jardim-zen-7

Jardim Zen: Significado – Como Fazer? O que é?

Sabe aquele jardim que nós vemos em filmes e parece que já sentimos uma paz interior só de estarmos olhando para ele? Pois se trata do jardim zen, o lugar perfeito para quem precisa de um espaço para relaxar e aliviar a mente.

É o ambiente ideal para renovar as energias. Pode ser construído de diversas formas e tamanhos diferentes. Costumam ser construídos por pedras, cascalhos e fontes.Eles são heranças dos monges zen e têm se disseminado cada vez mais por serem de fácil manuseio e construção.

Abaixo nós selecionamos algumas dicas e inspirações que vão te ajudar a conhecer um pouquinho mais sobre o jardim zen. Com certeza, você ficará encantado!

O que é o Jardim Zen?

Jardim Zem

O jardim zen quase não possui árvores e suas características físicas lembram os jardins dos monges zen, exatamente por isso recebem esse nome.

Podem ser de tamanho grande ou pequeno, além de ficarem ao ar livre ou em espaços internos. Os grandes permitem que as pessoas caminhem por ele, como o que vemos em filmes, mas você também pode ter as versões menores, que funcionam como jardins de inverno. Sua utilização é voltada para quem deseja meditar, relaxar e se conectar com o seu eu interior.

Caso você esteja pensando em ter um jardim zen, então não poderá faltar pedras, areia e cascalho e ele deve ser instalado em um local calmo e tranquilo, pois irá favorecer o relaxamento. A areia representa o mar e está relacionando a paz e tranquilidade da mente e espírito. As pedras representam rochas e ilhas e significam movimentação e continuidade.

A quantidade de pedras deve ser levada em consideração, pois elementos demais podem descaracterizar o jardim. É interessante inserir um número ímpar desse item e distribui-las de forma não simétrica. Ao redor, insira as flores e plantas, mas não exagere. Opte por cerejeiras, magnólia, azaleias e pequenos arbustos.

Onde criar o Jardim Zen?

Anúncios

Quer ter um jardim zen mas não tem muito espaço na sua casa? Sem problemas, pois o melhor de tudo é que você nem precisa de tanto espaço assim para ter um!

Jardim Zen debaixo da escada
Até mesmo aquele “espaço morto” debaixo de sua escada pode ser bem aproveitado aqui!

O jardim japonês é muito versátil e pode ser posto em qualquer lugar. Graças a sua variação de tamanho, que pode ser ou grande e até miniatura, ele pode ser feito em áreas internas e externas. Se adapta muito bem a todos os espaços podendo ser construído pensando nas características o local.

Quais as utilizações do jardim zen?

jardim em miniatura
Um mini jardim zen para quem não tem tanto espaço assim

Fora a sua versatilidade com relação aos espaços, ele possui funções variadas. Confira as principais e escolha a que mais se encaixa a sua necessidade.

1 – Para relaxamento

Para relaxar

Esse é um dos principais benefícios que o jardim zen proporciona. Ele é todo pensado para garantir paz e tranquilidade para quem o tem. Os desenhos na areia em conjunto com as pedras de diferentes tamanhos pode proporcionar uma sensação muito prazerosa para quem o observa. Assim, você pode mergulhar seus pensamentos em coisas boas e relaxar imediatamente.

Para decoração

Para decoração

Além de ser terapêutico, esse jardim pode ser usada como peça decorativa. Por contar com um design característico, se torna um espaço muito bonito e que vai encantar a todos. Seus elementos lembram a natureza e vão deixar sua casa encantadora.

Em miniatura

Em miniatura

Os formatos em miniatura são mais adequados para ambientes com pouco espaço, seja casa ou escritório. Esse tipo é normalmente feito em uma forma retangular e deve ser preenchida com areia, cascalhos, pedra e alguma vegetação.

A dica da vegetação é utilizar bonsais, pois são práticos, seu tamanho é menor e combinam com a proposta do jardim.

Para meditação

Para meditação

Por ser um jardim que transmite tranquilidade e relaxamento, é ideal para meditação, principalmente os de tamanho grande. A meditação envolve o esvaziamento da mente e focar suas energias em coisas positivas. Por isso, é preciso estar em um lugar relaxante, como jardim Zen. Todo o seu simbolismo o transforma no lugar propício para isso.

Plantas para o seu jardim zen

Jardim Zen

A ideia do jardim zen é ter um lugar calmo e tranquilo com poucos elementos para não atrapalhar o relaxamento. Então, não exagere nas plantas, opte por modelos simples e com alguma simbologia. Confira nossa seleção:

Os bonsais são as plantas perfeitas

Bonsai

Anúncios

Os bonsais são pequenas árvores que recebem uma poda estética com diferentes formatos e desenhos. Elas exigem alguns cuidados especiais, mas no geral são práticas para manter e combinam perfeitamente com a proposta do jardim zen.

Vaso de sete ervas

Vaso de sete ervas

As plantas podem ser responsáveis por afastar as energias negativas e potencializar a energia já existente no seu jardim. O vaso de sete ervas combina plantas poderosas em um mesmo recipiente e pode ser colocado no seu jardim para ajudar a torná-lo ainda mais efetivo.

Plantas orientais

Outros tipos de plantas que você pode colocar no seu jardim, são as de origem oriental. Elas seguem bem a proposta do espaço e não deixam o ambiente carregado. A ideia é optar pela simplicidade, então escolha as azaleias, cerejeiras, magnólias e pequenos arbustos.

Fonte para jardim zen

Se o seu jardim for grande e tiver espaço para uma fonte, não deixe de usá-la. Com ela, você terá mais um item para ressaltar o poder do espaço.

Jardim Zen – Passo A Passo!

Anúncios

Jardim Zen passo a passo

A primeira coisa que você precisará determinar é o local onde seu jardim será feito. Após isso, utilize um recipiente ou utilize placas de madeira e construa uma caixa com espaço para colocar, mais ou menos, dez centímetros de areia.

O seu jardim pode ter o formato que você quiser e o acabamento que mais te agradar.

Encha o recipiente com areia, distribuindo de forma que todos os lados tenham a mesma quantidade. Lembrando que a areia é indispensável para o jardim Zen e simboliza paz e a tranquilidade para a mente e o espírito.

Complete com rochas e pedras, variando nos tamanhos, cores e texturas, você também pode acrescentar troncos e uma planta ou bonsai.

As pedras e os outros elementos são representações das montanhas. Coloque-as de forma que fiquem submersas na areia e nas laterais do jardim.

A quantidade de pedras é algo pessoal e você quem vai definir, mas muitas pessoas acreditam que ter um número ímpar pode trazer sorte. Posicione-as assimetricamente e procure deixar o melhor ângulo de cada uma delas visível.

Fazendo um Jardim Zen

E se quiser dar uma conferida em como fazer um jardim zen em miniatura, basta dar play no vídeo abaixo e correr para fazer o seu!

Manutenção do seu jardim zen

Manutenção do Jardim Zen

Manter esse tipo de jardim é uma tarefa muito simples e fácil. Utilize um ancinho ou uma vassoura para “pentear” a areia. Faça diferentes desenhos e alterne entre linhas retas, curvados e compridos. Eles representam as águas do mar, que podem ser calmas ou agitadas, dependendo do dia e situação. Assim, você conseguirá reviver o seu jardim e evidenciar sua aparência e características.

O jardim zen vai te ajudar a se conectar com o seu lado espiritual e trazer mais paz para a sua casa e sue dia a dia. Além disso, você poderá estar mais perto da natureza, mesmo que em pequenas porções. Lembre-se de buscar harmonia entre os elementos e sentir a tranquilidade do silêncio e dos elementos presentes no espaço!

E então, já conseguiu pegar a inspiração necessária para montar seu jardim zen? Caso já tenha um, mande fotos dele pra gente nos comentários abaixo!

E claro, caso tenham sobrado dúvidas, basta perguntar nos comentários e nós estaremos prontos para lhe ajudar!