Fachadas de Casas Pequenas: veja dicas de como decorar!

Advertisements

Fachadas de casas pequenas não precisam ser “sem graça”. Apesar do pouco espaço disponível, o visual do imóvel pode ser trabalhado com criatividade, e assim entregar uma decoração atraente e convidativa.

Como já dizia o ditado, “a primeira impressão é a que fica”. Mais do que para pessoas, essa premissa funciona para imóveis. Quando o visual da casa é atraente por fora, os convidados se sentem muito mais atraídos em desfrutar do ambiente. E não há muito o que fazer: mesmo que o interior do imóvel seja incrível, seu visitante ainda vai se questionar “por que a fachada não é tão atraente?”.

Além dessa primeira impressão, uma bela fachada traz conforto estético aos moradores. Isso significa ter prazer em chegar em casa, ao menos devido ao visual charmoso que ela possui.

Ademais, caso seja necessário vender o imóvel, sua aparência vai torná-lo muito mais interessante ao mercado.

Fachada de casas residenciais

Elemento de decoração: tijolos

São diversas as possibilidades de decoração de fachadas de casas pequenas. Afinal, existem inúmeros materiais que podem ser utilizados para compor este visual. A começar pelos mais comuns: os tijolos. Mais do que sustentarem as paredes, os tijolos podem ser utilizados como peças de decoração, desde que fiquem expostos.

Com este objetivo, existem peças específicas no mercado, como os ecológicos, ou os brancos. Os itens são geralmente mais delicados, e criam um aspecto minimalista da construção.

Resultado de imagem para fachada tijolos

Elemento de decoração: vidro

Outra opção muito interessante é o vidro. O material pode aparecer nas janelas, na porta de entrada, e até mesmo na fachada. Mesmo que a casa seja pequena, o vidro cria a sensação de amplitude e integração com o ambiente. Ele está disponível em diferentes tipos no mercado, transparentes ou coloridos, foscos ou espelhados. Também aparece em formato de tijolos, o que aumenta suas possibilidades de decoração.

Em qualquer das escolhas, contudo, é fundamental que o vidro utilizado seja de segurança. Entre os vidros de segurança estão o temperado, o laminado e o aramado. Os três são mais resistentes, e tem menor chance de quebra com impactos mecânicos. Quando são eventualmente danificados, ainda geram pequenos cacos arredondados, que possuem pouco poder de corte.

Resultado de imagem para fachada casa pequena vidro

Elemento de decoração: pedras

As pedras são igualmente interessantes na fachada. O arenito, a canjiquinha, a São Tomé, Goiás e várias outras, podem dar um ar mais sofisticado e bem cuidado a fachada. Sua combinação com jardins, opção que citaremos a seguir, costuma ainda oferecer um belíssimo resultado!

Resultado de imagem para fachada casa pequena pedras

Elemento de decoração: madeira

Já a madeira consegue criar visual mais rústico, mas também “quente”. Quando combinada com uma iluminação diferenciada, dá ao imóvel a sensação de aconchego e receptividade.

Resultado de imagem para fachada casa pequena madeira

Elemento de decoração: iluminação

Uma boa iluminação, aliás, pode fazer toda a diferença. Você pode, por exemplo, posicionar lâmpadas de baixo para cima na fachada – aqui, a luz promoverá a sensação de que a residência é maior do que realmente o é.

Por outro lado, a iluminação colorida pode dar grande destaque a pontos específicos. Contudo, é importante que ela seja adequadamente combinada com as cores da fachada. O mix de tons entre a casa e a luz pode criar efeito controverso.

Resultado de imagem para fachada casa pequena iluminação

Outros elementos de decoração

Ainda é possível utilizar porcelanatos, azulejos decorados, o gesso, e até os cobogós. Os cobogós são como paredes vazadas, que formam diferentes padrões e criam um visual bastante moderno. Com cuidado, você pode investir no mix entre diversos dos materiais citados. O resultado será super atraente!

Resultado de imagem para fachada cobogó

Fachadas de casas populares

1. Casa com jardim

Sem dúvida, uma casa com jardim frontal chama a atenção. E não é necessário que seja um grande jardim: apenas um pouco de verde na entrada já consegue promover a sensação de maior acolhimento e bem-estar.

Para utilizar do paisagismo, uma ótima dica é investir em um espaço com grama rasa, e um caminho de pedras até a entrada do imóvel. Essa configuração é clássica, e sempre atraente. Já as plantas podem incluir arbustos rasteiros, palmeiras de médio porte, e até mesmo algumas flores.

Na hora da escolha pelos vegetais, apenas dê atenção ao quanto de cuidado cada um requer. Se você não tem muito tempo, nem quem cuide das plantas, é necessário eleger a mais simples possível. Assim, seu jardim vai se manter bonito, mesmo com poucos cuidados. Veja algumas dicas de como escolher as plantas ideais neste nosso post.

Resultado de imagem para fachada casa pequena jardim

2. Fachadas com muro

A fachada de um imóvel vai além das paredes frontais da casa: ela também é composta pelo muro, portão, jardim e calçada, sempre que esses elementos existirem. Entre todos, o muro é um dos mais indispensáveis, pois pode garantir privacidade e segurança aos moradores.

Ao construir um muro, tenha atenção à combinação de estilos entre ele e o imóvel. Se a casa tiver ar mais delicado, e seu muro tiver uma altura muito exagerada, os efeitos serão contrários e provocarão certa estranheza. O mesmo em relação à decoração dessas grandes paredes: atenção à harmonização de elementos no exterior do imóvel!

Para decoração mais básica do muro, você pode investir na pintura da superfície. Caso deseje algo mais moderno, uma opção é utilizar o cimento queimado, que tem belo visual, ou alguma textura diferenciada. Pedras, tijolos decorativos e o vidro são, da mesma forma, boas alternativas para a decoração.

Resultado de imagem para casa pequena muro

3. Fachadas com portão

Assim como é necessário atenção ao combinar o visual do muro, é fundamental cuidado na harmonização com o portão. Ele deve ser escolhido de acordo com o visual geral da fachada, especialmente considerando que existem as mais diversas alternativas no mercado.

Entre os portões possíveis estão o de madeira, de alumínio ou de ferro. Eles podem ser de grade, possuir formato recortado, ou mesmo um visual inteiro. Até seu modo de abrir – automático ou manual; para fora, para cima ou de correr – influenciam no resultado da decoração!

Resultado de imagem para fachada portao

Casas pequenas e baratas

4. Fachada com telhado à vista

Existem dois tipos de telhados possíveis: o que fica à vista, e o embutido. No caso do que fica à vista, é fundamental que ele tenha um belo visual. Afinal, assim como o muro, o portão, as paredes e outros, ele vai compor o aspecto final da casa.

Para que você adapte o telhado à decoração do imóvel, existem diversos tipos de telhas. A colonial e a portuguesa, por exemplo, tem cor mais clara, e oferecem visual mais clean. Enquanto isso, a italiana e americana são mais amarronzadas e clássicas.

As telhas de concreto e as esmaltadas, por outro lado, são mais escuras, em tons de preto e cinza. Elas dão um aspecto mais sóbrio ao imóvel. Além das cores, as coberturas ainda se diferenciam por seu formato: há as arredondadas, as retas, as quadradas e diversas outras. Conte sempre com o auxílio de um arquiteto para descobrir qual mais combina com o seu objetivo de decoração!

Resultado de imagem para Fachada com telhado à vista

Fachadas de casas pequenas com garagem

5. Com garagem aberta

Quando opta por uma garagem aberta, ou seja, sem portão, o morador ganha mais um elemento para trabalhar: o piso desta garagem. Além de ser o adequado para estacionamento, é interessante que o pavimento combine com o restante do imóvel. Se destoar muito, ele pode causar estranheza visual.

Resultado de imagem para Fachada Com garagem aberta

6. Com garagem fechada

Uma garagem fechada, por outro lado, merece atenção em seu portão. Caso o imóvel também possua portão, é interessante que ambos estes fechamentos sejam do mesmo modelo e cor. Assim, haverá maior harmonia entre os elementos.

Resultado de imagem para Fachada Com garagem fechada

Fachadas de casas pequenas com telhado embutido

Você sabe o que é o telhado embutido? Muito comum na decoração, esse tipo de cobertura fica escondida atrás de uma pequena parede no topo da construção. O acabamento é bastante interessante, e ainda garante que a água da chuva será corretamente direcionada aos sistemas de escoamento.

Como necessita de uma estrutura menos complexa, o telhado embutido é mais barato do que o exposto. Sua única “desvantagem” é que é necessário instalar manta isolante em locais que tenham clima muito quente. Isso vai garantir o conforto térmico do lar.

São três as telhas mais indicadas para a cobertura embutida, e a escolha depende apenas do objetivo do consumidor. Afinal, elas não aparecerão – então não é necessário preocupação com o seu visual. A telha de fibrocimento, por exemplo, é a ideal para cobrir grandes áreas de uma só vez, e por isso é mais barata. Já a telha de polipropileno é translúcida, e visa promover a passagem de luz natural para o interior do imóvel. Por fim, há telha metálica, também barata e que promove menor inclinação do telhado.

Resultado de imagem para fachada casa pequena com telhado embutido

Resultado de imagem para fachada casa pequena com telhado embutido

Fachada de casas modernas

7. Casa com varanda

Decorar a fachada com uma varanda é outra incrível opção. Mesmo que espaço seja pequeno, posicionar na varanda alguns assentos, ou mesmo uma rede, vai criar a sensação de receptividade a qualquer visitante. Afinal, mesmo do lado de fora de casa, ele já perceberá um local para se acomodar.

Resultado de imagem para fachada casa pequena com varanda

8. Fachada com materiais recicláveis

Finalmente, você pode utilizar materiais recicláveis na fachada. Além de bonitas, as opções reafirmam a sua preocupação com o meio ambiente, o que é sempre interessante. Uma alternativa é utilizar pneus customizados como bancos ou vasos para flores. Bancos também pode ser feitos de garrafas PET, e outros elementos podem servir como decoração. Basta usar a criatividade!

Resultado de imagem para banco varanda com pneu

Viu como são diversas as opções para decoração de fachadas de casas pequenas? Escolha seus itens favoritos e dê um up no seu imóvel!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.