Tirando a umidade da parede

Dicas De Como Tirar A Umidade Do Quarto!

Quer saber como tirar a umidade do quarto? Então você não pode deixar de conferir este nosso artigo!

A umidade é o inimigo invisível de todos nós, tão invisível que as vezes só nós damos conta que ela está ali quando começamos a nós sentir mal ou a espirrar sem parar. E, principalmente em nosso quarto que é o local que passamos a maior parte do dia, a umidade acaba por tornar-se um grande problema, então é normal que busquemos meios de como tirar a umidade do quarto.

Mas, antes de focarmos nos métodos existentes para tirar a umidade do quarto, é necessário que entendamos de onde a umidade vem, o que a ocasiona.

O que ocasiona a umidade?

É importante sabermos o que ocasiona a umidade para assim podermos tratá-la mais eficazmente. De nada adianta secar uma parede úmida se houver um cano que esteja rompido ou então alguma calha que estejam causando esta umidade e nós não a tratarmos.

Com isso já temos um dos motivos da umidade, a água da chuva (ou de encanamentos com defeitos). Ambientes que estejam sempre fechados, sem qualquer tipo de ventilação e com poucas saídas de ar também estão propensos a sofrer com os efeitos da umidade.

Resumidamente, existem quatro tipos de umidade:

  1. Umidade por intemperismo: Como o próprio nome já indica, este tipo de infiltração é causada por causa da água das chuvas que entram por fissuras na estrutura ou então devido ao mau planejamento do escoamento da água em telhados e coberturas;
  2. Umidade por infiltração: Este tipo de umidade é mais comum em subsolos, porões, adegas dentre outros ambientes que se encontrem abaixo do nível de solo, isso porque ela se dá através do solo e do lençol freático atingindo paredes;
  3. Umidade por capilaridade: Capilaridade é o nome que se dá a propriedade física que faz com que os fluidos subam ou desçam por “tubos” que sejam extremamente finos. Vigas e paredes são porosas, ou seja, possuem “pequenos tubos” extremamente finos dentro delas. Com isto dito, caso a viga ou parede estejam diretamente ligadas ao solo, o processo de capilaridade pode fazer com que a umidade suba até elas.
  4. Umidade por condensação: Este tipo de umidade é causado por vapores de locais tais como banheiros e cozinhas, estes vapores invadem os ambientes, impregnam-se nas superfícies e deixam tetos e paredes mais escuros e manchados.

Uma vez que você saiba identificar os tipos de umidade e possa aplicar este tipo de conhecimento a determinada situação que você tem pela frente, para que procure antes de mais nada preveni-lá, vamos focar em como tirar a umidade do quarto.

Como tirar a umidade do quarto

No quarto os locais mais comuns a ficarem úmidos são armários, atrás e embaixo da cama, perto da janela e até mesmo sua própria cama.

Assim sendo, pra te ajudar em como tirar a umidade do quarto, nós separamos alguns passos simples abaixo que você pode seguir.

1 – Abra seu guarda-roupas

Anúncios

Se você é de deixar seu guarda-roupas sempre fechado, saiba que isso pode acabar ocasionando em mofo nas suas peças de roupa. Assim sendo, abra as portas de seu guarda-roupas ao menos uma vez por semana, para que a luminosidade e ventilação natural possam remover a umidade.

Já em armários embutidos que fiquem em paredes úmidas, tais como aquelas que fazem divisa com o banheiro, é necessário tomar um cuidado extra. Sempre utilize produtos que possam absorver a umidade no seu interior, tais como giz de lousa ou carvão.

2 – Atenção a cama e demais móveis

É importante que os móveis de seu quarto não fiquem encostados nas paredes, e que você se atente também para camas do tipo box que possuam uma grande área muito próxima ao chão, isso poe acabar impedindo que o ar circule por baixo dela.

E, para evitar umidade em roupas de cama, troque seus travesseiros a cada dois anos mais ou menos, o o colchão a cada sete anos, além disso, usar capas impermeáveis também pode ser de grande ajuda. Evite também arrumar sua como logo ao acordar pois, mesmo parecendo papo de preguiçoso, é necessário esperar ao menos uma hora que o suor noturno evapore.

3 – Uma simples janela aberta

De nada adianta seguir a nossa primeira dica, de deixar as portas dos armários abertas, se você também não deixar a janela e a porta de seu quarto abertas. Isso serve para ajudar na circulação e renovação do ar para ambientes fechados, uma simples ventilação e luz solar podem te ajudar bastante.

Ou seja, deixar janelas e portas (do seu quarto e de móveis) abertas para uma boa circulação de ar é importante. Com relação ao banheiro, é importante que após um banho você deixe a janela e a porta abertas, de modo que o vapor possa sair e que não acumule umidade no ambiente. Ventilação e luz solar podem fazer maravilhas para seu ambiente, e usar ventiladores também pode ajudar com a circulação de ar nestes ambientes fechados.

4 – Giz e Carvão

Não, não é nenhuma receita louca, giz e carvão podem realmente te ajudar nisso. O que acontece aqui é que ambos os materiais consegue absorver a umidade de pequenos locais, ou seja, guarda-roupas, armários e escrivaninhas. Basta que você os coloque dentro de onde quer absorver a umidade e pronto, eles já estarão lhe ajudando com isto.

5 – Para uma parede úmida

Anúncios

De modo a tirar aquele bolor que se dá nas paredes afetadas pela umidade, você poderá se utilizar de água sanitária e cloro. Tais produtos produtos conseguem tirar todo e qualquer vestígio de fungos que surgirem devido a presença de água nas paredes.

Basta aqui que você esfregue a superfície com estes produtos para poder remover totalmente os organismos, após isso espere que a parede seque para dar prosseguimento com a reparação.

Após a limpeza, raspe a superfície que foi afetada, isso irá remover a tinta e, caso a parede seja de alvenaria, também irá remover um pouco do bloco que a compõem.

Anúncios

Antes de você seguir para o conserto, lave a base com água e sabão, retire qualquer vestígio de bolor que ainda exista e remova os produtos de limpeza que você utilizou antes. Depois é só esperar secar, e você também pode ligar um ventilador para acelerar a secagem.

O próximo passo e aplicar impermeabilizantes (o qual você pode encontrar facilmente em casas de materiais para construção) sobre a superfície, espere secar antes de aplicar a outra demão, sempre de acordo com as instruções da embalagem. Após isso feito, aplique a massa corrida para dar o acabamento final, o objetivo aqui é que a parede fique lisa para a aplicação da tinta.

O último passo é a pintura da parede. Procure por tintas impermeabilizantes para este passo, elas são desenvolvidas justamente com o intuito de evitar que a umidade se infiltre na superfície em que ela é passada. E claro, uma vez que você já está realizando a pintura, nada lhe impede de optar pela cor de sua preferência e dar uma repaginada geral no ambiente.

Evitando que a umidade volte

Uma vez que você já sabe como tirar a umidade do quarto, você agora precisa evitar que ela retorne, e para fazer isso é fácil.

Basta manter seu quarto sempre muito bem ventilado e com uma boa luminosidade, parece simples, e é porquê é simples. Deixe seu guarda-roupas “respirar”, utilize de carvão e giz, desencoste seus móveis das paredes, ligue o ventilador um pouco e, opte até pela comprar de sprays antimofo caso ache que é necessário. Lembre-se de que o importante aqui é a sua saúde, e, com estes cuidados simples, ela com certeza irá lhe agradecer!