O sofá é uma das principais atrações da sala de estar e da sala de TV. É um móvel versátil e que pode ser encontrado em quartos e outros ambientes da casa, sejam externos ou internos. Normalmente, é uma peça feita para durar, mas como seu uso é intenso, o tecido pode se desgastar com facilidade. Muitas pessoas optam por restaurar o móvel ao invés de comprar um novo.

E é ai que começam as dúvidas: “Qual tecido escolher?” “Vou querer liso ou estampado?”. Por isso, fizemos uma seleção com os principais tecidos existentes para revestir seu sofá. Vem saber tudo sobre as vantagens e desvantagens de cada um. Assim, vai ficar muito mais fácil decidir. Confira:

Suedes e Ultra Suedes

Esse é o tecido mais popular no que diz respeito a revestimento de estofados. Seu preço costuma ser mais baixo e seu toque é muito confortável, macio e aveludado. Pode ser comparado a uma camurça.

É muito fácil de manter e sua durabilidade é impressionante, sem contar que apresenta grande uma variedade de cores e estampas. No entanto, pode ser um pouco difícil de limpar quando alguém derrama líquido, pois ele tende a absorver e acaba manchando. Para evitar que isso aconteça, impermeabilize o seu sofá antes de usar.

Jacquard

O Jacquard é um tecido muito resistente e vai deixar qualquer ambiente muito mais charmoso. Seu preço é relativamente alto e está associado a móveis de luxo. O material conta com uma trama mais fechada, sendo muito fácil de manter e limpar. Possui uma grande gama de estampas e cores e vai decorar sua sala com muito estilo.

Couro sintético

O couro sintético imita o couro original e é feito de um material muito resistente. É muito elegante e sofisticado, capaz de dar um toque moderno ao cômodo onde é colocado. A maior vantagem desse tecido é a manutenção. É impermeável e conta com uma durabilidade maior que a dos outros tecidos. É perfeito para quem tem animais de estimação em casa.

No entanto, no inverno, ele tende a esfriar e no verão, pode ficar muito quente, se tornando desconfortável para usar. Mas, ao colocá-lo em um lugar bem arejado e protegido do sol, esse problema será resolvido.  Alguns dos tecidos mais populares utilizados são o corino e o courvin.

Sarjas e lonas de algodão

Esses tecidos são 100% algodão. A sarja é feita com uma trama mais elaborada e a lona com uma trama mais simples. São materiais muito resistentes e apresentam uma sensação térmica agradável e confortável. São permeáveis e absorvem manchas com facilidade, por isso, use um material impermeabilizá-lo.

Tecidos para sofás impermeáveis

Se você vai colocar seu sofá nas áreas externas, esses tecidos são os mais indicados, já que podem ficar expostos a umidade e chuvas. Também é um tecido indicado para quem tem animais de estimação, já que ele impede a absorção de líquidos e sujeiras. São bem fáceis de limpar e não mancham facilmente. Mas no verão, ele pode ficar muito quente quando exposto ao sol e bem gelado nos dias de temperaturas baixas. Fique atento a porcentagem de poliéster na composição, pois pode pinicar.

Linho

O linho é um tecido muito bonito e delicado. Sua confecção é à base de poliéster e algodão, sendo muito resistente e de fácil manutenção. Mesmo sendo permeável, ele absorve menos sujeira ou umidade. É indicado para quem tem alergias pois conta com propriedades antialérgicas. No entanto, seu custo é bem elevado.

Veludo

Se você busca por elegância e classe, o veludo é a opção certa. Conta com toque muito macio e delicado, sendo extremamente confortável. É indicado para locais mais frios, pois o tecido é quente e pode se tornar desagradável em regiões com o clima mais tropical.

Tecido para sofá estampado

As opções são infinitas e você poderá encontrar modelos variados por onde for. Mas fique atento para não escolher uma padronagem muito carregada, pois pode pesar no ambiente e ser difícil de combinar.

Para não errar, escolha modelos lisos e acrescente estampas em alguns detalhes, como nas almofadas e poltronas. Mantenha uma uniformidade nos tons para deixar o ambiente mais harmônico.

Mas se você gosta de estampas mais marcantes, tente optar por cores mais sóbrias, já que elas são mais fáceis de criar combinações.

O melhor tecido para os alérgicos

Os alérgicos devem tomar muito cuidado no momento da escolha do tecido, pois alguns deles possuem a trama mais aparente sendo mais fácil de acumular poeira, propiciando ataques mais constantes e tornando a sua qualidade de vida mais baixa.

Preste atenção na temperatura

Outro ponto relevante é quanto à temperatura do tecido. Vivemos em um país tropical em que as temperaturas costumam ser mais elevadas, então preste atenção se o tecido escolhido tem capacidade de reter ou dispersar o calor.

Para lugares frios, o couro e camurça são mais indicados e para lugares mais quentes, as fibras naturais, linho e sarja são a aposta certa.

Cuidados necessários

Independentemente do tecido escolhido, é preciso tomar cuidado com a manutenção e limpeza do seu estofado. Nunca exponha o seu móvel diretamente ao sol e evite produtos químicos para a limpeza.

O ideal é realizar uma limpeza utilizando um pano úmido com água e um aspirador de pó. Além disso, o sofá conta com uma estrutura para uma utilização especifica e não deve fugir disso. Assim, não use os braços como acentos, pois pode danificá-los.

20 fotos de tecido de sofá que são encantadoras

1- Um sofá com tecido confortável e cores elegantes

2- Existem inúmeros modelos disponíveis no mercado

3- Alguns podem ser mais aconchegantes do que outros

4- O couro é incrível para uma decoração industrial

5- As estampas dão um ar gostoso de casa de vó

6- Mas também podem ser modernas e divertidas

7- Para uma família pequena, esse sofá é mais que suficiente

8- Uniformidade nas cores dá mais conforto e aconchego

9- A perfeita combinação de azul e pedra canjiquinha

10- O sofá escuro permite que as cores fiquem para os outros itens

11- Um modelo com uma pegada retrô para uma decoração aconchegante

12- Que tal deixar as cores para as almofadas?

13- Uma sala digna de uma pessoa moderna e organizada

14- O tecido deve ser confortável e com um toque muito macio

15- Existem modelos mais indicados para quem tem animal de estimação

16- O verde não precisa ficar só nas plantas

17- O sofá colorido combina com papel de parede em tons neutros

18- A estampa pode decorar o cômodo sem deixá-lo carregado

19- Um ambiente clean e delicado

20- Sabendo combinar, você pode ter uma sala colorida e alegre

Agora você já sabe quais são as características de cada tecido, assim fica bem mais fácil acertar na escolha. Mas antes de tomar a decisão final, avalie o ambiente onde ele será posto e qual será sua finalidade. Com essas informações em mente, será mais simples definir e dar início a renovação do seu estofado.

 

 

Write A Comment