A utilização de uma luminária é algo que faz toda diferença em um ambiente, como por exemplo quando usada na decoração de corredores, já que além de ser funcional é um ótimo item decorativo. Porém, muita das vezes as pessoas acabam ignorando esse fato e enxergando ela apenas como um item funcional para o quarto. E por isso, não investem em uma que de fato possa fazer diferença no ambiente. 

Por isso, para que possamos mudar isso e decorar o quarto, nesse post separei alguns modelos de luminárias, lustres para quartos, mais algumas dicas de como escolher. Para que assim você dê uma nova cara para o seu quarto e deixe ele simplesmente incrível! Confira! 

Luminária para quarto infantil 

Quando falamos de um quarto estamos nos referindo a qualquer tipo. Então o primeiro passo é você identificar quando é uma luminária para quarto de casal, solteiro, infantil, de hotel, república e por ai vai! Esse passo é importante porque hoje existem centenas de modelos de luminárias no mercado. Então conseguindo diferenciar, fica mais fácil de você escolher um.  

 

No entanto, o primeiro tipo de luminária que escolhi foi para quarto infantil. Existem modelos totalmente temáticos enquanto outros mais tradicionais que você pode apostar também. Nesse caso, a sugestão é você de fato apostar em um modelo que possa completar a decoração do ambiente e que possa agradar o gosto do pequeno também. 

 

Para crianças menores um modelo ótimo de luminária é a de nuvem. É um modelo bem meigo e que deixa o ambiente simplesmente lindo e agradável. Mas caso você não goste tem outros formatos também. Hoje você encontra em formato de avião, estrela ou o que você desejar. 

 

Luminárias para quarto juvenil

Falar sobre quarto juvenil causa muitas dúvidas, já que tem jovens que gostam de um quarto mais adulto enquanto outros adoram decorar com alguma coisa que admiram. Mas a verdade é que se tratando da luminária para quarto juvenil não tem muito segredo. Já que você pode apostar em um modelo bem tradicional. 

 

Mas de qualquer forma uma sugestão é que você escolha alguns modelos de luminárias que acha legal e depois pergunte para o filho, filha ou até mesmo sobrinho. Para que assim o quarto possa ter a personalidade do adolescente também. Pois afinal, é um ambiente onde ele precisa se sentir totalmente confortável e aconchegante. 

Luminária de mesa para quarto 

O próximo modelo de luminária para você apostar é a de mesa para quartos. Quem tem mesa de estudos ou trabalho no quarto necessita de uma luminária. Para que possibilite fazer todas as suas atividades com uma ótima iluminação. 

 

Nesse caso, você pode colocar tanto uma luminária própria de mesa menor, ou um pendente. Afinal os pendentes na mesa de estudo são uma tendência e ficam simplesmente incríveis no ambiente. 

 

Dentre os modelos de luminárias para quarto um que podemos destacar é o moderno, que geralmente a estrutura dele é quadrada, sem curvas. Essa opção também fica linda na mesa e você pode completar utilizando outros objetos de estudos que ajude deixar ainda mais interessante. 

 

Iluminação quarto casal pequeno 

Muitas pessoas têm dúvidas em relação a iluminação de ambientes pequenos, já que em situações como essa, é necessário levar em consideração alguns fatores. Tais como a altura do pendente, caso seja, o tipo de lâmpada, o modelo da luminária e outros. 

 

No entanto, hoje encontramos a luz amarela e a branca que funcionam muito bem, mas que dependendo do estilo do quarto e do tamanho, uma fica melhor do que a outra. A luz amarela é ideal para quem quer um ambiente mais confortável e sem muita claridade. Já para espaços de estudos ou que exigem uma certa iluminação, a branca concilia muito mais. 

 

Por isso, se você tem um espaço muito pequeno e utiliza cores fortes de mais por exemplo, o ideal é você apostar na luz branca. Porque o quarto com pintura escura faz com que ele pareça menor e ainda fique com uma iluminação precária. E por isso fazer com que o quarto se mantenha claro é algo fundamental. 

Luminária para cabeceira de quarto

 

Colocar uma luminária na cabeceira é outra coisa que não pode faltar, afinal, nada melhor do que ler um livro do lado da cama sem precisar acender toda a luz do quarto. Hoje em dia, existem alguns modelos de luminárias que viraram tendência e de fato ficam simplesmente incríveis! Um exemplo disso são aquelas que ficam na parede com o fio pregada com uma mão francesa de madeira.  

Além desse tipo de luminária outra que você também pode optar são os pendentes. O legal é fazer uma composição com dois ou três com lâmpadas diferentes. Esse traz uma pegada industrial para o ambiente e fica ainda melhor quando utilizado com a luz amarela. 

Se você deseja apostar em um modelo mais tradicional é bem-vindo também. No caso desses modelos há o que você pode colocar no criado mudo que também fica ótimo. Mas a dica é você escolher um que de fato combine e complete o estilo de decoração que você tem no seu quarto. 

Modelo de luminária colorida

 

E por fim o último modelo de luminária que separei são as coloridas. A decoração colorida também é algo bem interessante para fazer em um quarto, mas o grande desafio é colocar as cores sem que fique algo muito exagerado. Afinal, se você utilizar itens grandes e parede colorida fica bem difícil de decorar. 

Por isso, a dica para você que quer uma decoração colorida é apostar nos pequenos detalhes das cores e nos elementos grandes utilizar cores neutras. Pois assim fica muito mais fácil de você compor o ambiente sem que fique exagerado. 

E é claro, uma ótima maneira de você fazer isso é apostando na luminária colorida. Hoje em dia você acha vários modelos incríveis de luminárias coloridas que dão para você apostar. E isso é o mais interessante de brincar, pois você também pode escolher um modelo que tenha a ver com o estilo do seu quarto. você pode combinar a luminária com um modelo de poltrona moderna por exemplo.

Além disso, não se esqueça que é necessário que você aposte em cores complementares referentes a da decoração. Pois não adianta você por exemplo pintar o quarto de rosa e procurar elementos laranjas. O rosa combina com o verde por ser uma cor complementar a ele, então você tem que pensar nisso com as outras cores também, apenas conferindo o ciclo cromático. 

 

Dicas de como escolher o modelo de luminária ideal 

A escolha do modelo da luminária é um tanto complicada, pois você precisa encontrar um que combine com a decoração do seu ambiente e deixe o espaço bastante agradável. Para isso, existem alguns truques que irão te ajudar na escolha. E para ajudar separei eles abaixo! Confira! 

 

A escolha da lâmpada 

O truque para escolher a luminária perfeita é ir definindo por partes e ir avaliando com o ambiente que você tem, e a primeira parte que vamos analisar é a escolha da lâmpada. Hoje existem lâmpadas de vários formatos e resistência. Mas o segredo é você escolher uma que tenha a ver com o estilo de decoração que você tem. 

Isso é importante porque em uma decoração moderna, a lâmpada mais redondinha combina perfeitamente. Já em uma decoração tradicional você pode escolher o modelo tradicional branco. Por isso comece pensar na lâmpada, pois depois ficará mais fácil de você imaginar ela na luminária. 

 

Analise o tipo de luminária com o estilo do seu quarto 

O próximo passo para escolher o tipo de luminária é analisando com o estilo da decoração. Como citamos acima, existem vários tipos de decorações e cada uma delas se adequa a algumas características. Por isso, conseguir analisar o modelo da luminária com o estilo do quarto é fundamental. 

Uma dica é você procurar algumas referências de quartos do seu estilo e começar a analisar qual luminária estão presentes nas decorações. Muita das vezes fica mais fácil de você achar referências assim, além de ser mais prático no momento da visualização também. 

 

Tipo de luz 

Outra coisa que é muito importante na escolha da luminária é o tipo de luz, seja ela branca ou amarela. A iluminação branca se adequa bastante a pessoas que fazem várias tarefas no quarto. Seja para estudar, ler ou até mesmo para quem gasta um bom tempo para se arrumar. 

Já para quem não fica muito tempo em casa e gosta de um conforto maior, a iluminação amarela se adequa perfeitamente – tanto é que ela é bem presente na decoração hygge. Afinal, ela traz essa ideia de conforto e aconchego dentro do ambiente, já que ela não deixa o espaço muito claro. 

 

Escolha um tipo de luminária 

Quando falamos do modelo e tipo de luminária são coisas completamente diferentes. Já que o modelo é a parte estética dela, o design, já o tipo é se é um pendente, um abajur, uma arandela e por aí vai. Por isso, o seu último passo para escolher a luminária perfeita para o seu quarto é definir qual tipo você quer. A partir disso, facilmente você conseguira achar o modelo ideal. 

 

Luminárias! Fotos! 

E para finalizar esse post, veja abaixo algumas fotos incríveis de luminárias que separei!

Tray Ceiling Lighting Ideas With Simple Bedroom Decorating inside master bedroom lighting for Encourage – Man 17
Popular Bedroom With No Light Fixtures Ideas On Bedroom Lighting regarding sizing 1600 X 1200 – Bedroom Ideas
Elegant Ultra Modern Master Bedroom With Drop Ceiling Lighting And Patterned Pillow On White Bed Cover For Modern Bedroom Design Ideas in Master Bedroom Lighting – Man 17

bedroom lighting design tips Luxury Bedroom Zen Bedrooms Brown Master Bedroom Lighting Ideas Uk Diy

Veja também

Write A Comment