Decorar sala pequena com pouco dinheiro? Veja dicas!

Quer dicas de como decorar sala pequena com pouco dinheiro? Então, você veio ao texto certo! Logo mais, listamos uma série de medidas que você pode tomar para deixar seu espaço ainda mais bonito. Algumas requerem um pequeno gasto, mas outras dependerão apenas da sua criatividade. Já pensou redecorar sem gastar nada? Isso é completamente possível!

Antes de decorar, porém, temos duas dicas que podem tornar qualquer ambiente mais atrativo. Seja ele grande ou pequeno, a sala de estar ou uma varanda. A primeira é: busque sempre o equilíbrio.

É sempre importante que exista harmonia entre as cores e os objetos do espaço. A mistura exagerada de estilos e tons pode parecer atraente no início, mas depois de certo tempo costuma se tornar cansativa. Então, virá o desejo imenso de redecorar, mas com tão pouco equilíbrio, essa redecoração poderá se tornar mais trabalhosa do que você gostaria.

Nossa segunda dica geral é: dedique-se à organização. Um ambiente organizado e limpo permite que os usuários aproveitem do espaço com muito mais prazer. Ao mesmo tempo, o visual do cômodo mantém-se muito mais agradável e atrativo. Isso mesmo que anos se passem com a mesma decoração.

A seguir, você poderá acompanhar várias dicas sobre como decorar sala pequena com pouco dinheiro. Adapte cada sugestão conforme o seu espaço e estilo, mas lembre-se de sempre considerar as dicas já citadas. Assim, a combinação de móveis, cores e objetos do seu espaço será muito melhor sucedida!

20 dicas para decorar sala pequena com pouco dinheiro

1. Escolha um estilo de decoração minimalista

Um dos principais problemas em decorar uma sala pequena é que o exagero de móveis, objetos e cores pode torná-la desconfortável. Seja visualmente, seja de modo físico. Afinal de contas, essas situações tendem a tornar o espaço disponível ainda menor. Por isso, uma ótima dica é escolher, logo de início, um estilo minimalista de decoração.

São cinco os estilos de decoração mais recomendados: o Contemporâneo, Minimalista “Puro”, Estilo Oiental, Moderno e Escandinavo. No primeiro, Contemporâneo, o destaque do visual são as linhas retas e cores claras do espaço. Assim, detalhes mais sutis e com cores vibrantes podem chamar a atenção em pontos específicos.

Já o estilo Minimalista, ou Clean, é caracterizado por certa limpeza visual, que transmite tranquilidade. Seu principal objetivo é evitar o excesso de informação no espaço, inclusive investindo em tons claros.

Quando a escolha é pelo estilo Oriental, você pode investir em cores vibrantes e/ou objetos místicos. Ainda assim, é preciso manter o aspecto minimalista. O que não for considerado realmente necessário no espaço deve ser descartado.

O estilo Moderno, por sua vez, é, muitas vezes, confundido com o Minimalista. Na verdade, eles são bastante parecidos, já que buscam a limpeza visual. Neste, porém, há um pouco mais cor e tecnologia. O visual pode ser futurista ou não, desde que sejam utilizadas cores como o cinza, branco, preto, marrom, cobre e semelhantes.

Por fim, há o estilo Escandinavo. Muito bonita e elegante, a opção tem como principal característica as linhas sóbrias e destaque para a iluminação natural.

Leia também: Decoração Escandinava: Quarto, Sala E Cozinha. Veja Mais De 89 Fotos

Lembre-se da eliminação de móveis desnecessários. Quanto mais minimalista for a decoração, melhor será a amplitude visual do ambiente. Sem contar que, com menos objetos, o gasto para montar o ambiente é menor.

2. Reforme os móveis

Sua sala já está decorada, mas você cansou do visual? Isso é bastante comum, especialmente quando os moradores passam bastante tempo em casa. Se o seu objetivo é decorar sala pequena com pouco dinheiro, você poderá reformar os seus móveis. Com um pouco de pesquisa, a opção pode sair muito mais barata do que adquirir peças novas. Algumas vezes, você também poderá investir no “faça você mesmo” e economizar ainda mais.

É possível reformar móveis como raques, aparadores, mesas, estantes, sofás e poltronas. Você pode escolher usar uma nova camada de tinta, tecido, fazer uma pátina, mudar os pegadores das gavetas ou investir em aplicações. Basta procurar uma empresa especializada, ou então investir na criatividade.

3. Tenha atenção aos sofás

Sempre que possível, uma sala pequena deve descartar grandes sofás. Isso porque, peças com 2 ou 3 lugares ocupam muito espaço e atrapalham a circulação no cômodo. Além disso, seu tamanho torna o ambiente visualmente cheio e pode provocar a sensação de que ele é ainda menor.

Dessa forma, uma dica é utilizar apenas poltronas pequenas. Se forem necessários outros assentos, use pufes, cadeiras ou banquinhos. Sofás sem braço também são boas opções, pois aumentam o campo de visão do espaço.

Para uma nova decoração, ainda é interessante investir em novas capas de tecido. Tanto para o sofá, quanto para as almofadas. As opções são bastante baratas e podem dar um visual completamente novo ao ambiente. Lembre-se, apenas, de garantir o equilíbrio entre as cores e com os demais objetos.

4. Prefira móveis com pernas expostas

Todo ambiente pequeno merece móveis com pernas mais finas e altas. Afinal, esse tipo de modelagem alivia o visual do ambiente, tornando-o mais amplo. Peças com pernas mais “pesadas”, porém, mantém a decoração do cômodo também “pesada”. Aumentar o campo de visão do piso é uma opção interessante em todas as situações.

5. Cuidado com a mesa de centro

As dicas para a mesa de centro também dizem respeito a cuidar da boa circulação na sala e da amplitude visual do ambiente. Pensando neste último quesito, é interessante optar por uma mesa de acrílico ou vidro. As melhores opções são as em formato circular ou retangular, pois elas bloqueiam o espaço.

Na hora de redecorar, você pode optar por tornar a mesa de centro em uma mesa de canto, ou então posicioná-la ao lado do sofá. Mudar a função de um móvel faz toda a diferença na decoração do cômodo.

6. Prefira móveis em tons mais claros

Você já deve ter notado a importância das cores claras em uma sala pequena. E a claridade dos tons não deve se limitar às paredes ou objetos. Na verdade, móveis claros também são incríveis opções decorativas! Caso você não possa adquirir novas peças neste modelo, invista na reforma das peças.

7. Dê destaque às paredes

Sem dúvida, a troca de cor nas paredes da sala pode mudar completamente o visual do espaço. Ainda que, depois, os móveis permaneçam iguais ou nos mesmos lugares.

Você pode investir em uma nova tintura, na aplicação de tecido na superfície, realizar uma textura e até usar papel de parede.

Em todo o caso, é preciso equilíbrio. Se os móveis e objetos da sala tiverem tons claros, será possível investir em cor mais quente e intensa na parede. Agora, se já houverem pontos de cor no espaço, será muito mais vantajoso manter as divisórias em tons neutros.

8. Faça o cômodo parecer maior

Se você desejar tornar o espaço visual da sala maior, deixe as esquadrias, rodapés, portas e janelas da mesma cor que a parede do ambiente. Isso evita a criação de “molduras” e impede o achatamento do cômodo.

9. Use espelhos

Outro modo de garantir a amplitude visual da sala é usar espelhos. Espelhos dão a sensação de continuidade do espaço, e ainda ajudam a propagar a luz. Assim, se torna mais agradável permanecer no ambiente.

São várias os tipos possíveis para a decoração. Há, por exemplo, os de parede inteira, ou os que cobrem toda a parte superior do cômodo. Outra opção são os espelhos emoldurados, que se assemelham a quadros, mas formam um atrativo muito mais interessante.

Ao usar de qualquer opção, porém, lembre-se de avaliar a posição da peça. Afinal, o espelho irá refletir o que há em volta. Se posicionado de frente a um objeto de que você não gosta muito, o resultado poderá incomodar. Também não é vantajoso posicioná-lo atrás da TV, pois o reflexo pode dificultar a atenção ao que for transmitido em tela.

10. Prefira tapetes com listras verticais

Tapetes devem ser bem avaliados, pois podem “diminuir” o espaço e até provocar alergias. Porém, eles também podem criar um enorme diferencial de decoração na sala pequena. Dependendo do seu tipo, ele poderá dar ar mais clean ou moderno ao ambiente, ou ainda promover a sensação de aconchego.

É preciso, apenas, garantir que ele mantenha a harmonia com outros objetos e móveis. Caso deseje ampliar visualmente o espaço, as melhores opções de tapete serão aquelas com listas verticais.

11. Invista na iluminação do espaço

Um cômodo iluminado se torna visualmente maior e muito mais confortável. Por isso, é importante investir tanto na iluminação natural, quanto na elétrica. Esta última, aliás, pode ajudar a agregar na sala, por meio do uso de abajures, pendentes e luminárias. Você só precisará utilizar objetos que lhe agradem, além de combiná-los com o restante do espaço.

Inserir a iluminação embutida na parede, para o destaque de quadros ou de algum ponto do cômodo, é outra incrível dica de decoração. Só não exagere, pois isso poderia provocar a sensação de que o ambiente é menor.

12. Objetos de decoração

É sempre importante usar objetos de decoração na sala de estar. Com equilíbrio, eles podem fazer enorme diferencial, inclusive criando visuais completamente personalizados. Escolha quadros de arte, molduras de fotografia, molduras vazias, luminárias, tapetes, velas, garrafas de bebidas ou outras. A dica é selecionar todas as peças desejadas e mudá-las no cômodo até achar a combinação perfeita.

13. Decore com vasos de planta

Trazer um pouco de verde para dentro de casa pode ser uma incrível opção. Mais do que a beleza, um vaso de planta promove um maior contato com a natureza, e até melhora o ar que circula por ali.

Assim, invista em vasos, pequenos ou grandes, conforme o espaço disponível. Eles podem ser posicionados no chão, sobre uma mesa de centro ou aparador, ou mesmo fixados na parede. Vasos fixados na parede e combinados com pequenas luzes, como pisca-piscas de Natal, têm feito sucesso no ramo da decoração.

Ao escolher as plantas para a sua sala, tenha atenção apenas às necessidades do vegetal. Algumas espécies requerem sol constante, enquanto outras devem permanecer à sombra. Você também precisará dar atenção à rega e ao podamento periódico da planta.

14. Mude a cortina da sala

Cortinas podem ser ótimas opções para dar um up na decoração. Com tecidos claros, coloridos, estampados, mais leves ou pesados, é possível mudar completamente o aspecto do cômodo. Os tecidos leves, por exemplo, darão certa delicadeza e graciosidade ao ambiente. Já tecidos pesados dariam à sala um visual mais elegante e requintado.

Independentemente desse visual, invista em peças que vão até o chão. As cortinas também precisarão possuir trilhos embutidos. Essas características dão ao accessório a capacidade de alongar o cômodo.

15. Faça artesanato!

Já pensou em aproveitar alguns objetos e produzir peças de artesanato? Garrafas vazias de vidro, por exemplo, podem se tornar belos vasos de plantas. Enquanto isso, tapetes e peças de cerâmica podem servir como decoração das paredes. Ou, quem sabe, caixotes de madeira possam se tornar mesas de centro ou belas prateleiras. Reciclar materiais e adquirir outros para artesanato é algo que sai barato, e ainda pode imprimir sua personalidade no ambiente.

16. Mude os móveis de lugar

Que tal apenas mudar os seus móveis da sala de lugar? Com certeza, essa é uma das opções mais baratas de redecoração do ambiente. Afinal, você não gastará nada! Colocar o sofá em um novo canto, ou transformar a mesa de centro em uma mesa de canto farão toda a diferença.

17. Utilize prateleiras

Prateleiras ou nichos são alternativas também cheias de vantagens, especialmente porque elas criam novos espaços para o posicionamento dos seus objetos. E podem ser muitos: vasos, quadros que não foram pendurados nas paredes, livros, garrafas de bebidas… Peças desse tipo são fáceis de encontrar no mercado e, muitas vezes, você mesmo poderá instalá-las.

18. Invista em objetos transparentes

Peças transparentes, sejam elas móveis ou objetos, tornam um cômodo pequeno visualmente mais atrativo. O vidro e o acrílico são as melhores opções, dando leveza ao espaço.

19. Instale um painel de TV

Ao instalar a televisão na parede, você consegue eliminar um rack da sala. Isso torna o espaço mais amplo, e contribui para o seu visual mais clean. Além disso, existem vários modelos de painel no mercado, decorados. As peças não são caras, e podem mudar muito o visual da parede. Lembre-se, apenas, de verificar se o painel a ser adquirido é o ideal para a sua TV. Os objetos possuem encaixes diferentes.

20. Mude os objetos de cômodo

Sabe aquele quadro que compõe a decoração do seu quarto, ou o vaso que você colocou na varanda? Eles podem ser remanejados para a sala! Novas combinações são sempre interessantes, e você não gastará nada com a opção. Basta investir na troca de peças que façam sentido ao ambiente, e levar outras para os outros cômodos. Esse segundo cuidado, aliás, é fundamental para evitar o acúmulo de muitos itens no mesmo espaço.

Viu só como pode ser simples decorar sala pequena com pouco dinheiro? Você só precisa estar disposto a enxergar o cômodo de outro modo, e terá facilidade em decidir como mudar o visual do espaço. Boa decoração!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.