar o papel para quilling em tiras sejam bem fininhas e do mesmo tamanho. Nessa etapa do trabalho, vale a pena utilizar um cortador de papel ou um estilete.
- Passo 3: escolha as formas que você vai fazer com as tiras de papel para preencher a letra do monograma ou o desenho que irá criar. Há muitos padrões possíveis, que geralmente formam espirais.
- Passo 4: utilize um palito de madeira para ir enrolando as tiras de papel na forma desejada, usando a cola no final de cada tira para manter o formato criado.
- Passo 5: construa uma moldura com papel em torno da letra ou do desenho. Passe cola, fixe as tiras e segure com as mãos, até que fique bem firme.
- Passo 6: passe cola por toda a parte interna da letra ou do desenho e fixe os papéis. Mas não exagere na quantidade de cola.
- Passo 7: vá preenchendo a letra ou o desenho com as peças de papel, mesclando formas, cores e tamanhos, até completar todo o interior do monograma ou do seu desenho. Utilize uma pinça para auxiliar o preenchimento.
- Passo 8: deixe o trabalho secar por algumas horas e, se quiser depois enquadre.
Dica importante: Existem réguas específicas para quilling que ajudam a dar forma às peças de papel. Além disso, é possível adquirir as tiras pré-cortadas no Mercado Livre, assim como alguns kits especiais para a técnica, que incluem não só os papéis coloridos, mas também as réguas específicas, pinças, agulhas e fendas.
Vídeos Tutoriais para quilling
Existem vários vídeos tutoriais que ensinam formas básicas para começar a fazer quilling. É possível criar muitas composições diferentes em cartões, caixas, e convites. Além disso, os tutoriais ainda fornecem algumas dicas para facilitar o trabalho e ficar mais prático de fazer.
Veja alguns exemplo abaixo:
Porta-maternidade
Porta-maternidade em quilling está em alta e é uma excelente oportunidade para vender as peças e ter uma renda extra. Você pode criar designs super autênticos em monogramas ou o nome do bebê que vai nascer e emoldurar. Ou até criar guirlandas. Veja o exemplo do vídeo abaixo:
Corações
Os corações podem fazer parte de qualquer composição que você criar, portanto aprender a fazê-los é uma boa oportunidade para criar seus próprios designs com esse formato. Confira a produção no vídeo abaixo:
Passarinhos
Passarinhos também são excelentes para compor qualquer design e enfeite. Eles podem fazer parte de composições lindas para convites de casamento, chá de bebê e até enfeites para o quarto. Veja como criar um delicado pássaro no vídeo abaixo:
Flor de Lótus
A flor de lótus pode ser um pouco mais complicada e exigir mais paciência para confeccionar, mas fica muito bonita. Ela também é uma ideia excelente para ser incluída depois em outras composições. Veja como seguir todos os passos no vídeo abaixo:
Imagens com ideias de quilling para se inspirar
É possível encontrar milhares de ideias e ilustrações na técnica de quilling na internet. Você não vai ter dificuldade nenhuma em se inspirar e pode começar agora mesmo a preparar suas próprias criações. Veja as imagens abaixo: