A cozinha costuma ser a parte da casa mais movimentada, onde você recebe seus convidados para aquele bate-papo, ou seja, a altura certa da bancada de cozinha é algo que você deve estar atento!

A altura da bancada de cozinha não pode ser nem muito alta e nem muito baixa, o ideal é que a ergonomia trabalhe junto aqui, calma, já te explicamos o que é ergonomia.

Então, se você ainda não possui a menor noção de qual é a altura ideal da bancada de cozinha, sem problemas, estamos aqui justamente para te explicarmos isto. Vamos começar?

Antes de mais nada, a ergonomia

Você sabe dizer o que, afinal de contas, é esta tal de ergonomia?

A ergonomia estuda a melhor interação entre o homem e a máquina, como por exemplo a cadeira de escritório. A cadeira de escritório não foi feita com medidas aleatórias, na realidade chegou-se a conclusão de que aquelas medidas específicas não irão te deixar dolorido de sentar em frente ao computado por 8 ou mais horas diárias. E é exatamente por isso que usar uma cadeira qualquer para esta atividade pode te trazer dores terríveis nas costas.

Ou seja, os três focos da ergonomia são:

  1. Fazer com que você não tenha dores físicas quando realizar determinadas atividades;
  2. Auxiliar para que você faça determinadas atividades mais rapidamente;
  3. Fazer com que seu tempo realizando determinada atividade seja mais confortável.

“Ok, e o que a cadeira de escritório tem a ver com a altura da bancada de cozinha?”

A ergonomia é aplicável em todos os locais, e até mesmo para a altura da sua bancada de cozinha, bem como para todo o restante em sua cozinha. Imagine só uma bancada muito alta, na qual você ou teria de permanecer o tempo inteiro de pé ou sentar em bancos tão altos que seus pés não alcançarão o chão. Ou então o inverso, uma bancada tão baixa que fará você se curvar sempre que quer usufruir de alguma refeição naquela bancada.

A ergonomia serve justamente para regular a altura da bancada de cozinha, as medidas que tal bancada deve ter para que você não se sinta prejudicado somente por a utilizar. Claro, a ergonomia na cozinha não é utilizada apenas para as bancadas, mas também para regular medidas de todo o restante, bem como o espaço ideal entre os móveis. Porém, como a ideia deste artigo é encontrarmos a altura ideal da bancada de cozinha, vamos focar apenas nela.

A altura da bancada de cozinha

Para muitos a bancada é a parte mais importante da cozinha, afinal de contas, é lá onde tudo irá acontecer. É nela que você irá receber seus convidados para algumas bebidas, ou onde você irá se reunir com sua família para realizarem as refeições. Exatamente por isto ela merece um cuidado extra.

Muitas pessoas escolhem sua bancada baseada em formatos, cores e materiais, e estão totalmente certas, porém estes não são os únicos quesitos que você deve estar atento ao escolher sua bancada. Tais detalhes são:

  • Uma bancada que seja fácil de se limpar;
  • Uma bancada cuja durabilidade compense seu custo-benefício;
  • Uma bancada cuja porosidade seja baixa, de modo a evitar infiltrações, sujeiras e manchas;
  • Uma bancada que seja fácil para você utilizar utensílios e manusear alimentos por cima dela;
  • E claro, o design e a aparência também são importantes.

Entretanto, algo que não citamos acima e que merece uma atenção igual ou superior, é o que diz respeito a altura da bancada de cozinha.

A altura ideal da bancada de cozinha

A altura da bancada de cozinha vai depender, antes de mais nada, de qual será o uso específico par aquela bancada.

Para uma bancada da pia, por exemplo, a altura ideal deverá estar entre 86 cm a 93 cm, dependendo exclusivamente da altura da pessoa que for utilizar este espaço.

Agora, se estivermos falando de uma bancada alta para realizar suas refeições, ela deverá possuir até 110 cm, com assentos que proporcionem um vão para o corpo de pelo menos 25 cm, lembrando-se sempre de considerar este vão para o corpo, pois constitui em um recuo na parte inferior da bancada, para as pernas, de pelo menos 25 cm.

bancada alta
Esta seria uma das bancadas altas, repare bem que os bancos para este tipo de bancada também são altos

Agora, se a ideia aqui for utilizar uma bancada baixa, funcionando quase como uma mesa, então a altura desta bancada deverá ser algo em torno de 70 até 80 cm.

bancada baixa
Repare bem nos 25 cm para as pernas, o mesmo esquema que descrevemos acima

E quanto a largura e o comprimento?

A altura da bancada de cozinha é sua medida mais importante, porém a largura e o comprimento também merecem nossa atenção.

Para ter noção das melhores medidas com relação a largura e o comprimento, o ideal a se fazer é ter em mente qual o seu projeto, falando por exemplo da bancada da pia, o que estará ali em cima? Móveis embutidos na parte inferior? Um Cooktop ou um fogão de piso? Haverá um forno? Uma lava louças? É importante ter tudo isto em mente de modo que você possa definir as dimensões necessárias para abrigar cada um dos móveis que você quiser utilizar na sua bancada.

Agora, falando da bancada de refeições, para calcular suas dimensões é necessário antes de mais nada ter em mente a quantidade de pessoas que irão se sentar naquela bancada. Tenha em mente um comprimento variando entre 60 cm até 70 cm para acomodar confortavelmente cada pessoa sentada lado a lado. Com isto em mente basta realizar os cálculos, como por exemplo, se você estiver planejando uma bancada para dois, então ela deverá ter um comprimento mínimo de 1,20 metros.

Conclusão

Acredito que agora você já tenha uma boa noção sobre a altura da bancada de cozinha, certo? O ideal aqui é conversar diretamente com o arquiteto responsável pelo projeto de sua residência, para assim ambos chegarem a um consenso com relação as medidas, buscando sempre aliar a praticidade com um belíssimo design.

Ah, e claro, se tiver gostado deste artigo e realmente aprendido algo com ele, não deixe então de compartilhar com seus amigos e conhecidos, espalhar conhecimento para todos ao nosso redor é sempre algo muito bom de se fazer!

Escreva um Comentário