A parede com textura, além de realçar o ambiente, também é uma forma moderna e econômica de mudar a decoração da casa.

A variedade de aparências, cores e estilos que podem ser aplicados com essa técnica, garante que qualquer local interno ou externo seja personalizado, de forma criativa e original.

Esse revestimento vem ganhando cada vez mais destaque nas edificações modernas, com o objetivo de representar o estilo dos moradores e de tornar o visual mais atraente e exclusivo.

Entre os tipos mais comuns de texturas, as que imitam madeira, mármore e aço, podem inclusive, ser realizadas apenas com aplicações de produtos específicos, dispensando a massa corrida ou gesso.

Já para os efeitos arrepiados ou conhecidos como chapiscados, as técnicas variam com o uso de instrumentos específicos, até improvisados como veremos abaixo.

 

Como Fazer Parede Com Textura Passo a Passo

Existem muitas técnicas diferentes para fazer a parede com textura, inclusive, algumas são muito simples e fáceis.

Para quem não possui muita habilidade manual, há rolos e outros instrumentos como a desempenadeira, que auxiliam na aplicação da textura com muita precisão. Já para quem prefere ousar um pouco mais, improvisar com escovas, vassouras e esponjas pode resultar em acabamentos surpreendentes.

Apesar de alguns produtos já oferecerem esta proposta de textura de forma instantânea, para quem prefere um efeito em relevo ou com detalhes mais específicos, a produção da parede com textura pode ser realizada em modos bem práticos, confira os principais.

passo a passo textura

Textura na Parede com Massa Corrida ou Gesso

A massa corrida ou o gesso garantem um acabamento de qualidade para as paredes. Geralmente são utilizados para corrigir imperfeições e deixar a estrutura mais lisa.

Mas outra utilidade destes materiais é a aplicação de textura na parede.

A aplicação da textura com massa corrida ou gesso pode ser feita com um rolo extrudado ou com outros itens como escova e até esponjas de aço.

Vale lembrar, que se a parede que receberá a textura for externa, escolha a massa corrida ao invés do gesso, visto que ele não é resistente à água.

  1. Caso a escolha seja pela massa corrida, aplique uma camada de selador antes;
  2. Passe a massa corrida ou o gesso na parede, de forma que a superfície fique toda lisa;
  3. Com ela ainda molhada, utilize o rolo extrudado ou uma escova para fazer os desenhos;
  4. Seguindo movimentos na mesma direção ou cruzados, faça-os em toda a parede;
  5. Após seca, finalize a parede com uma pintura de tinta acrílica.

parede com textura gesso

Textura na Parede com Tinta

Outra opção bem prática de garantir uma textura na parede é através da aplicação da própria tinta.

Esta forma de textura possui menos relevo do que a anterior, porém, acaba sendo mais econômica e ainda resulta em um visual bem diferenciado.

  1. Com a parede pronta para receber a tinta, passe de duas a três camadas da cor escolhida;
  2. Em seguida, com a parede ainda úmida, utilize os instrumentos para viabilizar a texturas;
  3. Os desenhos podem ser feitos com panos úmidos, batidos levemente sobre a parede molhada; com o rolo extrudado ou com escovas de cerdas plásticas.

parede com textura tinta

Além dos materiais, os instrumentos para definir o tipo de textura são diversos. Alguns são específicos para este tipo de acabamento, proporcionando mais facilidade e praticidade na hora da aplicação.

Estes utensílios podem ser adquiridos em lojas de materiais de construção, entretanto, caso não encontre, também temos algumas opções caseiras que garantem resultados tão bons quanto os profissionais.

 

Textura na Parede com Rolo

O instrumento mais comum para composição de paredes com textura é o rolo de pintura.

O rolo pode ser extrudado, que já vem com detalhes em relevo na esponja e ao ser passado na parede, transfere estes efeitos à superfície.

textura com rolo

Caso não encontre um rolo extrudado, você pode improvisar com um comum, enrolando uma camada de plástico bolha na esponja ou um fio de barbante. Como resultado terá uma textura exclusiva e com um toque especial da sua produção personalizada.

rolo plástico bolha

Textura na Parede com Escova

As formas e desenhos que podem ser aplicados na parede como textura são inúmeros, depende apenas da criatividade e de alguns improvisos.

A escova ou vassoura, por exemplo, são ótimos elementos para conquistar um efeito diferenciado na parede.

Seja com massa corrida, gesso ou com tinta, aproveite a parede ainda molhada e passe a escova seguindo o mesmo sentido de direção, ou variando de maneira cruzada.

É necessário que as cerdas sejam firmes e de plástico para uma maior eficiência.

textura com escova

textura com escova 2

Textura na Parede com espátula

Esta técnica de textura na parede exige mais um pouco de habilidade. Os movimentos serão detalhados e individuais.

Com batidas lineares ou rotação, como se estivesse retirando o excesso da massa, já é possível obter um efeito interessante.

A textura na parede com espátula fica melhor em revestimentos de massa ou gesso, visto que a tinta não possui espessura suficiente para estes detalhes.

textura com espátula

textura com espátula 2

Textura na Parede com Fita

Com a fita, o processo de produção de textura é um pouco mais diferente. Ao invés do instrumento transmitir o relevo à parede, a própria superfície aparada com fita, que irá garantir este efeito.

Para isso, basta colar as fitas da maneira que desejar, como formas geométricas, listras horizontais, diagonais e também como tijolos. Este último é um tipo de textura muito utilizado e o resultado é muito realista como você pode conferir abaixo.

Após colar a fita, passe a camada de massa por cima e espere secar para retirá-la. No local que estava a fita será formada uma leve cavidade e onde a massa cobriu o relevo.

textura com fita

Seja com massa corrida, gesso ou tinta, inclusive, com estes variados instrumentos específicos ou improvisados; a textura na parede certamente trará um diferencial na decoração da sua casa.

Agora que você já sabe como aplicar esta técnica, se inspire em mais modelos de parede com textura e aproveita para mudar o visual de maneira criativa e original.

 

Parede com Textura Branca

Clássica, a parede com textura branca garante um visual mais clean com uma pitada de modernidade por causa das novas formas.

Devido à neutralidade da cor, a textura pode vir em formas mais marcantes com relevos maiores.

Fica ideal em ambientes internos, onde pede luminosidade, visto que o branco potencializa esse efeito.

Outra sugestão é que a textura pode ser feita em outra cor, para entrar em contraste com o branco. Tons cinza, bege e até o preto tornam o ambiente bem contemporâneo.

branca

branca

branca 3

branca 4

branca 5

Parede com Textura Vermelha

O vermelho já é um destaque natural em qualquer ambiente, vindo em textura, reforça ainda mais este propósito.

Para quem gosta de ousar ou quer destacar um ponto da casa, uma parede com textura vermelha certamente cumprirá esta expectativa com sucesso.

Os profissionais de decoração indicam um uso moderado desta cor para não sobrecarregar o ambiente. Apenas um lado com textura vermelha já seria o ideal para transformar a decoração e garantir mais estilo.

textura vermelha

textura vermelha

textura vermelha

textura vermelha

Parede com Textura Marrom Madeira

A parede com textura marrom vem sendo muito utilizada em decorações mais rústicas, inclusive, imitando a madeira.

Com efeito do rolo extrudado, por exemplo, fica muito parecida com um tronco de árvore.

Por ser uma cor forte, o marrom também é mais usado em uma única parede, a fim de destacar um ambiente, ou mesmo se igualar ao painel da TV como sugere a foto abaixo.

A parede marrom remete mais conforto e combina perfeitamente em estilos country, casas de campo e em contraste com a cor bege, muito utilizada no interior das casas.

textura marrom

textura marrom

textura marrom

textura marrom

Parede com Textura Bege

Outra cor muito comum, tanto no interior quanto no exterior das casas é o bege, devido a sua compatibilidade com diversas outras cores, decorações e móveis.

A parede com textura bege, diferente da vermelha e marrom, pode ser usada em um cômodo inteiro, ou também como destaque em apenas um lado.

Por combinar com várias cores, trazer mais luminosidade e não evidenciar tanto as possíveis manchas que aparecem com o tempo nas paredes, esta cor tem se tornado uma das preferidas para texturização.

bege

textura bege

bege

textura bege

Algumas técnicas de textura, inclusive, garantem um efeito “tipo palha” nas paredes, que fica muito bem em ambientes mais rústicos e áreas externas com plantas.

bege palha

 

Parede com Textura 3D

 

A parede com textura 3D exige um pouco mais de habilidade na aplicação, por isso, é recomendada a busca por um profissional para garantir um efeito com qualidade.

Essa textura é denominada 3D devido aos seus relevos serem bem mais projetados, transmitindo a sensação que os desenhos ou formas estão saindo da parede.

Por ser mais realçada, a textura em 3D normalmente é utilizada apenas em uma única parede, propiciando mais destaque a determinado local.

Também devido a suas formas mais exuberantes, a parede 3D costuma vir em cores mais sutis e neutras, como o branco, bege e cinza.

textura 3d

textura 3d

textura 3d

textura 3d

Parede com Textura Marmorizada ou Marmorato

Como seu nome já diz, a parede com textura marmorizada ou marmorato se assemelha ao mármore contendo uma mistura de cores que tornam este efeito possível.

Esta textura é viabilizada de uma maneira muito prática e instantânea, por meio de um produto específico, que deve ser passado na parede em movimentos disformes, a fim de criar manchas na superfície.

A parede deve estar preparada com massa corrida e uma cama de tinta branca pode potencializar ainda mais este efeito de mármore.

São necessárias pelo menos, três camadas deste produto na parede para causar o efeito marmorizado. Fica muito interessante tanto em ambientes internos, quanto externos.

textura marmorizada

 

textura marmorizada

textura marmorizada

textura marmorizada

Parede com Textura Grafiato

O grafiato é um dos elementos mais utilizados nas paredes, inclusive, muitos preferem defini-lo como um tipo de acabamento específico, do que como mais um tipo de textura.

A parede com grafiato possui riscos, que se assemelham a arranhões e também podem ser feitos com diversos instrumentos, como rolos e espátulas.

O grafiato, além de trazer mais beleza ao acabamento, garante outros benefícios exclusivos, pelo fato de ser realizado com um material específico, denominado Revestimento Grafiato, que possui ingredientes impermeáveis.

Este revestimento, diferente do gesso e massa corrida utilizados em outras texturas, tem a capacidade de proteger a parede contra infiltrações e umidade, inclusive sua alta durabilidade reforça ainda mais suas vantagens.

Sua aplicação pode ser feita em vários tipos de superfícies como alvenaria, drywall, blocos pré-moldados, entre outros. As cores do grafiato e formatos dos riscos variam, atendendo assim, várias preferências e estilos.

Veja também: Como Aplicar Grafiato Na Parede? Com Rolo? Veja o Tutorial!

textura grafiato

textura grafiato

 

Parede com Textura para Sala de TV

Um ambiente muito comum para utilizar a parede com textura é a sala de TV. Evidenciar a parede que fica a TV é uma forte vertente de decoração, inclusive, muitas texturas podem ser utilizadas em alusão ao painel, como por exemplo, a de madeira.

Outra forte tendência é utilizar uma parede com textura em uma cor mais escura, como o preto ou marrom, visto que propiciam uma sensação de imersão maior em relação ao que você estará assistindo na TV.

Na parede da sala, também é possível abusar de cores presentes em outros elementos da decoração ou de formas mais exuberantes nas texturas como a utilização da 3D.

textura para sala

textura para sala

textura para sala

textura sala de tv

Parede com Textura para o Quarto

A parede com textura para o quarto pode, inclusive, substituir cabeceiras de cama, como detalhado na foto abaixo.

Dependendo da textura escolhida, não é preciso de mais nenhum elemento decorativo, como quadros e retratos, por exemplo.

A textura marmorada na parede vem sendo muito usada em quartos com estilo minimalista. A cor cinza também é referência desta tendência como podemos ver nestas inspirações.

textura para quarto

quarto textura

quarto textura

quarto textura

textura quarto

textura quarto

Parede Externa com Textura

Do lado de fora da casa, também é possível aproveitar desta técnica decorativa. A parede com textura para área externa deve ser realizada com material à prova d’água, mas o mais indicado é que seja o revestimento Grafiato, jamais utilize o gesso.

Na parede externa da garagem ou até mesmo na fachada, este acabamento pode mudar completamente o visual da sua casa.

Um detalhe visualmente atrativo, que também camufla a sujeira e imperfeições desta parte da casa sempre tão exposta; pode ser usado, inclusive, como apenas um detalhe para evidenciar outros elementos da decoração externa, como plantas e luminárias como destacado nas imagens.

parede externa textura

parede externa textura

textura parede externa

textura parede externa

A parede com textura é um acabamento muito versátil e útil na decoração. Além de proteger contra fatores de umidade, como no caso do grafiato, algumas ainda cobrem imperfeições da estrutura da parede de maneira eficiente e muito agradável.

Quando usada apenas como decoração, pode destacar um ambiente ou evidenciar elementos, como por exemplo, a TV, espelhos ou quadros.

Seja com cores ou relevos mais projetados, a parede com textura tem o poder de transformar a aparência interna ou externa da sua casa, trazendo mais modernidade, personalização e muita beleza ao ambiente.

 

 

 

 

 

 

 

 

Escreva um Comentário