Pintura em Madeira: Como fazer, Passo a Passo Completo!

Advertisements

A utilização da madeira tem se destacado cada vez mais na decoração, já que além de ser um material lindo ela da para reaproveitar. Isso acontece porque é possível fazer uma pintura em madeira renovando o objeto que você tem em casa. Além disso, você também consegue customizar colocando a sua personalidade no seu ambiente.

Embora essa customização da pintura de madeira seja muito comum, as pessoas costumam ter dúvidas sobre como fazer isso. Afinal, é necessário que você saiba o tipo de material correto ou a forma de pintura de madeira.

Então pensando nisso, dessa vez separei os principais passos para a pintura de madeira. Além disso, você poderá conferir alguns modelos incríveis para aplicar na sua casa! Portanto, confira o artigo completo abaixo:

 

Quais são as vantagens de pintar madeira?

Resultado de imagem para pintura em madeira moderna

É muito comum antes das pessoas quererem apostar na pintura em madeira se perguntarem se isso realmente vale apena. Isso acontece porque se você não pintar de maneira correta, vai acabar danificando o seu objeto e poderá não ter o resultado que deseja.

Porém, a pintura de madeira é algo no qual possui inúmeros tipos de vantagens bem interessantes, uma vez que você resolve apostar nela. Mas para que você não possa ter dúvidas sobre isso, separei abaixo as principais vantagens para você verificar. Veja:

 

Econômica

A primeira vantagem na utilização da pintura de madeira é o fato dela ser econômica. Isso acontece porque muita das vezes as pessoas têm um móvel bonito, por exemplo, só que ele precisa de uma reforma por já ser velho. Porém, ao invés das pessoas optarem pela reforma, elas acabam aderindo um móvel novo.

Já em contrapartida, quando você opta por fazer uma pintura em madeira, você economiza um bom dinheiro. Pois a pintura em madeira sai por um preço bem barato e ainda deixa o seu móvel parecendo novo. Sendo assim, ela é uma excelente opção para quem procura renovar a sua casa sem gastar tanto dinheiro.

 

Fácil de fazer

O trabalho manual é muito mais simples do que a maioria das pessoas acreditam. Sendo assim ele é bem fácil de fazer e qualquer pessoa consegue, inclusive se tratando da pintura em madeira.

À vista dessa situação a próxima vantagem da pintura é que você consegue fazer isso em casa facilmente sem precisar contratar uma mão de obra. Além disso, esse passo é bem mais simples, do que sair para pesquisar outro móvel, comprar e instalar. Portanto, para as pessoas que procuram praticidade essa é uma ótima vantagem.

Te permite colocar sua personalidade no ambiente

A próxima vantagem da pintura em madeiras é o fato de você poder colocar sua personalidade no ambiente. Muita das vezes, compramos móveis e objetos que achamos bonitos, mas ainda assim falta algo em casa que possa trazer a sua personalidade para ele. À vista dessa situação, a melhor alternativa é você criar o seu próprio objeto ou então customizá-lo. Sendo assim, a pintura em madeira é uma alternativa excelente para isso.

 

Qual a tinta para pintar madeira?

Resultado de imagem para pintura em madeira moderna

Embora o processo de pintura em madeira seja fácil é necessário que você saiba exatamente qual tipo de tinta deve utilizar. Isso acontece porque se você apostar em um outro tipo de tinta, irá acabar danificando o móvel. Sendo assim a escolha da tinta deve ser ideal para pintura em madeira.

No entanto, quando falamos da escolha da tinta ideal, muitas pessoas já associam a tinta esmalte. Porém, não existe apenas um tipo de tinta que você deve apostar. Isso tudo irá depender do tipo de material que você tem, assim exigindo uma análise para que você encontre a melhor opção. Então pensando nisso, veja abaixo quais são os melhores tipos de tintas:

  • Tinta latex PVA
  • Lacas nitrocelulose;
  • Tintas acrílicas.

 

Como pintar madeira com spray

Resultado de imagem para pintura em madeira moderna

Atualmente existem diversos tipos de tinta para você apostar, porém uma muito comum para pintar móveis e objetos é a tinta em spray. Isso acontece porque o spray ajuda a facilitar o processo de pintura. Afinal, basta você apertar sobre o que deseja. Porém, ainda assim é muito importante que você tenha atenção com alguns passos, para garantir um bom acabamento. Sendo assim, veja abaixo os passos para a pintura em madeira com tinta spray:

 

Limpe o objeto

O primeiro passo para isso é que você limpe o objeto que deseja pintar. Isso é muito importante porque se você não limpar antes da pintura, na hora de pintar a tinta irá acabar mantendo a sujeira, principalmente poeira. Portanto, utilize um pano úmido e se possível um produto específico para a limpeza.

 

Lixe

O próximo passo é lixar o objeto, porém nesse caso pode haver alguns excessos. Se você for pintar um móvel que já tenha um bom acabamento não é necessário lixar. Inclusive, isso pode acabar danificando-o. Caso o móvel ou objeto que você escolheu seja muito velho e danificado, sugiro que você lixe. Assim você vai evitar qualquer tipo de relevo na pintura.

Prepare o objeto

Após lixar você precisará preparar o objeto, ou seja, tampar as partes que não devem ser pintadas e passar um verniz como base antes. Isso vai ajudar a manter a textura da madeira e fazer com que dure por mais tempo.

 

Hora de pintar

Na hora de pintar é necessário que você sacuda o spray bem para que ele crie a consistência ideal para a pintura. Além disso, é muito importante que antes de aplicar a tinta direto no objeto você aplique o primeiro jato em alguma coisa. Assim você estará verificando a tinta para que possa continuar aplicando no que deseja.

Para a aplicação, você deve ter cerca de 30cm de distância do objeto. Assim você estará evitando o excesso e pintando de forma adequada. Além disso, é importante destacarmos que você não pode aplicar o jato no mesmo lugar por muito tempo. Sendo assim, procure está mudando de lugar rápido para evitar o acumulo de tinta.

 

Acabamentos

E por fim, basta você esperar secar e depois checar se precisa passar novamente. Caso não precise, finalize com um verniz.

 

Passo a passo de como pintar mesa de madeira com tinta comum

Imagem relacionada

Uma outra maneira de você fazer uma pintura em madeira é utilizando a tinta comum, ou seja, aquela que você precisa de um pincel. Nesse caso, você terá um pouco mais de trabalho nesse processo. Porém, ainda assim ele é prático de fazer e você consegue fazer isso em qualquer objeto.

Abaixo separei o passo a passo para você aprender como fazer essa pintura em uma mesa de madeira. Mas é claro que você pode fazer esse mesmo processo em outros móveis. Portanto, confira abaixo o passo a passo completo:

 

Preparação inicial

Para começar, você precisará fazer algumas preparações iniciais – como no caso da utilização do spray. Esse passo é muito importante porque não adianta você apenas pintar a sua mesa sem antes de uma preparação. Isso não dará um acabamento tão bom e consequentemente você não gostar do resultado. Sendo assim, veja quais são os preparos:

  • Limpeza da mesa;
  • Lixar a mesa;
  • Cobrir a parte que não deve ser pintada.

 

Diluindo a tinta

Após a preparação da mesa, você precisará cuidar da tinta também. Isso acontece porque nem toda tinta já vem diluída, sendo assim, você precisa prepará-la antes de fazer esse passo. Para isso, você vai precisar misturar ela com um pouco de água adicionando aos poucos. Junto desse passo, será necessário mexer a tinta para que ela possa misturar com a água.

E por fim, depois basta você passar ela por um funil, se ela ainda estiver muito grossa, será necessário adicionar mais água.

 

Aplicação

Para a aplicação da tinta na mesa é necessário que você utilize um pequeno rolo para isso. Porém, você precisa ter muito cuidado para não criar um excesso na hora da aplicação. Então para isso, você precisará molhar o rolo na tinta e balançar para que saia o excesso. Após esse passo você irá aplicar na mesa, deslizando o rolo.

Nesse caso, ele funcionará de uma forma parecida com a do spray, pois você também não pode ficar muito tempo com o rolo no mesmo lugar. Sendo assim, aplique apenas até preencher a parte e finalize.

Caso fique alguma parte da sua mesa clara, você precisará esperar secar e em seguida repetir o mesmo processo.

 

Finalização

Se você repetiu todos os passos acima agora, faltará apenas a finalização. Esse passo também é muito importante pois será a partir dele que deixará o seu móvel mais bonito. Então após você ter esperado a tinta secar, sugiro que você aplique um verniz. Ele irá dar brilho para a sua mesa e deixará com um acabamento mais bonito.

A decoração da mesa também faz parte da finalização dela. Afinal, o mais interessante é que você utilize não só como um objeto funcional, mas também como decorativo. Para isso, depois de pronta você pode colocar alguns objetos decorativos sobre ela. Como por exemplo, flores, velas e jogos de pratos.

E por fim, outra sugestão também é você apostar em vários tipos de modelos de cadeiras. Isso deixará a sua mesa mais moderna e agradável.

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.