Antes de mais nada é importante explicarmos que o aço corten não é bem um aço, ao menos não da maneira que você está imaginando.

Isso pois o aço corten não se trata de um aço que você usa como armadura em uma peça de concreto, sendo que, na verdade, este aço é comumente utilizado para a decoração de ambientes.

Por ser mais leve que o aço comum, e possuir uma resistência até três vezes maior, o aço corten acaba por tornar-se o “queridinho” dos arquitetos. Devido a liberdade que tem-se para modelar o material, suas aplicações são várias, tanto para a arquitetura quanto para a engenharia civil, focaremos nelas detalhadamente mais abaixo.

É bom mencionarmos também que o aço corten é conhecido com o aço patinável!

As vantagens do aço corten

Vamos brevemente acima sobre o aço corten ser bastante utilizado por arquitetos e engenheiros, porém, vamos ir um pouco mais a fundo em suas reais vantagens.

Uma de suas características principais reside no fato de que, quando exposto a agentes corrosivos (provenientes de determinadas condições ambientais), desenvolve-se a pátina, uma película de óxido que possui uma coloração avermelhada protetora e aderente. Tal pátina reduz a velocidade com que os agentes corrosivos trabalham.

Além desta, este aço apresenta diversas outras vantagens, tais quais:

  • Possui, como dito acima, uma alta resistência a corrosão;
  • Ele apresenta uma resistência relativamente elevada a corrosão;
  • Possui diversas aplicações, tanto para a arquitetura quanto para a engenharia civil;
  • A sua instalação é bastante rápida e fácil;
  • Ele não necessita de pintura;
  • Por se tratar de um material que é 100% reciclável ele  é considerado como sustentável;
  • Por se tratar de um material que possui uma durabilidade bastante elevada (maior do que a de aços comuns) ele não acarreta em custos de manutenção;
  • Sua resistência mecânica além de ser alta também reduz custos, isso pois é possível utilizar seções mais leves, devido a relação peso-resistência, o que ajuda a reduzir custos de obra.

Aço corten desvantagens

Apesar de poucas, elas também existem.

Apesar de termos dito acima que sua pintura não é necessária, ela é recomendada para locais que estejam sujeitos a maresia. E, com relação a sua taxa de corrosão ser superior a de aços comuns, há um porém, isso é, quando enterrado ou em condições úmidas, sua taxa de corrosão não difere dos demais aços. E, sem contar que, o valor de uma chapa de aço é bastante elevado.

Entretanto, mesmo com suas desvantagens, que são mais situações adversas do que desvantagens propriamente ditas, o aço corten continua sendo uma excelente opção para uso. Mas em qual uso?

O que é a pátina?

Ao pesquisar sobre o aço corten, você irá se deparar bastante com o termo “pátina“, mas, afinal de contas, o que é a pátina? Ela nada mais é do que uma camada protetora formada de maneira natural sobre a superfície do aço corten. Ou seja, após a aplicação inicia-se o processo de oxidação que, devido aos elementos e liga especiais deste tipo de aço, uma película especial contra a ferrugem é desenvolvida. Tal película, que é denominada de pátina, é o que impede a ferrugem de atingir o metal de base, além de ser o que permite que tal aço não necessite de pintura.

E, para entender a fundo como a pátina é formada, é necessário ter noção de alguns fatores e composições, tais como a composição química proveniente do aço (fósforo e cobre). Isso e outros fatores ambientais (tais como temperatura, força dos ventos, etc) que também entram em jogo.

Utilizações do Aço Corten

E, se você ainda possui dúvidas sobre onde pode utilizar o aço corten, nós iremos te ajudar com isso. Abaixo traremos diversas aplicações diferentes para este tipo de aço.

Elementos Estruturais

Como dito acima, o aço corten não é utilizado apenas esteticamente, ele também pode ser amplamente empregado na construção civil como vigas, pontes ou suporte para obras.

Fachadas

Em fachadas acaba-se por utilizar tanto a beleza estética deste tipo de aço, quanto sua vantagem de não necessitar de manutenções constantes e sua durabilidade elevada.

Revestimento

E é claro que o revestimento com o aço corten traz um ar mais rústico e industrial para sua residência, talvez seja justamente o que você estava procurando.

Pérgolas

Pérgolas são estruturas decorativas comumente utilizadas em jardins, para enfeitar um ambiente que por si só já é bastante belo. Ou seja, a aplicação de aço corten aqui pode dar um toque ainda mais belo a esta combinação.

Objetos Decorativos

Aqueles objetos super legais e bonitos de beira de estrada (ou até mesmo setores inteiros em lojas de construções dedicados apenas para isto), que em sua maioria são feitos com aço corten. E, dependendo do profissional e da qualidade do trabalho, tais objetos podem ser uma excelente opção para decoração.

E, caso queira mais ideias para decoração basta clicar aqui.

Esculturas

As esculturas com aço corten são espalhadas ao redor do mundo em diversos pontos turísticos, tudo por causa das vantagens que este tipo de aço oferece. Mas claro, elas não precisam ser espalhadas ao redor do mundo, podendo muito bem fazerem parte da decoração em seu jardim por exemplo.

Mobiliário

E se ao mesmo tempo que você o usa para enfeitar, também o utilizasse para uma função específica? Tal como uma luminária, uma lareira, um vaso de plantas, uma mesa, uma cadeira, as opções são inúmeras. O fato é que, o aço corten também pode ser utilizado para a fabricação de móveis que podem casar muito bem com o ambiente ao redor.

Um banco feito de aço corten
Luminárias, com design diferente, feitas de aço corten

Portas

As portas feitas de aço corten possuem os mais diversos tamanhos, dependendo das especificações de projeto, e oferecem sofisticação e durabilidade ao local em que são instaladas.

Guarda-corpo

O guarda-corpo feito de aço corten é extremamente belo e eficaz, isso pois a chapa de aço pode ser manipulada e cortada de maneira a apresentar os mais variados tipos de desenho, tudo dependendo da sua criatividade.

E se eu não puder trabalhar com o aço corten?

O preço do aço corten costuma ser bastante elevado e, por se tratar de um material relativamente difícil de se trabalhar, alguns locais no país não há fornecedores especializados, o que apenas torna sua aquisição mais difícil.

E então eis que surge a pergunta: E se eu não puder trabalhar com o aço corten? Sendo este o caso, saiba que ainda há uma alternativa eficaz. Tal alternativa consiste em utilizar tal aço na textura.

Você consegue tal textura utilizando-se de uma mistura especial de tintas, o que dá à parede um certo aspecto de ferrugem. Você ainda é capaz de aplicar tal textura em madeira, alvenaria ou em superfícies de metal. Mas claro, para realizar uma textura desse tipo o aconselhável é que você procura por um profissional especializado no assunto.

Onde comprar o aço corten?

Existem diversas lojas online para comprar, segue uma listagem básica:

Em resumo, tanto arquitetos quanto engenheiros chegam ao concesso de que o aço corten apenas tem a acrescentar valor à construção civil como um todo. E, se você ainda não o conhecia, comece a cogitar a possibilidade de utilizá-lo seja lá como for, verá que valerá a pena!

Escreva um Comentário