Quem está construindo ou reformando sabe da infinidade de detalhes que precisamos dar atenção. São materiais de construção, revestimentos e acabamentos, seja em áreas residenciais ou comerciais. Para revestimentos, as pedras naturais surgem como um ótimo recurso, pois oferecem beleza, resistência e praticidade de manutenção.

A pedra mineira ganhou espaço e está cada vez mais popular nas casas brasileiras. Ela pode ser encontrada em filete, serrada ou em caco. Costuma ser utilizada em áreas externas, como piscinas, quintais e também nas escadas.

É muito resistente, durável, possui alta porosidade pelo fato de ser antiderrapante. Se você está cogitando usar essa pedra na sua casa, fique de olho nas nossas dicas e inspirações. Confira o que selecionamos para você!

Pedra Mineira x Pedra São Thomé

Os dois tipos de pedras contam com características muito similares o que torna a escolha entre as duas um pouco difícil. Confira as principais características de cada uma, suas similaridades e diferenças.

Pedra Mineira

A pedra Mineira é encontrada no sudoeste de Minas, na região da Serra da Canastra. Ela possui a superfície rugosa. Essa característica favorece seu uso em áreas externas, mas conta com um excesso de irregularidades que quando não bem encaixada no projeto, pode danificar a estética do espaço.

Sua cor pode variar entre os tons de cinza, amarelo e rosa, podendo ter até uma aparência mais esbranquiçada. Para que você tenha o efeito de cor desejado, é preciso tomar cuidado e fazer uma manutenção especial.

É importante saber que a Pedra Mineira pode esfarelar com facilidade quando não recebe o tratamento adequado e as laterais apresentam veios que indicam essa característica. O seu desgaste pode aumentar com uso de produtos de limpeza abrasivos e equipamentos pesados, diminuindo sua vida útil.

Pedra São Thomé

A pedra Santo Thomé também tem origem em Minas, mas na cidade de São Thomé das Letras. A principal característica dessa pedra é a superfície regular e lisa, mas com uma certa aspereza para que ela seja mais resistente e antiderrapante.

Ela pode ser encontrada em tons de amarelo, clara, rosada e verde. Conta com uma qualidade alta o que contribui para que ela esteja cada vez mais presente em projetos de alto padrão que visem um toque rústico sem perder a sofisticação.

Sua absorção do calor é baixa e sua resistência ao atrito é altíssima, o que a torna mais viável em áreas externas, como bordas de piscinas. Mas nada impede que ela seja aplicada em painéis, muros ou paredes internas.

Os pontos em comum

Ambas as pedras são quartzitos, ou seja, rochas metamórficas que tem o quartzo como principal componente. Também possuem uma grande concentração de sílica, que é comum nas pedras originárias do estado de Minas Gerais.

Esse é outro ponto comum, ambas são extraídas em Minas, que é o principal produtor brasileiro de quartzito.

As principais diferenças entre a pedra Mineira e a pedra São Thomé

Cada uma das pedras é única e apresentam características que as tornam viáveis para os mais diferentes tipos de projetos. A Pedra Mineira tem durabilidade e resistência menores e por isso seu custo é relativamente menor em relação a Pedra São Thomé.

A outra diferença principal é a região de onde são extraídas, sendo a Pedra Mineira retirada da Serra da Canastra e região da Diamantina e a Pedra São Thomé vem do Sul de Minas.

As cores também são diferentes, já que a Pedra Mineira pode ser encontrada no cinza, rosa, claro e amarelo e a Pedra São Thomé, somente no amarelo claro.

Não podemos deixar de citar que a Pedra Mineira esfarela com mais facilidade e que a Pedra São Thomé é mais resistente e sua superfície é regular e lisa.

Preço da Pedra Mineira

O preço da pedra mineira pode variar de acordo com a região que você mora. Mas podemos fazer uma média dos preços encontrados, que pode variar entre R$20 e R$50 o metro quadrado. Seu valor é mais acessível o que a torna mais popular e procurada nos projetos de construção e reforma.

Cuidados e Manutenção

A Pedra Mineira, por ser menos resistente, exige uma manutenção mais específica e diária. Assim, ela não fica com a aparência de encarda ou manchada. Para isso, você deve se atentar e tomar bastante cuidado.

A limpeza em pedras com aspecto natural devem ser deitas usando detergente neutro e água para limpar. Utiliza uma vassoura de pelo duro ou uma lavadora de alta pressão, mas tome cuidado, a lavagem com a máquina só deve ser feita 1 vez a cada 3 meses para não danificar sua pedra.

Ao varrer a pedra mineira para retirar o pó, dê preferências por vassouras de cerdas macias.

Não use produtos quimicamente agressivos ou abrasivos, como álcool, querosene, soda cáustica, removedores e solventes.

E se mesmo assim, ela apresentar manchas ou encardidos difíceis de serem retirados, contrate uma empresa especializada em limpeza de pedra mineira. Eles saberão quais cuidados adotar para que sua pedra volte a ter um aspecto de nova.

Como é feita a limpeza de pedra mineira profissional?

Se for necessário contratar a empresa, saiba que os técnicos irão fazer uma análise do estado do tipo da sujeira encrustada na pedra e também irá definir quais os tratamentos mais indicados para que a vida útil do seu piso possa crescer e melhorar o aspecto, enobrecendo o ambiente.

Primeiramente, será realizada uma limpeza profunda, com materiais específicos para esse fim, depois alguns produtos são aplicados, para tratar a pedra contra o aparecimento de fundos, limbos e outras questões desagradáveis.

Onde usar a pedra mineira

A pedra mineira pode ser utilizada de diversas formas, tanto na área externa, quanto na área interna da casa.

Na parte interna, é comum ver a pedra em paredes por meio de murais e mosaicos. Também podem emoldurar e destacar espaços como lareiras, fornos e churrasqueiras.

Em áreas externas, estão presentes em acabamentos de fachadas, mas sua principal função é como piso de piscina e isso se dá graças a sua característica antiderrapante.

40 fotos de pedra mineira que vão te inspirar a adotá-la na sua casa

A pedra mineira é muito versátil e pode estar presente em todos os ambientes da casa. Para que você possa decidir melhor onde irá instalá-la no seu lar, qual o estilo escolher e qual cor, fizemos uma seleção com 40 fotos incríveis e que vão te deixar impressionado. Confira!

1- Sua característica antiderrapante a torna perfeita para áreas com piscina

2- Combinam perfeitamente com madeira para dar um aspecto rústico ao ambiente

3- Podem ser usadas em volta da piscina e no caminho da garagem

4- Que tal usá-la em toda a área externa?

5- Olha que incrível essa variedade de cores

6- Combinam com entradas de casas e escadas

7- Em filetes, ficam ótimas em fachadas e paredes

8- Muita bacana seu uso em áreas internas

9- Presentes na sacada e no quintal

10- A perfeita combinação de pedra mineira com o verde das plantas

11- Um espaço de lazer aconchegante e rústico

12- Mais uma ideia de utilização em áreas internas, dessa vez com a prevalecendo o estilo industrial

13- Não derrapam em locais molhados sendo muito seguras

14- Dê um toque de estilo para a escadaria esterna

15- Elegância e estilo não faltam nesse quintal com Pedra Mineira

16- Um caminho maravilhoso até a saída

17- Olha que interessante essa ideia de aplicá-la na parede

18- Começa dentro de casa e vai até a área externa

19- A perfeita combinação entre o rústico e o moderno

20- Ela também pode aparecer em formatos retos e lisos

21- Em locais frios, podem revestir lareiras e trazer mais aconchego ao lar

22- Pedra Mineira na fachada e no chão, porque nunca é demais!

23- Qualquer local deixa de ser simples com a aplicação desse revestimento

24- A instalação de spots de luz ajudam a dar mais destaque a pedra

25- Quem se preocupa com segurança, investe em pedra mineira na área da piscina

26- Uma fachada monumental com aplicações de pedra mineira em filetes

27- Essa varanda ficou mais elegante com a utilização do revestimento e o pergolado de madeira

28- A pedra usada nas suas variações de cores criando combinações diferentes

29- Pedras Mineiras em todos os lugares!

30- Olha que incrível essa aplicação em mais de uma direção

+ 10 fotos incríveis com várias aplicações diferentes da Pedra Mineira

A Pedra Mineira é um revestimento indicado para usar dentro e fora de casa, graças ao seu aspecto antiderrapante e seu grau de resistência e beleza. Seu custo é mais baixo do que outros tipos de pedras e isso é mais um atrativo desse material que o torna tão comum nas residências. Com as nossas dicas e inspirações fica bem mais fácil decidir onde e como aplicá-la na sua casa.

Lembre-se sempre de mantê-la limpa e cuidada para que não apareça manchas e nem fique com aspecto de encardido, mas quando acontecer, contrate uma empresa especializada para revitalizar sua pedra.

Write A Comment