Qual a melhor marca para argamassa?

Qual A Melhor Marca De Argamassa?

Eis que você está na mesa de bar com seus amigos e surge aquela pergunta: “Qual a melhor marca de argamassa?”, pronto, nesse momento a discussão começa a esquentar e daí pra cadeiras voarem falta muito pouco!

Ok, talvez não pra tanto, mas saber qual a melhor marca de argamassa pode te ajudar bastante futuramente, sendo você dá área de construção ou não, isso porque cedo ou tarde todos nós acabamos por utilizar a argamassa para algum servicinho que você vá realizar.

Então vamos lá, nesse artigo nós te ajudaremos a entender qual a melhor marca de argamassa para sua obra. Preparado?

Qual a melhor marca de argamassa?

Certo, esta é uma pergunta bastante ampla de se responder, afinal de contas, para que você deseja utilizar a argamassa? É este o tipo de pergunta que você deve começar respondendo antes de ir diretamente para tentar definir qual a melhor marca de argamassa.

Anúncios

É importante que você tenha em mente que existe uma argamassa específica dependendo do tipo de serviço que você vá realizar. A argamassa para assentamento é utilizada nos serviços de alvenaria para juntar tijolos e blocos, já a argamassa para impermeabilização serve para impermeabilizar tetos e paredes, enquanto a argamassa para revestimento é aplicada encima de superfícies que tenham sido recém construídas, tais como tetos e paredes.

Viu só? São várias as aplicações, por isso é essencial que você, antes de mais nada, tenha bem definido em mente para o que você irá utilizar aquela argamassa. E é claro que tem mais coisa que você deve ter em mente, sempre há mais coisa para se saber, tal como os tipos de argamassa.

A melhor marca de argamassa quanto ao tipo

Nós temos aqui no site um artigo explicando direitinho todos os tipos de argamassa, então, para você que deseja se aprofundar mais neste tema nós aconselhamos a leitura deste artigo. Porém, se você só quer mesmo é saber qual a melhor marca de argamassa, vamos então discorrer rapidamente sobre os 4 tipos abaixo e apresentar algumas marcas para cada tipo que você deve ficar de olho.

AC-I

Este tipo de argamassa é usualmente utilizada para projetos de interior, como revestimento e em pisos cerâmicos de ambientes internos. Esse tipo de argamassa pode ser utilizada tanto em áreas molhadas (cozinha e banheiro) como também em áreas secas.

Anúncios

A Votorantin é uma marca muito boa para este tipo de argamassa, você pode, inclusive, acompanhar pelo link as avaliações dos usuários.

AC-II

Se você deseja uma argamassa para aplicá-la externamente em fachadas e paredes, essa é a ideal. Além disso a AC-II também pode ser aplicada em pisos de áreas externas, pisos cerâmicos industriais ou então de áreas públicas e para o assentamento de revestimento em piscinas que sejam de água fria.

Novamente, a Votorantin é uma marca muito boa para este tipo de argamassa, porém a Quatzolit ultrapassa ela com relação as avaliações dos usuários.

AC-III

Este é o tipo de argamassa mais resistente entre todos, apresentando maior resistência e aderência entre tensões de materiais entre o revestimento e a cola. Seu uso é recomendado para revestimento cerâmico em fachadas, em saunas, para o assentamento de revestimento em piscinas que sejam de água quente e para o assentamento de revestimentos de placas que sejam grandes, ou seja, maiores do que 60 x 60 cm.

Para este tipo de argamassa as marcas mais bem avaliadas pelos usuários são a Votorantin e a Axton.

O tipo “E”

Uma argamassa do tipo E, como a AC-III E, são ideais para locais que recebam uma insolação direta. Ela reúne em si características dos tipo I e II, porém com um tempo de cura maior. Mas claro, se as condições de sua obra em específico não necessitarem do uso dessa argamassa então não há necessidade de que você a use, tendo em vista que ela apresenta um maior valor quando em comparação com as demais.

Quais marcas vale a pena ficar de olho para este tipo de argamassa? A Duraplik e a Precon são duas que definitivamente vale a pena ficar de olho!

A melhor marca de argamassa quanto a aplicação

Certo, então você já tem em mente que são 4 tipos diferentes de argamassa, e definir qual a melhor marca de argamassa está diretamente relacionada ao tipo de argamassa que você irá utilizar, correto?

Mas claro, você também pode definir isso através de outro método além do tipo, você pode definir qual a melhor marca de argamassa através de sua aplicação. Ficou um pouco confuso? Sem problemas, te ajudamos a entender tudo direitinho!

A melhor marca de argamassa para cerâmica

Irá utilizar a argamassa em revestimentos cerâmicos? Perfeito, nesse cenário há 3 opções de argamassa para você: AC-I, AC-II ou AC-III. A diferença aqui entre cada um destes tipos de argamassa fica na quantidade de aditivos e de cimento que você irá utilizar para resultar na retenção de água e na aderência. Sendo que a ordem crescente de aderência é a mesma ordem em que nós listamos os tipos acima.

Já com relação a qual a melhor marca para esta aplicação em específico, a Votorantin Cimentos fica sendo a melhor opção com sua linha Votomassa. Tratam-se apenas de produtos que são fabricados seguindo a risca as normas técnicas exigidas pelo mercado, garantindo ótimos resultados para sua obra.

A melhor marca de argamassa para porcelanato

Agora, se a intenção aqui for utilizar esta argamassa para porcelanato, a coisa já muda. Para peças de até 60 x 60 cm o aconselhável é utilizar a argamassa branca AC-II. Agora, para peças de porcelanato maiores, argamassas mais resistentes tal como a AC-III são as mais aconselháveis, mas claro, prestando bastante atenção para evitar os espaços pintados, úmidos e encerados, tendo em vista que eles contribuem para diminuir a aderência. Não se esqueça de retirar o excesso da argamassa antes de realizar o rejuntamento.

Com relação a marca, é só dar uma olhadinha acima nas marcas que nós aconselhamos para argamassas do tipo AC-II (Quatzolit e Votorantin), e AC-III (Votorantin e Axton).

A melhor marca de argamassa para granito

Para granito não tem muito mistério.

A superfície não irá receber tinta? AC-II nela!

Anúncios

Para todas as demais, AC-III!

E quanto a marca, é só continuarmos com a mesma ideia acima: AC-II (Quatzolit e Votorantin), e AC-III (Votorantin e Axton).

Conclusão

A proposta deste artigo é de te mostrar qual a melhor marca de argamassa, entretanto, como dissemos acima mais de uma vez, é impossível indicarmos uma marca geral, sendo que há tipos diferentes de argamassa para as mais variadas aplicações.

Acima nós dividimos em tipos de argamassa e algumas de suas aplicações, mas lembrando que também é importante levar em consideração se é um ambiente externo ou interno, variações de temperatura no ambiente, se o produto será aplicado no piso, na parede , dimensões da peça, etc. Pode até parecer bastante coisa, mas é bom ter tudo isto em mente para quando estiver cogitando sobre qual tipo escolher!

E com relação as marcas que foram apresentadas, concorda com todas elas? Ou será que você possui alguma outra marca de argamassa de sua escolha que ache a melhor de todas e queira compartilhar com a gente? Conta pra gente suas experiências nos comentários abaixo!