Limpeza pós-obra: como funciona? Dicas para fazer certo!

Reformar um apartamento ou construir uma casa é um grande sonho! Tudo parece lindo nas revistas de arquitetura e decoração, mas quando chega a hora H, com a equipe de construção dentro de casa, vem o estresse, os gastos extras e o barulho. E tudo pode ficar ainda pior quando a obra acaba. Antes de se mudar, é preciso fazer aquela limpeza pós-obra pesada e tornar o caos no lugar perfeito para morar.

Mas como funciona a limpeza pós-obra? O que devo fazer? Confira agora dicas incríveis para tirar essa fase de letra!

Limpeza comum x limpeza pós obra: entenda a diferença

A limpeza pós-obra é bem diferente de uma limpeza caseira comum. Muitas vezes exige até a contratação de uma empresa especializada, já que o esforço é muito maior.

Após a finalização da reforma ou construção, ficam os resíduos de cimento, gesso e argamassa, os respingos de tinta, cola e muita, mas muita poeira.

A limpeza pós-obra deve ser capaz de

  • Remover todas as manchas e resíduos;
  • Limpar os móveis que permaneceram no ambiente (caso se trate de uma reforma);
  • E ainda deixar tudo brilhando para a comodidade dos moradores.

Para isso, é preciso contar com os produtos e equipamentos corretos. Mas, fique tranquilo, já vamos te dar todas as dicas para facilitar o processo!

Proteção em primeiro lugar

Para começar, é fundamental que você – e quem mais se juntar à empreitada de limpeza – se proteja.

A limpeza pós-obra é pesada e, em geral, os produtos utilizados são mais potentes, podendo até ser tóxicos.

Por isso, papel e caneta na mão para providenciar tudo antes de iniciar a faxina:

  • Máscaras, luvas e óculos: impedirão que os produtos tóxicos entrem em contato com sua pele, seus olhos ou sejam inalados. As máscaras também protegem contra a poeira, que pode causar alergias e doenças respiratórias.
  • Sapato ou bota impermeável de PVC: os produtos também podem ser corrosivos, podendo danificar os seus sapatos comuns ou até entrar em contato com sua pele. A bota também deve ser antiderrapante para evitar escorregões.

Produtos para limpeza pós-obra

Além dos materiais de segurança, é importante que você providencie os produtos certos antes de começar a limpeza pós-obra:

  1. Aspirador de pó;
  2. Vassoura;
  3. Balde;
  4. Panos limpos e espanadores;
  5. Álcool;
  6. Saponáceo;
  7. Cloro;
  8. Bicarbonato de sódio.

É interessante lembrar que alguns produtos podem danificar os acabamentos e móveis da sua casa. É o caso da água sanitária pura, soda cáustica e limpa forno. Caso vá utilizá-los, dilua-os em água para torná-los menos corrosivos.

Por onde começar?

Agora chegou o momento de mãos à obra! Uma boa dica para facilitar a limpeza e evitar retrabalho é começar a faxina pelos cômodos mais distantes, ao fundo da casa ou apartamento.

A ordem do fundo para a entrada evita que você pise de novo com as botas cheias de poeira nos ambientes que já foram limpos. Você não quer ter que limpar tudo de novo, não é?

Quando estiver no cômodo a ser limpo, comece pelo teto. Assim, a poeira e outras sujidades cairão no piso ainda sujo. Depois, limpe as paredes, os vidros e por fim, o chão.

Como limpar vidros pós-obra?

Os vidros e janelas são materiais muito delicados e que merecem atenção na limpeza. Para não os arranhar, use um espanador para tirar o excesso de pó e depois passe um pano branco.

Caso a sujeira esteja muito impregnada, use um produto limpa-vidros com um pano seco e limpo.

Como tirar poeira de obra das paredes e do teto?

Para limpar o teto e as paredes, umedeça uma vassoura com água ou enrole um pano umedecido na vassoura.

Tire o excesso de água para evitar manchas e, agora, é só passar a vassoura. Utilize a escada para facilitar o contato com o teto.

Limpeza de piso porcelanatos e cerâmicos

Agora que teto, paredes e vidros estão limpos, comece a limpeza seca do piso. Antes, certifique-se que os rejuntes estejam totalmente secos, para evitar que os revestimentos de piso e azulejos saiam do lugar ou quebrem.

Passe o aspirador de pó por toda a extensão do cômodo. Depois, é só passar um pano úmido no chão.

Caso tenha respingos de tinta no piso, misture o álcool com a água.

O saponáceo, cloro ou bicarbonato de sódio devem ser usados em caso de manchas de graxa, cera ou até ferrugem. Lembre-se de diluí-los em água num balde para evitar danos ao piso.

Limpeza de estofados pós obra

Se você fez uma reforma em casa e não retirou os móveis grandes do local, como sofás, cadeiras estofadas e poltronas, com certeza eles também foram afetados durante a obra.

Para remover a sujeira que fica sobre os móveis, é importante contar com a ajuda de uma empresa especializada em limpeza de sofá e estofados para garantir que o tecido seja resguardado.

Muitos materiais são delicados e uma limpeza sem capacitação pode tornar os danos irreversíveis.

Agora que você já sabe tudo sobre limpeza pós obra, é só começar a lavagem e, claro, aproveitar a casa nova com a decoração que você sempre sonhou!

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. AceitarLer mais