Índice do Artigo

Nós já falamos aqui mesmo no Total Construção sobre o que é a terça usada no telhado. Assim sendo, vamos agora neste artigo focarmos no que é a estrutura tesoura no telhado.

Dica: Não, não é um telhado feito com uma tesoura!

Mas, deixando as piadinhas ruins de lado, aqui neste artigo nós iremos focar no que realmente é a estrutura de tesoura em um telhado, seus tipos, elementos e muito mais. Então, se você está ansioso para entender de uma vez por todas o que, afinal de contas, é essa tal tesoura no telhado, é só continuar a leitura!

A estrutura de tesoura no telhado

Sabe aqueles telhados de madeira que tem o formato de um triângulo grandão? Pois é, aquele telhado é o que nós chamamos de tesoura.

Mas não se engane, são vários os elementos que precisam se juntar para que a tesoura possa se formar. Ao todo a junção pega terças, caibros, ripas, cummeiras e isso pois estamos considerando aqui só os principais, já que muitos outros elementos se tornam necessários

Elementos da tesoura
Dá só uma olhada em alguns dos elementos (sim, ainda tem mais) que forma a tesoura

Eu já disse antes em outro artigo, mas é sempre bom reforçar: o telhado é uma junção de pecinhas que em união formam o telhado, e a tesoura, bem como os conhecemos. Abaixo você poderá ver um resuminho da função das principais “pecinhas” que compõem este telhado.

  • Terça: É ela a responsável por unir a tesoura do telhado, recebendo toda a carga dos caibros e as transferindo para as tesouras por igual.
  • Caibros: São eles que recebem as cargas das ripas e as transferem para a terça.
  • Ripas: São nelas onde as telhas de cerâmica se apoiam, ou seja, as ripas recebem toda a carga proveniente destas telhas e as transfere para os caibros.
  • Cumeeira: É ela que divide as águas do telhado.

Claro, ainda há outras partes (várias outras), mas para este artigo em específico vamos nos atar apenas nestas por enquanto.

O objetivo da tesoura

Talvez você esteja pensando algo do tipo: “Tá, mas para que serve essa estrutura de tesoura no telhado? O que eu ganho se a utilizar?”

Em primeiro lugar, a estrutura de tesoura no telhado é tida como um artifício estético e técnico. Ela irá ajudar tanto no suporte do telhado, no caso de vãos muito grandes, como também irá influenciar diretamente a estética de todo o ambiente, todo mundo concordo o quanto um telhado deste tipo fica muito mais bonito em uma casa, não é mesmo? Claro, a utilização de um telhado com tesoura deve estar no cálculo do Engenheiro desde o primeiro momento da obra, de modo que tudo possa sair conforme o requerido. Bom também lembrar que a tesoura é possível em locais que possuam um pé-direito mínimo de 4 metros.

Mais do que isso, em alguns casos o uso de uma tesoura no telhado pode acabar até por baratear toda a estrutura. Um exemplo prático disto é no caso de um salão quadrado com, por exemplo, 20 x 20 metros, onde não haja nenhum pilar central. Neste caso, todas as vigotas e terças da estrutura poderão ser diminuídas, sendo que o peso do telhado será agora distribuído pelas tesouras.

Talvez um dos grandes problemas atuais seja justamente a dificuldade para encontrar madeiras nobres para o telhado, madeiras que possuam certificados ecológicos bem como de manejo. Isso pois não basta que a madeira seja resistente ao ataque de pragas, ela também deverá possui uma resistência longitudinal, de modo que a viga não acabe flambando e não hajam erros de mal dimensionamento deste telhado.

Tipos de tesoura para telhado

Há mais de um tipo de tesoura para telhado, dependendo exclusivamente do projeto arquitetônico da construção. Os tipos mais comuns de tesouras são:

  • Tesoura simples;
  • Tesoura com lanternim;
  • Tesouras com tirantes e escoras;
  • Tesoura sem linha;
  • Tesoura tipo alpendre;
  • Tesoura tipo sheed;
  • Tesoura de mansarda;
  • Tesoura simples com asnas.
Tipos de tesouras
Esquema com os principais tipos de tesouras existentes

Há ainda opções de tesouras metálicas, as quais são feitas com uma viga T, e também as tesouras de treliça metálica. Estas são até bastante comuns em galpões e empresas, seu detalhe aparente é bastante bem visto pela arquitetura em geral.

“Madeira e Aço… Nada de concreto?”

Sim, o concreto também entra nessa! As tesouras de concreto possuem o intuito de dar luminosidade e claridade para o telhado. Tesouras estruturais de concreto aparentes dão um visual bem interessante para a estrutura como um todo. O cuidado aqui reside na flambagem do concreto, a qual costuma ser bem mair quando comparada a madeira, porém nada que um projeto estrutural feito por Engenheiro Calculista devidamente capacitado não resolva!

Certo, já que acima nós lhe apresentamos as principais opções de tesoura de telhado que são utilizadas atualmente, podemos destacar a tesoura simples como a mais utilizada dentre todas. E é justamente pensando nisto que aqui vão algumas dicas que você deverá ter em sua tesoura simples de telhado:

  • Não há a necessidade de escoras para vãos de até 3 metros;
  • Deve-se colocar tirantes para vãos acima de 8 metros;
  • O melhor espaçamento para as tesouras deverá ser de, em média, 3 metros;
  • Chamamos de “inclinação” o ângulo entre a perna e a linha;
  • A relação entre a altura da cumeeira e o vão da tesoura é chamado de “ponto”;
  • A maior distância entre o local de intersecção dos eixos da linha e da perna é a face de apoio da tesoura, o qual deverá ser de 5 centímetros.

E para fazer uma tesoura de telhado, o melhor mesmo é correr ao auxílio de profissionais devidamente qualificados, ou seja, a mão de obra especializada no assunto. Entretanto, no vídeo abaixo você poderá ver um pequeno tutorial de como fazer uma tesoura de telhado (o qual de maneira alguma tira a necessidade de contratar mão de obra especializada) para você que tem curiosidade em como a coisa toda é feita. Acompanhe:

Conclusão

Agora você já tem ao menos alguma noção do que é a tesoura de telhado, não é mesmo? No mínimo saberá identificar sempre que vir uma, com isso poderá apreciar ainda mais esta bela estrutura. Lembrando, sua construção requer mão de obra especializada, ainda mais pela tesoura de telhado se tratar de uma estrutura de madeira. Não é todo pedreiro que saberá realizar este tipo de serviço, por isto é bom ficar de olho e ir atrás de só quem tem experiência no que faz.

E então, sobraram dúvidas com relação a estrutura de tesoura no telhado? Pois basta perguntar nos comentários abaixo e nós estaremos prontos para lhe responder! Mas, se após ler este artigo você conseguiu retirar todas as suas dúvidas, então não deixe de compartilhar com seus amigos e conhecidos, afinal de contas, nunca se sabe quem você poderá acabar ajudando no processo!

Escreva um Comentário