Programa de arquitetura: conheça 15 ótimas opções para o seu projeto!

Na hora de planejar um imóvel, é uma ótima opção poder contar com um programa de arquitetura. Afinal, esse tipo de software pode, além de agilizar o processo de planejamento, garantir uma visualização mais “real” da construção.

Se você pretende construir um imóvel, provavelmente já ouviu falar na planta baixa. O plano consiste em um desenho da divisão de cômodos de uma edificação. Inclui ainda a localização de portas, janelas e paredes, além das medidas dos espaços.

Apesar de ser um dos planejamentos mais necessários para uma construção, porém, a planta baixa não é suficiente. O responsável precisa contar com o maior detalhamento possível, e por isso também necessita de outros projetos e informações.

Por isso é tão interessante contar com um programa de arquitetura. Produzindo o projeto digitalmente, se torna mais fácil detalhá-lo.

Veja também: Como construir uma casa economizando? Veja 12 dicas!

Existem muitos destes programas para download na internet. Vários deles são de fácil manuseio, permitindo até mesmo a utilização por um usuário leigo. Vários também são gratuitos, o que ainda agrada ao bolso do consumidor.

Para te ajudar a encontrar o programa de arquitetura mais interessante, listamos abaixo 15 exemplos de ótimos softwares. Acompanhe o texto e escolha o aplicativo responsável pelo seu novo projeto de imóvel! Confira abaixo nossa lista!

1. Autodesk Homestyler

A Autodesk é a empresa responsável por grande parte dos programas de arquitetura disponíveis no mercado. Para atingir um público ainda maior, então, ela resolveu lançar um programa gratuito e bastante completo. Este é o Autodesk Homestyler, que permite iniciar um projeto de edificação “do zero”

Apesar de simples, o Autodesk não é dos mais rápidos. Isso porque, é necessário acessar várias opções antes de obter um resultado. Nada que a prática não resolva, mas os profissionais da arquitetura geralmente preferem outros softwares.

De qualquer forma, é possível planejar o imóvel desde a planta baixa até a sua decoração. O programa conta com uma ampla galeria de designs e uma série de objetos para a decoração. Ainda permite o download de objetos “extras”, para que o ambiente criado atenda ao desejado.

Todos os projetos podem ser construídos e salvos em 3D, permitindo uma visualização final ainda mais ampla. Além disso, o programa consegue criar um site próprio, de modo que o projeto possa ser divulgado online.

Acesse o Autodesk Homestyler clicando aqui.

2. 3Dream

O 3Dream é um programa que tem ótima usabilidade. Mais simples que o Autodesk, ele também permite a criação de diferentes plantas e de toda a decoração do imóvel. No entanto, os recursos gratuitos são limitados, tanto em relação aos objetos, quanto ao número de projetos. Nesta versão não paga, o usuário pode obter 2 projetos, 10 cenas e 25 fotos. Para mais, é necessário adquirir uma licença do produto.

Outra diferença do programa em relação ao primeiro citado é o modo de disposição dos objetos. Em vez de em uma galeria, os itens do 3Dream aparecem em um sistema de busca em inglês. Para obter opções de mesas, por exemplo, o indivíduo precisa acessar a aba de pesquisa e digitar “table”. Apenas assim ele terá acesso às opções disponíveis para a criação do projeto.

Acesse o 3Dream clicando aqui.

3. IKEA Home Planner

Com uma interface simples e enxuta, o IKEA Home Planner pode parecer um programa básico. Contudo, o software está bem longe disso, e é um dos mais completos disponíveis! Mais do que criar plantas e decorações, ele permite calcular espaços com precisão, garantindo um resultado ainda melhor.

Visualizar o projeto em 3D também é uma opção com esse software. Assim como o orçamento do projeto do imóvel. Aqui, o programa usa como base os objetos inseridos no planejamento, pesquisando-os na loja virtual IKEA. Os preços são apresentados em dólar.

Outra vantagem da alternativa é que ela roda diretamente no navegador. Isso significa que o usuário pode utilizá-la em qualquer computador, desde que acesse sua conta com login ou senha. Logo, o IKEA não fica limitado à máquina com um download de programa.

Acesse o IKEA Home Planner clicando aqui.

4. PCon.planner

Focado em modelagem 3D, o programa cria imagens bastante realistas. O usuário pode, por exemplo, visualizar paredes e janelas, inclusive com detalhes de decoração. O software é gratuito, mas requer certas habilidades do consumidor, devido às suas ferramentas mais complexas.

Mesmo que considerado completo, o sistema tem objetos bastante simples em sua versão mais básica. De qualquer forma, é possível baixar mais objetos e ferramentas durante seu uso.

Acesse o PCon.planner clicando aqui.

5. Sweet Home 3D

A vantagem do Sweet Home 3D é que o programa oferece modelos pré-prontos, que o usuário pode baixar e modificar de acordo com o que achar mais atrativo. Isso significa, por exemplo, que é possível retirar um sofá e inserir um mais moderno, ou modificar as paredes de lugar.

Essa é a principal função do software: a decoração. Em todo o caso, também é possível trabalhar as plantas da edificação, em 3D ou também em 2D. O produto é gratuito e pode ser usado comercialmente.

Acesse o Sweet Home 3D clicando aqui.

Veja também: Quais as etapas de um projeto de engenharia e arquitetônico?

6. AutoCad

O AutoCad também é um programa da AutoDesk, mas não foi especificamente desenvolvido para o planejamento de imóveis. Na verdade, o software é mais utilizado para a engenharia industrial, para peças mecânicas. Suas ferramentas de desenho, contudo, também podem ser bastante úteis para o planejamento de imóveis.

Acesse o AutoCad clicando aqui.

7. Revit

Os protótipos de edificação gerados pelo Revit são bastante completos. Neles, são entregues inclusive informações como os materiais necessários para a construção, suas quantidades e custos. A ferramenta trabalha em 2D e em 3D, e permite que sejam feitos projetos com elementos de modelagem e desenho paramétrico.

Acesse o Revit clicando aqui.

8. V-Ray

Para funcionar adequadamente, o V-Ray deve ser baixado como um plugin, que será utilizado dentro de outro programa de arquitetura. Ele é compatível, por exemplo, com o SketchUp e o 3DS MAX.

Logo que instalado, o recurso permite transformar imagens geradas em outros programas em figuras fotorrealistas. Ou seja, o resultado do projeto do imóvel é visualizado de forma bastante próxima do real, como se a instalação já existisse e tivesse sido fotografada. Os projetos também podem ser gerados em 3D.

Acesse o V-Ray clicando aqui.

9. SketchUp

Na hora de usar o SketchUp, o usuário pode escolher entre a versão MAKE (gratuita) ou a PRO (profissional, paga e com recursos mais completos). A modelagem dos projetos gerados com o software é em 3D, como a maior parte das demais opções de programa de arquitetura já apresentados.

Um diferencial do SketchUp é a sua possibilidade de criar volumes tridimensionais. O internauta pode também utilizar de cores, sombras, texturas e outros, de modo a tornar o visual do plano ainda mais realista – o que pode ser potencializado pelo V-Ray, citado no tópico anterior.

Acesse o SketchUp clicando aqui.

10. Lumion 3D

Quem deseja fazer vídeos para projetos de arquitetura encontra um ótimo aliado no Lumion. O software é simples e cheio de funcionalidades, gerando produtos de ótima qualidade. No entanto, é importante contar com um computador potente, de pelo menos 16 GB de memória RAM. Afinal, o recurso é um pouco “pesado”.

Para potencializar o resultado dos projetos, o programa ainda conta com uma vasta biblioteca de objetos, para texturizar, iluminar e mais.

Acesse o Lumion 3D clicando aqui.

11. 3DS MAX

O 3DS MAX também é indicado para quem deseja imagens fotorreslistas. Mais do que definir os espaços e decoração, ele permite a criação de luz, sombras e ambiência no projeto, tornando o visual do imóvel ainda mais próximo do que será executado. Com ele, o consumidor tem maior facilidade em definir os recursos para a sua obra.

Acesse o 3DS MAX clicando aqui.

12. Promob

Ao utilizar o Promob, o responsável pelo projeto de edificação consegue calcular materiais e tamanho dos cômodos com considerável precisão. Também obtém resultados em 3D, para que a percepção de todo o planejamento seja mais simples.

Acesse o Promob clicando aqui.

13. Armedia

O Armedia vai além do 3D – é um programa de arquitetura que trabalha em 4D! Isso significa que, ao utilizá-lo, o arquiteto pode solicitar a sua impressão em formato de maquete, para que o projeto do imóvel seja visto e tocado, no “mundo real”.

Também é possível ter essa visualização em maquete de forma virtual, com dispositivos que possuem essa tecnologia. O programa permite a aplicação de diversos materiais e cores no projeto.

Acesse o Armedia clicando aqui.

14. MyVirtualHome

Quem deseja ter menos trabalho pode utilizar o MyVirtualHome. O software possui modelos pré-moldados e permite que o usuário personalize-os de forma a se encaixar melhor com o desejado. A biblioteca de objetos e recursos para decoração do programa é extensa, e entrega resultados em 3D.

Acesse o MyVirtualHome clicando aqui.

15. Roomle

Por fim, há o Rommle, um dos programas mais simples do mercado. Tanto em relação à sua interface, quanto aos seus recursos. Não significa, no entanto, que o software deixe a desejar. Na verdade, mesmo suas opções mais básicas conseguem entregar um projeto de imóvel bastante completo e executável. O programa peca mais em sua variedade de itens, já que só há um por tipo – um sofá, uma mesa, uma cortina (sem variações de formatos ou cores).

Em todo o caso, o Roomle é atraente também em relação à sua integração. Ele pode ser ligado, por exemplo, às redes sociais ou site do usuário, de forma rápida. Visando facilitar ainda mais o seu uso, o programa conta com versão completamente em português e pode ser utilizado direto no navegador web (como o Explorer ou Chrome).

Outro recurso interessante está disponível na hora de visualizar o projeto finalizado. Além da opção comum do 3D, é possível utilizar recursos avançados. Com eles, um personagem virtual visita cada cômodo criado, permitindo a análise “mais de perto” do resultado.

Acesse o Roomle clicando aqui.

Escolha um programa de arquitetura: qual dos citados você achou mais interessante? Conta para a gente nos comentários deste post!

Veja também: Você sabe a importância do orçamento de obras? Saiba como fazer!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.