Casas Containers: Pré Fabricadas, Projeto

As grandes cidades possuem cada vez menos espaço para grandes construções. Afinal, a população não para de crescer, e os locais já estão ocupados. Por isso é tão comum a verticalização dos imóveis: reflita sobre como o número de edifícios cresceu nos últimos anos! E outra alternativa vem se tornando interessante também à resolução desse “problema”: as casas feitas com containers!

Como aderir às casas feitas com containers?

As casas feitas com containers são normalmente mais baratas que imóveis “comuns”, de alvenaria. Só que para aderir a esse tipo de lar é fundamental fazer um bom planejamento. Primeiro porque a compra dos containers deve ser feita de uma empresa específica. Ou na sua cidade, ou de uma empresa que faz o transporte de materiais com essas caixas gigantes. Nesse caso, porém, é importante escolher um container que não tenha transportado produtos tóxicos. Afinal, a caixa será a estrutura de sua casa, e resíduos tóxicos podem afetar a saúde da família.

Assim, é importante pesquisar a origem do produto. Assim como o preço do material, que pode variar bastante. O frete de transporte da caixa deve também ser considerado, pois há bastante trabalho em mover a estrutura.

Com o container escolhido, deve-se investir no revestimento interno da estrutura. Revestimento acústico e térmico, para que haja conforto em manter-se no interior do espaço.

Depois, basta obter um bom planejamento para o interior e divisões da caixa. São diversos os modelos de casa possíveis: estilo loft, casas pequenas, de dois ou mais andares, casa com sacada, jardim, piscina. Além desses, é possível adquirir imóveis já prontos, de empresas especializadas nessa construção.


Veja também: Casa de Container Preço: Quanto custa uma casa de Container?


Vantagens da opção

Os benefícios em aderir um lar em container vão bem além do preço da alternativa. Há, por exemplo, a leveza da estrutura, que não requer o uso de ferragens ou armações para se sustentar. As vigas existentes ainda podem ser estruturadas com materiais recicláveis.

Outra vantagem é a pouca impermeabilização demandada. Basta apenas realizar 15% de impermeabilização no terreno, e isso preserva a fundação do lar. Com isso também, o solo consegue absorver melhor a água da chuva, evitando o acúmulo em poças e em volta do imóvel.

Anúncios

No telhado, a vantagem é a boa captação da água da chuva. A água pode ser aproveitada posteriormente para regar o jardim, ou lavar o quintal, por exemplo.

Casas feitas de container

Sem dúvida, a palavra que define as casas feitas com containers é variedade. Tanto que os tipos de containers indicados para a modificação e construção são igualmente diversos. O mais utilizado costuma ser o container Dry, que requer revestimento para uso. Já o Reefer já vem com isolamento térmico e acústico.

Anúncios

Outra alternativa interessante é o Bulk, que possui escotilha no teto. Essa característica permite que o teto da caixa seja aberto, e é ideal para o consumidor que deseja possuir um teto móvel, ou fazer uma saída para uma sacada.

O container Open Side, por outro lado, possui apenas três paredes e o teto. Por isso, ele é perfeito para uso em um espaço aberto ou instalação de um vidro por toda a extensão com parede faltante. As táticas criam um ambiente mais iluminado pela luz natural. Pode ainda ser utilizada para criação de um espaço de churrascaria: o container fechado pode abrigar uma pia ou mesa, abrigado da chuva e do sol. A churrasqueira fica do lado de fora.

Pré-requisitos de construção

Os requisitos para a construção da casa dizem respeito principalmente ao terreno de edificação. O tamanho mínimo do lote é de pelo menos 2,5 metro de largura. A extensão é o suficiente para acomodação de um container padrão, com algum espaço ao redor dele.

Por outro lado, o terreno não precisa ser necessariamente plano. Se for, melhor, pois há menos trabalho no posicionamento da caixa. Se não, bastará apenas trabalhar com estrutura diferente, o que normalmente demanda custos pouco mais altos.

Além disso, uma casa feita de container ainda é uma casa. Isso quer dizer que a edificação precisa ser matriculada na Prefeitura de sua cidade, deverá pagar IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) normalmente e ainda ter sua construção aprovada pelos órgãos competentes.

Como decorar casa container?

A decoração de uma casa feita em container em nada fica devendo a de uma casa comum em alvenaria. Por isso, são muitas as possibilidades de posicionamento de objetos e divisão de custos dentro de uma caixa do tipo.

Você pode investir, por exemplo, em grandes janelas e portas de vidro. Contando que o container já é um espaço mais escuro, a escolha por esse material vai permitir melhor iluminação interna do ambiente. Caso haja também um jardim ou espaço externo à caixa, o vidro permite ampliar o ambiente visualmente, dando a sensação de aconchego.

O revestimento acústico e térmico necessário são também boas saídas à decoração. É sempre preciso cobrir os revestimentos com gesso, o que permite a pintura comum, ou mesmo a instalação de azulejos. Aplicar partes em madeira na parente e teto também cria certo requinte.

Se a ideia é conservar o ar mais rústico do container, isso é da mesma forma possível. Nesse caso, é interessante investir em cores nos objetos, para que a sensação de “frieza” do metal seja equilibrada pelo calor das tonalidades fortes.

Projeto casa container

Quando a casa construída é de dois andares, o espaço é mais amplo, e permite decoração mais detalhada. Se o container é único, porém, é mais vantajoso dividir os cômodos apenas com o uso dos móveis. Ou seja: o sofá define o espaço da sala, a mesa de jantar delimita a cozinha. Sem paredes. Isso dá maior amplitude visual e fácil trânsito pelo espaço.

Lembre-se que não é porque sua casa é feita com containers que ela precisa ser sem graça. Apenas a base da estrutura do imóvel muda; seu bom-gosto e personalidade não! Trabalhe sua decoração como faria numa casa de alvenaria, com todos os móveis e objetos que tem direito!

Lembre-se ainda de contar com um bom projeto de construção da estrutura, mas também da decoração. Assim, ao adquirir cada material e objeto disponível, você terá clara noção do que é necessário e do que fica bem em seu novo lar.

Confira algumas ideias de casas feitas com containers:

Modelos de casas containers, veja varias fotos!

Anúncios

 

 

Cargo Containers Homes For Sale Container House Design inside Convertable shipping cargo container homes – Container Home
Prefab Shipping Container House In Shipping Container Homes For throughout Prefab Shipping Container Homes For Sale – Container Home
Modular Shipping Container Homes In Containerhome – Container House Design

Casa container 2 andares

 

 

House Made Out Of Shipping Containers In Houses Made Out Of Shipping Containers Best Elegant House Made Out – Container House Design

 

 

Container House Design In 5 Luxury Container Home Designs Container Living – Container House Design

 

House Built From Shipping Containers In House Built From Shipping Containers Container House Design – Container House Design
How Much Do Used Shipping Containers Cost | Container House Design in How Much Does A Shipping Container Cost – drinkatcalsbar.com
Container House Interior Design 2939 Container Homes Interior Container Homes Interior Finish Details – Container House Design
Turning A Shipping Container Into A Home In Turning Shipping Containers Into Homes Container House Design – Container House Design
Steel Containers Homes In Awesome Designs Shipping Container Homes For New Home Construction – Container House Design
Modern Shipping Container Homes In Shipping Container Home Design Software Artistic Shipping – Container House Design

Anúncios

 

Casa de container planta

 

 

Scott Perry’s Joshua Tree building

 

Anúncios

 

 

 

Casas de container por dentro