Não há dúvidas sobre a importância da argamassa em uma obra, mas você sabe dizer para que serve a argamassa de assentamento? Não? Pois então tá na hora de descobrir!

Nós já falamos antes, por aqui mesmo no site, sobre todos os tipos de argamassa, e neste artigo iremos focar exclusivamente na argamassa de assentamento. Iremos lhe explicar o que ela é, sua função em uma construção e qual o seu traço ideal.

Quer saber mais sobre este tipo de argamassa? Pois então é só vir com a gente!

A argamassa de assentamento

No Brasil o método de construção de alvenaria estrutural é o mais utilizado em obras. Para você que não está familiarizado com o termo, alvenaria estrutural é o sistema “tijolinho + massinha”, o qual você provavelmente já viu em algum lugar antes.

E onde a argamassa de assentamento entra neste método? Simples, sabe aquela argamassa que é utilizada entre os tijolos, para poder “conectar” um ao outro? Pois então, é ela que nós chamamos de argamassa de assentamento.

Esta argamassa tem como função unir blocos e tijolos, sendo que sua aplicação é bastante simples, podendo ser realizada com o auxílio de uma colher de pedreiro ou então com uma bisnaga, dependendo somente da superfície em que ela está sendo aplicada.

Mas mesmo este tipo de argamassa ainda possui três “sub-classes” que vale a pena focarmos aqui, sendo elas:

  • Argamassa de assentamento em alvenaria de vedação: Esta argamassa é indicada para realizar ligações dos componentes de vedação, tais como tijolos e blocos, no assentamento em alvenaria, tendo como função principal a vedação.
  • Argamassa de assentamento em alvenaria estrutural: Esta argamassa é indicada para realizar ligações de componentes de vedação, tais como tijolos e blocos, no assentamento em alvenaria, tendo como função principal a estrutural.
  • Argamassa de complementação da alvenaria (encunhamento): Esta argamassa é indicada para o fechamento da alvenaria de vedação, logo após a última fiada de componentes.

Lembro que este tipo de argamassa, apesar de ser mais comum sua utilização em tijolos e blocos, pode também ser utilizada para a colocação de pisos. Entretanto, já para esta utilização se torna necessário que seja feita por um profissional capacitado, para que assim problemas com piso elevado e deslocamento sejam evitados.

Agora que você já tem uma noção básica do que se trata este tipo de argamassa, tem alguma ideia de qual seria o traço ideal para ela? Não? Pois então vamos dar uma olhadinha nisto!

O traço ideal

Nós chamamos de “traço” a composição dada entre cimento, cal, areia e também água. Sendo que o traço é diferente para cada tipo de argamassa, dependendo exclusivamente de seu intuito.

No caso de uma argamassa de assentamento se torna necessário sabermos qual a sua utilização antes de definirmos o seu traço ideal. Vamos dar uma olhadinha em suas principais aplicações:

1 – Traço de argamassa de assentamento para blocos

Caso você vá utilizar esta argamassa para blocos, se liga só em qual deverá ser o traço:

  • 1 parte de cimento
  • 1 parte de cal
  • 4 partes de areia media

Ou seja, com isto você terá um traço de 1:1:4.

Agora é só misturar tudo muito bem até atingir a uma cor constante. Separe tudo em quantidades pequenas e vá adicionando água até atingir a consistência ideal. Misture tudo em uma caixa de madeira ou então em algum recipiente próprio

Coloque água preparando uma massada para cada fiada, não adicione mais água do que isso. Caso a massa seque, prepare uma outra massada para a aplicação. Assente os blocos de movo a evitar que surjam manchas laterais.

2 – Traço de argamassa para assentamento de placas de vidro e blocos

Aqui você terá de ter alguns cuidados em seu assentamento, por se tratar de materiais um pouco diferentes dos convencionais.

Uma vez que ainda não há no mercado uma argamassa específica para este tipo de produto (ta aí uma boa área de atuação para quem quiser se aventurar) o recomendado é que você elabore sua massa na seguinte composição:

  • 1 parte de cimento
  • 3 partes de areia média
  • 1/2 parte de água

Para que você consiga um resultado melhor, é necessário trabalhar com uma massa que seja bem firme.

Para o assentamento de placas de vidro e blocos você deverá manter uma junta de dilatação de 10 mm, sem que nunca deixe o vidro encostar com o vidro. Já o rejuntamento poderá ser feito com cimento branco.

3 – Traço para argamassa de assentamento (colorida) para cumeeiras de telhado

Para este tipo de aplicação você deverá realizar uma mistura com as seguintes proporções:

  • 1 parte de cimento
  • 1/2 parte de cal
  • 3 partes de areia média

Para cada 10 partes de cimento que você utilizar, será necessário adicionar 1 parte de pigmento Pó Xadrez, ou seja:

  • Para 10 latas de cimento
  • Você utilizará 5 latas de cal
  • 30 latas de areia média
  • E 1 lata de pigmento Pó Xadrez

Misture tudo muito bem, até que a mistura apresente uma cor constante. Separe tudo em quantidades pequenas e adicione água até atingir a consistência ideal.

Misture tudo em uma caixa de madeira, coloque uma parte desta mistura em uma lata, adicione água e aplique. Vá repetindo esta operação até que você consiga utilizar toda a mistura que acabou de preparar.

4 – Para rejuntamento

Por último vamos focar na argamassa de assentamento utilizada para rejuntamento.

Se trata de uma mistura industrializada que utiliza-se de cimento Portland, dentre outros componentes homogêneos e uniformes, os quais são utilizados para a aplicação em juntas de assentamento de placas cerâmicas.

Para prepará-lo é simples:

  • Adicione o pigmento na argamassa colante, sempre na proporção de uma parte de pigmento para cada 20 partes de argamassa, medidas em volume
  • Já para um saco completo será utilizado 750 gramas de pigmento para cada 20 Kg de argamassa
  • Aplique esta argamassa colante na parede com o auxilio de uma desempenadeira dentada, em seguida coloque os azulejos
  • Aplique a argamassa colante colorida como rejuntamento com o auxilio de uma espátula
  • É importante que você esteja utilizando luvas para a aplicação de rejuntamento
  • Com um pano ou uma esponja, aguarde 4 horas e limpe tudo

Conclusão

Após ler este artigo você já terá uma boa noção do que é uma argamassa de assentamento, não é mesmo? Espera, ainda com dúvidas? Pois basta perguntar nos comentários abaixo que estaremos prontos para te responder!

E claro, caso tenha gostado e aprendido algo com este artigo, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos, nunca se sabe quem você poderá acabar ajudando no processo!

Escreva um Comentário