Ter um jardim em casa ou mesmo dentro de um apartamento é um privilégio. O verde das plantas, o colorido e o perfumes das flores, e o frescor que paira no ar não tem nada igual. Por isso, cada vez mais o conceito dos jardins modernos no estilo Burle Marx está presente nos projetos paisagísticos dos lares brasileiros.

Nesses jardins modernos, o convite para o desfrute, seja solitário ou em grupo, é proporcionado pela jardinagem do espaço, que passa a ter mobiliário propício não só para a contemplação do ambiente, mas também para socializar em meio a mesas, cadeiras, bancos, sofás e poltronas, como verdadeiras salas de estar.

Tanto é que alguns deles trazem o conceito de lounge totalmente incorporado ao espaço, com mobiliário confortável, elegante, em diferentes materiais e cores variadas, sejam discretas ou cores fortes e vibrantes.

Afinal, passamos tanto tempo dentro de casa ou de escritórios, que ficamos com pouco acesso aos ambientes ao ar livre. Por isso, nada mais justo do que explorar ao máximo o jardim fazendo com que ele possa ser parte integrante da casa.

Para isso, além do mobiliário são muito comuns as formas sinuosas, os decks de madeira, os caminhos e canteiros de pedra e até lugares para acender pequenas fogueiras nos dias frios.

Além disso, as plantas mais utilizadas além do gramado, são folhagens com flores selvagens, árvores baixas, cactos, pequenos arbustos, assim como pedras, fontes, pequenos lagos, entre outros elementos.

Quer aprender como criar um jardim moderno na sua casa? Confira tudo abaixo!

Afinal, o que é um jardim moderno?

jardim moderno com churrasqueira
Os jardins modernos incorporam áreas internas e externas agregando as áreas sociais.

Morando nas grandes cidades ficamos sujeitos a conviver em meio a muito concreto, com poucas chances de usufruir de áreas verdes ao ar livre para revigorar a energia e relaxar.

Por isso, é sempre bom poder contar com um lindo jardim seja no quintal ou em pequenos espaços, como jardim de inverno dentro de casa ou até um jardim vertical, ideais para apartamentos no estilo “urban jungle”.

Para cada opção, existem muitos jardins modernos que servem de inspiração para os mais diversos ambientes, e que valem muito a pena considerar. Neste caso, a ideia é criar um espaço perfeito para o relaxamento, sobretudo ao ar livre, embora muitos jardins modernos são complementares a varandas ou áreas gourmet.

Há um tempo atrás, os jardins eram apenas utilizados para embelezar fachadas de palácios e grandes residências, a fim de serem contemplados. Porém, de uns anos pra cá os jardins modernos foram se reinventando e ganhando novas funções, como a de servir como espaço dedicado à convivência de pessoas, em conceito lounge, seja em locais públicos ou privados, com o intuito de proporcionar um maior contato com a natureza.

Inclusive, essa é uma das principais características dos jardins modernos: ir além da exposição e contemplação da sua beleza, mas oferecer áreas de socialização, desde as mais simples às mais sofisticadas.

Por isso, a maioria desses jardins modernos acompanham mobiliários variados, piscinas, espaços gourmets, pérgolas, banheiras de hidromassagem e até fogueiras sociais. E o melhor de tudo é poder seguir diversos conceitos diferentes de decoração, podendo ser criados tanto em áreas externas ou internas.

Então, como criar jardins modernos?

jardins modernos com mobiliário ao redor da piscina
Há vários elementos que podem ser incorporados nos jardins modernos.

Para criar o seu jardim moderno em casa ou apartamento, a primeira coisa a fazer é analisar o espaço que vai ser transformado para verificar a sua disponibilidade. Dessa forma, você consegue definir também os tipos de plantas mais indicados, assim como o que vai caber no espaço, como possíveis mobiliários, entre outros elementos.

Isso porque o objetivo dos jardins modernos é unir arquitetura e paisagismo em um mesmo local, sempre utilizando elementos simples e minimalistas, mas capazes de destacar qualquer ambiente.

Para isso, uma das principais tendências nos jardins modernos é utilizar áreas com deck e piscina, além de pergolados e um área com móveis planejados e churrasqueira (área gourmet). Outras tendências incluem pequenos lagos artificiais, fontes, chafarizes, lanternas, refletores, pequenos gazebos e até fogueiras.

Caminhos de pedra também são muito comuns, assim como canteiros forrados e demais estruturas de pedra ou concreto para decorar e separar espaços. O importante é lembrar que os jardins modernos devem prezar pela boa circulação e pouca informação visual.

Além disso, a manutenção do jardim é essencial para que tudo permaneça organizado e em ordem. Para isso, você podendo até contar com o apoio de especialistas, como designer de interiores, paisagistas e arquitetos.

Veja abaixo todos os elementos que podem ser incorporados ao seu jardim:

Coberturas

As coberturas são muito utilizadas nos jardins modernos, tanto para separar os espaços quanto para fornecer mais conforto e proteção. Além disso, algumas plantas não podem ter contato direto com raios solares o dia inteiro e alguns móveis também podem estragar se expostos às ações do tempo.

Iluminação

A iluminação em um jardim também é extremamente importante para se obter um bom resultado. Além disso, a iluminação permite uma melhor circulação, com mais segurança. Abuse das luminárias do tipo spots e arandelas, que podem ser direcionados às plantas, aos bancos, móveis e às entradas da casa.

Plantas

As plantas são fundamentais neste espaço e devem ser definidas de acordo com o padrão do jardim e onde ele está localizado. Em áreas externas grandes, você pode até cultivar árvores frutíferas e de crescimento mais abundante.

As árvores mais indicadas para um jardim moderno são as medianas, de raízes menores, como coqueiros, palmeiras e bambus. Mas também há como criar um espaço para horta com temperos e ervas e outros mais estratégicos, como canteiros e paredes verticais, principalmente se o jardim for interno.

As melhores plantas para utilizar em jardins modernos são os tipos de palmeiras, cactos e suculentas, por conta da baixa manutenção, já que não precisam ser regadas constantemente, ideais para quem tem pouco tempo disponível. Há vários tipos de plantas para dentro de casa, assim como para áreas externas.

Leia mais: Plantas Para Casas Pequenas: +100 Ideias Para um Lar Aconchegante(Abre numa nova aba do navegador)

Mobiliário

Os mobiliários e outros elementos decorativos são fundamentais para complementar um jardim moderno. Para uma melhor integração com o espaço, os objetos devem ser multifuncionais, isto é, peças que possam ser transformadas em diversas funções para deixar o ambiente maior e mais confortável, se necessário.

No caso desses móveis, as espreguiçadeiras, cadeiras, bancos, pufes, poltronas, mesas e sofás são fundamentais. Geralmente, as melhores opções são de madeira, em estilo rústico, como os móveis feitos de pallets.

Elementos arquitetônicos

Os jardins modernos podem utilizar também lagos artificiais para demarcar o espaço e criar uma ambiente tranquilo, assim como as fontes. É possível também adicionar colunas, estátuas, pergolados e até fogueiras no chão, para aproveitar o espaço também nos dias de inverno.

Leia mais: Pedras para Jardim: Preço, Como Usar?(Abre numa nova aba do navegador)

Vasos

Os vasos para um jardim moderno devem ter também a função de serem verdadeiras “obras de arte” no ambiente. Para isso, você pode apostar nos tamanhos variados, misturando formas e cores de tons terrosos, cinza e branco.

Tipos de jardins modernos

O jardim convencional na frente da casa ou nos fundos, como o quintal, são os mais comuns para serem transformados em jardins modernos. Mas também há como criar jardins de inverno, jardins verticais e as mini hortas, na falta de espaço disponível na área externa.

Assim, eles se tornam excelentes opções para os ambientes menores, como em apartamentos ou varandas.

Jardins modernos internos

jardim moderno embaixo da escada
Os jardins modernos podem ser criados embaixo da escada.

Há vários modelos de jardins modernos, com inúmeras opções, mesmo que tenham que ser feitos dentro de casa. Geralmente, eles são criados próximos à sala de visitas e à entrada da casa.
No entanto, podem também ser colocados em outros espaços, aproveitando vãos e espaços pouco utilizados e de baixa circulação, como os jardins debaixo de escadas. No caso das mini hortas, a área de serviço e as varandas são excelentes locais. Há até quem faça um jardim em varandas na suíte master para trazer um verde e uma atmosfera mais tranquila e privada.

Jardins internos também são chamados de jardim de inverno, e normalmente trazem plantas que se adaptam à iluminação interna e ar condicionado.

Dependendo do tamanho do local, há quem incorpore fontes, pequenos lagos artificiais ou espelhos d’água, mesas com cadeiras, uma rede e diferentes espécies de plantas e flores, no chão e penduradas.

Jardins modernos externos

jardim moderno com mobiliário para sentar
Jardins modernos na área externa podem seguir muitas tendências,

Os jardins modernos também podem ser construídos na parte externa da casa, seja na entrada da residência, para receber os visitantes; nas laterais do imóvel, dando uma nova utilidade para esses corredores; ou nos fundos, onde toda a atividade social acontece.

O ideal é que o jardim tenha fácil acesso e boa circulação entre todos na casa, assim você pode aproveitá-lo de todos os ângulos da casa, nem que seja apenas para contemplar de dentro.

Normalmente, esses jardins modernos podem ser feitos ao redor da piscina e recebem uma decoração com pedras, formando caminhos sinuosos e direcionando para outras áreas. A decoração pode incluir os bancos, cadeiras e até sofás, debaixo de pergolados ou outros tipos de cobertura.

O bom é que eles podem se adaptar a qualquer estilo e ter várias funções, podendo ser facilmente incorporados à área social da casa, como os espaço gourmet com churrasqueira, sala de jogos, etc.

Jardins modernos verticais

jardim moderno vertical
Jardins modernos verticais ficam lindos em corredores.

Esse tipo de jardim está super em alta e já virou tendência. Hoje é possível contemplar jardins verticais até em fachadas de prédios. O bacana é que eles podem ser criados em corredores envidraçados, que podem ser vistos mesmo de dentro casa. Podem também fazer parte da sala e até separar ambientes.

Você pode usar bancos encostados na parede verde e criar caminhos com pedras no chão para direcionar o fluxo. Eles podem ser externos ou internos, dependendo do espaço disponível.

Jardins modernos do tipo telhado verde

Jardim moderno no rooftop
Jardins modernos no telhado podem ser excelentes áreas sociais.

Assim como os jardins verticais, o jardim tipo telhado verde é alta tendência em casas de arquitetura moderna. Como o estilo dispensa o telhado, essa área normalmente é uma laje vazia.

Então, nada melhor que criar um jardim para verdejar o ambiente, podendo ser visto tanto de fora como de dentro da casa. Você pode incorporar até as lareiras/fogueiras com áreas para sentar ao redor, visto que do alto não vai influenciar em nenhuma estrutura em volta.

Jardins modernos externos sem muro

jardins mdoernos sem muro na fachada
Os jardins modernos em áreas externas sem muro podem ajudar a decorar a fachada.

Esses jardins modernos do lado externo da casa são utilizados em casas que não têm muro, normalmente construídas em condomínios. Eles seguem o estilo de casas do modelo americano, projeto arquitetônico ideal para os condomínios fechados e regiões mais seguras.

Além de decorarem a fachada da casa, é uma ótima alternativa para aproveitar esse espaço que, em geral, fica sem vida. Você pode criar um “muro verde” ou “muro natural”, substituindo o muro convencional.

Basta escolher espécies de plantas maiores e mais resistentes, que irão “dificultar” a entrada e a visualização da casa pelo lado de fora, aumentando a privacidade dos moradores e a segurança, embora não fique com uma aparência enclausurada.

Imagens de jardins modernos para inspirar!

Selecionamos diversas fotos de jardins modernos para você se inspirar. São tendências para vários espaços e projetos conceituais para você criar o seu jardim perfeito agora mesmo.

Veja abaixo:

Jardim moderno com área para sentar e churrasqueira
Jardim moderno com área para sentar e churrasqueira
Jardim moderno de inverso fechado com vidro.
Jardim moderno de inverso fechado com vidro.
Jardim moderno interno com área para sentar.
Jardim moderno interno com área para sentar.
Jardim moderno de inverno com deck e pedras
Jardim moderno de inverno com deck e pedras
Jardim moderno de inverno incorporado à área de café e relaxamento,
Jardim moderno de inverno incorporado à área de café e relaxamento,
Jardim moderno interno com fonte incorporado à sala de estar
Jardim moderno interno com fonte incorporado à sala de estar
Jardim moderno em área externa bem ampla
Jardim moderno em área externa bem ampla
Jardim moderno externo incorporado à varanda e piscina.
Jardim moderno externo incorporado à varanda e piscina.
Jardim moderno com espelhso d'água incorporado à estrutura da casa.
Jardim moderno com espelho d’água incorporado à estrutura da casa.
Jardim moderno externo com fonte
Jardim moderno externo com fonte e área para sentar
Jardim moderno ao redor da psicina com bancos de madeira.
Jardim moderno ao redor da psicina com bancos de madeira.
Jardim moderno em forma de hortas
Jardim moderno em forma de hortas
Jardim moderno com fontes e estátuas.
Jardim moderno com fontes e estátuas.
Jardim moderno com fonte e área para sentar ao redor de árvores.
Jardim moderno com fonte e área para sentar ao redor de árvores.
Jardim moderno com bancos e mesa em área circular central no quintal da casa.
Jardim moderno com bancos e mesa em área circular central no quintal da casa.
Jardim moderno com banco ao redor da árvore e jacuzzi
Jardim moderno com banco ao redor da árvore e jacuzzi

Escreva um Comentário