Nos dias de hoje, as residências estão ficando cada vez menores, até mesmo para quem tem o sonho da casa própria. Uma casa em tamanho pequeno, precisa de um investimento mais em conta. No entanto, muita gente tem dificuldade de criar um lugar que fique bem distribuído e que aproveite bem os espaços.

Existem plantas para casas pequenas que conseguem ser bonitas e aconchegantes, algumas tem até a possibilidade de construir varanda, suíte, closet e até piscina. Para te ajudar, reunimos uma seleção de dicas e plantas. Confira e escolha a mais adequada para a sua família.

Projetos de casas pequenas

Uma planta para uma casa pequena não é fácil de desenhar, por isso, é essencial contratar um profissional preparado, seja um arquiteto ou engenheiro, para que faça um projeto adequado, seguro e que encaixe tudo o que você deseja.

As casas podem ser feitas em diversos materiais, como madeira, alvenaria e outros. Antes de desenhar a planta é importante definir quais são as necessidades das pessoas que vão morar nela, como quantidade de quartos, banheiros, estilo da cozinha e por aí vai.

Modelos de plantas de casas pequenas

Normalmente, uma planta com 40 m² é suficiente para uma casa com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e uma pequena área de serviços. Para te ajudar, selecionamos alguns modelos com características diferentes. Confira!

Plantas de casas pequenas com 3 quartos

A planta com 3 quartos é para uma casa um pouco maior, com média de 70 m². São indicadas para famílias maiores. Se você analisar bem a imagem, vai entender melhor como distribuir os cômodos visando maior conforto e entendendo como os móveis podem se encaixar dentro do ambiente.

Plantas de casas pequenas com 1 quarto

Uma casa com 1 quarto é ideal para quem vai morar sozinho ou para casais recém-casados. O espaço disponível é muito menor e por isso, é essencial a contratação de um profissional para desenhar uma planta que se encaixe às suas necessidades e expectativas. Mas para ter uma ideia de como pode ser feito, basta olha esse projeto 3D que separamos.

Plantas de casas pequenas com cozinha americana

Se a cozinha americana for essencial no seu projeto, saiba que é possível inseri-la na sua casa. Confira a imagem e tenha uma ideia de como construir sua casa sem abrir mão desse cômodo moderno e tão importante.

Plantas de casas pequenas e simples

Para que nada dê errado, não abra mão da contratação de um profissional responsável e que saiba o que está fazendo. Afinal de contas, é de um lugar que você vai morar que estamos falando. Para uma casa simples e básica, o ideal é saber como acomodar os cômodos. Confira essa ideia que selecionamos.

Plantas de casas pequenas e baratas

Para não gastar muito, é importante consultar um profissional para que ele te ajude a definir quais itens são dispensáveis e quais devem ficar e encontrarem um modelo final que caiba no seu bolso. Uma boa ideia é essa planta que selecionamos, com cômodos definidos e retos, sem muitos detalhes.

Plantas de casas pequenas de dois andares

É sim possível fazer uma casa pequena que tenha dois andares. Inclusive, essa é uma ótima solução para aproveitar os espaços de forma vertical e construir mais cômodos. No entanto, é importante contratar um profissional, porque ele quem irá registrar na prefeitura e um imóvel com dois andares exige alguns cuidados com segurança que devem ser levados em consideração.

Plantas de casas pequenas com piscina

Um espaço pequeno pode ter uma piscina, basta que o profissional desenhe aproveitando todos os espaços disponíveis com bastante cuidado. Esse sonho é possível!

Casa pequena com dois quartos

A casa com dois quartos é essencial para famílias com filhos ou algum outro parente. A casa provavelmente terá uma cozinha um pouco menor, mas que ficará bem posicionada e equipada com o uso de móveis planejados. Também tem a opção de fazer a sala de estar conjugada com a sala de jantar. Os quartos terão tamanhos diferentes, sendo o maior para o casal e o outro um pouco menor. Tudo isso é possível analisar nessa planta que selecionamos para você.

Projeto de casa com 40m²

Essa talvez seja a maior procura das pessoas. Em projetos com essa dimensão, é importante que os cômodos sejam bem pensados, podendo ter a mesma medida, exceto a cozinha e o banheiro que são menores.

Se houver dois quartos, eles devem ter o mesmo tamanho, com espaço suficiente para colocar duas camas de solteiro em cada ou uma cama de casal. E a área de serviço não pode ficar de fora. Veja um exemplo interessante com esse projeto que selecionamos!

Projeto de casa Pequena para 5 pessoas

Uma casa pequena pode acomodar uma família grande, basta que ela tenha três quartos. Normalmente, os cômodos podem ter tamanhos médios, podendo acomodar cinco pessoas. É uma ótima opção para casais com três filhos.

A sala e a copa conjugada e uma cozinha pequena com área de serviço ao fundo finalizam a composição de uma casa aconchegante.

Projeto de casa simples e espaçosa

Se você tem orçamento para construir uma casa com 70 m², os cômodos ficarão mais espaçosos, mesmo que a planta não aparente ser grande. É interessante para quem deseja ter uma suíte.

Planta Básica de Casa Pequena

Uma casa básica, não quer dizer feia ou menos confortável. Uma casa com dois quartos, pode ter um usado para escritório, que pode se transformar em um quarto de visitas quando tiver alguém em casa.

Projeto de casa simples com suíte

Uma casa pequena também comporta uma bela suíte. Isso a torna mais confortável e aconchegante, além de ser um sonho de muita gente. Confira essa sugestão de projeto para uma casa com cômodos bem distribuídos e com uma suíte para o casal.

Projeto de simples com varanda

A varanda é um espaço muito gostoso em uma casa e pode ser utilizado para relaxar, receber amigos e até para fazer um jardim vertical. Em uma casa simples ela pode ser um complemento da sala ou da cozinha. Esse mimo é sinônimo de aconchego e pode estar presente em casas pequenas.

Projeto de casa simples com garagem e três quartos

Quem tem carro fica preocupado de deixá-lo na rua ou descoberto durante a noite. Então, ter uma garagem em casa é essencial. O espaço deve ser maior que as dimensões do veículo para facilitar as manobras. Uma casa bem dividida, pode ter três quartos e garagem, mesmo sendo pequena.

Como Construir Casa através do Projetos de Casas

Para construir um projeto, é preciso muito estudo, organização e entendimento do espaço que você quer fazer. Lembrando que a contratação de um profissional é sempre o melhor caminho.

Mas você pode agilizar e montar algo legal para mostrar ao profissional o que você realmente quer e juntos possam definir juntos o que ficaria melhor.

Fique atento a alguns pontos importantes, como o tamanho do terreno, o orçamento disponível, o que é mais importante, como quarto amplo, acesso para cadeirante, cômodos compactos. Defina o material que você deseja para a construção, como acabamento, telhado, material elétrico e etc.

104 fotos de plantas para casas pequenas que vão te inspirar a escolher o formato de casa que mais se encaixa ao que deseja

Nós sabemos que escolher o estilo da planta da sua casa é uma tarefa complicada e que exige muito, ainda mais quando não temos conhecimento. Por isso, fizemos uma seleção com 104 fotos com modelos diferentes de plantas para casas pequenas com números diferentes de quartos, disposições dos cômodos, com dois andares e até com piscina. Confira!

Definir a planta de uma casa não é fácil, existem infinitas possibilidades de composições e tamanhos. Quando o espaço é reduzido, é importante pensar com atenção em todos os cômodos para que eles se encaixem perfeitamente.

O melhor caminho é contratar um profissional, seja um engenheiro ou um arquiteto, para que possa fazer o projeto adequando às leis da prefeitura da sua cidade. Fizemos esse texto com essas dicas para que você não chegue cru até o escritório deles e saiba dizer o que realmente quer ter na sua casa. Temos certeza que assim será muito mais fácil!

Write A Comment