Sabe quando você jogava The Sims e adorava criar plantas de casas? Você era bom nisso, não é mesmo? Criar plantas de casas perfeitas, aquelas que você adoraria poder morar de verdade! E se eu te disse que você pode fazer isso “de verdade”?

Atualmente há diversos programas online e grátis que te ajudam a como criar plantas de casas, e você não precisa ser nenhum arquiteto para isto, claro, eventualmente você terá de entrar em contato com algum arquiteto para avaliar sua planta, mas você entendeu a ideia.

Então, para te ajudar nisso, e fazer com que você fique horas e horas editando a casa dos seus sonhos, abaixo nós trazemos os principais programas online e grátis (foco no grátis) para te ajudar a criar plantas de casas.

Vamos lá?

Os melhores programas para criar plantas de casas

Abaixo traremos algumas das principais opções para você usar e abusar para criar plantas de casas, deletar e criar novamente. Não nos culpem se você passar horas e horas com estes programas!

3Dream

Criar plantas de casas com o 3Dream

O 3Dream é um site bastante completo para você poder criar plantas de casas, desde que você entenda um pouquinho de inglês. Basta que você acesse o site (clicando no link acima), realize o seu cadastro e pronto, poderá começar a construir a casas dos sonhos, desde o piso até o teto, podendo inclusive definir cores de paredes, materiais a serem utilizados e também as texturas.

O 3Dream te permite até mesmo adicionar móveis e objetos de decoração para quando estiver criando plantas de casas, te aconselhamos aqui a utilizar medidas próximas das reais (de preferência até mesmo pesquisando por móveis reais que você deseje adquirir), para que você possa ter uma noção realística de como seu projeto ficará depois de pronto. Entretanto, é importante destacarmos que estes móveis e objetos decorativos não estão numa galeria a parte no programa, sendo necessário caçá-los pelo cambo de busca, e claro, como o programa está todo em inglês, a pesquisa por tais objetos também deverá ser em inglês, o que pode acabar sendo um empecilho para quem não está familiarizado com a língua.

Já terminou de criar plantas de casas? Pois saiba que o site te deixa visualizar sua planta em até quatro maneiras diferentes, desde a mais simples até a mais completa em 3D. Você poderá até mesmo retirar fotos de todos os ambientes de sua casa e encaminhar todas estas fotos para seu e-mail.

O site é gratuito, porém na versão gratuita você poderá realizar dois projetos, retirar até 25 fotos e ter acesso a 10% do catálogo de objetos. Para ter acesso a 100% dos conteúdos você necessitará utilizar a versão paga, o que dependendo de seu desejo pode valer muito a pena. Abaixo você poderá dar uma olhada em um vídeo do site, mostrando um pouco sobre como é o processo de como criar plantas de casas:

Sweet Home 3D

Sweet Home 3D para criação de plantas

O Sweet Home 3D pode ser utilizado tanto online quanto baixando o programa para seu desktop. Através dle você pode criar plantas de casas a partir do zero, ou então simplesmente reformular modelos que você tenha cadastrado previamente (uma boa maneira de, ao invés de construir uma nova casa, somente reformular a sua). Ele apresenta dois tipos de ambientes, um em 2D para que você possa realizar as edições, e outro em 3D para poder realizar uma simulação em tempo real.

O Sweet Home 3D te apresenta dezenas de recursos para você ir “mobiliando” sua nova casa, podendo importar bibliotecas de móveis e texturas que você encontra online, e se você não encontrou estas bibliotecas online, imprima os objetos e os exporte para o programa manualmente. Além de possuir também centenas de desenhos de modelos que você pode utilizar em sua planta, sem contar que você também possui a opção de inovar e criar seus próprios modelos, fazer a casa do jeito que você quer.

E quando terminado, você criar vídeos que simulem uma visita e maquetes tridimensionais para sua nova casa dos sonhos. Abaixo você poderá ver um vídeo ensinando a como criar plantas de casas no Sweet Home 3D em apenas 30 minutos, ao mesmo tempo em que diversas funcionalidades do programa são explicadas para você, vale a pena conferir:

AutoDesk Homestyler

Criando plantas com o AutoDesk Homestyler

Dos mesmos criadores do AutoCAD, ou seja, só aí você já sabe que o programa é confiável! E, se você viu a imagem acima e de cara lembrou de The Sims, é isso mesmo, o programa é bastante familiar a jogar The Sims, ou seja, não tem muito segredo aqui para utilizá-lo.

Com o Homestyler você consegue criar plantas de casas totalmente do zero, ou então a partir de algum dos modelos já disponíveis. Você pode também decorar sua casa com os mais variados objetos que estão disponíveis pela própria plataforma, ou carregar objetos próprios a partir de seu computador.

Acabou de criar sua casas dos sonhos? O programa irá lhe fornecer um domínio único, de modo que você possa exibir e divulgar sua criação. Seu projeto poderá ser realizado todo em 3D, e o arquivo final será disponibilizado para qualquer computador que tiver uma conexão ativa com a internet.

No vídeo abaixo você poderá consultar um tutorial que irá lhe auxiliar a utilizar o Homestyler:

Roomle

Utilizando o Roomle para criar plantas de casas

Talvez o mais fácil de se utilizar, porém ele peca devido a sua limitação de opções para objetos e móveis, por exemplo, há um único tipo de sofá. Entretanto, você possui a opção de cadastrar os móveis um por um e, se sua necessidade for apenas realizar a planta em si e ir demarcando a posição dos móveis conforme for montando os cômodos, sem necessariamente encaixar os móveis ali naquele cômodo, então talvez o Roomle seja a melhor opção para você devido sua facilidade.

Ao se cadastrar no site você consegue acessar sua planta de qualquer lugar, para isto bastando possuir uma conexão ativa com a internet. Um dos diferenciais deste programa é sua versão em português, o que, auxiliado com sua facilidade de utilizar, faz dele uma ótima opção.

Finalizou seu projeto? O programa lhe permite duas visualizações em 3D, uma mais simples cujo carregamento é mais leve, e uma mais elaborada, que irá demorar mais para poder carregar. Entretanto, é bom deixarmos dito que a qualidade da apresentação final não é das melhores, porém, mesmo com os pesares, o Roomle ainda continua sendo uma opção boa e que vale a pena ser testada.

Abaixo você poderá acompanhar um pequeno tutorial lhe auxiliando a utilizar o Roomle:

Roomstyler

Criar plantas de casas com o Roomstyler

Em contrapartida ao Roomle, o Roomstyler é o site mais completo que você verá no quesito de móveis e objetos decorativos. Ao todo são milhares de opções diferentes para você poder montar aquele ambiente dos seus sonhos, o site ainda está vinculado a uma loja online que vende todos os objetos e móveis que estão disponíveis no programa, porém a notícia ruim é que esta venda apenas é válida para os EUA e o Reino Unido.

Acesse o site, cria sua conta e comece a criar plantas de casas, você verá como é fácil. Após ter criado plantas de casas, você poderá visualizá-las em 3D e triar quantas fotos desejar. Seguindo os vídeos abaixo você terá acesso a diversas vídeo aulas curtinhas de como utilizar corretamente o programa:

Qual programa para criar plantas de casas utilizar?

Certo, acima te apresentamos ao todo 5 sites diferentes que você pode acessar para criar plantas de casas, agora, qual deles utilizar não cabe a nós dizermos, mas sim a você definir. A dica que lhe damos é para acessar todos os sites, explore-os ao máximo até encontrar aquele que melhor lhe atende e que você mais se adapte a utilizar.

Nós temos aqui mesmo no site um artigo sobre Programas Para Fazer Planta Baixa, onde você poderá consultar os melhores programas, porém eles não são online, necessitando que você realize o download deles. E se você for um arquiteto, não deixa de conferir nosso artigo sobre os melhores Programas de Arquitetura.

Conclusão

Conferiu todos os programas onlines para criar plantas de casas? Testou todos eles e enfim definiu qual o melhor? Conta pra gente nos comentários qual foi a sua escolha e porquê, e sinta-se a vontade de compartilhar todas as plantas que você desenvolveu!

Mas lembre-se, criar plantas de casas é uma coisa, querer construir todo seu projeto baseado nessa planta é algo totalmente diferente. Antes de partir para a etapa de construção de uma obra, consulte sempre um arquiteto, mostre a planta que você desenvolveu e ele irá verificar a viabilidade do projeto, sugerindo mudanças que ele julgar necessário, juntos vocês chegaram a um consenso sobre a casa dos seus sonhos!

Ah, e se tiver achado este nosso artigo instrutivo, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos!

Write A Comment