Você deve conhecer a cama com dossel de filmes e contos de fadas. O dossel é uma armação instalada sobre a cama, que delimita um “teto” para o móvel. A estrutura, então, suporta um tecido ou véu, que tem caimento sobre as laterais da cama. O resultado é a criação de um espaço mais privado, protegido pelo tecido e cheio de classe. Já pensou em ter uma cama com dossel?

A história do dossel vem da Idade Média. Nesse período, ainda não existiam especificamente quartos, em que os indivíduos descansavam sozinhos. Nas casas de alta burguesia, que eram as que inclusive possuíam camas propriamente ditas, o dossel oferecia privacidade e status. Isso porque nobres e servos dormiam num mesmo cômodo. A prática era necessária por comodidade, de ter um servo a poucos metros para atendê-lo, e por segurança, tanto contra ataques externos, quanto contra a fuga de trabalhadores.

Desta forma, os nobres e suas famílias dormiam no salão principal de seus imóveis. Enquanto estes permaneciam na cama, os serviçais se acomodavam ao redor do móvel ou lados opostos do cômodo. De qualquer modo, a burguesia desejava privacidade, e por isso os dosséis eram instalados. Com um tecido recobrindo a cama, os senhores poderiam dormir melhor e em intimidade.

Cama com dossel: sofisticação e cuidado

Outra finalidade do dossel naquela época da história era a proteção contra o frio e insetos. O tecido com o qual a cama era coberta diminuía a incidência do vento sobre os senhores da burguesia, enquanto também impedia que insetos, como mosquitos, chegassem aos adormecidos, incomodando o sono.

Por essas funções, mesmo quando a prática de possuir quartos próprios virou costume, o dossel permaneceu. O véu que recobria o móvel, de início, era instalado no teto. No entanto, com a evolução das técnicas de marcenaria, ele logo passou a ser “acoplado” no móvel da cama, permitindo assim que ela fosse movida de local e continuasse a possuir sua cobertura.

Com o passar dos anos, a estrutura tornou-se algo associado ao luxo. Afinal, se a burguesia o utilizava, era sinal de que o dossel era uma regalia. Por isso, em castelos históricos e em contos de fada, das histórias de princesa, é comum vermos a presença dessa estrutura de proteção.

Além da sofisticação, o dossel oferece ao quarto de descanso bastante charme à decoração. Principalmente hoje, em que a peça não é uma peça assim tão presen5te nas casas. O conforto que a estrutura traz, entretanto, é um grande atrativo para sua instalação, que pode ser feita em qualquer cama.

Como seu principal objetivo é ainda a proteção contra insetos, o dossel se faz ainda mais interessante à aplicação em casas de praia e campo. Isso porque, nestes locais a presença de mosquitos costuma ser mais volumosa, e na hora de dormir isso pode trazer incômodos.

Tipos de dossel

Uma cama com dossel pode ser de diversos tamanhos e tipos. Uma cama de criança, de casal, de solteiro, king size, cama queen e todas as outras podem contar com a estrutura. No mercado, é possível encontrar a cobertura em separado para a venda, camas que já vem com a peça acoplada, e ainda solicitar a construção sob medida da cobertura.

Existem três modelos de dossel no mercado: o com armação na cama, o que é fixado na parede, e o que tem fixação no teto. A escolha por cada um deve levar em conta, primeiro, seu espaço disponível. Numa armação na cama, o dossel exige uma altura maior, pois do contrário a sensação criada será de abafamento do indivíduo. Por isso, quando o teto é mais baixo, é interessante que o dossel seja instalado ou no teto ou na parede, pois assim a cama terá livre movimentação e a sensação de claustrofobia será menor.

Neste caso, é também possível inserir o véu em apenas alguns lados da cama. Geralmente ele é posicionado em volta de todo o móvel, tendo caimento reto até quase o chão. Porém, há opções como pendurar todo o tecido em um só ponto, criando assim caimento em triângulo sobre a cama. Possível também posicionar o tecido apenas na cabeceira do móvel, cobrindo apenas parte do corpo do indivíduo, e assim por diante.

Combine com a decoração!

Já o estilo e material de produção da estrutura do dossel define a decoração do ambiente. Por isso, se você deseja um espaço mais clássico, o ideal é aderir a estrutura feita de madeira. Para um estilo mais urbano ou minimalista, o dossel mais indicado é o feito de ferro.

Somada a estas alternativas, você pode também aderir às cortinas, com tecido que se movimenta ao longo da estrutura e cria uma aura mais elegante ao quarto. Os tecidos podem igualmente variar: uma peça lisa, estampada, mais pesada ou leve criarão diferentes efeitos visuais e climatização no ambiente.

Que cuidados tomar?

Antes de adquirir um dossel ou aderir a uma cama com o acessório, é fundamental ponderar alguns pontos. Primeiro, o tamanho do quarto. Como já comentamos, um quarto muito baixo pode passar a sensação de clausura. Além disso, o efeito visual na decoração pode produzir no local um aspecto “pesado”. Assim, o ideal é que o quarto possua, no mínimo, medição de 4 metros de largura, 5 de comprimento e 2,6 de altura (4m X 5m X 2,6m).

A escolha do tecido é igualmente importante. Os véus mais interessantes à um dossel são os fabricados com tecidos leves e translúcidos, como a gaze de linho. Outros materiais tendem a reter calor em excesso, o que pode trazer bastante desconforto.

No dia a dia, você precisa ainda manter o tecido limpo. O pó se acumula nas cortinas ao longo do tempo, e respirar as partículas no ar pode provocar ou agravar problemas respiratórios. Assim, retire o acúmulo do pó todos os dias, batendo levemente no tecido, e deixando a janela aberta para circulação de ar. A lavagem do pano deve ser feita mais ou menos a cada dois meses.

Dossel na cama infantil

O dossel na cama infantil é uma peça importante para o conforto e a segurança da criança. Considerando que os pequenos têm menor resistência a picadas de insetos, o véu protetor evita que esses bichos cheguem à criança. Além disso, o pano mantém a temperatura do bebê, evitando problemas pelo resfriamento repentino durante a noite.

Por isso, o dossel é ideal para berços e camas de crianças de qualquer idade. Além do cuidado com os pequenos, a peça oferece delicadeza e um visual bastante bonito ao cômodo. De qualquer modo, é essencial verificar no dossel e no véu a aprovação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Apenas um selo da instituição poderá atestar a segurança de uso das peças.

Dossel para casais e solteiros

Na hora de adquirir sua cama de casal ou solteiro, você pode optar por diferentes modelos de dossel. Leve em conta a decoração de seu quarto, sua personalidade, e também considere a decoração do restante da casa. Escolher uma peça que destoe muito do estilo do imóvel poderá se tornar incômodo ao longo do tempo.

Preocupe-se também com as medições de seu quarto, e leve-as à loja. Lá, conversando com um vendedor, você poderá conhecer várias opções de dossel e até obter dicas do melhor para seu quarto. Além disso, lembre-se que é sempre possível solicitar a estruturação sob medida da cobertura, facilitando o encaixe em qualquer cama!

Inspire-se!

Confira algumas fotos de cama com dossel e inspire-se para escolher a sua!

Veja também

 

Canopy over bed

Escreva um Comentário