Pensando em mudar a cor da sua porta mas ainda não sabe como pintar uma porta de madeira? Pois saiba que é mais simples do que você possa imaginar, e você mesmo pode fazer isso!

Abaixo vamos te ajudar com um passo a passo de como pintar uma porta de madeira, para assim você conseguir dar um up no design de sua casa, dar aquela inovada que vai ser a sua cara. Vamos lá?

Pois vamos então ao passo a passo de como pintar uma porta de madeira, basta que você o siga e o resultado final será o melhor possível.

1 – Escolhendo a tinta

Já que a ideia aqui é a pintura, nada mais importante do que escolher a tinta, não é mesmo? E, quando dizemos para você escolher a tinta não estamos falando apenas das cores, mas sim que você se atente para utilizar uma tinta que realmente funcione em madeiras. Confira só as melhores opções que você pode recorrer:

Látex PVA

Ela é bastante utilizada para pintar madeiras, tanto artesanalmente ou então em alguma parte da casa. Ela é mais indicada para ambientes internos, como a porta de um quarto por exemplo, isso se dá ao fato dela possuir uma resistência baixa a umidade e também aos raios solares. Após a pintura, você poderá limpar sua porta a seco.

Esmalte a base de água

Outra que te aconselhamos a utilizar em ambientes internos. Ela não possui um odor forte, além de sua secagem ser bastante rápida, ou seja, se sua ideia for passar mais de uma mão de tinta, essa é uma boa opção. Por possuir um acabamento mais resistente, isso lhe permite utilizar sabão neutro e água para limpar sua porta depois da pintura.

Acrílicas

Já este tipo de tinta é indicada para portas externas, devido a sua resistência elevada quando em comparação com as anteriores, ou seja, ela não terá quaisquer problemas com exposição a chuva e ao sol.

2 – Preparando tudo

Antes de começar a pintura, prepare tudo. E quando dizemos isso queremos dizer tudo ao redor da porta que será pintada, inclusive ela mesma.

Retire, primeiramente,  tudo que estiver na porta, tal como a fechadura, as dobradiças, os parafusos e também a maçaneta. Guarde tudo isso muito bem, pois você terá de recolocá-los novamente depois.

E o ambiente ao seu redor também merece todo o cuidado, afinal de contas, você vai pintar apenas a porta, e não o chão e as paredes ao redor. Sendo assim, utilize de jornais e plásticos para manter tudo bem protegido enquanto você realiza o trabalho de pintura.

3 – Preparando a porta

Após ter preparado tudo, ainda temos de preparar um pouquinho mais a porta, aconselhamos a utilização de uma máscara para este passo, e até mesmo luvas são bem vindas. Isso pois agora é a parte que você terá de lixar a porta, e isso irá gerar muita, mas muita poeira.

Uma lixa mais grossa, tendo em vista que se trata de madeira, é aconselhável. Passe a lixa por toda a porta, e isso não importa se ela já foi ou não pintada alguma vez, e você poderá repetir todo o processo caso julgue necessário.

Após isto feito, basta limpar toda a porta (de preferência com um pano molhado em sabão e água) e esperar que ela seque antes de ir para o próximo passo.

Ah, e caso a porta seja muito antiga e apresente algumas imperfeições, essa é a hora de utilizar massa ou então cera para madeira para as corrigir. Espere que elas sequem e, caso julgue necessário, passe a lixa novamente, mas apenas onde você aplicou a massa, de modo que toda a extensão da porta fique por igual.

4 – O primer

Agora é a hora perfeita de aplicar um primer por toda a porta, isso porque ele irá garantir que sua pintura seja mais eficaz e uniforme. Espere até que ele seque e então lixe toda a porta novamente de modo a tirar o excesso de primer. Após isso, passe o pano novamente pela porta para se livrar de todo pó e impurezas que possam ter restado.

5 – A tinta (finalmente!)

Para aplicar a tinta não tem segredo, basta que você siga as instruções do fabricante. Então, supomos que você tenha escolhido uma tinta a base de água, basta então dissolve-lá em água (simples assim). Coloque então um pequena quantidade desta tinta em uma bandeja e, utilizando um pincel ou um rolo, vá aplicando a tinta pela porta.

O rolo acaba por ser a melhor opção, tendo em vista que ele já irá espalhar a tinta por toda a porta. Agora basta que você espere até que a tinta seque e decida se é ou não necessário a aplicação de uma segunda demão, caso julgue necessário, basta repetir o processo de pintura.

Ah, e não deixe de pintar o batente também, assim você renova a tintura e mantém a mesma cor que você escolheu para a porta. E, de modo a proteger sua parede de manchas na tintura, coloque uma tira de fita crepe nela, e use a trincha exatamente nesta parte da pintura.

6 – É o fim

Tinta seca e todas as demãos devidamente passadas? Aplique então um esmalte de maneira a dar um brilho a mais na porta, ou então um verniz, só para garantir que sua pintura dure mais. Assim que ambos (ou apenas o que você decidiu usar) estiverem secos, basta retirar a fita crepe de proteção e remontar a porta.

E pronto, você aprende a como pintar uma porta de madeira, rápido e fácil!

Agora você já sabe como pintar uma porta de madeira

Pronto, agora você já sabe como pintar uma porta de madeira, e já viu que não tem muito segredo nisso, então, se você realmente está cogitando dar uma mudada no visual de um cômodo de sua casa, pintar a porta de madeira pode ser exatamente o que você busca. Afinal de contas, não é como se fosse algo definitivo, se você não gostar de uma determinada pintura, basta lixar tudo e começar de novo do zero, sem estresse. O importante aqui é ir tentando até encontrar aquela combinação de cores que você vai parar, colocar a mão na cintura e dizer: “Putz! Agora sim eu acertei em cheio!”.

Tá esperando o que pra começar?

Write A Comment