Apiloamento mais parece aqueles termos obscuros da construção civil, pois não são todos os que realmente já ouviram falar sobre ele, e a chance de você fazer parte deste número é alta.

Entretanto, se você alguma vez já realizou uma obra em que foi necessário a construção de uma fundação no fundo de uma vala, ou até mesmo a simples instalação de um contrapiso diretamente no solo, então você já fez uso do apiloamento.

Quer entender melhor do que se trata? Garantimos que é bem simples, basta continuar aqui com a gente!

Apiloamento – O que é?

O apiloamento nada mais é do que a compactação do solo, de maneira manual ou mecânica, de modo que a superfície fique bem regularizada e o concreto não acabe se misturando com a terra solta do solo.

Para a aplicação de contrapiso diretamente no solo isto é importante devido a compactação do solo, mantendo-o sempre “retinho”, conforme o desejado. Para a execução de fundações no fundo de uma vala esta compactação é igualmente importante, mas mais ainda importante é evitar que o concreto magro, aquela primeira camada de concreto, se misture com a terra solta do solo.

Nós dissemos que o apiloamento pode ser realizado tanto de maneira manual quanto mecânica, abaixo vamos te explicar melhor como cada uma dessas é feita.

Apiloamento através do método manual

O apiloamento manual consiste em nada mais do que a compactação do solo antes que o mesmo recebe a camada de concreto magro para só então vir a alvenaria.

Quando dizemos em compactação do solo, queremos dizer em literalmente você realizar golpes contra o solo de modo a deixá-lo compactado, fofo, “retinho”, para só a camada de concreto magro vir, de modo que, além de deixar o solo bem alinhado isso também irá evitar que o concreto se misture com a terra solta, comprometendo sua resistência. Para exemplificar melhor o que foi dito, abaixo você pode observar um vídeo mostrando exatamente isto.

Como você pode ver pelo vídeo acima, não se necessitam de equipamentos caros e sofisticados para a realização do apiloamento, muito pelo contrário. O apiloamento foi realizado utilizando-se somente uma lata de concreto com um cabo preso, bem simples né? Essa mesma lógica se transporta para quando você deseja realizar a aplicação do contrapiso diretamente no solo, apiloando este solo você faz com que ele fique uniforme, algo desejado em um piso.

Mas claro, se você quiser (e puder) investir um pouco mais nessa parte de sua obra, você tem a opção de adquirir um compactador que irá te ajudar durante a realização do apiloamento em sua obra, aliás, caso sua obra seja de maiores proporções, então fatalmente você irá precisar de equipamentos como este. Se quiser conferir como este compactador funciona, é só dar uma olhada no vídeo abaixo.

Apiloamento através do método mecânico

Este método é bastante utilizado em grandes obras, consistindo basicamente em uma estacava que irá perfurar o solo através de sucessivos golpes em queda livre, através de um soquete, e logo após o concreto magro é depositado, então a armadura é posta no local escavado e a concretagem é realizada.  Com a utilização desta técnica é possível até mesmo obter uma amostra do solo que está sendo escavado, para uma posterior análise e estudo deste solo, além de permitir uma grande produtividade e mobilidade em obra.

apiloamento através de estaca strauss

No vídeo abaixo você poderá o apiloamento do terreno sendo feito através da utilização de uma Estaca Strauss em ação.

Bastante simples de entender, não é mesmo?

Conclusão

Como você pode bem ver, entender o que é o apiloamento não é tarefa difícil, muito pelo contrário, trata-se de uma técnica bastante simples empregada pela construção civil, podendo você mesmo fazer o apiloamento de seu terreno com as próprias mãos e sem gastar muito com isso.

Então, caso tenha aprendido algo aqui com a gente, compartilhe este artigo. Espalhar conhecimento com todos que você conhece sempre é algo bom a se fazer!

Você é engenheiro(a)? Não está ganhando o quanto deveria?
Conheça essa oportunidade no mercado. Vistoria Cautelar de Vizinhança

Clique aqui

Write A Comment