Ao tomar a decisão de construir uma casa, é necessário levar em consideração vários fatores, tais como o custo benefício, a qualidade e a estética de todos os métodos construtivos. E uma das opções que já é realidade no mercado estrangeiro e que vem conquistando um grande espaço no mercado nacional, são os modelos de casas pré-moldadas.

Assim como qualquer área comercial, a construção civil vem se modernizando e habituando a ideia de optar por materiais que sejam mais baratos, econômicos e práticos. O propósito não é só reduzir o valor de uma obra, mas também o seu tempo de execução. A garantia de que os materiais pré-fabricados e pré-moldados dão essa agilidade para os empreendimentos está cada vez maior, para muitos é algo incontestável.

Se você deseja conhecer mais sobre a construção de casas pré-moldadas, continue lendo esse artigo e conheça os prós e contras desse modelo de construção.

Diferença entre Pré-Moldados e Pré-Fabricados

Antes de mais nada, é importante que você entenda a diferença entre pré-moldados e pré-fabricados, uma dúvida que ainda é comum para muitas pessoas.

As estruturas de pré-moldados e pré-fabricados apresentam algumas diferenças, e saber identificar quais são é de suma importância para que você tenha as informações necessárias para definir qual método usar na sua obra.

A modelagem dos pré-moldados e das estruturas pré-fabricadas são realizadas em um ambiente fora do local da construção da estrutura. A grande diferença entre eles, é que os pré-moldados são construídos no local do próprio empreendimento, possuindo um controle de qualidade menos exigente.

Normalmente, a vistoria do material é realizada por órgãos ou profissionais especializados. Eles serão incumbidos de garantir que tudo foi fabricado de acordo com o estabelecido nas normas ABNT NBR 14.931:/2004 – Execução de Estruturas de Concreto – Procedimento, e a ABNT NBR 12.655:/2015 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento.0

Diferente dos pré-moldados, os pré-fabricados são feitos industrialmente, com um controle de qualidade muito mais exigente e seguindo medidas normativas que são analisadas em um laboratório.

As vantagens das casas pré-moldadas

Rapidez na construção

As casas pré-moldadas, no quesito de rapidez, ganham destaque ao serem comparadas a outros modelos. Caso a sua prioridade seja uma construção rápida, então vale a pena que você invista nesse tipo de moradia. Normalmente, uma casa pré-moldada é finalizada em apenas três meses.

Custo-benefício

Outra vantagem das casas pré-moldadas, caso você opte por contratar uma empresa, é que ela que será a encarregada de analisar e criar todos os projetos, contratar mão de obra especializada e comprar os materiais necessários, sem que você necessita ficar orçando ou contratando cada serviço separadamente. Melhor dizendo, você não terá nenhum aborrecimento com pedreiro que deixou de ir trabalhar ou com a compra de um material que acabou e você necessita dele com urgência.

Existem vários materiais em que as casas pré-moldadas podem ser construídas, tudo irá depender do gosto e prioridade do cliente. As que são mais comuns e vendidas são as de madeira, mas também existem casas pré-moldadas em aço e concreto que já estão ganhando espaço no mercado, devido a constante busca por projetos arquitetônicos mais modernos. As casas construídas com containers também entram na lista das pré-moldadas.

Casa continer
A casa container também é considerada uma pré-moldada

Muitas pessoas engenhosas que tem o interesse de reformar ou até mesmo construir casas pré-moldadas e não querem se preocupar com mão de obra, fazem as compras dos materiais necessários e contratam somente os profissionais responsáveis pelos projetos, deixando o restante por conta delas. Nesse caso, o valor da casa reduz consideravelmente.

Sustentabilidade

As casas pré-moldadas saem em vantagem no tópico sustentabilidade quando as mesmas são comparadas a outros modelos de construção. Esse tipo de casa é fabricada com o maior aproveitamento possível de cada material, evitando o desperdício e gastos desnecessários.

É importante citar que existem também alternativas de projetos com painéis solares e captação e reaproveitamento da água da chuva para esse tipo de modelo construtivo.

Durabilidade

Casas que optam por usar pré-moldados de concreto, são capazes de durar muitos anos. Como seu processo produtivo é mais meticuloso quando comparado ao concreto moldado in loco, o produto final tem mais qualidade. Além do mais, geralmente, as resistências de concretos pré-moldados são mais altas do que concretos usinados, por causa do seu projeto, o que oferece maior durabilidade.

Design inovador

As casas pré-moldadas também são consideradas uma tendência no mundo da arquitetura e design. Além de todas as vantagens consideradas, você ainda vai morar em uma casa de conceito moderno e atual, como já foi citado anteriormente no artigo.

As desvantagens das casas pré-moldadas

Valor médio

Sim, apesar de termos dado seu custo-benefício como uma vantagem, de inicio, as casas pré-moldadas são consideradas uma escolha relativamente mais cara do que uma construção comum de alvenaria.

O preço médio de uma casa pré-moldada com 92m², sem considerar o acabamento, gira em torno de R$ 92.000,00. Porém, dado que o valor é fechado diretamente com a empresa, você não corre perigo de ter surpresas indesejáveis de caráter financeiro no decorrer da construção, o que é muito comum acontecer em outros métodos construtivos.

Outra coisa que deve ser levada em consideração é que normalmente as empresas contratadas, parcelam o custo total da obra e oferecem também facilidades na hora do pagamento. Olhando por esse lado, o que parecia uma desvantagem no principio acaba se tornando uma vantagem a longo prazo.

Logística de transporte

É necessário ter atenção a questão do transporte e logística entre a empresa e o terreno onde será construída a casa. Existem empresas que não colocam o valor do frete inicialmente, e isso pode gerar um rombo gigantesco no seu orçamento futuramente. Sendo assim, atente-se a essa particularidade logo no inicio, antes mesmo de concluir qualquer negócio.

Restrições de projetos

É necessário que seja lembrado também que as casas pré-moldadas possuem uma restrição quanto a projetos. Normalmente, as empresas possuem alguns modelos de projetos disponíveis, mas às vezes eles não correspondem com suas prioridades. Diante disso, o mais sensato a se fazer é recorrer a uma casa de construção tradicional.

Medidas preventivas

Algumas medidas preventivas devem ser consideradas antes mesmo da compra de uma casa pré-moldada, elas são:

  • É importante não ter nenhuma dúvida sobre o modelo de casa que você vai escolher por optar e qual irá atender melhor sua expectativa, desde modo, você não corre o risco de se desapontar ou se frustrar com a casa;
  • Faça um acompanhamento minucioso em todo o orçamento da obra para conhecer o que está incluso e o que não está. Existem empresas que deixam a casa pronta para morar e você não vai ter de se preocupar com nada, outras, contudo, entregam a casa sem acabamentos como piso, louças sanitárias e vidros nas janelas. Observe todos esses detalhes, porque eles influenciarão no valor total da obra;
  • Pesquise sobre a empresa que será contratada e sua reputação. Use sites como o Reclame Aqui ou consulte diretamente o Procon para averiguar se não existem pendências no CNPJ. Toda precaução é bem-vinda nesse tipo de negócio, exatamente para que o sonho da casa própria não se transforme em uma angústia.

Depois de entender melhor como funciona as casas pré-moldadas e quais são seus prós e contras, escolha o material que encaixe no seu perfil e que esteja mais acessível para você, é importante lembrar que a matéria-prima influência diretamente no transporte, podendo causar um aumento indesejável no seu orçamento. Faça uma pesquisa de preço e opte pela qualidade, analisando sempre o custo benefício.

Restaram dúvidas sobre casas pré-moldadas? Se sim, é só deixá-la nos comentários abaixo e nós estaremos prontos para lhe responder! Agora, caso tenha conseguido retirar suas dúvidas com este artigo, então não deixe de compartilhar com seus amigos e conhecidos, nunca se sabe quem você pode acabar ajudado no percurso!

Escreva um Comentário