Sabe aqueles filmes americanos que a pessoa entra na sua casa e parece que a casa literalmente está conversando com ela e perguntando o que ela quer? Bom, esse é basicamente o conceito de casa inteligente, e saiba que isto já não é mais coisa só da ficção!

O conceito de casa inteligente é antigo, porém agora, com o advento da tecnologia, é algo que já é realidade. Neste artigo te explicaremos o que é, na verdade, uma casa inteligente, você verá que você mesmo já pode começar a automatizar sua casinha para que ela entre nesta categoria.

Vamos começar?

Afinal de contas, o que é uma casa inteligente?

Não, uma casa inteligente não irá fazer o seu dever de casa para você, não adianta nem pedir. Em contrapartida, também não estamos falando do sistema Jarvis que controlava praticamente tudo para Tony Stark.

casa inteligente do Tony Stark

Na verdade, nós definimos como “inteligente” toda casa que realiza algumas tarefas para você, evitando que você mesmo as tenha de fazer, a casa chega a literalmente perguntar o que você deseja, e com um simples comando de voz ela irá realizar aquilo.

Imagine só, poder acender e apagar luzes, abrir e fechar cortinas, ligar e desligar o ar condicionado e o sistema de aquecimento da casa, trancar portas e janelas, irrigar o jardim, ligar a casa de máquinas da sua piscina, poder colocar a música que você quiser para tocar, tudo isso e muito mais apenas com um simples comando de voz.  Parece coisa de cinema não é mesmo? Mas trata-se da pura realidade!

E como é que eu consigo controlar tudo isso?

Você alguma vez já viu a Siri do Google? Caso não a conheça, a Siri nada mais é do que uma assistente virtual do Google que alguns aparelhos celulares possuem. Basicamente você consegue pesquisar tudo o que deseja no Google através de um comando de voz. Vê onde eu quero chegar?

Uma das bases da casa inteligente é justamente isso, poder controlar tudo apenas com seu comando de voz. Ou seja, um sistema de automação residencial através do controle de voz é um dos pontos chaves para que você possa controlar sua casa.

Imagine você chegando em casa após mais um dia de trabalho, você apenas terá de dizer em voz alta para que a sua casa toque aquela música especial e encomende comida daquele lugar que você gosta. Pronto, poderá sentar no sofá e relaxar até que sua refeição chegue.

E claro, se você não quiser conversar nem mesmo com a sua própria casa, você pode simplesmente programá-la para realizar certas atividades em determinados horários do dia, como regar o jardim por exemplo. Ou até mesmo passar o controle remoto de sua casa para seu computador, smartphone ou tablet, assim você poderá comandar tudo com apenas um clique.

E, se quiser dar uma conferida em como você pode fazer isso tudo, é só dar uma olhada na empresa Vip Home, que é meio que uma especialista quando o assunto é casa inteligente.

Segurança sempre em primeiro lugar

De nada adianta você possuir uma casa inteligente se não focar em segurança, e este é exatamente um dos pilares de uma casa inteligente.

Com um bom sistema de segurança, você poderá tirar suas férias despreocupado, sabendo que sua casa estará devidamente protegida. Ao todo são câmeras, sensores de presença, alarmes sonoros e até mesmo um sistema de tranca para portas e janelas. E o melhor é que você poderá controlar tudo isso remotamente, então, caso algo fora do comum ocorra enquanto você estiver em uma viagem, por exemplo, você será acionado e poderá tomar as devidas providências.

E claro que, ao falarmos de segurança, há mais a ser levado em consideração do que apenas invasões, como por exemplo acesso restrito a determinadas áreas de sua casa. Códigos de acesso para áreas restritas de sua residência, além de códigos de restrição infantil para determinados programas na televisão, assim os pais poderão ficar tranquilos quando não estiverem em casa.

E claro, você pode até mesmo optar por não usar mais chaves, hoje em dia sistemas de biometria estão cada vez mais na moda, e podem ser implementados para contemplar apenas os moradores de sua casa.

É sempre bom ter em mente que segurança não é um gasto, mas sim um investimento, então, antes de automatizar sua casa para que as luzes acendam sempre que você bater uma palma, invista em sua própria segurança. Esta com certeza é a melhor vertente de uma casa inteligente!

Alguns aparelhos para tornar sua casa inteligente

Certo, o conceito central por trás de uma casa inteligente está explicadinho acima, mas é importante que você tenha em mente que há alguns aparelhos que você pode adquirir para transformar sua casa em uma casa inteligente.

“Quase como os produtos Polishop?”

Você é engenheiro(a)? Não está ganhando o quanto deveria?
Conheça essa oportunidade no mercado. Vistoria Cautelar de Vizinhança

Clique aqui

De um jeito estranho, sim, os produtos Polishop podem ser tidos como produtos que fazem sua casa mais inteligente. Mas não se preocupe, não são esses os produtos que iremos lhe apresentar aqui. Acompanhe:

Segurança sempre em primeiro lugar!

O Kit oOli Starter é uma excelente opção de segurança para você investir. Ele oferece sensores de presença e também para abertura de janelas e portas, e o melhor de tudo, ele pode ser controlado pelo seu smartphone.

Com este aparelho você poderá definir quem irá receber os alertas, o volume das sirenas, poderá ativar e desativar os alarmes com apenas um único toque, e o melhor, sem necessidade de depender da internet, já que tudo poderá ser feito através de SMS.

Controlar a temperatura de sua casa nunca foi tão fácil

Controle a temperatura de sua casa inteligente

Com o Nest Learning Thermostat você consegue controlar a temperatura da sua casa através do seu smartphone, tablet, notebook ou até mesmo através do comando de voz. Chega de morrer de calor ou de frio, deixe a temperatura do jeitinho que você mais gosta!

Você pode inclusive programar o sistema para deixar o ambiente na temperatura que você desejar dependendo do horário do dia. Já imaginou chegar em casa e a sua casa estar do jeitinho que você gosta? Pois agora isso já é realidade!

Para quem ama ter um jardim em casa

Um jardim inteligente para uma casa inteligente

Para uma casa inteligente, nada mais justo do que um jardim inteligente, e se você pensa assim então deve conhecer o Edyn. O Edyn é um sistema que irá controlar tudo o que acontece em seu jardim, sua luminosidade, temperatura, umidade e qualidade do solo.

E mais, todos esses dados serão enviados diretamente para seu smartphone, assim você poderá estar sempre atento ao seu jardim, seja lá onde você estiver.

Ainda falando em segurança, conheça a fechadura inteligente

A August Smart Locker é uma trava que irá eliminar a necessidade de se utilizar chaves. Com ela você terá controle total de quem entra e sai de sua residência, tudo isso através de seu smartphone.

E, mesmo que você se esqueça de trancar sua porta, ela irá se trancar automaticamente quando você sair, sem falar que também é possível que você permita a entrada de terceiros em sua casa mesmo estando bem longe dela.

Para você que gostou da ideia de poder falar com a sua casa inteligente

Para "conversar" com sua casa inteligente

Se você gostou da ideia de poder falar com a sua casa, então você tem de conhecer o Echo Dot.

Esse alto falante funciona como um assistente pessoal, ele irá tocar músicas, reproduzir notícias e responder a perguntas diretas que você faça a ele.

E claro, você também pode controlar remotamente a iluminação de sua casa inteligente

Para controlar a iluminação em sua casa inteligente

Com o Philips Hue você consegue controlar até 50 lâmpadas de LED através do seu Wi-Fi.

Você poderá acender e apagar estas lâmpadas, controlar sua intensidade e até mesmo alterar suas cores, tudo de acordo com o seu estado de espírito para aquele momento.

Conclusão

Certo, então agora você já tem uma boa noção de que a casa inteligente não é algo apenas dos filmes de ficção, mas que seu conceito já é realidade, inclusive, investindo em alguns aparelhos você conseguirá transformar sua própria casa em uma casa inteligente. Bem fácil, não é mesmo?

Você é engenheiro(a)? Não está ganhando o quanto deveria?
Conheça essa oportunidade no mercado. Vistoria Cautelar de Vizinhança

Clique aqui

Claro, a criação de um Jarvis ainda está um pouco longe, mas todos nós podemos sentir um gostinho do que é ser um Tony Stark, basta investir em um ou dois dos aparelhos que mostramos acima.

E claro, se este artigo tiver sido instrutivo para você, então mostre-o ao mundo! É sempre muito bom espalhar conhecimento para todos ao nosso redor!

Write A Comment