Você provavelmente já ouviu falar sobre a casa geminada, mas você sabe realmente o que ela é? Quais são suas vantagens e suas desvantagens? Se vale mesmo a pena ter uma? Pois se você ainda não sabe tudo isso, mas quer saber, basta acompanhar este artigo até o final.

O que é a casa geminada

Sabe aquelas construções em que as casas são praticamente coladas? Pois isto é a casa geminada.

Neste tipo de construção e como se as casas tivessem literalmente grudadas umas as outras, compartilhando telhados, instalações, estrutura e até mesmo algumas paredes. E, além disso, elas também costuma se parecer uma com a outra, então bastante cuidado para não acabar errando de casa.

E, por possuírem um design espelhado, costuma-se que até mesmo a disposição e seus cômodos sejam iguais ou espelhados.

A construção da casa geminada é mediante a necessidade de ganhar espaço. Muitas vezes a construção de um edifício não é viável por N fatores, a casa geminada então torna-se uma alternativa atraente. A casa geminada é mais comumente encontrada em condomínios fechados, mas pode ser feita também em um terreno comum, desde que a suporte.

Agora que você já entende o que é uma casa geminada, animaria viver um uma? Compartilhar telhados, paredes e estrutura com seu vizinho?

Antes de responder a estas perguntas, nós separamos as principais vantagens e desvantagens que devem ser levadas em consideração sempre que alguém estiver pensando em migrar para uma casa geminada. Vamos analisá-las:

Casa Geminada: Principais Vantagens

Vamos analisar todas as vantagens de morar em casas geminadas:

O preço: As casas geminadas são bem mais baratas do que uma casa unifamiliar, então esta é a maneira ideal para começarmos a falar sobre vantagens. Isso se dá principalmente pelo fato do compartilhamento, ou seja, pelo fato o telhado e das tubulações em geral serem compartilhados, isso ajuda a reduzir custos com a obra. Vale ressaltar também o fato de que em um único terreno é possível construir mais de uma casa geminada, o que ajuda a otimizar o espaço utilizado.

A manutenção: A manutenção é mais fácil devido a este tipo de casa não ter um espaço exterior muito grande. Se você deseja apenas um espacinho para você e sua família, com um espaço pequeno ao ar livre, então este tipo de cada é o ideal.

Os vizinhos: Lembre-se que, pelo fato de sua casa ser compartilhada com os vizinhos, custos relativos a manutenções também serão partilhados, o que pode vir a ser uma boa coisa. E os vizinhos também são um ponto positivo com relação a segurança, sendo que seus vizinhos estarão, literalmente, ao seu lado, é mais fácil que um consiga garantir uma certa segurança ao outro. Principalmente se um for viajar e pedir para que o outro “fique de olho” na casa.

Casa Geminada: Principais Desvantagens

E claro, nós sempre temos de avaliar o aspecto negativo da coisa. Assim sendo, vamos passar por todas as principais desvantagens das casas geminadas.

Os vizinhos: Sim, os vizinhos ao mesmo tempo que podem ser uma vantagem, também podem ser uma desvantagem. Lembre-se de que você estará, literalmente, dividindo uma parede com o seu vizinho, e é claro que isso tem seus aspectos negativos. A começar que reparos e manutenções deverão ser feitos por ambos, se um não faz sua parte a coisa toda irá desandar. Mas a principal desvantagem mesmo acoplada aos vizinhos é quanto a privacidade. Se você morar ao lado de um vizinho (ou vizinhos, pois lembre-se de que poderá ter um de cada lado) que é do tipo festeiro e barulhento, isso poderá acabar te incomodando um pouco, até mesmo se ele tiver o costume de falar um pouco alto isso poderá te atrapalhar, então o ideal aqui é que você invista pesado em sistemas de isolamento acústico.

Não é autêntico: Como nós bem já falamos acima, as casas geminadas costumam ser espelhadas umas as outras, ou seja, a casa do seu vizinho será provavelmente muito parecida com a sua, e lembrando sempre que você nunca poderá modificar estruturalmente este tipo de casa. Isso não chega a ser realmente um problema muito grave, a menos que você queira um projeto com uma autenticidade só sua.

Ventilação e luz: Este é um problema que pode vir a realmente te incomodar. A essa altura você já entendeu que as casas geminadas são coladas umas as outras, ou seja, não há aberturas laterais para entradas de luz e ventilação. Este tipo de abertura é mais comum nas outras paredes, daí a necessidade de um projeto arquitetônico realmente muito bom. Quando for visitar uma casa geminada repare bem nas entradas para luz e ventilação que ela apresenta.

A área externa: De modo a otimizar o espaço, é dado uma importância muito maior para a área interna do que a externa. Assim sendo, o quintal de sua casa geminada será muito pequeno, então, se você dá muita importância para áreas externas, é bom levar isso em consideração ao cogitar por uma casa geminada.

Devo comprar uma casa geminada?

Acima nós te apresentamos todos os prós e contras referentes a uma casa geminada, cabe então somente a você pesar ambos e definir se ela é ou não a moradia ideal para você.

E, como dissemos no inicio, esse tipo de moradia é mais comumente encontrada em condomínios fechados. Ou seja, onde você terá próximo a você um acesso a tudo o que precisar, sem necessidade de longas viagens para tal.

Acreditamos que o seu maior determinante é com relação aos vizinhos. Aqui há uma necessidade crescente de você parar e pensar se realmente está preparado para ter tanta proximidade assim com seus vizinhos. Se possível, conheça-os antes de fechar negócio, é sempre bom saber quem estará assim tão próximo de você.

E, somente fazendo um adendo acima quando falamos da impossibilidade de reformar uma casa geminada, nós queremos dizer reformas estruturais. Nada impede que você  personalize o design interior de sua casa da maneira que julgar melhor, pois, apesar das casas geminadas serem espelhadas, a decoração é que irá ditar a cara de cada morador, então se apegue a isto.

Então agora é com você, cabe apenas a você dar o veredicto final sobre a casa geminada. Vale ou não vale a pena?

Write A Comment