Não, a terça telhado não se trata de um telhado que só pode ser construído na terça-feira, não é bem assim que funciona…

Na verdade, a terça no telhado se trata de uma parte bastante importante do telhado como um todo, sua importância é tanta que sem ela a sustentação do telhado pode acabar ruindo. Então, se você quer entender realmente o que é, afinal de contas, essa tal de terça telhado, é só continuar aqui com a gente que nós te contamos tudo o que você precisa saber sobre ela!

E então, pronto para aprender? Pois então é só continuar a leitura!

A terça do telhado

Quando falamos de telhado, logo vem a nossa cabeça a visão do telhado como um todo, ele já pronto, como se fosse uma única peça que a gente já compra pronta e coloca ali na estrutura e pronto, temos um telhado. A realidade é um pouco mais complicada do que isso, sendo que na realidade o telhado tá mais para peças de lego.

“Peças de lego? Como assim?”

Calma, eu te explico. O que acontece aqui é que um telhado é formado por diversas partes, as quais em sua junção formam o telhado que nós conhecemos, sendo que a terça telhado é uma destas partes. Por isso dá para fazermos a relação com peças de lego, ou seja, peças que quando juntas formam uma única estrutura. Deu pra entender?

Claro, não é todo tipo de telhado que irá contar com uma terça, na verdade, ela é muito mais comum de ser encontrada em telhados de madeira (mas também pode ser encontrada em perfis de aço), juntamente com a cumeeira, a ripa e o caibro. Calma, nós te explicamos como a junção de todas estas peças podem formar um telhado.

Todas as pecinhas de lego se encaixando

Já dissemos acima que o telhado é composto por várias “pecinhas”: terça, cumeeira, caibro, ripas, dentre várias outras. Antes de passarmos para a etapa de encaixe destas pecinhas, que tal vermos para que cada uma delas funciona separadamente? Assim você consegue ter uma ideia melhor quando juntarmos tudo.

  • Terças: A terça é posicionada longitudinalmente no telhado, sendo ela a responsável pela união das tesouras do telhado, além de receber a carga proveniente dos caibros e a distribuir para as tesouras.
  • Caibros: Falando neles, os caibros são dispostos transversalmente em todo o telhado. É ele o responsável por receber cargas das ripas do telhado e as transferir para a terça.
  • Ripas: Assim como as terças, as ripas são dispostas longitudinalmente no telhado, sendo nela onde as telhas de cerâmicas se apoiam. Elas recebem as cargas destas telhas e as transferem para os caibros.
  • Cumeeira: Já a cumeeira trata-se de parte superior do telhado, sendo ela a responsável por dividir as águas do telhado.

Claro, ainda há diversas outras “pecinhas” que compõem o que nós conhecemos como telhado. Mas, para este artigo em específico, estas “pecinhas” acima são suficientes para que você consiga entender o funcionamento da terça no telhado.

Esquema de um telhado de madeira, observe bem a posição da terça

Que tal darmos uma olhada melhor em como as terças são postas no telhado?

Telhado: Construindo a terça

Nós falamos acima que as ripas recebem as cargas provenientes das telhas, que por sua vez transferem estas mesmas cargas para os caibros, e é exatamente aí que as terças entram na jogada.

Sem a presença da terça no telhado, os caibros não suportariam todo o peso e acabariam por “dobrar”, o que definitivamente não é o que queremos. Então, para evitar que isto ocorra, são postos as terças, para que elas deem auxilio aos caibros, e assim eles não dobrem. É importante ter em mente que, dependendo da situação, mais de uma terça pode ser necessária.

terça no telhado
Observe bem que a terça não deixa com que o caibro dobre para dentro com o peso das telhas

“Mas como posso saber qual a quantidade certa de terça meu telhado deve possuir?”

Não é tão difícil assim chegar a esta quantidade. Na tabela abaixo você pode consultar o vão de uma terça para outra, aí é só calcular de acordo com as dimensões de seu telhado e ver quantas terças são necessários ali.

Tabela para quantidade de terças
Importante destacarmos que esta tabela é somente para as telhas de cerâmica tipo Francesa, ou seja, caso você deseja utilizar outros tipos de telha, deverá ir atrás de outras tabelas para auxílio

Uma observação importante que vale ser feita, e para se ficar de olho, é com relação ao grupo da madeira. Madeiras do grupo C são as mais fortes, sendo importante ficar atento para qual madeira você está utilizando e consequentemente a qual grupo ela pertence, pode não parecer, mas isso faz diferença na hora de ver a quantidade de terça a serem utilizadas em seu telhado.

Agora, se você tem dúvidas relacionadas a qual a inclinação do telhado deverá usar, então é só clicar no link acima e dar uma consultada no artigo que escrevemos aqui no Total Construção justamente sobre isso. E, com relação as Normas Técnicas que regem tanto a terça quanto o telhado em si, são elas:

Conclusão

Agora você já sabe que a terça é uma das pecinhas que compõem todo o telhado tal como o conhecemos, e que mesmo a ausência de uma única pecinha como ela pode acabar levando todo o telhado abaixo. Ou seja, na hora de construir seu telhado mantenha a atenção redobrada para todas as pecinhas que o compõem, ou simplesmente busque ajuda de profissionais devidamente capacitados que irão cuidar de tudo isto para você!

Já sabe né? Se sobraram dúvidas sobre a terça do telhado, então é só perguntar nos comentários abaixo, estaremos prontos para lhe responder! Mas, caso este artigo tenha conseguido retirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, então não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos, nunca se sabe quem você poderá acabar ajudando no processo!

Escreva um Comentário