As plantas têm o poder de dar vida à qualquer ambiente e incrementar a decoração. Além disso, elas ajudam a melhorar a qualidade do ar e a transformar a energia do local, trazendo um pouco da atmosfera da natureza para dentro de casa. Mas para que você obtenha sucesso e não atrapalhe o desenvolvimento delas, é preciso tomar conhecimento das espécies adequadas de plantas para dentro de casa.

Saber identificar quais as espécies mais indicadas para cultivo em ambientes fechados é fundamental para que elas sobrevivam. Afinal, cada tipo de planta vai exigir cuidados diferentes e, dependendo da espécie, bastante específicos.

E não é só isso. Investir em plantas dentro de casa agora é uma tendência de decoração de interiores super em alta. Conhecida por “urban jungle”, o objetivo é aproximar a natureza de ambientes urbanos, levando o verde para dentro de casa.

O grande destaque desse estilo decoração é a folhagem, sem exigir que flores estejam presentes. Ou seja, o intuito é priorizar o verde dentro do ambiente, na sala, quarto, cozinha, banheiro, e em vários lugares, como no chão, pendurado, em cima de móveis.

O ideal é abusar das diferentes tonalidades de verde e variar nos tamanhos das plantas, dependendo apenas do seu gosto pessoal e dos locais mais adequados para a planta escolhida.

Para ajudar, selecionamos as melhores espécies de plantas para dentro de casa, super fáceis de cuidar. Mas antes, aprenda alguns cuidados básicos antes de escolher as suas espécies favoritas. Confira!

Cuidados básicos com plantas para dentro de casa

mulher segurando vaso de plantas para dentro de casa
Para trazer plantas para dentro de casa é preciso tomar alguns cuidados básicos.

Algumas plantas para dentro de casa, mesmo sendo indicadas para este tipo de cultivo, precisam de um contato mínimo com o sol ou luz natural. Isso porque a luminosidade é fundamental para o desenvolvimento de toda planta, afinal, elas precisam dela para realizar a fotossíntese.

Por isso, a escolha do local de cultivo é essencial. Sendo assim, prefira os locais próximos a janelas e varandas.

Além disso, o tamanho da planta também é importante. Então, certifique-se de que você tem espaço suficiente no local escolhido para incluir as plantas do tamanho certo. Da mesma forma, o tamanho do vaso precisa ser adequado ao da planta.

Vasos grandes, por exemplo, vão precisar ficar apoiados no chão, principalmente se a espécie exigir sombra total, e não podem atrapalhar as áreas de circulação da casa.

Outro cuidado importante é garantir que as plantas para dentro de casa escolhidas não sejam venenosas, tóxicas ou perigosas, como muito pontudas ou cheias de espinhos, especialmente se você tem crianças ou animais em casa, e se essas plantas ficarão em áreas de alcance fácil.

O revestimento ou material do móvel em que o vaso de plantas será apoiado também precisa ser considerado para não causar danos às plantas ou ao móvel.

Por fim, mas talvez o mais importante, é atentar para as necessidades específicas de cada espécie escolhida. Como por exemplo, quantidade de regas, luz, umidade do ar e circulação adequadas, adubação periódica, exposição solar, entre outros.

Veja abaixo várias espécies que vão se dar super bem nos ambientes internos, sendo que algumas aguentam até ar condicionado!

Principais espécies de plantas para dentro de casa

Espécies de plantas para dentro de casa
Existem muitas espécies de plantas para dentro de casa super fáceis de cuidar.

Há várias espécies de plantas para dentro de casa capazes de se desenvolver de forma bastante saudável se forem cuidadas da maneira adequada. Fazendo boas escolhas você pode até misturá-las e criar uma diversidade interessante, espalhando-as por vários ambientes da casa.

Veja só:

Aglaonema

plantas para dentro de casa Aglaonema

Essa espécie de planta para dentro de casa é rica em folhagens verde mescladas, que possui uma aparência bem tropical. Se o seu intuito for incorporar o estilo “urban jungle”na decoração dos seus ambientes, a Aglaonema será perfeita para ser combinada com outras espécies de folhagens. No entanto, ela precisa ficar longe do ar condicionado e de crianças e animais, pois suas folhas são tóxicas e podem causar alergia.

Asplênio

plantas para dentro de casa Asplênio

O Aplênio é outra planta para dentro de casa ótima, que se adapta facilmente aos ambientes internos. Ela tem crescimento lento, precisa de sombra e pode chegar até 90 cm de altura, sob as condições adequadas. Suas folhas nascem enroladas e possuem textura coriácea.

Babosa

plantas para dentro de casa Babosa

A babosa é uma espécie de planta que pode se adaptar dentro de casa, mas ela precisa ser plantada em vasos de tamanho médio a grande, porque ela alastra bastante e tem folhas robustas. Ela deve ser regada apenas uma vez por semana e precisa de um pouco mais de exposição solar, por isso escolha locais próximos a janelas.

Bambu Areca

plantas para dentro de casa palmeira bambu areca

Essa espécie é também conhecida como palmeira-areca e como muitas espécies de palmeiras, ela é também uma das melhores espécies de plantas para dentro de casa. Ela possui folhas grandes e cresce rapidamente, capaz de preencher grandes espaços. Mas com isso, vai precisar ser podada de vez em quando.

Bambu da sorte

plantas para dentro de casa Bambu da sorte

O Bambu da sorte é outra espécie de planta para ambientes internos excelente, pois não exige muitos cuidados. Por isso, são plantas para dentro de casa perfeitas para quem não tem muito tempo disponível para cuidar delas. Eles não gostam de luz e precisam de poda periodicamente.

Bambu Mosso

plantas para dentro de casa bambu Mosso

Essa é uma espécie de bambu muito famosa, que pode atingir cerca de 25 metros. Ela é super ornamental e se adapta bem em diversos ambientes e temperaturas. Por isso, é uma das plantas para dentro de casa que fica linda na sala ou na varanda.

Begônia

plantas para dentro de casa Begônia

A begônia é uma espécie de planta que possui inúmeras variações, inclusive uma espécie que possui apenas folhagens (Begônia Rex), super exóticas e de colorido intenso. Suas flores são de fácil cultivo, ideais para ficar dentro de casa. Elas possuem também diversas cores e devem ser regadas com maior frequência ou sempre quando a terra estiver seca, sempre evitando molhar as folhas.

Cactos

plantas para dentro de casa Cactos

Os cactos são plantas para dentro de cada ideais, pois são muito resistentes e fáceis de cuidar. Eles devem ser regados apenas uma vez por semana ou em dias mais úmidos, a cada dez ou quinze dias.

Eles gostam muito de calor e de sol, assim, prefira colocá-los próximos às janelas, halls de entrada e áreas de serviço. Eles também estão disponíveis em diversos tamanhos diferentes, podendo ser plantados em jardins de inverno, canteiros e inúmeros tipos de vasos.

Chamaedorea

plantas para dentro de casa Chamaedorea

A chamaedorea é considerada uma palmeira de pequeno porte, pois não ultrapassa os 3 metros de altura. Ela até suporta o calor de temperaturas mais altas, mas não gosta da exposição solar. Por isso, é uma das espécies de plantas para dentro de casa ideais, então evite colocá-la próximo às janelas.

Cheflera

plantas para dentro de casa Cheflera

A cheflera possui um aspecto de arbusto e é ótima para ambientes à meia sombra. Mas precisa ser podada, já que pode atingir o porte de uma árvore com facilidade. No entanto, é uma das melhores opções de plantas para dentro de casa, principalmente para as salas com janelas grandes.

Ciclanto

plantas para dentro de casa ciclanto

Os ciclantos quase não possuem caule, fazendo parecer que suas folhas crescem direto do solo. Eles possuem folhas grandes e largas, que não gostam de baixas temperaturas, mas que precisam de umidade. Eles são ideais para ambientes de meia sombra, e não exigem vasos muito grandes e fundos.

Columeia

plantas para dentro de casa columeia

A columeia é uma mistura de flores e folhas lindas, que gostam muito de luz, mas nem tanto de sol. Por isso são excelentes plantas para dentro de casa, bastando ser colocadas em local bem iluminado. Elas também precisam ser adubadas a cada 3 meses e a cada 2 anos precisam ser trocadas de vaso. As regas devem ser feitas de 2 a 3 vezes por semana.

Comigo ninguém pode

plantas para dentro de casa comigo ninguem pode

Essa espécie é ótima para ficar dentro de casa, mas não pode estar ao alcance de crianças ou animais, visto que suas folhas são bastante tóxicas. Ela pode ser cultivada em vasos e à meia sombra.

Costela de Adão

plantas para dentro de casa Costela de Adão

Apesar de suas folhas grandes, essa é uma espécie de planta pequena, mas que pode crescer de forma abundante em condições ideais. Ela é uma das melhores escolhas de plantas para dentro de casa, pois é capaz de se adaptar bem a diferentes ambientes. Isso porque são fortes e resistentes, mas não toleram a incidência direta da luz solar.

Crotons

plantas para dentro de casa Croton

Essa é uma espécie de planta para dentro de casa arbustiva, que chama atenção pela coloração de suas folhas grandes, brilhantes e um pouco retorcidas, de tamanhos variados, que podem apresentar tons de verde, roxo, rosa, branco, vermelho, amarelo ou laranja, entre outros.

Mas essa folhagem exuberante só se mantém saudável sob cuidados específicos, como incidência direta do sol. Por isso, procure deixá-la próxima à janelas e espaços iluminados ou abertos.

Ela também não gosta de ar condicionado e precisa ser manipulada com luvas, pois sua seiva é tóxica e pode provocar irritações na pele. Ela é uma excelente opção para decorar os ambientes, pois ajuda a compor lindas combinações com outras plantas.

Orquídea

plantas para dentro de casa Orquídea

As orquídeas possuem muitas espécies que podem ser cultivadas dentro de casa. Uma dessas espécies é a orquídea Phalaenopsis, cujas flores arredondadas em formato de borboleta, variam em diversas cores, como branco, o rosa, o amarelo e a púrpura.

Elas só precisam de certos cuidados quanto à quantidade de regas, luminosidade e umidade do ar. Opte por vasos de barro, porosos e bem drenados para evitar que o solo fique encharcado ou acumule água. Além disso, elas devem ser cultivadas à meia-sombra, sob iluminação indireta.

Espada de São Jorge

plantas para dentro de casa espada-de-São-Jorge

A espada de São Jorge é uma excelente opção para os ambientes internos. Ela possui folhas grossas e longas, com tons em verde mesclado, podendo ser plantada em vasos e canteiros. Além disso, é uma dessas espécies de plantas para dentro de casa que ajuda a melhorar a qualidade do ar e deixa o ambiente mais fresco, além de trazer sorte e afastar o mau olhado.

Ficus Lyrata

plantas para dentro de casa Ficus Lyrata

Essa espécie de Ficus folhas largas pode ser cultivada em vasos e possui crescimento lento, por isso é uma excelente planta para ficar dentro de casa. Porém, deve ser mantida em locais iluminados, não gosta de frio e só deve ser regada quando o solo estiver seco.

Filodendro (ondulado)

plantas para dentrod e casa Filodendro ondulado

Essa é uma espécie de planta para dentro de casa de folhas grandes em um tom verde vivo bem escuro. É uma ótima opção para ambientes internos porque fica bem em qualquer lugar. Pode ser plantada em vasos e não exige muita manutenção, perfeita para quem não tem muito tempo para cuidar dela ou fica muito tempo fora de casa. No entanto, ela prefere a meia sombra, uma terra rica em matéria orgânica e regas regulares.

Hera Inglesa

plantas para dentro de casa hera inglesa

A hera inglesa é um tipo de planta trepadeira, mas que em ambientes internos pode ser podada e cultivada em vasos pequenos, como trepadeira pendente, por exemplo. Fica linda em jardins de inverno ou próximas às paredes. Uma das melhores opções de plantas para dentro de casa trepadeiras.

Jiboia

plantas para dentro de casa jiboia

A jibóia é perfeita para ser cultivada em ambientes internos, plantada em vasos pendurados em locais altos. Ela costuma formar lindas cascatas verdes e se alastrar rapidamente. Pode ser também direcionada dos vasos para o teto, por barbante, cobrindo todo o local e criando um teto verde. Suas folhas em formato de coração são muito ornamentais, e ela deve ser regada duas vezes por semana.

Marantas

plantas para dentro de casa Marantas

As marantas possuem folhas grandes mescladas de verde e roxo, por isso ficam lindas quando combinadas a outras espécies de plantas para dentro de casa. Ela gosta de sombra, ambientes quentes e deve ser regada aos poucos, para evitar que a terra fique encharcada.

Pacová

Plantas para dentro de casa pacová

A pacová é também muito conhecida como babosa de árvore. Ela possui folhas grandes e brilhantes, em um tom de verde vivo. Prefere sombra e de fácil cultivo, devendo ser regada apenas uma vez na semana.

Pata de elefante

plantas para dentro de casa pata de elefante

Essa é outra espécie de planta para dentro de casa do tipo arbusto, com tronco bastante ornamental. O seu crescimento é lento, e ela gosta de calor e luminosidade. Portanto, escolha um local arejado mas que receba muita luz.

Peperômia

plantas para dentro de casa Peperômia

A peperômia possui uma folhagem muito bonita, e pode ser cultivada em vasos à meia sombra. Por não gostar muito do frio, ela é uma das melhores opções de plantas para dentro de casa, perfeita para ambientes internos.

Palmeira-leque

plantas para dentro de casa palmeira leque

Outra espécie de tipos de palmeiras que por apresentar um crescimento lento, é ótima opção para o cultivo em vasos dentro de casa. No entanto, ela precisa ficar em ambientes amplos e bem iluminados.

Suas folhas grandes, plissadas e com margem dentada, em um lindo tom de verde brilhante, chamam bastante atenção. Para mantê-la saudável, coloque-a em local bem iluminado, adube-a durante o verão e replante-a a cada dois anos. Ela também precisa ser protegida de ventos fortes e de ar-condicionado.

Samambaia

plantas para dentro de casa samambaia

As samambaias são plantas para dentro de casa clássicas. Suas folhas de coloração verde-clara, longas e pendentes, costumam formar touceiras volumosas, que ficam lindas penduradas em vasos suspensos ou em um local alto.

Elas preferem a meia-sombra, mas também gostam de receber iluminação difusa. No entanto, precisam ser protegidas do vento para evitar queimar as folhas mais jovens. Elas podem ser usadas até mesmo em um jardim vertical, formando uma parede verde dentro de casa.

Suculentas

plantas para dentro de casa suculentas

As suculentas são excelentes plantas para dentro de casa, pois apresentam raiz, talo ou folhas engrossadas, que permitem o armazenamento de água durante períodos prolongados. Por isso, são muito fáceis de cuidar. Além disso, elas costumam “avisar” o que precisam, basta prestar atenção nos avisos.

Como por exemplo, se as folhas começarem a murchar, aumente gradativamente a quantidade de água; se as folhas da base começarem a apodrecer, diminua. Se ficarem finas e começarem a perder as folhas, ela precisa de luz. Aliás, elas precisam de no mínimo, quatro horas diárias de sol para sobreviver de forma saudável.

Yucca

plantas para dentro de casa Yucca

A yucca tem uma aparência escultural, com folhas longas, rígidas, pontiagudas e bordas serrilhadas. Quando envasada ainda jovem, adapta-se bem aos ambientes internos. No entanto, ela precisa ser colocada em um local com bastante claridade e ventilação. Depois de bem estabelecida, torna-se extremamente resistente. Mas cuidado com o excesso de água para não apodrecer as raízes.

Árvore-da-felicidade

plantas para dentro de casa arvore-da-felicidade

A árvore-da-felicidade é o tipo de planta que traz harmonia e sorte para dentro de casa, quando ganhada de presente. Há quem acredite que essas boas energias são garantidas somente quando plantadas no mesmo vaso as duas variedades, macho e fêmea.

Ela possui folhas pequenas, delicadas e de cor verde-escura. Mas precisam ser mantidas bem escoradas por tutores de madeira, gostam de sol pleno, meia-sombra ou luz difusa. O ideal é mantê-las em áreas bem iluminadas. No entanto, não toleram fumaça de cigarros, ar condicionado ou vento em excesso.

Zamioculca

plantas para dentro de casa Zamioculca

As zamioculcas são excelentes plantas para dentro de casa, principalmente em vasos localizados em corredores e locais com baixa luminosidade natural. Elas se destacam pela beleza de suas folhas superbrilhantes, com o aspecto de cera, em tom de verde bem escuro. Ela é tão resistente que tolera até ambientes com ar condicionado, mas não gosta de excesso de água.

Lança-de-São-Jorge

plantas para dentro de casa Lança-de-São-Jorge

Outra espécie de planta para dentro de casa bem resistente e excelente para os cantinhos internos à meia-sombra, sob sol pleno ou luz difusa. Suas folhas cilíndricas, rígidas e verticais, possuem um visual bastante ornamental. Ela exige pouca água e suporta ambientes fechados com ar condicionado. Além disso, ela pode ser trançada, para dar um aspecto ainda mais interessante.

Pronto! Agora você tem boas dicas de espécies de plantas para dentro de casa, capazes de decorar e embelezar qualquer ambiente. Vá misturando as espécies pela casa, em diferentes composições e arranjos.

Mas não compre muitas espécies de uma vez só, mas aos poucos, para ir experimentando e descobrindo o melhor lugar para cada uma delas. Se quiser, escolha uma ou duas espécies de plantas para dentro de casa de porte maior e comece combinando outras por elas.

Boa sorte e bom cultivo!

Write A Comment