marchetaria-21

Marchetaria: O que é? Como Fazer?

Quem gosta de decoração está sempre em busca de coisas novas para compor o ambiente. E a madeira sempre se sobressai trazendo elegância e bom gosto para quem a usa. Existem inúmeras técnicas para fazer móveis desse material e torná-lo grandes diferenciais nos cômodos onde estão colocados. A marchetaria é um deles. Com ela, seus móveis de madeira ganham desenhos geométricos capazes de deixar qualquer lugar mais bonito.

Mas afinal, o que é marchetaria? Fizemos uma seleção com dicas e inspirações para você ficar

O que é marchetaria?

A marchetaria é uma técnica artística usada para decorar superfícies planas, como móveis, painéis e pisos com materiais como madeira, madrepérola, pedras, marfim e metais. Podem ser feitos desenhos geométricos, 3D, animais e muito mais.

A palavra é de origem francesa e significa embutir. É uma técnica muito antiga e já era praticada pelos egípcios na antiguidade. Consiste em ornamentar objetos com diferentes cores e tipos de madeiras. As lâminas são cortadas e coladas uma ao lado da outra formando um desenho único. Após isso, a peça passa por um acabamento.

Não são necessários pregos, para fazer o acabamento, você pode utilizar uma lixa, lixadeira, verniz ou cera. Os desenhos podem ser abstratos, remeter a figuras humanas, animais, mandalas, ou paisagens.

Principais empregos da técnica

É uma técnica muito versátil e pode ser empregada para produzir muitos objetos diferentes.

Anúncios

Podem ser feitas joias, bijuterias, reformas em móveis, revestimentos de objetos, painéis decorativos, caixas, mesas, quadros e até esculturas.

Anúncios

O que importa é deixar sua imaginação fluir e ter criatividade para fazer desenhos diferentes. Independente da sua utilização, o resultado é incrível.

Tipos de marchetaria e aplicações

Cada um dos objetos feitos com a técnica, precisam ser elaborados de uma maneira diferente. Conheça mais sobre os tipos de marchetaria e suas aplicações.

Tarsia a toppo ou marquetery a bloc

Esse tipo de marchetaria é maciça e largamente utilizada para fabricar utilitários, bijuteria, filetes decorativos e esculturas.

Tarsia geométrica

Essa técnica é usada para revestir móveis, lambris, caixas, painéis internos, mesas e cadeiras. As peças recebem recortes geométricos formando desenhos encantadores.

Marqueterie de paille

Essa técnica tem a mesma aplicação da tarsia geométrica, mas é feita com um material completamente diferente. São usadas folhas de plantas desidratas para construir os desenhos.

Tarsia a incastro ou technique Boulle

As aplicações são em móveis, painéis e caixas e são feitas com recortes simultâneos que serão posteriormente montados.

Procéde classique ou element par element

Essa técnica é feita a partir de recortes separados das partes que serão montadas, sua utilização é a mesma das técnicas de tarsia geométrica.

Matéria-prima: Lâminas de Madeira

As lâmias de madeira de diversas espécies são as matérias-primas mais utilizadas para essa técnica. Elas consistem em cortes com uma espessura muito fina, o mínimo que a madeira permitir. São feitas a partir de troncos de árvores que foram cozidos ou ainda em compostos. Confira os dois principais tipos de lâminas:

Lâminas de Compostos

As lâminas de compostos são feitas industrialmente e permitem um melhor acabamento das peças. São utilizadas para a fabricação de móveis e usadas como revestimento de boa parte dos modelos existentes.

Lâminas de Radica

Esses modelos são extraídos a partir da raiz das árvores e são bem mais caras que os outros tipos. Por esse motivo, são menos utilizadas. No entanto, elas são únicas e muito resistentes.

Marchetaria: como aprender o ofício

Antigamente, esse ofício era considerado nobre e poucas pessoas tinham acesso para aprendizado e para compras. Os móveis eram utilizados para enfeitar castelos, palácios e casas de nobres. Hoje em dia, existem diversos cursos que ensinam a arte da marchetaria.

Para aprendê-la, saiba que você precisará ser muito paciencioso, pois a técnica exige muita paciência e habilidade.

Como fazer Marcheteria?

Anúncios

Para começar a produzir peças com marchetaria, é importante que você tenha um pouco de experiência com marcenaria ou com o manuseio de madeira. Mas não quer dizer que iniciantes não possam aprendê-la.

Quando você tiver em mãos as peças que serão revestidas e as lâminas que serão utilizadas, será necessário ter um estilete de qualidade e uma régua de aço.

Faça desenhos e recorte-os com o auxílio de uma régua. Use vários tipos de lâminas para obter cores e texturas diferentes e vá montando o seu desenho a fim de cobrir toda a peça.

Como um bom artesão, será preciso unir técnica e sensibilidade para criar uma peça sensacional e elegante.

15 fotos para te inspirar a inserir essa técnica no seu projeto

Agora que você já sabe o que é a marchetaria, chegou a hora de ver inspirações que vão te convencer a usá-la em seu projeto. As peças ficam incríveis e vai ser difícil você não se apaixonar. Confira:

1- Desenhos geométricos em várias tonalidades

Esse armário é sensacional e deu todo o destaque que esse cômodo precisava.

2- Um móvel retrô com uma pegada de modernidade

Você pode dar novas configurações e contornos para móveis que estão parados na sua dispensa.

3- Uma mesa de centro digna de realeza

Os móveis antigos ganham nova utilidades e deixam os ambientes com uma pegada vintage.

4- Linhas incríveis para um móvel de presença

Um rack incrível para colocar na sua sala ou decorar ambientes como escritórios.

5- Um jogo perfeito para a sua casa

A junção da madeira com os pés em metal deixa o ambiente decorado entre o retrô e o moderno.

6- A marchetaria pode ser colorida

A cor da técnica foi pensada para combinar com a utilidade do móvel.

7- Um modelo suspenso para ter na sua casa

A verdadeira combinação entre o rústico e o industrial.

8- A moldura da mesa de centro é incrível

Anúncios

A marchetaria pode estar presente em pequenos detalhes e ainda ser muito marcante.

9- Sirva alimentos em uma tábua delicada

A apresentação dos seus pratos ficará muito mais bonita com uma tábua como esta.

10- Um casal apaixonado de pássaros

Também podem ser feitos animais utilizando essa técnica.

11- Que tal esse móvel em preto e branco?

A marchetaria pode receber outras cores e cobrir o móvel inteiro.

12- Um pequeno detalhe para um quarto moderno

O remo fez toda a diferença nesse quarto, deixando-o mais bonito e aconchegante.

13- Móveis antigos deixam tudo mais bonito

Que tal investir em banquetas antigas? Essa é só uma amostra de como a técnica conta com uma durabilidade impressionante.

14- Uma técnica que pode ser colocado em todos os lugares

O escritório teve um pouco da seriedade quebrada com os móveis feitos em marchetaria.

15- Uma mesa de centro que fará toda a diferença

Um desenho pensado para criar um efeito visual impressionante.

A marchetaria é uma técnica muito elegante e delicada. Pode parecer muito difícil de reproduzir, mas todo esforço vai valer muito a pena. Sem contar que o resultado na decoração dos ambientes fica impressionante. Não tenha medo de investir nessa técnica e de deixar sua casa com um certo toque de curiosidade e artesanato.