Ideias Decoração de Quarto: Casal, Feminino, Masculino etc.

Advertisements

O quarto de um indivíduo é um de seus ambientes mais pessoais. É ali que ele guarda seus pertences, e também onde também se expressa, especialmente por meio da decoração. As cores, objetos, iluminação, cada um dos aspectos que compõem o espaço dizem muito sobre sua personalidade. Além disso, a decoração de quarto é um modo de tornar o espaço mais confortável e agradável.

Pensando em todos estes aspectos, é necessário cuidado no momento de decorar o cômodo. Isso porque, os móveis, objetos e cores precisam ser harmonizados. Quando isso não é feito, a mistura de muitos tons e dimensões podem tornar o espaço caótico, o que elimina completamente todo o aspecto aconchegante do local.

Deste modo, independentemente do tamanho do quarto, ou do seu estilo de decoração, é interessante dar atenção especial às paredes. Caso você já possua móveis no ambiente, tenha a atenção de combiná-los. Se não, tenha o cuidado de decorar as divisórias de modo que os futuros objetos previstos combinem com elas. Como compõe a maior parte do espaço, as paredes devem ser as protagonistas, seja com o uso da pintura, seja com texturas ou papéis de parede.

Ao mesmo tempo, é interessante utilizar cortinas e tapetes no cômodo. Mais uma vez, tendo atenção para combiná-los com o restante do espaço. Os tecidos conseguem tornar o cômodo mais aconchegante, além de beneficiarem bastante sua acústica. No caso das cortinas, é interessante contar com um tecido leve, que deixe entrar luz, sobreposto por outro mais “pesado”, que bloqueie a iluminação quando necessário.

Resultado de imagem para quarto cortina dupla

Acompanhe no post dicas sobre como decorar quartos grandes e pequenos, para crianças, adultos ou jovens!

Decoração de quarto pequeno

1. Use de tons claros

A primeira dica na hora de decorar um espaço pequeno é utilizar cores e objetos que o tornem maior. Isso significa investir em tonalidades claras, pois elas dão a sensação de tranquilidade. Enquanto isso, cores escuras “fecham” o ambiente, tornando-o ainda menor.

Resultado de imagem para quarto pequeno

Não significa, contudo, que o quarto deve contar com apenas uma cor. Especialmente nas paredes, é interessante investir em ao menos dois tons. Se você for fã de listras, pode utilizar linhas horizontais, o que vai garantir a sensação de amplitude horizontal do espaço. Além disso, a escolha de mais de uma tonalidade evita a monotonia do quarto.

Resultado de imagem para quarto pequeno

2. Escolha móveis multifuncionais

Algo fundamental em um espaço pequeno é evitar colocar muitos objetos no caminho. Isso pode ser feito, então, por meio do uso de móveis planejados, ou mesmo com os multifuncionais. Uma cama com gavetas, por exemplo, é um móvel multifuncional. Ela pode substituir uma cama comum e uma cômoda que, separadas, “entulhariam” o espaço mais do que necessário.

Resultado de imagem para quarto cama com gaveta

Bicamas, tricamas, uma mesa de trabalho com prateleiras e uma cama suspensa também se encaixam nessa ideia de multifuncionalidade. Ou seja, desde que tenham mais de um objetivo no quarto, os móveis poderão otimizar o ambiente.

Resultado de imagem para quarto movel multifuncional

Já os móveis planejados são vantajosos porque permitem o uso de cada cantinho do quarto. Além disso, eles são adaptados de acordo com o que o indivíduo precisa, o que permite aproveitar cada compartimento de forma mais completa.

Resultado de imagem para quarto movel planejado

3. Aproveite as paredes

Se o espaço disponível é pequeno, nada melhor do que utilizar as paredes, além do chão. Você pode, por exemplo, instalar prateleiras e nichos pelo ambiente. Isso vai gerar mais locais disponíveis para o posicionamento de objetos, além de garantir uma organização mais interessante.

Resultado de imagem para quarto pequeno prateleiras

Também é possível investir na instalação de luminárias diretamente na parede. Assim, elimina-se a necessidade de um criado-mudo ao lado da cama, deixando o espaço disponível. O mesmo para a televisão: porque colocá-la sobre um móvel, se instalá-la na parede economizará espaço?

Resultado de imagem para quarto pequeno televisao parede

4. Abuse dos espelhos

Quando o objetivo é fazer com que o quarto pareça maior, a solução são os espelhos. Ao refletir pontos do ambiente, o objeto consegue criar uma sensação de amplitude e continuidade.

No entanto, é importante não exagerar. Se houverem muitos espelhos espalhados, “fechando” o quarto, a sensação de pequenez será maior do que a de amplitude. Logo, é interessante inserir as peças em, no máximo, duas paredes. Colocá-las nas portas dos armários ou das cômodas é igualmente interessante. Assim como na cabeceira da cama.

Resultado de imagem para quarto pequeno espelhos

Decoração de quarto feminino

5. Invista na delicadeza

É claro que a mulher pode preferir tons fortes e objetos mais “rústicos”. Contudo, investir em tons claros e itens delicados é uma alternativa mais “básica” e fácil de agradar. Essas características, aliás, são capazes de tornar o ambiente aconchegante, dando a ele também um ar romântico.

Resultado de imagem para quarto feminino romantico

Resultado de imagem para quarto feminino

Resultado de imagem para quarto feminino

Como decorar quarto feminino de adolescente?

6. Defina um estilo

Mais do que para uma mulher adulta, definir o estilo do quarto de uma adolescente é fundamental. Isso uma vez que, nessa etapa da vida, a personalidade e gostos pessoais do indivíduo estão muito em voga. Permitir que a jovem expresse o que pensa por meio da decoração do quarto é um meio de facilitar sua “descoberta do mundo”.

Neste caso, o quarto de uma jovem com estilo romântico deve apostar muito em tons claros. As cores pastéis são as mais interessante, especialmente se permanecerem entre o rosa e o lilás. Para reforçar o romantismo, é interessante contar com móveis no estilo provençal, além de itens florais, como as roupas de cama ou papel de parede.

Resultado de imagem para quarto feminino adolescente romantico

Resultado de imagem para quarto feminino adolescente romantico

Para uma adolescente com estilo mais despojado e divertido, invista no moderno. Móveis coloridos, adesivos de parede, pôsteres, quadros de tamanhos variados…. A criatividade é o ponto principal deste tipo de decoração.

Resultado de imagem para quarto feminino adolescente moderno

Resultado de imagem para quarto feminino adolescente moderno

Já as garotas de estilo nerd podem preferir inserir no quarto itens da cultura geek. Isso inclui, por exemplo, peças que remetam a histórias em quadrinhos, super-heróis e games. Procure sempre destacar o estilo “girl power”, com objetos que remetam a protagonistas também femininas. Nos games, por exemplo, há Lara Croft, enquanto a Mulher-Maravilha é uma ótima heroína.

Resultado de imagem para quarto feminino adolescente mulher maravilha

Finalmente, você pode investir em um estilo urbano. Aqui, é importante valorizar cores sóbrias, como o cinza e o roxo, e elementos que lembrem grandes metrópoles.

Resultado de imagem para quarto feminino adolescente urbano

Resultado de imagem para quarto feminino adolescente urbano

7. Crie um espaço para estudos

No quarto de uma adolescente, é interessante ainda separar um espaço para a dedicação aos estudos. Para isso, basta posicionar uma escrivaninha ou uma mesa em um dos cantos do cômodo. No caso do espaço disponível ser limitado, invista novamente em móveis multifuncionais ou planejados.

Resultado de imagem para quarto feminino adolescente estudos

Resultado de imagem para quarto feminino adolescente estudos

E a decoração de quarto masculino?

Geralmente, os quartos masculinos se destacam pela sobriedade. Por isso é fácil encontrar paredes de cores cinza, azul e preto. Entretanto, é possível sim investir em tons mais alegres e coloridos, ou mesmo mais simples, como o verde, bege, alaranjado e outros.

Para esses espaços, contudo, é interessante manter uma palheta limitada de cores. Diferentemente de quartos femininos, é mais comum que os espaços masculinos não tenham “pontos de cor”. Em vez disso, eles se mantém “fechados” a quatro ou cinco tons, para que o aspecto mais sóbrio não seja perdido. Isso mesmo que tons “alegres” sejam utilizados.

Novamente, porém, é importante destacar que estes são os métodos mais comuns. Não significa, contudo, que a decoração do espaço deve se limitar ao padrão. A criatividade pode criar um local tão aconchegante quanto desejado.

Resultado de imagem para quarto masculino

Resultado de imagem para quarto masculino colorido

Resultado de imagem para quarto masculino

Decoração de quarto masculino de adolescente

Assim como no caso das meninas adolescentes, é sempre vantajoso definir um estilo para a decoração do quarto de um garoto adolescente. Dessa forma, ele terá ao seu redor itens com os quais se identifica, se sentindo mais à vontade no espaço.

No caso de um adolescente nerd, mais uma vez é interessante investir em itens relacionados a quadrinhos, super-heróis e games.

Resultado de imagem para quarto masculino adolescente geek

Resultado de imagem para quarto masculino adolescente geek

Já no caso da paixão por esportes, defina o esporte preferido do garoto e colecione itens que remetam a ele. Imagens que remetam ao mar e pranchas, por exemplo, podem ser ideais para os aficionados pelo surf. Enquanto isso, um teto que imite um campo de futebol pode ser incrível para os fãs da paixão nacional.

Resultado de imagem para quarto masculino adolescente surf

Imagem relacionada

8. Defina um espaço para a diversão e outro para estudos

Se o adolescente for fã de games, pode ser uma ótima alternativa decorar um espaço para a diversão. Isso pode ser feito por meio do posicionamento de alguns pufes próximos à televisão, e de um móvel próprio para a acomodação dos jogos.

Resultado de imagem para quarto masculino adolescente estudos

Decoração de quarto infantil

9. Invista em tons alegres

Se o seu objetivo é decorar o quarto de uma criança, abuse das cores. Tons alegres estimulam o cérebro, e tornam o ambiente bem mais atrativo ao pequeno.

Resultado de imagem para quarto infantil colorido

Resultado de imagem para quarto infantil colorido

10. “Esconda” as tomadas

Sempre que possível, é interessante evitar a instalação de tomadas baixas. Afinal, a criança pode acabar por sofrer um acidente. De qualquer modo, porém, elas podem se tornar objetos de decoração, coloridas, desde que também possuam placa de segurança, para evitar o contato do bebê com a eletricidade.

Resultado de imagem para quarto infantil protetor tomadas

11. Utilize brinquedos grandes

Em vez de ficarem guardados, os brinquedos da criança podem fazer parte da decoração do quarto. No entanto, é importante que eles sejam grandes, e que não tenham peças que se soltam. Este cuidado vai evitar que o pequeno engula peças, o que é bastante perigoso.

Resultado de imagem para quarto infantil brinquedos grandes

12. Não bloqueie a circulação

É sempre importante evitar posicionar móveis e objetos “no meio do caminho”. Especialmente no quarto de crianças pequenas, os pais devem ter fácil acesso ao berço.

Resultado de imagem para quarto infantil espaço livre

13. Invista em um piso emborrachado

Para muita gente, não há decoração sem um tapete. Contudo, uma peça com pelos pode provocar alergias à criança, e dificultar sua respiração. Por isso, é mais interessante investir em peças emborrachadas. Além de coloridas, elas amortecem quedas e movimentos do pequeno.

Resultado de imagem para quarto infantil piso emborrachado

14. “Brinque” com o teto

Decorar o teto com pendentes, desenhos e até estrelas é uma ótima alternativa. Mais do que tornar o quarto mais bonito, esse tipo de recurso pode estimular a criatividade da criança, mesmo quando ela estiver deitada para descansar.

Resultado de imagem para quarto infantil decoração teto

Decoração de quarto de casal pequeno

15. Fotos e recordações são ótima opção!

Para um quarto de casal, é interessante investir em memórias. Ou seja, posicionar fotos e objetos que remetam à história do casal ou de cada indivíduo. Imagens separadas em molduras dão um charme especial ao espaço. Já porta-retratos podem ser posicionados em nichos e prateleiras.

Resultado de imagem para quarto casal quadros fotos

Resultado de imagem para quarto casal porta retrato

16. Quadros decorativos são tendência

Se há algo que se destaca em um quarto de casal é um quadro decorativo. Ele pode possuir imagens “genéricas”, ser personalizado, intensificar o estilo da decoração. Frases e citações queridas pelo casal são igualmente atraentes, e podem deixar o espaço ainda mais customizado.

Resultado de imagem para quarto casal quadros

Resultado de imagem para quarto casal quadros

17. Invista na roupa de cama

Não há dúvidas de que a cama é a peça principal do quarto. Mesmo quando as cores ou móveis se destacam, ela é a que chama mais atenção. Afinal, os indivíduos passam dois terços da vida sobre ela. Dessa forma, é essencial investir em uma roupa de cama atraente e que, principalmente, combine com restante da decoração.

Resultado de imagem para quarto casal roupa de cama

Resultado de imagem para quarto casal roupa de cama

Em um quarto pequeno de casal, valem ainda as mesmas dicas do início deste texto: utilize móveis planejados e multifuncionais; use as paredes para instalação de objetos; use cores claras; e invista em espelhos.

Resultado de imagem para quarto casal moveis planejados

Resultado de imagem para quarto casal pequeno espelho

Decoração de quarto casal

18. Adquira móveis grandes

Se houver espaço “sobrando” no quarto de casal, uma ótima saída é investir em móveis grandes. Criados-mudos, guarda-roupas, cama…. Normalmente, os objetos são divididos entre o casal, e é essencial garantir que ambos os indivíduos tenham espaço suficiente para seus pertences.

Resultado de imagem para quarto casal moveis grandes

19. Abuse da iluminação “compartimentada”

No quarto, não é incomum que um indivíduo queira dormir, enquanto o outro prefere ler. Por isso, é fundamental que os dois lados da cama possuam iluminação independente. Isso pode ser feito principalmente por meio de abajures, e garantirá certa independência de cada indivíduo.

Resultado de imagem para quarto casal abajures

20. “Espalhe” plantas pelo cômodo

Se você deseja trazer vida ao quarto, pode investir em alguns vasos de plantas. Vegetais pequenos e delicados (como as suculentas), flores ou mesmo pequenas árvores podem criar a sensação de maior acolhimento e delicadeza no ambiente.

Independentemente do tipo de planta escolhida, entretanto, é importante que ela seja bem posicionada. Um vaso nunca deve ocupar um espaço exagerado, ou atrapalhar o caminho. Em vez disso, ele precisa se integrar ao ambiente e trazer a sensação de bem-estar pretendida.

Resultado de imagem para quarto casal vaso planta

Resultado de imagem para quarto casal vaso planta

Resultado de imagem para quarto casal vaso planta

Resultado de imagem para quarto casal vaso planta

Seguindo todas essas orientações, será fácil, fácil fazer a decoração de quarto. E você, tem alguma dica para acrescentar? Compartilhe-a com a gente nos comentários!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.