como fazer touca de crochê

Como Fazer Touca de Crochê Masculina e Feminina

O crochê é uma das atividades manuais mais versáteis que existe por conta das inúmeras possibilidades que se pode criar com a técnica. Uma delas é a touca de crochê ou gorro, uma das peças mais procuradas no inverno depois dos cachecóis. Mas você sabe como fazer touca de crochê?

Anúncios

Pode reparar, é só a temperatura cair que a procura por luvas, cachecol e gorros aumenta bastante, tornando esse trabalho muito rentável para quem quiser investir nisso como um negócio.

Sim, pode apostar, além de úteis, lindos e estilosos, esses acessórios são muito fáceis de fazer e ser incorporados em qualquer estilo. Por isso, podem ser tanto feitos para consumo próprio como para vender, não há como resistir.

Seja lá qual for o estilo, touca, gorro, boina ou faixa de cabelo, o acessório pode ser feito apenas com alguns pontos básicos. Quer aprender como fazer touca de crochê? Vamos ensinar abaixo um passo a passo para criar um gorro de crochê masculino e outro feminino, super simples e fáceis de seguir. Confira!

Como fazer touca de crochê masculina

como fazer touca de croche masculina
As toucas de crochê masculinas são bem mais fáceis de fazer, pois normalmente são feitas com pontos simples, sem muitas variações. Mas dependendo do modelo, pode-se usar mais de uma cor de linha ou lã, variando bem pouco no estilo.

No entanto, se você for iniciante preciso que esteja familiarizado com os pontos básicos de crochê, para não se frustrar durante o processo.

Mas antes do passo a passo, precisamos entender das abreviações que usaremos para que você possa segui-lo direitinho e da lista de materiais, para que você separe tudo antes de começar. Mas não se preocupe, selecionamos alguns vídeos de vários outros modelos de toucas e gorros para você criar outras peças incríveis.

Abreviações:

  • pc – ponto corrente
  • pt – ponto
  • pas – ponto alto simples
  • pad – ponto alto duplo
  • mpad – meio ponto alto duplo
  • pbx – ponto baixíssimo
  • lçpt – laçar por trás

Principais materiais:

  • Agulha de crochê de 5,5 mm
  • 1 novelo de linha média em uma cor principal (CP)
  • 1 novelo de linha média em uma cor contrastante (CC)
  • Agulha de tapeceiro (para costurar as pontas)

Passo a passo para a touca masculina

Essa touca é feita montando os pontos corrente em círculo, que são o elemento de fundação básico no crochê. Cada volta começa com um número de pontos corrente que irão contar como o primeiro ponto; e termina por juntar o último ponto com o topo da corrente de começo, criando assim círculos concêntricos.

Para começar, faça uma corrente com a cor principal (cp), com 3 pontos corrente (pc) junto a um ponto baixíssimo (pbx) preso ao primeiro ponto corrente para formar um círculo.

1. Volta

Anúncios

Faça 3 pc, 9 pontos alto duplo (pad) prendendo por dentro do círculo e junte com pbx no alto dos 3 pc. Ao todo, você deve ter 10 pt. Um ponto alto duplo é duas vezes mais alto que um ponto alto simples e cria um ponto firme e com volume.

2. Volta

Faça 2 pc, pad dentro do mesmo pt, 2 pad em cada pt da volta, junte com pbx no alto dos 2 pc. Agora, você deve ter 20 pt. Um ponto baixíssimo é um ponto pequeno e plano usado, nesse caso, para juntar os círculos.

3. Volta

Faça 2 pc, pad dentro do mesmo pt, pad no próximo pt, *(2 pad no próximo pt, pad no próximo pt). Repita a partir do * mais oito (8) vezes. Junte com pbx no alto dos 2 pc. Sua contagem de pontos agora é de 30 pt.

4. Volta

Faça pbx laçando por trás do mesmo ponto, 2 pc, pad no próximo pt, 2 pad no próximo pt *(pad nos próximos 3 pt, 2 pad no próximo pt). Repita a partir do * mais 8 vezes. Junte com pbx no alto dos 2 pc. Você deve ter 40 pt.

Cheque sua medida. Depois de completar a volta 4, sua amostra deve medir 12,5 cm de diâmetro. Se não tiver essa medida, ajuste o tamanho da agulha para obter a medida correta.

5. Volta

Faça 2 pc, pad dentro do mesmo pt, pad nos próximos 3 pts, *(2 pad no próximo pt, pad nos próximos 3 pt). Repita a partir do * mais 8 vezes. Junte com pbx no alto dos 2 pc. Sua contagem de pontos: 50 pt.

6. Volta

Pbx laçando por trás no mesmo ponto, 2 pc, pad no próximo pt, *(pad nos próximos 9 pt, 2 pad no próximo pt). Repita a partir do * mais 3 vezes e pad nos últimos 7 pt. Junte com pbx no alto dos 2 pc. Agora você tem 55 pt.

7. 8. e 9. Voltas

Pbx laçando por trás do mesmo ponto, 2 pc, pad em cada pt da volta, junta com pbx no alto dos 2 pc. No fim da volta 9, segure a CP por trás do trabalho. Repita a volta 9 para uma touca maior ou pule para criar uma touca mais curta.

10. Volta

Junte a cor contrastante (CC). Faça 1 pc, pas em cada pt da volta, junte com pbx no pc de início.

11. Volta

Com a CP, faça 2 pc, pad lçpt em cada pt da volta, junte com pbx no alto dos 2 pc.

12. Volta

Com CC, faça 1 pc, pas em cada pt da volta, junte com pbx no pc de início.

13. Volta

Com CP, faça 2 pc, pad lçpt em cada pt da volta, junte com pbx no alto dos 2 pc.

14. Volta

Com CC, faça 1 pc em cada pt da volta, junte com pbx no pc de início. Arremate a CC.

15. Volta

Com CP, faça 1 pc, pas lçpt em cada pt da volta, junte com pbx no pc de início.

16. Volta

Faça 1 pc, pas em cada pt da volta, junte com pbx no alto do pc.

Anúncios

Pronto. Agora corte a CP e encaixe a ponta da linha com uma agulha de tapeceiro. A medida final da sua touca de ser de 20 cm de comprimento com uma circunferência de aproximadamente 50 cm (sem esticar).

Esse é um tamanho que costuma servir na maioria dos homens, jovens a adultos. Mas se puder, tire as medidas de quem será presenteado com a touca ou use alguma pessoa como modelo.

Como fazer touca de crochê feminina

como fazer touca de croche feminina
Para a touca feminina, escolhemos um modelo simples, mas você pode se inspirar pelos modelos que vamos mostrar em imagens no final do artigo para criar outros estilos de gorros, toucas e faixas de cabelo em crochê, de acordo com o seu gosto pessoal.

Os materiais usados para fazer esta touca são praticamente os mesmos da touca masculina, basta escolher a cor da linha de sua preferência.

Principais materiais:

  • Agulha de crochê de 5,5 mm
  • 1 novelo de linha média ou de linha de algodão
  • Agulha de tapeceiro (para costurar as pontas)

Passo a passo para a touca feminina

Para começar, crie um círculo, fazendo 3 pc e juntando com pbx.

1. Volta

Faça 3 pc. Essa corrente contará como o primeiro meio ponto alto duplo (mpad) faça 1 pc agora e pelo resto do modelo. Faça 9 mpad, 1 pc. Ponto alto simples (pas) na corrente de início para juntar.

O ponto alto simples contará como a primeira corrente agora e pelo resto do molde. Sua contagem de pontos deve ser 10 mpad, 1 pc no total.

2. Volta

Faça 3 pc, trabalhe mpad, 1 pc no mesmo espaço. *mpad, 1pc, mpad, 1 pc em cada espaço da volta. Repita a partir de *. Junte com um ponto alto simples para um total de 20 mpad, 1 pc.

3. e 4. Voltas

Faça 3 pc, mpad, 1 pc, em cada espaço da volta. Junte com um ponto alto simples. Seu total deve ser de 20 mpad, 1 pc.

5. Volta

Faça 3 pc, mpad, 1 pc no mesmo espaço. Mpad, 1 pc no mesmo espaço. *Mpad, 1 pc, mpad, 1 pc no mesmo espaço para crescer a peça. mpad, 1 pc no mesmo espaço. Repita a partir de *. Junte com um ponto alto simples. Você deve ter agora 30 mpad, 1 pc no total.

6. a 16. Voltas

Faça 3 pc, *mpad, 1 pc, em cada espaço. Junte cada volta com um ponto alto simples. Faça as voltas partindo de *. Você deve manter sua contagem de pontos em 30 mpas, 1 pc no total.

Crie a borda. Faça 1 pc, 2 pad em cada espaço da volta. Junte com o ponto alto simples de início. 60 pontos alto simples em tudo. Faça 1 pc, pas em cada ponto alto simples da volta e junte.

Pronto. Agora corte a ponta da linha e esconda com uma agulha de tapeceiro. Sua touca está finalizada!

Vídeos de como fazer touca de crochê: Vários modelos

Se você curtiu aprender os passos a passos acima, pode assistir aos vídeos tutoriais abaixo para aprender como fazer touca de crochê de outros modelos diferentes.

Touca de Crochê por Estefania Domenes

Touca de crochê simples com ponto sanfona:

Touca de Crochê por Mayara Tavares

Touca de crochê fácil apenas com pontos básicos:

Touca de Crochê por Simone Eleotério

Touca de crochê Valentina, toca em forma de boina com aplique de flor:

Touca de Crochê por Claudia Lima

Aprenda como fazer uma touca linda e prática com lã 100% acrílica e agulha de crochê 4mm:

Agora veja abaixo algumas imagens de toucas de crochê diferentes para você se inspirar ainda mais e quem sabe depois criar seus próprios modelos exclusivos. Garanto que serão sucesso!

como fazer touca de crochê com pompom e listras
Touca de crochê com pompom colorido e listras largas.
como fazer touca de crochê com flor aplicada.
Touca de crochê com flor aplicada.
como fazer touca de crochê tiffany
Touca Tiffany de crochê com abertura para rabo de cavalo.
como fazer touca de crochê tipo turbante
Touca de crochê estilo turbante.
Touca de crochê com pompom e bolinhas em linha colorida.
como fazer touca de crochê de amarrar
Touca de crochê com flor aplicada e proteção na orelha.
Touca de crochê do tipo gorro oversized
como fazer touca de crochê tipo faixa
A touca de crochê pode ser também uma faixa de cabelo