Um jardim florido é a garantia de uma casa mais bonita, alegre e cheirosa. Existem tipos de flores para jardim que se adaptam melhor a áreas com mais sombras ou locais em que o sol bate mais. As opções são inúmeras, mas a certeza é que cada uma delas precisa de cuidado e atenção.

Cuidar do seu jardim pode se tornar uma terapia, não é mesmo? A natureza traz tranquilidade, alegria e calma para as nossas vidas. Para te ajudar a montar um jardim lindo e encantador, fizemos uma seleção com 40 flores que vão fazer conhecer melhor suas características e escolher as que mais se encaixam com o seu espaço. Confira!

1. Amarílis

Essa flor é para quem gosta de praticidade. Também conhecida como flor-da-imperatriz, é fácil de cuidar e conta com várias tonalidades, como vermelho, verde, laranja, branco, vinho e até verde. Assim, seu jardim ficará colorido, charmoso e encantador. São adaptáveis a diversos climas, mas podem perder suas folhas no inverno.

2. Amor-perfeito

A flor amor-perfeito garante fotos sensacionais. Pode ser encontrada em amarelo, branco, rosa e até preta. O legal é que a amor-perfeito também pode ser cultivada em vasos.

3. Azaleia

Mais uma ideia de flores coloridas e que conta com várias tonalidades e tamanhos. São adaptáveis a climas frios, no entanto, são tóxicas, então, se sua casa tiver animais ou crianças, é melhor evitá-las.

4. Antúrio

Os antúrios não precisam de muita luz, então se encaixam dentro de casa ou em jardins com pouco sol. É possível encontrá-los em tons de vermelho, verde, branco e rosa. Assim como as azaleias, os antúrios são tóxicos, então é preciso tomar cuidado.

5. Boca-de-leão

As flores boca-de-leão são lindíssimas e coloridas. São muito utilizadas em vasos, mas também podem ser plantadas em jardins. Suportam climas bem frios, pois são originárias da Europa.

6. Botão-de-ouro

As flores botão-de-ouro são pequenas e sua tonalidade é inteira amarelo ouro. É uma planta tipicamente tropical e se adapta a diversos climas.

7. Begônia

As begônias são adaptáveis e fáceis de cultivar. Podem ser plantadas em jardins ou em vasos, bordaduras e canteiros.

8. Calêndula

As calêndulas se parecem com as margaridas e podem ser encontradas em tons de laranja e amarelo. E, além de decorativas, elas contam com funções medicinais.

9. Camélia

As camélias são flores de origem asiática e podem ser encontradas grandes ou pequenas. Estão disponíveis em tons de rosa e vermelho. Se adaptam muito bem a climas quentes.

10. Copo-de-leite

O copo-de-leite é muito popular e sua utilização mais comum é para arranjos de casas e decoração de casamentos. É uma flor que transmite calma e paz, no entanto, também são tóxicas e precisam de cuidados especiais e devem ser mantidas longe de crianças e animais.

11. Cravina

A cravina é uma miniatura do cravo. Suas flores são coloridas e pequenas tendo pétalas que mesclam branco, vermelho e rosa.

12. Cinerária

A cinerária, também conhecida como cinerária-dos-floristas, é colorida e pode ser encontrada em rosa, violeta, branco e até azul. Seu perfume é bem característico e delicado.

13. Crisântemo

O crisântemo é belíssimo. Conta com flores coloridas e podem ser encontradas em mais de 100 espécies. Costumam se adaptar melhor ao frio e, assim como o copo-de-leite, é uma flor tóxica.

14. Ciclame

O cíclame conta com pétalas invertidas e são coloridas. Podem ser encontradas em diversos tamanhos. São muito utilizadas em jardins de inverno, pois se adaptam muito bem ao frio.

15. Flor-de-maio

A flor-de-maio, também conhecida como flor-de-seda e cacto-de-natal. Sua origem é brasileira e, normalmente, nasce apoiada em troncos de árvores.

16. Cravo

Os cravos são muito conhecidos e podem ser encontrados em várias tonalidades. São considerados divinos e símbolos de fidelidade.

17. Gérbera

As gérberas são nativas da África e apreciam o clima frio. Podem ser plantadas em jardins, mas também ficam lindas em arranjos florais.

18. Gerânio

O gerânio também é nativo da África e traz muita beleza ao jardim. Podem ser encontrados em várias tonalidades e mesclas. Se adaptam muito bem ao clima frio.

19. Hortênsia

A hortênsia também é conhecida como rosa-do-Japão e são originarias da Ásia. Elas são encontradas em tonalidades vivas e coloridas. São flores que gostam do frio e devem ser consideradas em regiões de altitude.

20. Gardênia

A gardênia é de origem chinesa e seu perfume é sensacional. Conta com flores brancas que podem ganham uma coloração amarelada com o passar do tempo. No entanto, é uma flor que não se adapta a climas de baixa umidade e preferem uma temperatura mais amena.

21. Íris

A íris possui três pétalas caídas e três pétalas eretas e cada uma delas possui uma Barba da Íris, que são tufos de pelos brancos ou amarelados. São muito características e charmosas.

22. Girassol

O girassol é uma flor charmosa e muito popular. Ele segue a direção do sol. Sua cor amarela é muito intensa e lhe confere um toque a mais de charme. Uma curiosidade sobre a planta é que ela pode ser encontrada em tons de vermelho, laranja e marrons.

23. Hibisco

O hibisco apresenta uma flor colorida e pode ser encontrada em diversas formas e tamanhos. São flores solitárias e podem ser plantadas em jardins ou vasos, arbustos e cerca vivas.

24. Kalanchoê

O kalanchoê é um tipo de flor suculenta originária de Madagascar. Também podem ser chamadas de flor-da-fortuna e são plantas coloridas. São mais uma das flores tóxicas que devem ser mantidas longe do alcance de crianças ou pets.

25. Lírio

O lírio é uma flor colorida e que conta com mais de 100 espécies. É uma das flores mais usadas em jardins no mundo todo. Seu formato pode variar entre plano, de cálice, trombeta e turbante. São flores muito perfumadas e charmosas.

26. Lisianto

O lisianto é colorido e pode ser encontrado em branco, rosa, violeta e azul. Normalmente, são comercializados em vasos ou arranjos, mas podem ser plantados em jardins. Gostam muito de climas frios.

27. Magnólia

A magnólia é de origem asiática e costuma ser colorida e muito bonita. São bem grandes e produzem um contraste com seu caule que é cinzento.

28. Jacinto

O jacinto é simples e delicado. Costuma ser encontrado em várias cores diferentes e conta com um grande número de flores. Seu perfume é muito gostoso. É uma planta que não se adapta muito bem aos climas quentes e perde suas folhas durante o inverno.

29. Moreia

A moreia é uma flor rústica que não precisa de muito cuidado ou manutenção. É resistente ao frio e suas flores são muito vistosas.

30. Lavanda

A lavanda é uma flor conhecida pelo seu perfume. Costuma aparecer em tons de azul e roxo. Conta com muitas funções, como aroma, medicina e culinária. Tê-la em seu jardim só trará vantagens.

31. Lótus

Você já deve ter ouvido falar sobre a flor de lótus. Seu significado costuma estar ligado ao místico e religioso. Sua flor é muito bonita e varia entre rosa e branco. É extremamente adaptável ao clima tropical.

32. Margarida

As margaridas são extremamente conhecidas e possuem um estilo rústico. Costumam remeter ao campo e resistem bem ao frio. Suas flores são brancas com o centro amarelo.

33. Narciso

O narciso é de origem portuguesa e sua flor amarela é muito característico. Se adaptam bem ao frio e vão deixar seu jardim encantador.

34. Peônia

A peônia possui mais de 60 espécies. São flores coloridas, delicadas e com um aroma muito gostoso. Também gostam de climas frios.

35. Rosa

As rosas são as flores mais populares que existem no mundo. É uma flor muito antiga e que passou por modificações genéticas e por isso, pode ser encontrada em várias cores. São flores que combinam muito bem com jardins, buquês e arranjos.

36. Rosa-do-deserto

As rosas-do-deserto são originárias do Oriente Médio e na África. São do tipo suculentas e apresentam flores coloridas. Elas contam com cinco pétalas e gostam de climas mais quentes.

37. Violeta

A violeta é muito conhecida no Brasil. Sua origem é africana e suas folhas possuem textura aveludada. Combinam com vasos pequenos e podem ser encontradas em várias cores.

38. Tulipa

A tulipa é muito popular na Holanda. Suas flores são coloridas e podem possuir formas variadas. Se adaptam melhor ao clima frio.

39. Orquídeas

As orquídeas são flores coloridas e contam com mais de cinquenta mil espécies. São adaptáveis aos mais diversos ambientes e climas. Podem ser plantadas em vasos, jardins e algumas crescem em árvores.

40. Ave-do-Paraíso

A ave-do-paraíso é um arbusto de origem africana. São plantas tropicais e se adaptam muito bem ao clima quente. Suas flores são coloridas e podem ser encontradas em laranja, branco, rosa, vermelho e amarelo. Existe uma espécie de ave-do-paraíso que pode chegar a ter até 7 metros de altura.

Agora que você já conhece 40 tipos de flores para jardim, fica mais fácil decidir como começar a decorar o seu, não é mesmo? Escolha aquelas que se adaptam melhor a área que você vive e crie combinações coloridas para trazer mais alegria e tranquilidade ao seu lar.

Write A Comment