quer saber quais as vantagens e desvantagens da energia solar, seu uso e porque você deveria ter um sistema de conversão de raios solares em eletricidade na sua casa ou na sua empresa? Pois então é só continuar lendo esse artigo!

A Terra recebe uma quantidade massiva de energia provinda do Sol, muita energia mesmo, é tanta energia que ultrapassa 10.000 vezes o consumo da população do planeta.

Certamente existem meios que possibilitam seu uso em indústrias, empresas e residências por diferentes tipos de tecnologias, mas não adianta querer ter essa importante fonte de energia sem saber suas vantagens e desvantagens, não é?

Afinal, é necessário saber bastante daquilo que você quer comprar/investir para evitar qualquer dor de cabeça. Mas antes, vamos entender um pouco o que se trata essa energia.

Energia solar o que é?

Sun with lens flare, vector background.

De forma resumida, é uma energia vinda da luz e do calor do Sol que são absorvidas e convertidas em eletricidade ou em vapor por diferentes tipos de tecnologia.

As mais comuns em empresas e residências são as placas solares fotovoltaicas e usinas heliotérmicas. O sistema fotovoltaico transforma a luz solar diretamente em energia elétrica, sendo muito usado em residências.

Já a usina heliotermica, usa a luz solar por meio de diversos espelhos apontados em um determinado ponto onde aquece um líquido que é transformado em vapor e assim sendo usado para alimentar uma turbina elétrica.

Por mais que o uso de energia solar esteja crescendo bastante ao redor do mundo pelas suas inúmeras vantagens, ainda existem obstáculos que a impedem de ser usada como fonte primária de energia.

Vantagens da Energia Solar

Existem várias vantagens no seu uso, as quais vamos listar agora mesmo para você

1 – Economia

Mesmo que tenha um custo inicial muito caro, a instalação de painéis solares é ótima em longo prazo.

A geração de energia solar feita por sistemas fotovoltaicos é extremamente econômica, gerando 100% da energia que consome tendo economia de 95% na sua conta elétrica. Isso cobre o investimento inicial entre 6 ou 12 anos, na média.

Essa economia na conta de energia elétrica pode tirar muita dor de cabeça nas contas da casa ou da empresa. Principalmente numa época que o Brasil vem sofrendo com aumento dos impostos na conta de energia e corre riscos de ter uma nova crise hídrica que pode vir a afetar as usinas hidroelétricas.

2 – Sem desperdício

O uso de painel solar na sua casa evitar a perda de transmissão de energia por causa das longas distâncias entre as cidades e usinas, já que ele é instalado literalmente no telhado.

3 – Infinito

Os combustíveis fósseis (carvão, gás e petróleo) tem data para acabar, e isso não vai ser daqui a mil anos, não. Dentro de apenas 50 anos já estaremos sem petróleo e são estimados 100 anos para acabar o carvão mineral, que é usado na energia elétrica.

Mas o Sol…

…Levará bilhões de anos para se extinguir.

Essa é uma das maiores vantagens da energia solar, seu uso é praticamente infinito comparado a outras fontes de energia existente no planeta. Além disso, ele nos banha com muita mais energia do que podemos usar, portanto é uma fonte sustentável de energia.

4 – Boa imagem para empresa

A preocupação pelo meio ambiente vem crescendo muito entre a população mundial. Todos os dias somos bombardeados, sem dó, por notícias péssimas sobre o meio ambiente. Certamente que várias pessoas iriam começar a se sentirem culpadas.

Mediante a este fato uma empresa pode adquirir uma grande vantagem competitiva no seu negócio ao adotar a energia solar. Ela será bem vista pelo fato de você estar optando por usar uma energia que não emite gases na atmosfera, adquirindo mais destaque no mercado.

5 – A energia solar não polui

Esta é uma das principais razões pelo qual, atualmente, se busca tanto o aperfeiçoamento da tecnologia de captação de energia solar.

Seu dano ambiental é baixíssimo comparado, por exemplo, ao uso do carvão. Além de ser totalmente renovável, não existe necessidade de nenhum tipo de meio invasivo na natureza para ser construída. Não emite gases que amplificam o efeito estufa e nem danifica a atmosfera. E seus equipamentos tem longa vida útil.

6 – Raramente precisa de manutenção

Por ser feita de tecnologia de ponta e materiais resistentes, é bem difícil dar problemas. A manutenção elétrica é requerida apenas uma vez por ano, só para garantir o bom funcionamento do equipamento.

A manutenção mais comum a ser feita em painéis solares, é…

…Limpeza.

Um jato d’água e uma vassoura de cerdas macias já fazem o trabalho duro.

Desvantagens da Energia Solar

Como toda coisa boa nesse mundo, existem suas desvantagens. Afinal, todas as rosas por mais cheirosas e bonitas que sejam, elas ainda tem seus espinhos. Assim sendo, vamos analisar as desvantagens provenientes da energia solar

1 – Custo inicial alto

Isso é um dos principais motivos pelo qual muita gente não a usa hoje em dia. Seu custo de instalação pode passar de 5.000 reais.

Mas, os preços vêm diminuindo conforme a demanda aumenta, então, talvez um dia todos nos poderemos ter  pelo menos um painel solar em casa.

2 – Necessita de luz solar

A geração de energia a partir da absorção da luz solar durante a noite é completamente nula. Em dia com muitas nuvens ou de muita chuva, alteram a quantidade de elétrica produzida.

Os meios de armazenamento são pouco eficientes, além do seu alto custo para o bolso e manutenções frequentes.

Além disso, existem lugares no planeta onde seu uso não é viável.

3 – Ineficaz em comparação a outras fontes

A produção de energia é muito baixo comparada a outras fontes de energias como carvão ou petróleo.

Além disso, o armazenamento é ainda menor e mais cara de se manter do que em barris guardados.

4 – Rende pouco

Seu rendimento de energia é muito pouco quando comparado a outras usinas.  Sendo necessárias grandes usinas solares ou a combinação da produção de energia solar com outro tipo de energia.

Conclusão

Após ler sobre as vantagens e desvantagens da energia solar, você pôde constatar que a energia solar possui vários benefícios, seja para o meio ambiente ou para o bolso do consumidor, além de ser muito mais limpa e quase nenhum poluente em comparação ao combustível fóssil. Mas como a vida não é perfeita, a captação de energia solar não é perfeita.

Com nossa tecnologia atual, rendemos e armazenamos pouca energia e com elevado custo usando energia solar. Muitas vezes não sendo vista como uma fonte viável por algumas empresas e governos.

Entretanto, ela ajuda sim.

Como não lança poluentes na atmosfera, os sistemas de energia solar são uma boa opção alternativa para produção de energia limpa e renovável no planeta. E como a luz solar é gratuita e os painéis solares raramente causam defeitos, em longo termo, a energia solar é um ótimo meio de economia de dinheiro.

Conforme o tempo passa, a tecnologia vem melhorando e o mercado de energia solar fica mais competitivo, os preços caem. Assim, talvez, um dia poderemos usufruir totalmente da energia solar sem necessitar de outros recursos mais escassos e poluentes para o planeta.

Agora que você sabe as vantagens e desvantagens da energia solar, pode fazer uma escolha que pode mudar completamente a sua vida e a de seus descendentes, afinal, se não cuidarmos do planeta, não teremos mais para onde irmos.

Escreva um Comentário